Sequestrada pelo ex, mulher se joga de carro e corre pedindo socorro

Uma mulher de 28 anos escapou do sequestro de ex-companheiro violento ao pular de carro em movimento e correr em direção a policiais militares na BR-135, na altura de Corinto (MG), na Região Central do estado, nessa terça-feira (26/8). O homem, de 35 anos, também a estuprou e a ameaçou de morte.

Conforme o boletim de ocorrência, os militares patrulhavam um posto de gasolina durante a madrugada quando se depararam com a vítima correndo em direção a eles, aos prantos e pedindo socorro. Atrás dela estava o autor, visivelmente transtornado, que tentava trazê-la de volta ao veículo. Ele foi contido e a vítima, ouvida. A mulher, “totalmente abalada”, conforme o documento policial, relatou que estava sendo sequestrada naquele momento pelo ex. Aos militares, contou que temia pela própria vida, uma vez que o ex-companheiro é perigoso e extremamente agressivo.

Ela já teria saído da própria residência e se abrigado na casa de parentes em Conceição de Jesus (MG), no Norte do estado, mas, devido a frequentes ameaças de morte, a mulher foi para a casa de um irmão em Conceição do Mato Dentro (MG), na área Central do estado. Segundo o boletim de ocorrência, a mudança de endereço impossibilitou que ela solicitasse uma medida protetiva de urgência.

De acordo com os registros, a vítima relatou que o homem ligava insistentemente para ela e para parentes pedindo uma reconciliação, sempre negada. Então, na tarde de segunda-feira (25), o autor foi em direção à casa do ex-cunhado, em uma nova tentativa de pedir para voltar o relacionamento. A vítima negou mais uma vez e, se aproveitando que o ex-cunhado não estava em casa naquele momento, pegou uma faca e ameaçou a mulher de morte.

Ainda segundo o testemunho, o homem colocou a faca no pescoço dela, pegou o celular da vítima e a mandou que ela entrasse no carro, senão a mataria. O homem assumiu a direção, seguiu sentido Belo Horizonte (MG) e, em certo momento, entrou em uma estrada de terra, parou o veículo e obrigou que ela mantivesse relações sexuais com ele, sem consentimento da vítima.

A mulher contou que ele só parou depois de “saciar a vontade”. Os dois retornaram à rodovia e as ameaças de morte continuaram. O autor também teria afirmado que, caso se deparasse com a polícia, jogaria o carro em uma ribanceira. O trajeto se deu por cerca de 210 quilômetros com violência moral, psicológica e sexual, segundo a vítima, até que ela se jogou do carro em frente ao posto de gasolina.

Medo e violência

Aos militares, a mulher contou que teme pela própria vida e pela vida dos familiares e, por isso, solicitará medida protetiva. Segundo a PM, em casos como esses, o pedido é mediado pelo delegado responsável pelo caso. Ela foi encaminhada para atendimento em um pronto-socorro municipal.

Os militares questionaram o autor sobre os fatos relatados e ele confirmou a versão. Ele também disse que a atitude foi errada e que estava com o celular da ex. Conforme o boletim de ocorrência, os registros de estupro e violência doméstica seguidos de sequestro e cárcere privado somam-se a crimes de roubo e ameaça já cometidos pelo autor. O homem foi preso em flagrante e levado a uma delegacia da Polícia Civil, onde permaneceu à disposição da Justiça. O carro utilizado no crime também foi apreendido.

Como conseguir ajuda?

Mulheres que perceberem em uma situação de violência doméstica podem conseguir ajuda pela Central de Atendimento à Mulher, no número 180. O serviço funciona 24 horas por dia e oferece orientações sobre:

– Leis e direitos das mulheres

– Informações sobre serviços de acolhimento, como a Casa da Mulher Brasileira

– Encaminhamento a delegacias, defensorias públicas e centros de referência

– Registro e envio de denúncias aos órgãos competentes- Apoio e informações sobre a rede de atendimento em todo o país.

Estado de Minas

PF pede agentes na casa de Bolsonaro para impedir eventual fuga

A Polícia Federal (PF) solicitou, ao Supremo Tribunal Federal, a colocação de um agente dentro da casa de Jair Bolsonaro para, efetivamente, impedir uma eventual fuga. Em manifestação à Corte, a corporação argumenta que essa seria a melhor maneira de monitorar o ex-presidente e cumprir de forma eficiente o reforço na vigilância, determinado ontem pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que concordou com as considerações da PF e da Procuradoria-Geral da República (PGR) que de ele poderia asilar-se na Embaixada dos Estados Unidos.

Moraes ainda não decidiu sobre a solicitação da PF e encaminhou-a à PGR, em consulta se a medida é cabível. Segundo os federais, somente a colocação de agentes da Polícia Penal nas imediações do condomínio onde Bolsonaro mora — ele cumpre prisão domiciliar — não afastaria o risco de ele ser acolhido pela representação norte-americana. Isso porque, caso haja algum problema na internet, o sinal emitido pela tornozeleira eletrônica que o ex-presidente tem de usar não chegaria à central de monitoramento.

A PF adverte quer uma vez que haja a interrupção no rastreamento no equipamento, “as violações somente seriam informadas por relatório aos operadores do sistema após o retorno do sinal, o permitiria tempo hábil para que o custodiado empreendesse uma fuga”. “Nesse sentido, o monitoramento eletrônico, mesmo com equipes de prontidão em tempo integral, não constitui medida impeditiva à fuga do custodiado”, frisa a corporação, que sugere a adoção do mesmo esquema utilizado com o juiz Nicolau dos Santos Neto — envolvido no esquema de desvio de dinheiro para a construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, em 1998 — para o cumprimento da prisão domiciliar.

Pela decisão de Moraes, emitida antes da nova argumentação da PF, a determinação é para que o monitoramento de Bolsonaro seja feito com discrição, proibindo exposição pública ou ações que perturbem os demais moradores do condomínio em que o ex-presidente mora.  “O monitoramento realizado pelas equipes da Polícia Penal do Distrito Federal deverá evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu”, salienta, acrescentando que que deverá ser monitorado “em tempo real”. O ministro afirma, ainda, que as medidas “revelam-se absolutamente necessárias e adequadas (…) sem que haja qualquer agravamento da situação do réu”.

A decisão de Moraes foi motivada por um ofício do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), encaminhado à PF, no qual relata informações sobre uma possível tentativa de fuga de Bolsonaro. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, depois de descumprir medidas cautelares determinadas pelo STF. Além do uso obrigatório de tornozeleira, está proibido de fazer publicações nas redes sociais, de manter contato com outros investigados e de se aproximar de embaixadas e consulados. A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal já foi avisada da determinação de Moraes.

O julgamento de Bolsonaro e e mais sete integrantes do seu governo começam a ser julgados, em 2 de setembro, por arquitetarem um golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, depois das eleições presidenciais de 2022.

Correio Brasiliense

Homem em carro roubado foge da PRF entre Petrolina e Juazeiro, mas acaba preso

Policiais do Grupo de Patrulhamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizavam uma ronda na Ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina a Juazeiro, na Bahia, quando deram ordem de parada a um veículo ocupado por um casal. O motorista, no entanto, desobedeceu e iniciou uma fuga em alta velocidade em direção a Petrolina.

O suspeito passou pelo viaduto Barranqueiro, no município pernambucano, mas retornou para Juazeiro, onde continuou a tentativa de escapar. Durante a perseguição, ele dirigiu pela contramão, bateu em vários carros e entrou em ruas da cidade baiana, até ser interceptado pelos agentes.

De acordo com a PRF, o motorista alegou que fugiu por não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao consultar o veículo, os policiais constataram sinais de adulteração e descobriram que havia registro de roubo desde junho deste ano, no Recife. Ainda segundo a corporação, o homem já tinha passagem por tráfico de drogas. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro e poderá responder pelos crimes de receptação, adulteração de sinais identificadores de veículo e direção sem habilitação, com risco à segurança pública.

Diario de Pernambuco

Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar

A defesa de Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente não solicitou pedido de asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei. Os advogados também negaram que o ex-presidente tenha a intenção de fugir do país.

A manifestação foi enviada ao Supremo após o ministro Alexandre de Moraes conceder, na quarta-feira (20), prazo de 48 horas para os advogados se manifestarem sobre o documento de asilo encontrado pela Polícia Federal no celular de Bolsonaro durante busca e apreensão realizada, no mês passado, dentro da investigação sobre as sanções dos Estados Unidos contra o Brasil.  Segundo a PF, o documento estava salvo no aparelho desde 2024.

De acordo com a defesa, o documento era um “rascunho”, e a solicitação de asilo não ocorreu. “A autoridade policial evidentemente sabe – posto que cediço – que para se aventar de uma prisão preventiva é preciso haver fato contemporâneo. Mas, ainda assim, tem apenas um documento, que reconhece ser mero rascunho antigo enviado por terceiro, além da indeclinável constatação de que o tal pedido não se materializou!”, disse a defesa.

Os advogados também aproveitaram para solicitar a revogação da prisão domiciliar de Bolsonaro. “Prestados os esclarecimentos solicitados, aproveita-se para requerer a reconsideração no que toca à decisão que determinou a prisão domiciliar, ou caso Vossa Excelência assim não entenda, o julgamento urgente do agravo regimental interposto pela defesa no último dia 06 de agosto”, argumenta a defesa.

A defesa também reiterou que o ex-presidente sempre cumpriu as cautelares determinadas pelo STF, como proibição de deixar o país e de não utilizar suas redes sociais e de terceiros. “Fato é que, com ou sem o rascunho, o ex-presidente não fugiu. Pelo contrário, obedeceu a todas as decisões emanadas pela Suprema Corte, inclusive a que o proibia de viajar ao exterior, respondeu à denúncia oferecida, compareceu a todas as audiências, sempre respeitando todas as ordens”, disseram os advogados.

Bolsonaro e o filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foram indiciados pela PF no inquérito das sanções dos Estados Unidos. Após receber o relatório de indiciamento, Moraes enviou o caso para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Caberá ao órgão decidir se Bolsonaro e Eduardo serão denunciados ao STF. Desde o início deste mês, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.

Braga Netto – A defesa de Bolsonaro também se manifestou sobre outras acusações que constam no relatório no qual a PF indicou o ex-presidente, como o recebimento de uma mensagem de SMS do general Braga Netto, que estava proibido de entrar em contato com Bolsonaro. Para os advogados, Bolsonaro não respondeu à mensagem nem cometeu qualquer ilegalidade. “A mensagem foi apenas recebida. Sem notícia de resposta. Sem qualquer reação. Sem qualquer comunicação por parte do ex-presidente”, declarou a defesa.

Advogado de Trump – Sobre o pedido de orientações feito pelo ex-presidente ao advogado norte-americano Martin Luca, ligado ao presidente Donald Trump, para se pronunciar sobre o tarifaço aplicado contra as exportações brasileiras, a defesa disse que as trocas de mensagens ocorrem antes das medidas cautelares decretadas contra Bolsonaro. “O advogado americano não é investigado em nenhum feito. E não há qualquer proibição de contato do peticionário com o advogado”, pontuou a defesa.

Transferências – A defesa também criticou a divulgação dos dados bancários de Bolsonaro. De acordo com as investigações, o ex-presidente movimentou cerca de R$ 30,5 milhões no período de um ano. “O pior é que uma transferência de dinheiro para sua esposa, de valores com origem lícita, foi anunciada, com base em fontes, como um indício de lavagem de dinheiro”, afirmaram os advogados.

Law Fare – Por fim, os advogados de Bolsonaro acusaram a Polícia Federal de cometer Lawfare, tese jurídica que trata do uso de manobras para prejudicar um investigado. A tese foi difundida no Brasil por Cristiano Zanin, ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e atual ministro do STF. “O relatório da Polícia Federal causa espanto. Encaixa-se como uma peça política, com o objetivo de desmoralizar um ex-presidente da República – quer queiram as autoridades policiais ou não, ainda é um líder político – expondo sua vida privada e acusando-o de fatos tão graves quanto descabidos”, completam os advogados.

Agência Brasil

Milhares de pessoas fogem do Norte do Japão, devastado por incêndios florestais

Milhares de pessoas abandonaram partes do Norte do Japão devido aos maiores incêndios florestais em três décadas, que continuavam neste domingo após deixarem pelo menos um morto, informaram as autoridades. Cerca de dois mil moradores fugiram das áreas próximas à cidade japonesa de Ofunato, no Norte do país, e mais de 1.200 foram evacuados para abrigos, segundo as autoridades.

“Ainda estamos avaliando a extensão da área afetada, mas é o maior incêndio desde o de 1992, em Kushiro, Hokkaido”, afirmou no sábado um porta-voz da agência governamental de gerenciamento de desastres. Alguns relatos indicam que o incêndio se espalhou por 1.800 hectares.

Imagens aéreas da emissora NHK mostraram colunas de fumaça branca, enquanto helicópteros militares lançavam água para conter o fogo.Até o momento, um corpo carbonizado foi encontrado, mais de 80 edificações foram danificadas e cerca de 1.700 bombeiros foram mobilizados em todo o país.

Agência O Globo

Motociclista morre após ser atropelado em Petrolina; motorista do carro fugiu

Um homem de 30 anos morreu após sofrer um acidente de trânsito, na madrugada deste sábado (5), na PE 636, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações de familiares, Michael da Conceição estava pilotando sua motocicleta, parou para socorrer um homem, quando foi atropelado por um carro. O motorista fugiu.

O velório e sepultamento da vítima serão realizados neste sábado, no Projeto Maria Tereza, na zona rural de Petrolina. Michael deixa um filho de 3 anos. O caso foi registrado pela Polícia Civil, que, em nota, disse que “a investigação segue em andamento até o esclarecimento dos fatos”.

G1 Petrolina

Cabrobó: Homem é detido com carro furtado, após tentar fugir por 22 Km

Um homem que estava em um veículo furtado foi detido, na madrugada desta terça-feira (29), na BR 116, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. O motorista tentou fugir por 22 Km até ser alcançado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Policiais realizavam uma fiscalização na Unidade Operacional do Trevo do Ibó, quando deram ordem de parada ao motorista de um carro, que trafegava em alta velocidade. O condutor desobedeceu ao comando e foi acompanhado pela viatura da PRF.

Durante a tentativa de fuga, o homem transitou pela contramão, realizou ultrapassagens proibidas e jogou outros veículos para o acostamento, até perder o controle da direção e capotar. Ao sair do veículo, a equipe verificou que ele não apresentava ferimentos.

LEIA MAIS

Juazeiro: Em nota, PM-BA afirma que policiais não tiveram contato com paciente com Covid-19 que tentou fugir de hospital

(Foto: Ascom)

Por meio de nota, divulgada neste domingo (12), a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), através da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), informou que os policiais que atenderam a ocorrência no Hospital Regional em Juazeiro (BA), quando um paciente com Covid-19 tentava fugir da unidade, não tiveram contato físico com o indivíduo.

Segundo a PM-BA, por volta das 10h40 de hoje, os policiais foram informados do caso e se deslocaram até o hospital, já que “o paciente desobedeceu à ordem médica de permanecer em seu leito hospitalar, causando temor no referido estabelecimento”.

LEIA TAMBÉM

Juazeiro: paciente com Covid-19 entra em desespero e polícia é chamada

Ele foi encontrado sentado na porta do elevador, dizendo que iria embora para sua residência. “A pedido do médico responsável, a PM ainda entrou contato com familiares do paciente para acalmá-lo naquela situação”. Após muito diálogo, o paciente decidiu retornar para o leito médico.

LEIA MAIS

Detentos fogem de Cadeia Pública de Ouricuri pulando muro

Cinco criminosos fugiram da Cadeia Pública de Ouricuri (PE), na noite desse sábado (30), após quebraram uma parede e pularam o muro, segundo informações do 7º BPM. O fato foi percebido por volta das 21h.

De acordo com a Polícia Militar, um dos foragidos, identificado como Maicon de Souza Coelho, foi recapturado ainda na noite de ontem, por volta das 23h, na praça Frei Damião, no centro da cidade.

LEIA MAIS

Tiroteio e pânico na Ponte Presidente Dutra entre Petrolina e Juazeiro

 

Muitos condutores de veículos passaram por um grande susto no início da noite desta terça-feira (06) na ponte Presidente Dutra. É possível ouvir nas redes sociais diversos áudio de pessoas relatando o susto com o tiroteio entre a polícia e quatro meliantes que roubaram um veículo Volkswagen Saveiro Cros em Petrolina e ao serem abordados pelo polícia empreenderam fuga até a cidade de Juazeiro.

Segundo os relatos mais de dez tiros foram disparados. Dois bandidos que se encontravam no carro foram presos os outros dois, que estavam em uma moto, conseguiram fugir.

“Parecia coisa de filme, a Saveiro saiu costurando, seis motos da Rocan foram atrás e aí a polícia conseguiu pegar o carro”, comentou um popular nas redes sociais.

Polícia persegue caminhão envolvido em acidente e prende homem na ponte Presidente Dutra

Na noite desse domingo (09), por volta das 20h, a Polícia Militar e a Rodoviária Federal perseguiram um caminhão, que havia se envolvido em um acidente próximo à Havan, em Petrolina (PE), e terminaram prendendo o motorista do veículo na Ponte Presidente Dutra, entre a cidade pernambucana e Juazeiro (BA).

Segundo informações, após o acidente, o caminhoneiro não parou o veículo e começou a ser perseguido pela polícia, que solicitava que o motorista parasse o veículo. Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ouvir inclusive tiros durante a perseguição.

O condutor foi preso na ponte, onde foi levado para a viatura policial. Além disso, um grande engarrafamento se formou ao longo da ponte no sentido Petrolina-Juazeiro. O caminhão estava totalmente danificado durante a fuga.

Polícia Militar recupera veículo no Trevo do Ibó

(Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Equipes da 1ª CIPM conseguiram recuperar um veículo no Trevo do Ibó, em Pernambuco. A Polícia Militar foi acionada após um caminhoneiro ter sido assaltado na BR-316, na altura de Cruzes e ao chegarem no local do crime, um veículo de cor branca avançou contra um dos agentes.

O carro foi encontrado após diligências e no seu interior foi encontrada munição calibre 12, uma porção de maconha, um celular, máscara com filtro químico e uma bolsa com roupas. O condutor fugiu e não foi encontrado pelas equipe.

O veículo e todo material apreendido foi encaminhado à delegacia local, para registro da ocorrência. Segundo a PM, o agente foi atingido pelo veículo, mas passa bem.

Fugitivo da Penitenciária de Petrolina é recapturado na Cohab Massangano

Equipes do 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp) conseguiram recuperar um fugitivo da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. Blankard Coelho da Luz Araújo, de 21 anos foi detido na Cohab Massagano, onde residia, na noite do domingo (10).

A polícia não informou quando houve a fuga de Blankard, mas sabe-se que ele cumpria pena pelo crime de roubo. O fugitivo foi reencaminhado à Penitenciária de Petrolina ainda no domingo.

Coordenadora da FUNASE/CASE Petrolina nega tentativa de rebelião durante fuga de menores nesta segunda-feira (2)

A coordenadora geral da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase/Case) Petrolina (PE), Nídia Maria Alencar Amariz, negou na tarde desta terça-feira (3), que tenha acontecido qualquer indício de rebelião durante fuga de 7 menores da unidade.

Através de nota enviada a imprensa, Nídia esclareceu que por volta das 19h40, após ser servido o jantar, 7 adolescentes que estavam cumprindo medida socioeducativa de internação, renderam um agente socioeducativo, pegaram um carro da Funase e fugiram.

LEIA TAMBÉM

Funase registra nova fuga de menores em menos de uma semana

A coordenadora da unidade afirma, que não houve qualquer princípio de rebelião, uma vez que apenas os fugitivos se envolveram no episódio e não ficou ninguém ferido.

Quatro, dos sete adolescentes que deixaram a Funase, já foram recapturados pela Polícia Militar. O veículo usado por eles na fuga também foi recuperado.

Adolescentes fogem da Funase de Petrolina, parte do grupo ainda não foi recapturado

Sete menores fugiram da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), no sábado (31), em Petrolina. Segundo a Polícia Militar, funcionários da Fundação acionaram a PM para recapturar os fugitivos e cinco equipes participaram da ação.

Os Agentes de Plantão da Funase relataram que os menores estavam no pátio em horário de lazer. Um dos internos teria solicitado uma tábua a um agente, para que ele e os colegas pudessem jogar dominó. Foi no momento no qual o agente abriu a porta para entregar o objeto, que os menores empurraram o agente e empreenderam fuga.

Durante as buscas, as equipes da PM conseguiram recapturar quatro dos sete fugitivos. O 5º BPM informou que ainda está realizando as diligências para encontrar os menores. Estão foragidos: Jackson de Moura Vieira, Mateus Nunes da Silva e Victor Oriel dos Santos.

123