“Quem pode falar é ele mesmo”, afirma Raquel sobre apoio de Lula na disputa pelo governo estadual

Em entrevista à Rádio Pajeú, governadora exaltou parceria federal

A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou, em entrevista à Rádio Pajeú, na manhã desta terça-feira (28), que o período eleitoral não deve contaminar a relação entre ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Só quem pode falar sobre a posição do presidente é ele mesmo. Ele não vai entrar nessa seara agora, como até agora não entrou. Por quê? Porque ele é presidente da República e tudo que a gente tem ouvido dele e que ele precisa governar e que não vai governar só para os que votaram nele, mas para todos, que é o que a gente está fazendo aqui em Pernambuco”, declarou.

Lula, candidato natural à reeleição em outubro, tem o apoio público do pré-candidato ao governo e ex-prefeito do Recife João Campos (PSB). O PT estadual formalmente aderiu ao projeto eleitoral de Campos e indicou o senador Humberto Costa (PT) como um dos candidatos ao Senado na chapa.

LEIA MAIS

Governo inicia pagamento de outorga da Compesa para 150 municípios

Recursos serão destinados a 150 cidades e ao distrito de Fernando de Noronha

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciará nesta segunda-feira (27) o pagamento de quase R$ 1,4 bilhão referente à primeira parcela da outorga da concessão dos serviços da Compesa. O anúncio será feito durante a abertura do 9º Congresso Pernambucano de Municípios, no Recife.

O valor corresponde a 60% do total da outorga do Bloco 2 RMR-Pajeú e será destinado a 150 municípios, além do Distrito de Fernando de Noronha. Os outros 40% serão repassados em uma etapa posterior.

A distribuição dos recursos será proporcional à população de cada município. O Recife ficará com a maior fatia, ultrapassando R$ 120 milhões, enquanto cidades menores, como Itacuruba, receberão valores mais modestos.

LEIA MAIS

Fim de um ciclo: Compesa deixa distribuição e nova concessionária assume no Sertão

Com novo modelo, Compesa ficará apenas na captação e tratamento, enquanto concessionária assume distribuição e esgotamento sanitário

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpre agenda nesta terça-feira (7) em Petrolina marcada por entregas e, sobretudo, por um passo considerado decisivo para o futuro do saneamento básico na região. O principal destaque da visita é a assinatura do contrato de concessão dos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto da microrregião do Sertão, formada por 24 municípios.

A empresa vencedora do leilão, a Vita Sertão, deverá investir cerca de R$ 3,2 bilhões na ampliação e modernização do sistema ao longo dos próximos anos. Com a mudança, a Compesa passará a atuar exclusivamente na captação e no tratamento da água, enquanto a nova concessionária ficará responsável pela distribuição e pelo esgotamento sanitário.

LEIA MAIS

EXCLUSIVO: Raquel Lyra pode receber título de cidadã petrolinense nesta terça-feira

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpre agenda em Petrolina nesta terça-feira (7), em uma visita que deve concentrar anúncios importantes e movimentar o cenário político local.

A expectativa é de uma programação extensa, com compromissos em diversas áreas, incluindo possíveis anúncios de investimentos e ações voltadas para o município e região do Sertão do São Francisco.

Nos bastidores, além da agenda administrativa, um outro ponto vem ganhando força: a possibilidade de a governadora receber o título de cidadã petrolinense. A honraria já foi aprovada pela Câmara Municipal, mas ainda não há confirmação oficial sobre a entrega durante a visita.

LEIA MAIS

Entre elogios e críticas, Câmara concede honrarias à governadora Raquel Lyra

A passagem da governadora Raquel Lyra por Petrolina, prevista para o dia 7 de abril, já movimenta o cenário político local e ganhou destaque na sessão desta terça-feira (31) na Câmara Municipal.

Em meio a um novo momento de aproximação entre o grupo do prefeito Simão Durando e o Governo do Estado, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a concessão do Título de Cidadã Petrolinense e da Medalha Dom Malan à governadora. As propostas são de autoria do vereador Ronaldo Silva, historicamente aliado de Raquel.

LEIA MAIS

Governadora confirma aliança com Miguel Coelho e reforça articulação

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), anunciou nesta quarta-feira (18) o apoio do União Brasil à sua base política para a disputa pelo Governo do Estado em 2026.

O anúncio foi feito após reunião em Brasília, que contou com a participação do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, que também é pré-candidato ao Senado.

Em publicação nas redes sociais, a governadora destacou a importância da aliança. “Recebo com confiança o apoio do União Brasil, que chega para somar ao propósito de fazer Pernambuco crescer e transformar a vida das pessoas”, afirmou.

Com a adesão do União Brasil, o grupo político da governadora ganha reforço em um momento estratégico de articulação para as eleições de 2026. A movimentação fortalece a base governista e amplia o leque de alianças no cenário estadual.

LEIA MAIS

Após pedido de impeachment, Raquel Lyra afirma que está tranquila e focada na gestão

Governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Em sua primeira manifestação pública após o pedido de impeachment protocolado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra afirmou, nesta terça-feira (20), que está tranquila e pronta para o debate, mas reagiu às acusações dizendo que “não se mexe com a honra de pessoas honradas”.

A declaração foi dada durante discurso no encontro da Associação dos Municípios de Pernambuco, em Gravatá. O pedido de impeachment foi apresentado na segunda-feira (19) pelo deputado estadual Romero Albuquerque e só começará a ser analisado a partir de 2 de fevereiro, com a retomada dos trabalhos legislativos.

LEIA MAIS

Leilão da Compesa movimenta R$ 19 bilhões e redefine saneamento em Pernambuco

O leilão de concessão dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), realizado nesta quinta-feira, dia 18, na B3, em São Paulo, marcou um dos maiores movimentos do setor de saneamento do país e abriu um novo capítulo político em Pernambuco.

O certame foi comemorado pelo Governo do Estado como um avanço para a universalização da água e do esgotamento sanitário, mas provocou críticas imediatas da oposição, que questiona o modelo adotado e possíveis impactos sociais e tarifários.

LEIA MAIS

Governadora Raquel Lyra cumpre agenda no Sertão do São Francisco com entregas de ônibus escolares, títulos de propriedade e novo ambulatório no Dom Malan

A governadora Raquel Lyra cumpre, nesta quinta-feira (27), uma intensa agenda no Sertão do São Francisco, com ações voltadas para as áreas de educação, regularização fundiária e saúde pública. O giro contempla os municípios de Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina.

A programação começa às 8h em Afrânio, onde a governadora entrega ônibus escolares e títulos de propriedade a moradores da cidade, em cerimônia realizada na Escola Municipal Mundo Infantil, localizada às margens da BR-407. A iniciativa reforça a política de fortalecimento da educação básica e garante segurança jurídica às famílias beneficiadas.

LEIA MAIS

Raquel Lyra confirma saída de Alex Campos da presidência da Compesa; Douglas Nóbrega assume o comando a partir de setembro

Sede da Compesa – Av. Cruz Cabugá, 1387 – Santo Amaro, Recife – PE

O Governo de Pernambuco informou que Alex Campos deixa a presidência da Compesa no final de agosto de 2025. Após a transição, ele seguirá como presidente do Conselho de Administração, garantindo continuidade às diretrizes estratégicas da companhia. O cargo será assumido por Douglas Nóbrega, atual diretor de Engenharia e Sustentabilidade.

A governadora Raquel Lyra destacou que a mudança se dá com foco na aceleração de entregas e na manutenção do ritmo de investimentos da estatal.

“Vamos continuar garantindo os investimentos na Compesa, essenciais para a população, e vamos poder acelerar as entregas e oferecer mais dignidade às pessoas, por meio da concessão dos serviços da Companhia. Agradeço ao trabalho desempenhado por Alex Campos, que se dedicou às ações na instituição, sempre em prol de todos os pernambucanos”, afirmou.

Com a nova nomeação, Douglas Nóbrega deverá dar continuidade aos projetos em curso, como as obras do Programa Águas de Pernambuco e o processo de concessão parcial dos serviços de distribuição de água e de captação e tratamento de esgoto.

A transição ocorre em meio a uma agenda de obras estruturantes e modelagens de concessão destinadas a ampliar a cobertura de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A expectativa do governo é preservar a continuidade técnica dos projetos e agilizar metas previstas para os próximos meses.

Wanderley Alves denuncia atraso no pagamento de merendeiras e pede ação urgente da governadora

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

Na retomada das atividades plenárias da Casa Plínio Amorim, nesta terça-feira (12), o vereador Wanderley Alves usou a tribuna para fazer um apelo à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra: a regularização imediata dos pagamentos das merendeiras das escolas estaduais em Petrolina, que novamente enfrentam atrasos salariais.

Segundo o parlamentar, além de estarem há vários dias sem receber, as profissionais não têm acesso ao vale-alimentação nem ao vale-transporte, o que compromete a subsistência de suas famílias e o cumprimento de compromissos financeiros.

LEIA MAIS

Raquel Lyra cumpre agenda no Sertão: Petrolina pela manhã e Ouricuri à tarde nesta quinta (14)

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD)

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, inicia nesta quinta-feira, 14 de agosto, uma nova rodada do programa Ouvir para Mudar no Sertão. A agenda começa às 9h, em Petrolina, com um balanço das entregas já realizadas no município e o acolhimento de novas demandas da população. Em seguida, a comitiva segue para Ouricuri, no Sertão do Araripe, onde a rodada continua às 15h.

Segundo o Governo do Estado, esta fase do Ouvir para Mudar também inclui votação popular das prioridades para 2026, reforçando o caráter participativo da iniciativa. A etapa que começa no Sertão marca a segunda fase do programa, relançado agora com prestação de contas das ações dos dois anos e três meses de gestão antes das novas escutas.

A presença de Raquel no interior ocorre no mesmo período em que agendas federais acontecem na capital; a governadora optou por priorizar a escuta regional enquanto a vice acompanha compromissos no Recife, segundo a imprensa local.

Serviço

  • Petrolina: quinta (14), 9h – balanço de entregas + escuta de demandas

  • Ouricuri: quinta (14), 15h – continuidade da rodada do Ouvir para Mudar

Raquel Lyra critica palanque político em Serrita, mas transforma Missa do Vaqueiro em vitrine de demagogia: Sertão cansou de promessas vazias

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), protagonizou neste fim de semana uma cena que escancarou a contradição do seu discurso e a fragilidade do seu governo. Durante a 55ª edição da tradicional Missa do Vaqueiro, em Serrita, a chefe do Executivo estadual criticou o que chamou de “uso político” do evento, afirmando que “não é lugar para palanque”. O comentário, claramente direcionado ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), que também participou da celebração, revelou mais do que incômodo: mostrou desespero diante da crescente popularidade do adversário que lidera as pesquisas para o Governo de Pernambuco em 2026.

A fala da governadora soou como um tapa na cara da inteligência do povo sertanejo. Afinal, quem mais tem feito política em cima de eventos populares é a própria Raquel, que só aparece no Sertão em datas festivas, quando há holofotes e oportunidade de fotos, sem apresentar soluções concretas para os graves problemas da região. Desde que assumiu o Palácio do Campo das Princesas, Raquel nunca realizou um despacho no Sertão, nunca promoveu um governo itinerante, e tampouco nomeou pessoas que verdadeiramente conhecem e defendem as causas do semiárido.

LEIA MAIS

Modelo de Raquel Lyra na divisão da Compesa reduz repasses e penaliza municípios do Sertão

O modelo definido pelo governo de Raquel Lyra (PSD) para dividir os recursos da concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deve resultar em repasses bem abaixo do que os prefeitos pernambucanos esperavam. Enquanto cidades populosas como Recife e Jaboatão dos Guararapes vão receber menos da metade do valor inicialmente previsto, o impacto será ainda mais duro nos pequenos municípios do Sertão, que perderão quase 70% do montante estimado.

Granito, Terra Nova e Verdejante, por exemplo, são casos preocupantes. Com menos de dez mil habitantes e poucas fontes de receita, essas cidades deveriam receber R$ 21,3 milhões, mas, pelo critério fixado pelo governo estadual, vão ficar com apenas R$ 6,8 milhões — uma queda de 68% em relação ao cálculo anterior. Santa Cruz e Santa Filomena também vão amargar reduções semelhantes: o repasse que seria de R$ 23,2 milhões cairá para R$ 7,8 milhões.

LEIA MAIS

Odacy e Dulci Amorim deixam o PT e devem ingressar no PSD a convite de Raquel Lyra

O ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, e a ex-deputada estadual Dulcicleide Amorim não integram mais os quadros do Partido dos Trabalhadores (PT). A saída do casal teria sido motivada principalmente pela insatisfação com a legenda, que não demonstrou apoio ao projeto político dos dois.

Segundo informações de bastidores, a governadora Raquel Lyra fez pessoalmente o convite para que Odacy e Dulci passem a compor o PSD, partido que hoje integra a base do governo estadual. A expectativa é que, com a nova filiação, o casal fortaleça alianças políticas e abra caminho para disputar futuras eleições em sintonia com o Palácio do Campo das Princesas.

O movimento sinaliza um novo rumo para o grupo de Odacy e Dulci, que devem aproveitar o ingresso no PSD para se reposicionar no cenário político do Sertão e de Pernambuco, visando fortalecer projetos eleitorais já para o próximo pleito.

12