Petrolina ganhará fórum permanente para combater violência contra jovens e adolescentes

(Foto: Ascom)

Uma força-tarefa está sendo desenvolvida em Petrolina (PE), em defesa dos direitos das crianças, jovens e adolescentes. As atividades que vêm mobilizando as comunidades, fazem parte das ações para manter o selo Unicef concedido ao município pela primeira vez em 2005.

Para envolver os jovens e adolescentes, a prefeitura iniciou no último dia 5 de maio uma série de encontros que devem acontecer em dez Centros de Referência Social (CRAS) do município. A ideia é dar visibilidade aos problemas sociais que atingem este público e promover discussões mobilizando os jovens, a comunidade e as organizações de direitos humanos para o debate, denúncia e intervenção a essa realidade.

“Nosso município aderiu ao Selo e isso foi o primeiro passo de um longo compromisso. Agora com estas ações práticas nós podemos perceber de perto os problemas que afetam este público e assim trabalhar todos juntos para fortalecer as políticas públicas necessárias”, destaca a articuladora do Selo Unicef edição 2017/2020, Kátia Carvalho.

LEIA MAIS

Fórum reúne especialistas e discute acidentes terrestres em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Com objetivo de destacar os cuidados com as imprudências no trânsito, a Prefeitura de Petrolina promoveu, durante este sábado (29), o Fórum ‘Acidentes de Trânsito’. Participaram do evento profissionais do trânsito, como motoristas e mototaxistas, além da sociedade civil em geral.

A ação, que foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (AMMPLA), apresentou os números de acidentes de trânsito terrestres em Petrolina e região; além das ações educativas do projeto “Vida no Trânsito”; bem como a atuação do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos (CRPAM); segurança do trabalho e acidentes de transporte e o impacto na previdência.

De acordo com a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, o fórum demonstra o quanto a educação no trânsito faz a diferença nos números de acidentes. “Nós percebemos que fazendo esses eventos, conseguimos sensibilizar uma grande quantidade de pessoas para que se atentem às questões de segurança e respeito no trânsito, o que auxilia na redução de acidentes”, finaliza.

Fórum da prefeitura levará reflexão no Dia da Visibilidade Lésbica em Petrolina

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica será comemorado na próxima quarta-feira (29). E em Petrolina um evento especial vai discutir a  importância da representatividade além das ações inclusivas voltadas a este público.

O debate acontecerá no  fórum ‘A visibilidade que nos queremos’, uma iniciativa da prefeitura  e da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL) e ComLés – Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

O encontro será realizado a partir das 18h no Centro de Referência da Mulher (CEAM). A ação tem como objetivo registrar a luta das mulheres contra a violação de direitos em decorrência da orientação sexual.

A programação é gratuita e aberta ao público com vagas limitadas, sendo necessário fazer uma inscrição prévia no Centro Especializado de Atendimento à Mulher ou através de endereço eletrônico. A coordenação do evento disponibilizará certificados para os participantes.

LEIA MAIS

Fórum discutirá políticas voltadas a crianças e adolescentes de Petrolina

As políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes de Petrolina serão discutidas no 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef que acontece na próxima segunda-feira (27), no Senai. O encontro é promovido pela prefeitura e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e será realizado, a partir das 8h.

Petrolina aderiu ao Selo Unicef na edição 2017 a 2020 com o compromisso de elaborar um diagnóstico da população de 0 a 18 anos sobre os principais problemas do grupo.

O fórum é aberto à comunidade e durante o encontro serão discutidas ações para melhorar os serviços direcionados às crianças e adolescentes de Petrolina. A programação segue até às 14h quando serão formados grupos de trabalho para discutir os avanços necessários para sanar as desigualdades em Petrolina.

Para a articuladora do Selo na cidade, Kátia Carvalho, as discussões fazem parte de um compromisso da gestão em melhorar as ações voltadas a este público.

“A prefeitura já tem desenvolvido várias ações contemplando as crianças e os jovens da nossa cidade na área do lazer, esporte, cultura, educação e saúde. Nosso objetivo agora é reforçar estas ações porque o selo demonstra que a gestão do prefeito Miguel Coelho está comprometida com a redução das desigualdades e com o cuidado com as crianças e adolescentes”, destaca Kátia.

Entre as discussões, estão assuntos relacionados à qualidade da educação; evasão escolar; alimentação Infantil; gravidez na adolescência; violência contra crianças e adolescentes; pré-natal; direito à vida, entre outros.

Participação

O 1º Fórum Comunitário é o espaço onde a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações que produzam impactos reais na vida de crianças e adolescentes. O resultado prático é a elaboração de um Plano de Ação que deve ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF.

Carro de som é contratado para atrapalhar protesto a favor da garota Beatriz, segundo Lucinha

Durante o protesto dos grupos “Somos Todos Beatriz” e “Beatriz Clama Por Justiça”, que cobravam do Poder Judiciário uma posição em relação ao pedido de prisão preventiva do funcionário do Colégio Maria Auxiliadora que teria apagado as imagens do circuito de câmeras da escola, um carro de som parou em frente ao local onde era realizada a manifestação e ligou o som em um volume alto, atrapalhando a ação

Segundo uma nota de indignação divulgada no grupo “Somos Todos Beatriz”, a mãe da garota Beatriz, Lucinha Mota, se dirigiu até o motorista e pediu que ele diminuísse o volume. O responsável pelo veículo disse que não podia porquê estaria sendo pago pelo Fórum.

Lucinha explicou que se tratava de um manifesto sobre o caso de Beatriz e pediu que ele desse uma volta no quarteirão. O motorista voltou a dizer que estaria sendo pago para fazer aquilo e que não poderia sair do local.

Foi quando aconteceu um absurdo ainda maior. A mãe de Beatriz questionou o proprietário do carro de som se o dinheiro valia mais que a vida e escutou um “sim”. “Tudo isso foi testemunhado por várias pessoas que estavam presentes no manifesto”, diz a nota.

“Essas atitudes nos deixam muito tristes. Continuamos indignados com a postura do Poder Judiciário e de algumas pessoas ou instituições que lhe representam ou que estejam prestando serviços. Não esperamos justificativas vazias. O que esperamos é eficiência, imparcialidade e celeridade do Poder Judiciário. O que gera a violência é a impunidade. Precisamos sentir firmeza por parte dos promotores da lei. A justiça é cega (por conveniência), mas a injustiça doe nos nossos olhos”, disse Lucinha na nota.

Prefeito Paulo Bomfim firma parceria com Tribunal de Justiça para digitalização de acervo do Fórum de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Na tarde desta terça-feira (30), o prefeito Paulo Bomfim esteve em Salvador, onde assinou junto com a Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Juazeiro e o Tribunal de Justiça da Bahia para os serviços de digitalização, indexação e migração do acervo processual físico, que vai melhorar os serviços da Justiça para a população juazeirense.

De acordo com o Termo de Cooperação Técnica Administrativa, o município vai colaborar com servidores e material de informática.

“Esta é uma demanda que advogados, juízes e promotores já nos solicitava apoio. Amadurecemos a idéia e hoje a parceria está consolidada. Recentemente, a presidente do Tribunal de Justiça desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, esteve em Juazeiro para inaugurar a reforma e ampliação do Fórum e retomamos a conversa para finalizar os termos. Nosso Procurador Geral, Dr. Eduardo Fernandes,  finalizou toda a questão jurídica e agora iniciamos mais uma parceria com Justiça”, pontuou o prefeito Paulo Bomfim.

O prefeito ainda ressaltou o momento que Juazeiro vive. “Temos sido destaque em várias áreas. Desde 2009 que esta cidade caminha para frente, para o desenvolvimento, sendo destaque em educação, infraestrutura, saúde, geração de empregos. E a Justiça acompanha este crescimento. Já tem um prédio moderno e agora, com a digitalização do acervo, dos processos, o acesso à Justiça será ainda melhor, pois quem opera o direito, e a população em geral, merecem”, declarou Paulo Bomfim.

Petrolina: II Fórum Municipal de Segurança Pública e Cidadania acontece em março

(Foto: Arquivo)

O II Fórum Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Petrolina está marcado para acontecer no mês março. Durante o evento, os participantes irão debater propostas para a Segurança Pública para os próximos quatro anos e apresentar aos futuros candidatos ao Governo de Pernambuco.

O Fórum deve acontecer no auditório do IGEPREV, que fica na Avenida José de Sá Maniçoba, como no ano passado.

Novas instalações do Fórum de Justiça serão inauguradas nesta terça em Cabrobó

Serão inaugurados a 2ª Vara Única e o prédio reformado do Fórum de Justiça de Cabrobó. (Foto: ASCOM)

Às 10h desta terça-feira (26), serão inaugurados a 2ª Vara Única e o prédio reformado do Fórum de Justiça de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. O empreendimento visa agilizar os processos e serviços judiciários. Na ocasião, estarão presentes o prefeito da cidade, Marcílio Cavalcanti, presidente do TJPE, Leopoldo Raposo, o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, além de magistrados, secretários e servidores da região.

A expectativa do Tribunal de Justiça é de que a reforma e a criação da 2ª Vara tragam benefícios para o município, já que atualmente tramitam cerca de 8,3 mil processos no Fórum Doutor Antônio de Novaes Mello e Avelino.

Para o prefeito Marcílio Cavalcanti, a ampliação da Comarca em Cabrobó certifica a garantia do direito do cidadão. “A 2ª Vara, além de ajudar a desafogar a quantidade de processos existentes na, até então, Vara Única, vem somar esforços para nosso município, no sentido de atender as demandas e direitos básicos da população de maneira mais célere e eficiente”, salienta.

Após a inauguração, Marcílio levará o desembargador e presidente do TJPE, Leopoldo Raposo, para conhecer o terreno doado pela prefeitura com o objetivo de viabilizar a construção da nova sede do Fórum de Cabrobó. Seguindo a agenda no município, Raposo ainda deve receber o título de Cidadão Cabroboense da Câmara de Vereadores, em cerimônia solene.

Semana da Visibilidade Lésbica segue com ações em Petrolina e fórum discute combate ao preconceito

(Foto: ASCOM)

O combate a qualquer tipo de discriminação foi o tema central de um fórum realizado na noite desta terça-feira (29) no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina. O encontro que reuniu dezenas de pessoas faz parte da programação em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado no último dia 29 de agosto.

O evento promovido pela Secretaria Executiva da juventude e Direitos Humanos em parceria com a Associação Sertão LGBT – Vale do São Francisco – contou com apresentação musical e muitas discussões acerca dos direitos  da população LGBT.

Segundo a gestora da pasta, Bruna Ruana, o objetivo é dar visibilidade à causa e alertar sobre o respeito. “Mobilizações como estas são importantes para conscientizar as pessoas sobre os direitos garantidos por lei à população LGBT. Mas, além disso, nós precisamos lutar para que as pessoas tenham o direito de sair de suas casas sem ser alvo de qualquer preconceito”, disse.

LEIA MAIS

Educação de Jovens e Adultos é tema de Fórum em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Nesta terça-feira (9), será realizado no auditório da Facape, às 18h, o Fórum Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que terá como tema: “EJA como direito, política pública de estado: por nenhum direito a menos”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) junto com a Gerência Regional de Educação (GRE), órgão do governo do Estado.

De acordo com a coordenação, o evento visa reunir profissionais envolvidos com a modalidade de ensino com o intuito de promover a discussão de soluções e caminhos pedagógicos. A atividade é gratuita e deve reunir representantes de organizações da sociedade civil, gestão municipal, unidades escolares, movimentos de EJA, professores e alunos.

LEIA MAIS

Investimento de R$40 milhões trará centro de pesquisa e desenvolvimento para Petrolina, afirma Fernando Filho

Ministro de Minas e Energia Fernando Filho discursa no I Fórum de Energias do Sertão em Petrolina

Até a primeira quinzena de junho, traremos para Petrolina um centro de pesquisa e desenvolvimento, com investimento de R$40 milhões, e que vai estudar energias alternativas para a região, indicou o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, ao participar nesta quinta-feira (27), no auditório do Senai, do 1º Fórum de Energias do Sertão, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).

“O centro deve ficar pronto em dez meses e nossa expectativa é aproveitar o aeroporto, universidades, escolas técnicas e o Sistema S, para convergir os futuros estudos e podermos transformar a cidade num polo de tecnologias energéticas”, afirmou ao público do evento. “O Brasil está voltando a crescer e nós precisamos estar integrados nesse crescimento, principalmente no setor elétrico, cujo potencial é enorme”, acrescentou.

O fórum visa estimular debates e ideias sobre o futuro energético no Nordeste e promove seminários, debates e cases de sucesso. Além de Fernando Filho, participaram o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, a diretora técnica do Sebrae-PE, Ana Cláudia Dias, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), o secretário estadual de Micro e Pequena Empresa, Alexandre Valença, o diretor-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato.

Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, antecipa participação no I Forúm de Energias do Sertão

Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB/PE)

O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, antecipou para às 11h30 desta quinta-feira (27) a palestra “Cenário Energético  do Brasil”, que estava programada para encerrar o I Fórum de Energias do Sertão, no auditório do Senai, em Petrolina.

A alteração de horário, segundo a coordenação do evento, foi solicitada pelo Ministério de Minas e Energias devido a mudanças na agenda do ministro.

Os organizadores do Fórum, FIEPE e Sebrae, informam que a programação será mantida, observando-se apenas a mudança do horário da participação do ministro Fernando Filho.

FIEPE realiza I Fórum de Energias do Sertão no dia 27 de abril em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Uma ampla discussão do cenário energético nordestino que vai colocar em pauta o presente e futuro do sertão. É com este propósito que a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realiza no próximo dia 27 de abril, no auditório do Senai, em Petrolina (PE), o I Fórum de Energias do Sertão.

O evento, que traz a este município sertanejo importantes especialistas do setor, a exemplo do ministro das Minas e Energia, Fernando Filho e do diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), Adriano Pires, será aberto às 9h pelo presidente da FIEPE, Ricardo Essinger.

De acordo com o diretor da Unidade Regional Sertão do São Francisco da FIEPE, Albânio Nascimento, serão debatidos temas como a segurança do setor energético, regulamentações, livres iniciativas de mercado e o crescente potencial de fontes alternativas da região.

LEIA MAIS

Petrolina: Secretaria Executiva de Segurança Pública participa de fórum de segurança em Petrolina

O evento contou com a presença de diversas lideranças comunitárias. (Foto: ASCOM)

Com a proposta de discutir a segurança pública em Petrolina, a Central Única dos Bairros (CUBAPE) realizou nesta sexta-feira (10) o Fórum Municipal de Segurança Pública e Cidadania. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Petrolina, reuniu lideranças comunitárias, representantes das instituições de segurança que atuam no município, além de autoridades políticas como o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

O socialista destacou a criação da Secretaria Executiva de Segurança Pública a partir deste ano em Petrolina. “A segurança não é papel apenas do Governo do Estado ou das polícias. É dever das prefeituras e de setores da sociedade civil construir uma rede de proteção ao cidadão. Em Petrolina não pode ser diferente, por isso, nós vamos fazer o município protagonista nas estratégias de defesa pública, mobilizando todos os segmentos e a população”, projeta Miguel Coelho.

LEIA MAIS

Fórum Municipal de Segurança conta com grande participação dos petrolinenses

(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (10) a Central Única de Bairros de Petrolina (CUBAPE) promoveu Fórum Municipal de Segurança Pública e Cidadania, no auditório da IGEPREV. O evento contou com a participação do prefeito de Petrolina, representantes do Ministério Público, autoridades e da população petrolinense.

O evento foi pautado no alto índice de violência registrado no município e teve como tema “Nosso pacto é pela vida”. O fórum prestou contas à sociedade sobre as medidas que deverão ser tomadas para conter a violência e o alto índice de homicídios na região.

“Superou as nossas expectativas, esperávamos um público de aproximadamente 150 pessoas e para a nossa surpresa o público chegou a mais de 200 pessoas. Agora iniciamos o segundo passo, que é levar o fórum para as comunidades. Vamos discutir com as comunidades”, afirma o presidente da Central única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE).

O fórum contou com palestras e provocações da plateia, estiveram presentes o prefeito de Petrolina Miguel Coelho, estudantes, comunitários, representantes do Ministério Público, Secretário de Segurança Pública do Recife e outras representações da sociedade e da segurança pública do município.

123