OUTUBRO 2025: Câmara de Petrolina vota projeto que proíbe escapamentos barulhentos em motocicletas

Na sessão desta terça-feira (7) da Câmara Municipal de Petrolina, está prevista a apreciação do Projeto de Lei nº 0016/2025, de autoria dos vereadores Roberto da Gráfica e Capitão Alencar, que proíbe a comercialização, instalação e o uso de escapamentos de motocicletas que produzam ruídos acima do limite permitido pela legislação.

LEIA MAIS

Acidentes com motos marcam domingo com duas mortes em Petrolina

Dois graves acidentes envolvendo motocicletas foram registrados neste domingo (14) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e resultaram em duas mortes.

O primeiro caso aconteceu por volta das 16h, na Avenida Cardoso de Sá, na Orla II, envolvendo uma moto e um carro de passeio. Uma mulher ficou gravemente ferida e não resistiu, morrendo ainda no local do acidente.

LEIA MAIS

Petrolina: Polícia Militar recupera motos furtadas em Casa Nova

Nessa quarta-feira (31), por volta das 11h, o 2º BIEsp foi acionada para averiguar a presença de um criminoso que havia furtado uma motocicleta em Casa Nova (BA) no dia anterior. De acordo com as informações, o acusado estava no Posto Asa Branca, em Petrolina (PE), com o veículo furtado.

Ao chegar no local, os policiais identificaram o suspeito, que estava em posse de várias ferramentas usadas para prática de furtos de motocicletas. Ainda de acordo com o suspeito, as motos furtadas estavam escondidas em Casa Nova.

Segundo o acusado, ele estava à espera de um outro indivíduo para realizar um novo furto, dessa vez em Petrolina. A moto seria uma Honda XRE, que havia sido encomendada.

LEIA MAIS

Três motos foram roubadas ou furtadas só nesta sexta-feira (28), em Petrolina

Somente nesta sexta-feira (28) a Polícia Militar registou três ocorrências de rouba ou furta de motocicletas em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Segundo publicado pelo Blog Paim News, foram dois registros de roubo, um no bairro João de Deus e o outro no bairro São Gonçalo. Já a moto do bairro Maria Auxiliadora foi furtada.

A Polícia Civil vai investigar os casos e tentar recuperar as motos.

LEIA MAIS

Paulo Câmara sanciona lei que concede anistia de IPVA vencidos em 2020 para motos

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta quinta-feira (16), a lei que dispõe sobre remissão e anistia de créditos tributários vencidos até 31 de dezembro de 2020. Também permite o parcelamento e prorrogação do prazo de recolhimento referente ao IPVA e outras taxas, relativas a motocicletas, ciclomotores e motonetas nacionais com até 162 cilindradas, de propriedade de pessoa física.

“Tivemos a satisfação, recentemente, com o Plano Retomada, de apresentar projetos importantes para o desenvolvimento de Pernambuco. A partir de outubro, as pessoas que quiserem regularizar sua situação já terão o beneficio da lei já aprovada. Isso é uma garantia para que a população possa circular e exercer o seu trabalho em todo o Estado com sua motocicleta, sem utilizá-la de maneira irregular”, disse Paulo Câmara, acrescentando que a medida vai ajudar Pernambuco a se desenvolver, gerando mais emprego e renda.

LEIA MAIS

Em Araripina, Paulo Câmara anuncia ampliação de anistia de dívidas para motos até 162 cilindradas

 
Dando continuidade à agenda intensa de compromissos por todas as regiões de Pernambuco, o governador Paulo Câmara esteve, nesta quinta-feira (19), em municípios do Sertão do Araripe, como parte do Plano Retomada – pacote de incentivos para projetos estruturadores no Estado e estímulo à geração de empregos, anunciado no início de agosto. Na visita, o governador anunciou a ampliação do projeto de lei de Anistia e Remissão de Créditos Tributários para proprietários de motocicletas e motonetas. Agora, estão incluídos débitos de veículos com até 162 cilindradas, vencidos até 31 de dezembro de 2020. O projeto inclui o parcelamento e prorrogação de prazo de recolhimento do IPVA, visando oferecer estímulo aos condutores e, indiretamente, fortalecer a economia.

LEIA MAIS

Bolsonaro faz motociata no DF e apoiadores defendem voto impresso

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de mais uma motociata na manhã deste domingo (8) em Brasília. Em frente ao Planalto, ele recebeu seus apoiadores. Com um bom público, os presentes defendiam as pautas abordadas pelo presidente nas últimas semanas, como adoção do voto impresso, e críticas ao Judiciário.

O presidente foi ao encontro dos presentes por volta das 8h30. Ele passou quase uma hora tirando fotos, cumprimentando o público e recebendo mensagens de incentivo.

Depois do ato, que durou pouco mais de uma hora, Bolsonaro cumprimentou mais apoiadores e passou uma mensagem de Dia dos Pais na rampa do Planalto. “Estarei pronto para fazer com que a vontade de vocês, a da maioria do povo brasileiro, seja cumprida“, disse.

Uma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente na Av. Transnordestina, em Petrolina

Duas motos se envolveram nos acidentes.

Na noite desse domingo (06), um grave acidente envolvendo duas motos terminou com uma pessoa morta e outras duas feridas. A colisão aconteceu na Av. Transnordestina, entre o Dom Avelar e a BR-428, em Petrolina (PE).

De acordo com informações, os veículos se chocaram de frente. Um dos pilotos não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Uma mulher que estava na garupa com a vítima teve ferimentos expostos na perna.

O condutor do outro veículo era um mototaxista que teve ferimentos graves. Em breve mais informações sobre o acidente

Morre mais uma vítima de acidente envolvendo motos e cavalos no PSNC

O fato aconteceu no último sábado (18). Quando retornavam de uma festa no N-8, Projeto Senador Nilo Coelho (PSNC), três motociclistas foram surpreendidos com os cavalos que atravessaram a pista de repente e ao tentarem desviar chocaram-se com os animais.

José Joventino da Silva faleceu no local, a segunda vítima Severino Martins da Silva, foi socorrida para um hospital em Petrolina, mas também não resistiu aos ferimentos e faleceu ontem (17), os dois eram moradores do projeto n-6.

Outros dois jovens que estavam em outra moto também envolvida no acidade tiveram apenas ferimentos leves.

Polícia Militar de Pernambuco ganhará novos veículos, Sertão está entre áreas beneficiadas

(Foto: Ascom)

Na segunda-feira (20) a Polícia Militar de Pernambuco receberá 92 novas motocicletas para aumentar o policiamento nas áreas do Recife, Região Metropolitana, Agreste e Sertão do Estado. Os veículos modelo BMW 700 cilindradas serão entregues em cerimônia às 9h na capital.

Áreas beneficiadas

Os batalhões beneficiados serão o de Choque (BPChoque), a Radiopatrulha, o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), a Companhia Independente de Policiamento com Motos (CIPMotos), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), os Batalhões Integrados Especializados de Policiamento (1º e 2º BIESP), a Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e o 6º Batalhão da PMPE.

Investimento

De acordo com o Governo de Pernambuco, faltam 105 veículos para completar o total de 700 prometidos. O Corpo de Bombeiros Militar também foi beneficiado, com 61 automóveis. As motos foram adquiridas através de financiamento do BNDES, no valor que supera R$ 20 milhões.

19ª edição do Moto Chico acontece em julho em Petrolina

Evento reúne motociclistas de todo o país.

A 19ª edição do Moto Chico já tem data para acontecer. O evento terá início na quinta-feira, 12 de julho, e seguirá até o domingo, dia 15. Segundo o presidente do Moto Chico, Gilvan Cobra, cerca de 16 estados já garantiram que participarão do evento.

Gilvan afirmou, em entrevista à Rádio Jornal de Petrolina, que o encontro de motociclistas terá uma novidade este ano.  “Além de todo o aparato montado para a execução do evento, iremos trazer o show do Halley Amorim, que é um sucesso e trabalha com quatro motos de várias cilindradas. Se apresentará na sexta e no sábado”.

Ainda de acordo com Gilvan, todos os motociclistas de Petrolina e Juazeiro e das cidades no raio de 200 km estão confirmando presença no evento.

Juazeiro: CSTT recolhe motocicletas estacionadas de forma irregular

(Foto: ASCOM)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) recolheu seis motocicletas por estacionamento irregular na área central da cidade nesta segunda-feira (18). As motos estavam estacionadas nas Ruas Eduardo Brito e Osvaldo Cruz e na Travessa Antônio Luiz Ferreira.

O diretor operacional Marcos Cardoso, explica que os condutores foram autuados no artigo 181, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “De acordo com este artigo, estacionar o veículo no passeio ou sobre a faixa de pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgio, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização gramados ou jardim público é considerado infração grave, passível de multa e a medida administrativa é a remoção do veículo”, alertou Cardoso.

Cardoso informa ainda que alguns condutores já procuraram a CSTT nesta terça-feira (19), pagaram a taxa de remoção e tiveram seus veículos liberados. Os demais condutores que tiveram sua motocicleta removida devem ir até a sede da CSTT, no horário das 7h às 13h, para regularizar a situação e retirar seu veículo.

O diretor-presidente da CSTT Damião Medrado solicita aos condutores de Juazeiro que respeitem as Leis de Trânsito porque a fiscalização continuará intensa. “Nosso objetivo é ter um trânsito ordeiro em Juazeiro. Por isso, equipamos nossa equipe com novas viaturas para que a fiscalização seja cada vez mais efetiva”, declarou Damião.

Após governo conseguir empréstimo, polícias de Pernambuco deve receber 700 novas motos

Segundo o governador, as motocicletas serão disponibilizadas para a Polícia Militar. (Foto: Internet)

O governador Paulo Câmara conseguiu um empréstimo de R$ 25 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aquisição de 700 motos para as forças policiais de Pernambuco, além de equipamentos de proteção individual (EPIs). O chefe do Executivo Estadual esteve reunido com a diretora de  Gestão Pública do BNDES, Marilene Ramos, para discutir os estudos de novos empréstimos para o estado.

“Pernambuco é o primeiro Estado da Federação a apresentar proposta de financiamento para a área de Segurança Pública, atendendo a proposta do Governo Federal”, afirmou Paulo. De acordo com o governador, os técnicos do BNDES conhecem o Programa Pacto Pela Vida e sabem  do trabalho integrado e de inteligência na área de segurança desenvolvido pelo Governo de Pernambuco.

Segundo o governador, as motocicletas serão disponibilizadas para a Polícia Militar nos batalhões e unidades especializadas da corporação em todo o Estado. “O policiamento ostensivo e preventivo, sobre duas rodas, é mais ágil e facilita o deslocamento em áreas de difícil acesso e locais congestionados. O incremento dessa frota auxiliará especialmente no combate aos crimes contra o patrimônio, que já vêm registrando redução desde o segundo semestre do ano passado”, afirmou.

Adutora

De acordo com o governador Paulo Câmara, outra proposta de Pernambuco que deve receber o aval do BNDES é a liberação de R$ 50 milhões para as obras da Adutora do Agreste, fundamental para levar a água da Transposição do Rio São Francisco à região pernambucana com maior déficit hídrico do Estado. Esse pedido de Pernambuco deve ser aprovado nas próximas semanas.

‘Operação Carnaval’ realizada pela CSTT apreende 13 veículos

Ao todo foram realizadas 112 abordagens. (Foto: ASCOM)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) realizou de segunda até esta quarta-feira (24) a ‘Operação Carnaval’, coordenada pelos setores de trânsito e transporte. Ao todo foram realizadas 112 abordagens, 28 multas aplicadas e apreendidos quatro carros e nove de motos.

De acordo com o gerente de Trânsito, Marcos Passos, a principal infração registrada nessa operação foi condução de veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Nossa intenção é alertar aos condutores para que tenham uma atitude mais prudente no trânsito, principalmente nesse período de festa. Nesta quinta-feira (25) faremos uma blitz educativa intitulada Álcool e direção: pule fora dessa”, ressaltou Marcos.

De acordo com o supervisor de Transporte, José Hamilton, o objetivo da ação também foi retirar o transporte irregular das ruas de Juazeiro. “Além de apreender motocicletas de mototaxistas que trabalhavam de forma ilegal, também abordamos transporte alternativo irregular, que transporta passageiros para Sobradinho sem a menor segurança” destacou o supervisor.

“O nosso objetivo é proporcionar transporte seguro e um trânsito ordeiro para os juazeirenses. E com a realização dessa grande festa que é o carnaval de Juazeiro, é preciso intensificar ainda mais a fiscalização para que todos possam curtir a folia e voltar para suas casas com paz e segurança”, salientou o diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado.

Paulo Câmara concede isenção de multas e juros de IPVA atrasado

Paulo Câmara, governador de Pernambuco. (Foto: Arquivo)

O governador Paulo Câmara (PSB) sancionou, nesta terça-feira (13), a lei complementar 376 anistiando 100% das multas e juros para os proprietários de motocicletas, ciclomotor e motoneta, que possuem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado.

Desta forma, o Governo busca facilidades para que o contribuinte regularize a situação do veículo, saindo da inadimplência, além de garantir a regularização da frota dos veículos pernambucanos.

A iniciativa é válida para proprietários com débitos até 30 de novembro de 2017 e que ainda não foram notificados. O pagamento deve ser feito integral à vista do saldo total devido de IPVA.

Se houver algum questionamento administrativo ou judicial em tramitação, o contribuinte precisa desistir do procedimento para ter acesso aos benefícios. Para regularizar as pendências, o proprietário deverá efetuar o pagamento através de boletos, que são retirados exclusivamente pela internet, no site do Detran-PE.

12