Pernambuco registra 1.828 mortes no trânsito em 2024 e tem um dos maiores aumentos do país

O aumento do número de motocicletas e desafios na fiscalização estão entre os fatores apontados para o crescimento das mortes no trânsito em Pernambuco

Pernambuco registrou 1.828 mortes em sinistros de transporte terrestre em 2024, segundo dados divulgados pelo Atlas da Violência 2026, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O número representa um aumento de 12% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 1.632 vítimas fatais.

O levantamento aponta que Pernambuco está entre os estados brasileiros com os maiores crescimentos no número de mortes no trânsito no último ano. O resultado também representa o maior registro desde 2021 e reforça uma tendência de alta observada nos últimos anos.

LEIA MAIS

Abril Verde alerta para alto número de acidentes de trabalho em Pernambuco

O mês de abril é marcado pela campanha Abril Verde, voltada à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. A iniciativa busca prevenir acidentes e reforçar a importância de ambientes seguros para os trabalhadores.

Em Pernambuco, os números chamam atenção. Em 2024, foram registrados cerca de 16,5 mil acidentes de trabalho, com 92 mortes. Já em 2025, dados parciais indicam 24 acidentes graves e 18 mortes apenas nos primeiros meses.

LEIA MAIS

Rodovias federais de PE têm Semana Santa mais segura da história

Pela primeira vez, a Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco não registrou mortes durante o feriado da Semana Santa nas rodovias federais que cortam o estado. A operação foi realizada entre os dias 2 e 5 de abril e apresentou redução no número de acidentes e feridos em comparação com o ano anterior.

De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (6), foram registrados 32 acidentes, que deixaram 38 pessoas feridas. Em 2025, quando a operação teve um dia a mais por coincidir com o feriado de Tiradentes, foram contabilizados 47 acidentes, com 55 feridos e sete mortes.

LEIA MAIS

Acidentes com motos marcam domingo com duas mortes em Petrolina

Dois graves acidentes envolvendo motocicletas foram registrados neste domingo (14) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e resultaram em duas mortes.

O primeiro caso aconteceu por volta das 16h, na Avenida Cardoso de Sá, na Orla II, envolvendo uma moto e um carro de passeio. Uma mulher ficou gravemente ferida e não resistiu, morrendo ainda no local do acidente.

LEIA MAIS

Petrobahia celebra 10 anos da base de Juazeiro com marca histórica de zero acidentes

A base operacional da Petrobahia em Juazeiro, completa 10 anos de funcionamento, neste mês de julho, com um marco raro no setor de combustíveis: uma década de atividades sem registro de acidentes com afastamento. Inaugurada em 20 de julho de 2015, a base se consolidou como ponto estratégico de distribuição para os estados da Bahia, Pernambuco e Piauí, especialmente em setores como agronegócio, mineração e grandes consumidores industriais. Atualmente, opera 24 horas, de segunda a sábado.

“Desde o início, nossa prioridade foi implantar uma cultura organizacional baseada no respeito à vida. Segurança não é apenas um protocolo, mas um valor da Petrobahia. Chegar a 10 anos de operação sem nenhum acidente é fruto de muito treinamento, disciplina e alinhamento de valores entre a empresa e os seus colaboradores”, afirma Ivonete Dauto, superintendente de Operações da Petrobahia.

A unidade iniciou suas atividades com capacidade estática para 1.675 milhões de litros e, em apenas um ano, passou por sua primeira ampliação com a implantação de uma terceira bacia de tanques, em 2016. Atualmente, a base possui capacidade de armazenagem estática de cerca de 3.400 milhões de litros de combustível e abastece pelo menos 320 postos dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí, além de empreendimentos industriais e agrícolas da região.

Além da segurança, a eficiência logística é outro diferencial. A base de Juazeiro viabiliza o abastecimento com agilidade a mercados situados a centenas de quilômetros de distância, reduzindo custos de transporte e o valor do produto na região. “A base de Juazeiro continua sendo uma das mais estratégicas para a Petrobahia, dada sua localização e capacidade de escoamento para outros estados”, acrescenta Ivonete.

A empresa também vem promovendo melhorias na infraestrutura para se adequar às novas exigências regulatórias da ANP, como as mudanças nos percentuais de mistura de etanol anidro na gasolina e de biodiesel no diesel, previstas para agosto. “Estamos ajustando a configuração operacional da base para garantir não apenas conformidade, mas também desempenho. Isso inclui sistemas mais modernos de carregamento multiproduto, com softwares atualizados para melhorar produtividade e atendimento ao cliente”, explica.

Nos últimos anos, a Petrobahia vem se firmando como uma das distribuidoras regionais mais inovadoras do país. Em expansão, a empresa já conta com bases em cinco cidades: Luís Eduardo Magalhães (2012), São Francisco do Conde (2013) interligada à refinaria de Mataripe, Juazeiro (2015), Itabuna (2020) e Balsas, no Maranhão (2023). Em 2026, está prevista a construção e operação da primeira base da Petrobahia fora do Nordeste, em Querência, no estado do Mato Grosso.

“A base de Juazeiro é um símbolo do compromisso da Petrobahia com o desenvolvimento regional e, sobretudo, com a segurança. São 10 anos de história que nos orgulham e nos impulsionam a continuar crescendo com responsabilidade”, afirma Iara Andrade Schimmelpfeng, diretora de Operações e Suprimento da Petrobahia. Além do recorde positivo na área da segurança operacional, ela destacou a eficiência da empresa na redução de resíduos e cuidado com o meio ambiente. “Essa marca histórica alcançada comprova que é possível crescer conciliando dois pontos imprescindíveis: a segurança dos nossos colaboradores e a oferta produtos e serviços de excelência. Vamos seguir expandindo com responsabilidade e inovação”, concluiu.

Ascom

Petrolina registra aumento de choques elétricos e SAMU alerta para riscos e prevenção

SAMU alerta para riscos crescentes de choques elétricos e reforça que a prevenção pode salvar vidas.

Petrolina segue uma preocupante tendência nacional: o aumento de acidentes provocados por choques elétricos. De acordo com dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), somente nos quatro primeiros meses de 2025 foram registradas 10 ocorrências desse tipo no município, o que representa um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 24 casos ao longo do ano.

As vítimas incluem desde crianças em ambientes domésticos até trabalhadores em atividades de manutenção e construção. A maioria dos acidentes, segundo o SAMU, ocorre por falhas simples de prevenção: negligência, desconhecimento de normas básicas de segurança ou ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Entre as principais causas, destacam-se:

  • Tomadas sobrecarregadas com uso excessivo de “Ts” ou extensões;

  • Fios expostos e instalações elétricas improvisadas;

  • Falta de cuidados durante manutenções, como trocar lâmpadas com as mãos molhadas;

  • Equipamentos elétricos próximos a locais com água, como cozinhas e banheiros.

O SAMU reforça algumas orientações essenciais para evitar acidentes:

  • Nunca mexer em componentes elétricos com mãos molhadas ou estando descalço;

  • Desligar o disjuntor sempre que for realizar qualquer manutenção;

  • Evitar ligar muitos aparelhos na mesma tomada;

  • Substituir tomadas danificadas e evitar o uso de gambiarras;

  • Procurar sempre um eletricista qualificado para serviços mais complexos.

Em caso de acidente, a recomendação é não tocar na vítima enquanto ela ainda estiver em contato com a fonte elétrica. O ideal é desligar imediatamente a energia e, se isso não for possível, usar um objeto isolante (como madeira seca) para afastar a vítima. Em seguida, acione o SAMU pelo número 192.

O órgão reforça: a prevenção é a principal arma contra tragédias. Medidas simples, quando adotadas com disciplina, podem salvar vidas.

Petrolina registra 70 casos de acidentes com escorpiões nos sete primeiros meses de 2024

Com mais de mil e seiscentas espécies catalogadas, os escorpiões são aracnídeos que podem causar danos sérios aos seres humanos. Em Petrolina, 70 casos de acidentes com esses animais foram registrados nos sete primeiros meses de 2024, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Na região do Sertão de Pernambuco, a espécie mais comum é a Jaguagir Rochae, também conhecida popularmente como Escorpião da Caatinga, que é venenoso, mas não apresenta substância tóxica. Diferente do Thityus Stigmutus, conhecido como Escorpião Amarelo do Nordeste, que é capaz de matar vítima.

De acordo com professor da Univasf, Gustavo Frensch, os escorpiões não são agressivos e nem atacam o ser humano. Eles só se defendem quando se sentem ameaçados. E, nos meses de agosto e setembro, esses aracnídeos são encontrados em maior quantidade.

“O que acontece muito nos casos é quando se tem uma pessoa mexendo onde o escorpião está escondido, o animal se sente ameaçado e pica para se defender do ataque. O escorpião não ataca seres humanos, não ataca animais muito grandes, como é o nosso caso, em relação a ele. Ele se alimenta de insetos e outros aracnídeos, mas normalmente ele não ataca um ser humano. Acontece dele se defender do que ele reconhece como uma agressão, que é quando a gente mexe no habitat dele”, explica o professor.

Segundo o levantamento do número de acidentes com animais peçonhentos nos últimos cinco anos, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, os casos envolvendo escorpiões vem diminuindo na cidade. Em 2020 foram 216 casos. No ano seguinte, caiu para 176. Em 2022, 168 acidentes e, no ano passado, 164 casos de acidentes com escorpiões foram registrados. Já nos primeiros sete meses de 2024 o número caiu para 70.

Apesar dessa diminuição, é preciso ter cuidados, principalmente nessa época de reprodução dos escorpiões, como alerta o coordenador do Programa de Doença de Chagas da Sesau Petrolina, Francisco Freitas. “Temos acidentes com escorpiões aqui no município, de janeiro a janeiro. O que a gente observa é que em alguns meses do ano, esse número de acidentes aumenta. Por exemplo, a partir de agosto, que coincide com a época um pouco mais quente aqui na nossa região, sempre vem acompanhado do aumento da incidência de acidentes no município”, explica.

G1 Petrolina

Batida entre carro e caminhonete deixa 3 pessoas mortas e 4 feridas em estrada da Bahia

Na manhã desta sexta-feira (29), um trágico acidente na BR-020, cerca de 20 km de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, resultou na morte de três pessoas e deixou outras quatro feridas.

A colisão entre um carro e uma caminhonete, registrada por volta das 5h30, causou a destruição completa dos veículos, inclusive arremessando o motor de um deles a cerca de cinco metros do local do impacto.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro divulga orientações para prevenção de acidentes

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Defesa Civil, divulgou esta semana orientações para prevenção de acidentes. O plano de trabalho para controle de sinistros relaciona diversas medidas para prevenir desastres, orienta a população para que possa adotar práticas seguras e esclarece sobre as ocasiões em que a Defesa Civil deve ser chamada.

O coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ramiro Cordeiro, destaca que a iniciativa tem a finalidade de estimular a cultura de prevenção, “o plano de trabalho é uma ação educativa uma vez que a responsabilidade de evitar sinistros é de todos nós, a proteção civil não se constrói sem a participação efetiva da população”, ressalta Ramiro Cordeiro.

Orientações para prevenção:

-Fazer a limpeza e revisão de telhados e calhas a cada 2 meses ou sempre que houver previsão de período de chuvas;

-Não esconder com revestimento cerâmico manchas em paredes que sofrem com infiltração;

-Não colocar peso sobre a cobertura sem que haja consulta com profissional;

-Não derrubar pilares (colunas) ou paredes sem que haja a consulta de um profissional;

-Não aumentar a altura de paredes e pilares (colunas) sem a consulta com o profissional;

-Não quebras pilares e vigas (colunas) para colocar portas, tomadas ou passar tubulações, mesmo que seja feito o chumbamento posterior;

-Observar se há presença de fissuras ou rachaduras em paredes, colunas ou vigas e acompanhar se ela está crescendo com o passar dos dias;

-Não ligar muitas derivações elétricas (Tês, benjamins);

-Fazer aterramento elétrico do imóvel;

-Não ligar a drenagem da chuva em caixas de esgoto;

-Fazer a limpeza da caixa de gordura constantemente;

-Chamar um profissional ao menos uma vez ao ano para realizar uma vistoria em todo imóvel.

-Evitar o plantio de árvores muito próximo à residência;

-Verificar se há o aparecimento das barras de aço na superfície (armadura exposta) em lajes, pilares e vigas;

-Verificar se há ataque de insetos (cupins) em coberturas de madeira;

-Verificar se há empenas em vigas (linhas) ou caibros.

Quando se deve chamar a Defesa Civil:

-Em casos de haver trincas ou rachaduras na diagonal com mais de 5mm de abertura;

-Em caso de trincas e rachaduras com aberturas iguais ou maiores de 1cm;

-Em casos em que haja um crescimento (tamanho) de trincas, fissuras ou rachaduras de cerca de 2mm por dia;

-Em casos em que haja fissuras ou rachaduras em estruturas (lajes, pilares e vigas);

-Em casos em que seja visto um apodrecimento da alvenaria devido a problemas de infiltração;

-Quando houver o deslocamento (celamento) de telhado maior que 10cm;

-Quando houver barulhos (estalos) vindos da cobertura, principalmente lajes;

-Quando houver deslocamento (celamento) do piso maior que 3cm;

-Quando houve inclinação (tombamento) de paredes perceptíveis ao olho;

-Quando houver o aparecimento intenso das ferragens na estrutura (lajes, vigas e pilares);

Matheus Oliveira – Ascom/PMJ

Coelba alerta sobre cuidado com eletricidades durante férias escolares

As férias escolares tiveram início para milhares de crianças e adolescentes em toda a Bahia, aumentando o tempo que elas ficam dentro de casa. Por isso, é necessário que os pais ou responsáveis redobrem os cuidados para prevenir e evitar acidentes domésticos neste período. Para minimizar os riscos com a eletricidade, a Neoenergia Coelba organizou algumas orientações voltadas à prevenção de situações perigosas.

Muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Por isso, a primeira ação, e a mais básica, é manter as crianças longe de qualquer objeto que possa ocasionar um choque elétrico. No caso das tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, considerados ótimos condutores de eletricidade. Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso, além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos circuitos e incêndios.

LEIA MAIS

Leitor sugere nova sinalização em duas ruas do Centro de Petrolina para evitar acidentes

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O leitor Alexsandro Nascimento da Silva enviou mensagem ao Whatsapp do Blog Waldiney Passos, sugerido que a prefeitura melhore a sinalização ou construa quebra molas nas Ruas Ana Nery e Simpatia, no Centro de Petrolina. Alexsandro diz que já presenciou diversos acidentes no cruzamento dessas vias, na altura do Restaurante Dantas. Somente neste mês de dezembro, foram três colisões no local presenciadas por ele.

O leitor afirma ainda que um motociclista chegou a quebrar a perna em uma batida no cruzamento que aparece na foto acima. A Rua Ana Nery é a que vem do lado do Estádio Paulo Coelho com saída no fundo da Praça do Galo. Já a da Rua da Simpatia faz cruzamento com ela na altura do Restaurante Dantas.

Alexsandro informou também, que já fez contato com a Ouvidoria do Município e enviou um e-mail (cópia abaixo) para a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) sugerindo as mudanças, mas ainda não foi atendido.

O Blog enviou a sugestão de Alexsandro a assessoria da AMMPLA que prometeu dá um retorno assim que possível. Estamos aguardando.

E-mail enviado a AMMPLA.

PRF registra queda no número de mortes em rodovias federais durante o Carnaval de Pernambuco

(Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio)

Diminuiu para quatro o número de mortes nas rodovias federais durante o Carnaval de Pernambuco, quando comparado ao mesmo período de 2019, que registrou sete mortes, uma redução de 42,9%. Apesar da diminuição no número de mortes, os casos de acidentes de trânsito em rodovias federais do Estado aumentaram 7,5% no mesmo período, passando de 40 em 2019, para 43 em 2020.

Os dados são do balanço preliminar da Operação Carnaval 2020, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgado nessa quinta-feira (27), que apontou aumento de 8% no número de mortes nas rodovias federais de todo País durante o Carnaval. Também foi registrado no Brasil um crescimento de 6% no número de feridos em relação a 2019.

Os atropelamentos de pessoas, saídas de pista e colisões frontais foram responsáveis por 68% das mortes no período em todo o País. Os estados de Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais e Paraná concentraram 51% dos óbitos. Ao todo, a PRF registrou 1.213 acidentes, 1.574 feridos e 91 mortos.

LEIA MAIS

Número de mortes nas rodovias federais de Pernambuco foi o 2º menor nos últimos 10 anos em 2019

(Foto: Divulgação/PRF)

Apesar de o número de acidentes e de feridos ter aumentado em relação a 2018, a quantidade de pessoas que morreram em decorrência de acidentes nas rodovias federais de Pernambuco foi o segundo menor em 2019, se forem considerados os últimos dez anos. No ano passado, 308 pessoas morreram em decorrência de ocorrências no trânsito nas BRs que cortam o Estado, que totalizaram 2.737 registros de acidentes e 2.851 de vítimas.

De acordo com balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta sexta-feira (7), 2018 teve o menor registro de mortes nas rodovias federais em dez anos, totalizando 294 pessoas. O ano de 2019 vem em seguida. A maior quantidade de falecimentos nas BRs foi contabilizada em 2010, quando 475 vítimas morreram em decorrência de acidentes. Ainda segundo a PRF, as principais causas que contribuíram para o aumento das ocorrências entre 2018 e 2019 foram: não guardar distância de segurança (192 acidentes); falta de atenção do pedestre (146 ocorrências) e ingestão de álcool (249 registros).

Falta de atenção do condutor foi a principal causa de acidentes em 2019, representando 36,7% dos acidentes. Em seguida estão desobediência às normas de trânsito (11,4%); ingestão de álcool (9%); não guardar distância de segurança dos outros veículos (7%) e velocidade acima da permitida na via (5,2%). O tipo de acidente que mais ocorreu foi a colisão traseira, com 21,6%.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina divulga dicas sobre o que fazer em casos de acidentes com escorpiões

(Foto: Ascom/PMP)

Com a chegada do verão e do período chuvoso, principal época de reprodução dos escorpiões, o número de acidentes com animais peçonhentos tende a aumentar. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina divulgou medidas que vão auxiliar a população na prevenção de novos casos.

Os escorpiões têm hábitos noturnos e se alimentam, principalmente, de insetos e aranhas. Em Petrolina, o combate desse animal, é feito pela gestão municipal através da captura das espécies e de orientações repassadas à população pelos agentes de saúde e de endemias. Mas, as ações por parte dos moradores são de suma importância, como a limpeza de terrenos e quintais, por exemplo.

“A gente salienta a importância de cada morador avaliar seu imóvel e eliminar possíveis situações que tornem a residência atraente para o surgimento de insetos, principalmente baratas, pois irá promover a proliferação de escorpiões. O lixo doméstico deve ser colocado em sacos plásticos ou cestos de lixo, devidamente fechados, para posterior coleta. É importante também evitar nas residências acúmulo de entulhos, telhas, blocos e madeiras”, frisa a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

LEIA MAIS

Brasil: de cada dez atendimentos por acidente no SUS, oito são motociclistas

(Foto: Agência Brasil)

A cada dez atendimentos por acidente de transporte realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito são motociclistas. Segundo dados do Ministério da Saúde, os homens representaram 67,1% dos atendimentos nas unidades de saúde e as mulheres, 50,1%. A faixa etária mais acometida são os jovens entre 20 e 39 anos. Os números fazem parte da pesquisa VIVA Inquérito 2017, realizada a cada três anos pela pasta.

Em 2018, os acidentes de trânsito causaram 183,4 mil internações que custaram R$ 265 milhões ao SUS. No ano anterior, o número de internações foi 181,2 mil ao custo de R$ 259 milhões, sendo que mais de 50% das internações envolveram motociclistas.

LEIA MAIS
123