Câmara da Citricultura é reativada para fortalecer setor na Bahia

Durante um encontro realizado nesta quarta-feira, 20, no município de Rio Real, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), em parceria com a Prefeitura de Rio Real, deu o primeiro passo para a reativação da Câmara Setorial da Citricultura. O evento reuniu mais de 150 representantes da cadeia produtiva de frutas cítricas de 20 municípios baianos.

A Câmara Setorial da Citricultura é uma instância estratégica e consultiva, voltada à articulação entre o poder público, produtores e instituições ligadas ao setor. Sua reativação busca fortalecer o diálogo, ampliar a competitividade e garantir a sustentabilidade da citricultura no estado. De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo, a iniciativa representa um marco para o setor. “Só com união e planejamento a citricultura baiana poderá expandir sua presença no mercado nacional e internacional. Nosso papel é construir pontes entre os produtores e as políticas públicas, transformando o setor em um vetor ainda mais forte de desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou.

Durante a reunião, foram definidas as primeiras ações para a reestruturação da Câmara como:

  • Cadastramento de instituições representativas da cadeia citrícola;
  • Indicação de membros titulares e suplentes;
  • Definição de um cronograma de reuniões

O evento também contou com momentos de escuta ativa e apresentação de propostas. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Real, Fernando Braz, a reativação da Câmara chega em um momento decisivo. “Este é um momento histórico para os produtores da Bahia. Enfrentamos desafios como oscilação de preços, altos custos e problemas logísticos. A Câmara devolve representatividade ao setor e nos dá ferramentas para transformar desafios em oportunidades”, avaliou.

O prefeito de Rio Real, Giancarlo Alcântara, anfitrião do evento, também ressaltou a importância da mobilização. “Este é um marco para a economia regional. Ver o Governo do Estado atuando em conjunto com prefeituras, produtores, sindicatos e associações renova a confiança em um futuro mais promissor para a citricultura”, afirmou.

Câmaras Setoriais
As Câmaras Setoriais Agropecuárias da Bahia são órgãos colegiados de caráter consultivo, que reúnem representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil. Seu objetivo é propor políticas públicas, programas e ações voltadas ao desenvolvimento das principais cadeias produtivas do estado.Reativadas formalmente pelo Governo da Bahia por meio da Portaria SEAGRI nº 26, publicada em 9 de setembro de 2023 no Diário Oficial do Estado, as câmaras atuam de forma integrada. Além da citricultura, outras quatro Câmaras Setoriais já estão em atividade.

A Tarde

Cooperativa de Ribeira do Pombal leva primeiro lugar na 2ª edição do Concurso de Qualidade do Mel da Seagri na Bahia Farm Show

A riqueza e a dedicação dos apicultores da Bahia ganharam destaque na 19ª edição da Bahia Farm Show com a realização da 2ª edição do Concurso de Qualidade do Mel.

Promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a iniciativa premiou os melhores méis do estado, reforçando o valor da produção apícola baiana.

O grande vencedor deste ano foi a Cooperativa dos Agricultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), que ficou com o primeiro lugar na categoria mel de abelha Apis mellifera.

LEIA MAIS

Pelo 2º ano consecutivo, Seagri participa da maior feira de fruticultura da América Latina

A Secretaria da Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI) participa, pelo segundo ano consecutivo, da Fruit Attraction São Paulo, que acontece de 25 a 27 de março de 2025 no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center.

Este evento internacional de frutas e hortaliças, considerado o maior da América Latina, é um ponto de encontro crucial para produtores, distribuidores, importadores e outros profissionais do setor.

O pioneirismo do Governo da Bahia em estar presente na feira destaca-se como um ponto importante para a fruticultura baiana.

LEIA MAIS

Seagri e Conab unem esforços para ampliar armazéns na Bahia

No último dia 12, o Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, se reuniu com o Superintendente Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na Bahia, Emanuel Carneiro de Lima, para discutir importantes ações relacionadas à ampliação dos armazéns da Conab no estado.

A pauta principal da reunião foi a construção de armazéns em diversas regiões da Bahia, com o objetivo de fortalecer a infraestrutura de armazenamento e beneficiar programas como o Programa de Venda em Balcão.

LEIA MAIS

Seagri coordena pavilhão institucional com mais de 20 secretarias e órgãos durante a Fenagro 2024

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) será a coordenadora do pavilhão institucional do Governo do Estado durante a 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontecerá entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.

O evento, organizado pelo Grupo A Tarde, com o apoio do Governo da Bahia, é o maior do setor no Norte e Nordeste, e reunirá cerca de 25 secretarias e órgãos estaduais em um único espaço.

Com uma programação diversificada, o pavilhão institucional oferecerá ao público uma imersão no universo da agropecuária baiana. Através de stands interativos, palestras, demonstrações e exposições, os visitantes poderão conhecer as diversas cadeias produtivas do estado, como cacau, grãos, fruticultura, pecuária e café, além de outras iniciativas inovadoras e serviços oferecidos pelo Governo da Bahia.

LEIA MAIS