Codeba inicia reativação da Hidrovia do São Francisco com o Dnit

Neste mês a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciaram a cooperação visando à reativação da Hidrovia do São Francisco. Além disso, foram estabelecidas as regras para a regularização documental do Porto de Pirapora (MG), que passará a ser administrado pela companhia baiana, e definidas as ações para a recuperação e movimentação das embarcações do município mineiro até Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Durante o encontro, realizado em Belo Horizonte (MG), o chefe de gabinete da Codeba, Carlos Luciano, disse que, para que a nova Hidrovia do Rio São Francisco comece a operar, serão realizadas intervenções no trecho navegável entre Juazeiro, Petrolina e Pirapora.

“Cumprindo uma determinação do governo federal, estamos aqui estabelecendo uma cooperação mútua de ações estratégicas para desenvolvimento da nova hidrovia. A Codeba já contratou a empresa que está em Pirapora fazendo a recuperação e revisão das embarcações que vão desatracar e seguir para Juazeiro e Petrolina. No primeiro semestre serão entregues os estudos para iniciarmos a dragagem de manutenção do canal”, explicou.

O superintendente Regional do DNIT de Minas Gerais a cooperação mútua entre as empresas será benéfica para o Porto de Pirapora. “Nosso objetivo é tornar o Porto ativo e contribuir para o desenvolvimento regional”, comentou. O terminal, inaugurado em 1981, foi construído com o objetivo de movimentar granéis sólidos. Sob gestão da Codeba, o porto mineiro passa a integrar o projeto da Nova Hidrovia do Rio São Francisco, um dos mais importantes para a logística nacional e para o desenvolvimento regional do país, fundamental para o abastecimento do Sudeste e dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

BNews

Câmara da Citricultura é reativada para fortalecer setor na Bahia

Durante um encontro realizado nesta quarta-feira, 20, no município de Rio Real, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), em parceria com a Prefeitura de Rio Real, deu o primeiro passo para a reativação da Câmara Setorial da Citricultura. O evento reuniu mais de 150 representantes da cadeia produtiva de frutas cítricas de 20 municípios baianos.

A Câmara Setorial da Citricultura é uma instância estratégica e consultiva, voltada à articulação entre o poder público, produtores e instituições ligadas ao setor. Sua reativação busca fortalecer o diálogo, ampliar a competitividade e garantir a sustentabilidade da citricultura no estado. De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo, a iniciativa representa um marco para o setor. “Só com união e planejamento a citricultura baiana poderá expandir sua presença no mercado nacional e internacional. Nosso papel é construir pontes entre os produtores e as políticas públicas, transformando o setor em um vetor ainda mais forte de desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou.

Durante a reunião, foram definidas as primeiras ações para a reestruturação da Câmara como:

  • Cadastramento de instituições representativas da cadeia citrícola;
  • Indicação de membros titulares e suplentes;
  • Definição de um cronograma de reuniões

O evento também contou com momentos de escuta ativa e apresentação de propostas. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Real, Fernando Braz, a reativação da Câmara chega em um momento decisivo. “Este é um momento histórico para os produtores da Bahia. Enfrentamos desafios como oscilação de preços, altos custos e problemas logísticos. A Câmara devolve representatividade ao setor e nos dá ferramentas para transformar desafios em oportunidades”, avaliou.

O prefeito de Rio Real, Giancarlo Alcântara, anfitrião do evento, também ressaltou a importância da mobilização. “Este é um marco para a economia regional. Ver o Governo do Estado atuando em conjunto com prefeituras, produtores, sindicatos e associações renova a confiança em um futuro mais promissor para a citricultura”, afirmou.

Câmaras Setoriais
As Câmaras Setoriais Agropecuárias da Bahia são órgãos colegiados de caráter consultivo, que reúnem representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil. Seu objetivo é propor políticas públicas, programas e ações voltadas ao desenvolvimento das principais cadeias produtivas do estado.Reativadas formalmente pelo Governo da Bahia por meio da Portaria SEAGRI nº 26, publicada em 9 de setembro de 2023 no Diário Oficial do Estado, as câmaras atuam de forma integrada. Além da citricultura, outras quatro Câmaras Setoriais já estão em atividade.

A Tarde