Nunes Marques toma posse na presidência do TSE em maio

Nova gestão será responsável pela condução das eleições de outubro

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, marcou para o dia 12 de maio a posse do ministro Nunes Marques como novo presidente da Corte.

A mudança ocorre após a saída antecipada de Cármen Lúcia da presidência do tribunal. Com isso, Nunes Marques assumirá o comando do TSE, tendo como vice o ministro André Mendonça.

A nova gestão será responsável pela condução das eleições de outubro, um dos principais desafios da Justiça Eleitoral neste ano.

LEIA MAIS

Ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara assume presidência do Banco do Nordeste

O economista Paulo Câmara tomou posse nesta terça-feira (10) como presidente do Banco do Nordeste. A cerimônia foi realizada na sede da instituição, em Fortaleza, reunindo autoridades, representantes do setor produtivo e dirigentes do banco.

Durante o evento, o novo presidente destacou a importância estratégica do Banco do Nordeste para o desenvolvimento econômico da região. Segundo ele, a instituição continuará atuando de forma decisiva na ampliação do crédito e no incentivo aos setores produtivos, com atenção especial aos micro e pequenos empreendedores.

Paulo Câmara também agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela confiança na indicação para o cargo e ressaltou que a missão do banco é contribuir para a geração de oportunidades e o fortalecimento da economia nordestina.

“O Banco do Nordeste está presente em todos os grandes projetos estruturadores da região e tem papel estratégico no apoio aos pequenos negócios, à agricultura familiar e na promoção da inclusão financeira”, afirmou.

Ao final da cerimônia, o presidente do BNB lembrou os resultados alcançados pela instituição no último ano e demonstrou otimismo para o futuro. De acordo com ele, o banco teve um desempenho expressivo em 2025, ampliando o volume de crédito e fortalecendo sua presença junto aos setores produtivos.

A expectativa, segundo Paulo Câmara, é que 2026 seja ainda mais promissor, com a ampliação das ações do banco e maior apoio ao desenvolvimento econômico do Nordeste e das demais áreas atendidas pela instituição.

Suprema corte da Venezuela determina que vice assuma presidência

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela decidiu que a vice-presidente do país, Delcy Rodríguez, deve assumir o posto de presidente de forma interina após Nicolás Maduro ser capturado pelos EUA durante bombardeios ao país neste sábado (03). Na decisão, a corte determinou que “o cargo de Presidente da República Bolivariana da Venezuela, a fim de garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação”.

Em pronunciamento feito logo após os bombardeios em Caracas, Rodríguez afirmou que o governo “estava pronto para defender a Venezuela e os recursos naturais do país”. Ela também instou a população a ter calma e disse que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação”, que Nicolás Maduro foi “sequestrado” pelos EUA e segue como o único presidente do país.

Trump diz que vai controlar a Venezuela

Após acompanhar o ataque à Venezuela, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em coletiva que vai administrar a nação sul-americana até que sejam decididos os próximos passos na gestão venezuelana, depois da captura do líder Nicolás Maduro. “Nós queremos ajudar esse país a fazer (a transição) de forma justa. Ter alguem (dos EUA) ali, até que a situação seja resolvida. Iremos administrar a Venezuela até que ele (país) possa permancer de forma segura, apropriada e justa”, afirmou Trump, em conversa com jornalistas, em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.

O pronunciamento à imprensa ocorreu após Donald Trump publicar, em seu perfil na rede social Truth Social, foto de Nicolás Maduro, em navio militar norte-americano, a caminho de Nova York, onde ele será julgado pela justiça norte-americana. Segundo Trump, o venezuelano vai enfrentar a “justiça americana por sua campanha narcoterroristas contra os EUA”.

Petróleo

O líder norte-americano também discorreu sobre interesses dos EUA na exploração de petróleo na Venezuela. Com a intervenção no país sul-americano, Trump prevê que empresas norte-americanas do setor vão avançar investimentos à indústria petrolífera venezuelana. “Teremos grandes empresas americanas de petróelo que vão gastas US$ bilhões para consertar a infraestrutura e começar a ganhar dinheiro pelo país (Venezuela)”, anunciou Trump. Na avaliação dele, embora tenha classificado como bem-sucedido o ataque à Venezuela, os Estados Unidos estão preparados para uma segunda ofensiva contra o país sul-americano. “Estados preparados para lançar segunda onda de ataques, se for necessário”, ameaçou.

Diario de Pernambuco (com informações são do Correio Braziliense)

Michelle diz que Bolsonaro é a única opção da direita para presidência

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou, neste sábado (8), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é a “única opção da direita” para disputar a Presidência da República em 2026. O ex-mandatário está inelegível até 2060 em função da condenação na ação penal da trama golpista.

“Aqui eu quero dizer: não há outra opção para a Presidência da República [em 2026]. A única opção para presidente da República da direita chama-se Jair Messias Bolsonaro. Se não acontecer, não existe democracia no Brasil. Se não acontecer, esse é o verdadeiro golpe que o Judiciário está dando no povo de bem, no povo brasileiro”, disse Michelle.

A declaração foi dada durante um encontro do PL Mulher em Londrina (PR), onde a ex-primeira-dama discursou por quase 40 minutos. Em discurso, Michelle teceu críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Metrópoles

Deputada Roberta Arraes assume presidência da Federação União Progressista em Araripina

A deputada mais votada dos partidos que compõem o Sertão do Araripe, Roberta Arraes (PP/UP), assumiu a presidência da Federação União Progressista em Araripina, nesta sexta-feira (07/11), junto ao vereador Francisco Edivaldo, presidente da Câmara de Vereadores da cidade, que assume a vice-presidência.

É um passo importante da Federação para o Sertão do Araripe, abrindo mais espaço para que a região continue se desenvolvendo, principalmente na área da saúde. A deputada Roberta Arraes, junto com o deputado Eduardo da Fonte e o médico cirurgião-cardíaco Dr. Fábio Rueda, lutam pela consolidação do Hospital do Câncer do Araripe desde 2023, desempenhando um papel fundamental na interiorização da saúde pública de Pernambuco.

Nesta semana, o setor de cardiologia do Hospital Santa Maria foi credenciado pelo Governo do Estado de Pernambuco, uma resposta aos anos de luta dos deputados pela saúde do Sertão. “É um grande avanço a realização das cirurgias cardiovasculares no Hospital Santa Maria, que darão a possibilidade para que o sertanejo seja tratado no coração do sertão, sem precisar percorrer longas distâncias”, afirmou Eduardo da Fonte.

“A realidade do povo que mora na região do Araripe é diferente. Quando o cidadão tem infarto, percorre 700 km até receber um atendimento de qualidade, perdendo horas preciosas que aumentariam suas chances de cura. Agora, como presidente da Federação, irei continuar lutando para trazer mais conquistas para a saúde do Sertão do Araripe”, afirmou a deputada Roberta Arraes.

Diario de Pernambuco

Raquel Lyra confirma saída de Alex Campos da presidência da Compesa; Douglas Nóbrega assume o comando a partir de setembro

Sede da Compesa – Av. Cruz Cabugá, 1387 – Santo Amaro, Recife – PE

O Governo de Pernambuco informou que Alex Campos deixa a presidência da Compesa no final de agosto de 2025. Após a transição, ele seguirá como presidente do Conselho de Administração, garantindo continuidade às diretrizes estratégicas da companhia. O cargo será assumido por Douglas Nóbrega, atual diretor de Engenharia e Sustentabilidade.

A governadora Raquel Lyra destacou que a mudança se dá com foco na aceleração de entregas e na manutenção do ritmo de investimentos da estatal.

“Vamos continuar garantindo os investimentos na Compesa, essenciais para a população, e vamos poder acelerar as entregas e oferecer mais dignidade às pessoas, por meio da concessão dos serviços da Companhia. Agradeço ao trabalho desempenhado por Alex Campos, que se dedicou às ações na instituição, sempre em prol de todos os pernambucanos”, afirmou.

Com a nova nomeação, Douglas Nóbrega deverá dar continuidade aos projetos em curso, como as obras do Programa Águas de Pernambuco e o processo de concessão parcial dos serviços de distribuição de água e de captação e tratamento de esgoto.

A transição ocorre em meio a uma agenda de obras estruturantes e modelagens de concessão destinadas a ampliar a cobertura de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A expectativa do governo é preservar a continuidade técnica dos projetos e agilizar metas previstas para os próximos meses.

Michelle chama Lula de ‘pinguço’ e diz que Bolsonaro vai voltar à presidência

A ex-primeira dama e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “pinguço” em um discurso no Rio Grande do Norte e disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai voltar à Presidência, apesar de estar em prisão domiciliar e inelegível.

Michelle participou do encerramento de um seminário do PL em Natal, neste sábado, 16, e foi apresentada como uma das estrelas do evento, fazendo o último discurso, ao lado de lideranças do partido, como o presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, e o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).

O PL tenta ampliar o espaço no Nordeste, historicamente mais simpático a Lula, para eleger mais parlamentares, governadores e angariar votos para uma candidatura presidencial que ainda não está definida. Michelle é apontada como uma possível candidata, na ausência de Bolsonaro na eleição, mas evita se colocar como postulante ao cargo.

Há duas semanas, uma pesquisa da AtlasIntel/Bloomberg mostrou que Lula tem 48,5% das intenções de voto para a Presidência em 2026, em um cenário com Michelle como candidata, que aparece com 29,7%. No discurso, ela direcionou as críticas ao governo Lula, classificando a gestão petista como uma “união de criminosos, de corruptos, para destruir a nossa nação.”

“Um homem que corta um BPC, um homem que tira comida do prato, um homem que por maldade para o fornecimento de água para depois dizer: Deus é tão bom que deixou o povo do Nordeste sem água para me trazer como salvador para trazer água para o povo”, disse a ex-primeira-dama. “Mentirosos, cachaceiro, pinguço, irresponsável. É isso que ele é.”

Ao falar do BPC (Benefício de Prestação Continuada), Michelle fez referência ao projeto do governo Lula que limitava o acesso ao benefício, pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. O Congresso afrouxou o projeto. Enquanto Michelle discursava, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília.

Neste sábado, 16, ele saiu de cada para realizar exames médicos em um hospital na capital federal. “Meu marido gostaria de estar aqui, não pode, por estar em prisão domiciliar o que nos entristece muito. Eu falo que ele foi tirado da tomada”, afirmou Michelle. “Para a presidência tem nome e sobrenome: é Jair Messias Bolsonaro. Ele vai voltar, ele vai voltar. A justiça vai ser feita.”

Estadão Conteúdo

Jarbas Filho registra chapa para disputar presidência do MDB, com apoio e articulação de Jarbas Vasconcelos

Candidato à presidência do MDB em Pernambuco, Jarbas Filho conta com o apoio do pai, Jarbas Vasconcelos, ex-senador, ex-governador e fundador do partido

O deputado estadual Jarbas Filho registrou, nesta quarta-feira (14), a sua chapa para disputar a presidência do diretório estadual do MDB em Pernambuco. A chapa conta com o apoio do ex-governador de Pernambuco, ex-senador e fundador do partido, Jarbas Vasconcelos.

A disputa pela presidência do MDB em Pernambuco está marcada para 24 de maio, em eleição que será realizada na Câmara dos Vereadores do Recife. Jarbas Filho concorrerá com o atual presidente estadual do partido, Raul Henry.

LEIA MAIS

Miguel Coelho assume presidência do União Brasil em Pernambuco; Mendonça Filho fica com a vice

União Brasil definiu, nesta segunda-feira (10), os nomes para comandar a comissão provisória do partido em Pernambuco. Miguel Coelho, ex-prefeito de Petrolina, foi nomeado para a presidência, enquanto o deputado federal Mendonça Filho ficará com a vice-presidênciaCarlos Andrade Lima, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, é o secretário-geral da legenda em Pernambuco.

Miguel Coelho, agora presidente do União Brasil em Pernambuco, ressaltou que o partido é “um dos principais” do Brasil, além de destacar que a decisão pela nova diretoria tranquiliza os filiados e inicia uma nova fase para a legenda a nível estadual.

“O União Brasil é um dos principais partidos de nosso país. Pernambuco, por toda sua importância socioeconômica e sua história política, é estratégico para o crescimento partidário, a busca de novos quadros políticos e de projetos tanto para o Brasil, quanto para Pernambuco. Com essa decisão, tranquilizamos todos os filiados e iniciamos uma nova fase. Agora é um momento de conversar, unir as lideranças e trabalhar para elaborar uma agenda de compromissos e objetivos para o partido, mas, principalmente, para o nosso estado”, afirmou.

LEIA MAIS

Mesmo na UTI, presidente Lula não passará cargo a Alckmin

Mesmo internado após uma cirurgia de emergência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não passará o exercício do cargo a seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), informou a assessoria do Planalto, na tarde desta terça-feira (10/12).
O presidente está consciente e se recupera bem após ser submetido a uma craniotomia, no hospital Sírio-Libanês na capital paulista. No entanto, não há qualquer gabinete presencial montado no local.

Lula ficará em observação nos próximos dias e permanecerá na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) por 48 horas. De acordo com o cardiologista Roberto Kalil Filho, que acompanha o presidente, Lula está estável e já acordado. Além disso, poderá ter alta na próxima semana. As funções neurológicas foram preservadas e ele não terá sequelas.

União Brasil quer lançar candidatura de Caiado à Presidência na Bahia

O União Brasil pretende lançar Ronaldo Caiado para a disputa da Presidência da República em 2026 durante um grande evento na Bahia em 2025.

De acordo com a coluna do jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o governador de Goiás é visto com bastante prestígio dentro do partido e a tendência é que se aproveite a ocasião na qual Caiado receberá o título honorífico de cidadão baiano, na Assembleia Legislativa da Bahia.

A tendência é que, em busca de amplificar a entrada do nome de Caiado em diversas regiões do Brasil, o pré-candidato faça uma turnê pelos estados do país, começando por aqueles da região Nordeste.Antes de governar Goiás, Caiado foi deputado federal entre 1990 e 2014. Em 2015, assumiu uma cadeira no Senado Federal, onde ficou até 2019, quando tomou posse em seu primeiro mandato como governador do estado. O goiano chegou a se candidatar a presidente da República em 1989.

A Tarde

Ciro Gomes diz que, se perder a eleição 2022, não irá mais concorrer à Presidência

(Foto: Arquivo)

Candidato à Presidência pelo PDT, o ex-ministro Ciro Gomes afirmou, nesta sexta-feira (29), que caso não vença a eleição, esta será sua última campanha. Na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (28), Ciro Gomes aparece com com 8% das intenções de voto.

Esta é a razão pela qual eu, pela quarta vez, tento ser presidente do Brasil. Claro que, desta vez, chega […] porque, se eu não ganho agora, vou botar minha viola no saco, porque eu virei o bicho falante, o chato, o destemperado“, disse ao falar sobre o modelo econômico brasileiro, durante participação na 74 ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Brasília.

LEIA MAIS

Saiba quem é Daniella Marques, assessora próxima a Guedes e nova presidente da Caixa

Daniella Marques assume a Caixa Econômica Federal para substituir Pedro Guimarães, após denúncias de assédio sexual feitas por servidoras do banco público

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, há pouco, a nomeação de Daniella Marques para o cargo de presidente da Caixa Econômica Federal. Ela assume o cargo após a demissão de Pedro Guimarães, alvo de denúncia de assédio sexual de funcionárias da instituição financeira.

Próxima do ministro da Economia, Paulo Guedes, Daniella Marques tem acesso direto ao ministro e goza de prestígio dentro do governo. Ela foi chamada para discursar, por exemplo, em um evento do dia das Mulheres, no Palácio do Planalto, em março deste ano. Marques estava ao lado das então ministras Flávia Arruda, Tereza Cristina e Damares Alves, além da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Por colegas da Esplanada dos Ministérios, é considerada boa negociadora nas tratativas com o Congresso Nacional. A nova presidente da Caixa atuou por anos no mercado financeiro, na área de gestão independente de fundos de investimentos, acompanhado o ministro Guedes. Foi sócia dele na Bozano Investimentos, onde atuou como Diretora de Compliance e Operações e Financeiras (COO e CFO).

Ela ainda tem formação de administradora de Empresas pela PUC/RJ com MBA em Finanças pelo Ibmec. Também foi diretora-executiva da Oren Investimentos; na Mercatto Investimentos, diretora de Risco e Compliance, Sócia e Gestora de Renda Variável.

Antes da nomeação, Marques estava na Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, cargo que assumiu em fevereiro deste ano.

Ela entrou no governo Bolsonaro no início, como chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do ministro Paulo Guedes, em janeiro de 2019, em equipe que na época era considerada o “dream team” da economia. Grande parte já deixou o governo. De acordo com o blog da Ana Flor, pesou na escolha de Marques também a necessidade de o governo tentar melhorar sua imagem com o eleitorado feminino, especialmente após as denúncias de assédio na Caixa.

Pedro Guimarães renuncia à Presidência da Caixa

Alvo de denúncias de assédio sexual, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, entregou, hoje, ao presidente Jair Bolsonaro uma carta de demissão. Na carta, Guimarães nega as acusações de várias funcionárias da Caixa que apontaram situações de assédio. O caso é investigado pelo Ministério Público Federal. O Ministério Público do Trabalho também vai apurar.

“As acusações noticiadas não são verdadeiras! Repito: as acusações não são verdadeiras e não refletem a minha postura profissional e nem pessoal. Tenho a plena certeza de que estas acusações não se sustentarão ao passar por uma avaliação técnica e isenta”, escreveu Pedro Guimarães.

Na carta, o presidente da Caixa se diz alvo de “rancor político em um ano eleitoral”. Segundo ele, o objetivo da demissão é “não prejudicar a instituição ou o governo”.

“Não posso prejudicar a instituição ou o governo sendo um alvo para o rancor político em um ano eleitoral. Se foi o propósito de colaborar que me fez aceitar o honroso desafio de presidir com integridade absoluta a CAIXA, é com o mesmo propósito de colaboração que tenho de me afastar neste momento para não esmorecer o acervo de realizações que não pertence a mim pessoalmente, pertence a toda a equipe que valorosamente pertence à CAIXA e também ao apoio de todos as horas que sempre recebi do Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro”, escreveu.

Pedro Guimarães estava no cargo desde o início do governo. Ele é considerado um dos principais colaboradores de Bolsonaro e fez várias aparições durante as transmissões ao vivo semanais que o presidente faz por redes sociais. Confira a seguir a íntegra da carta:

À população brasileira e, em especial, aos colaboradores e clientes da CAIXA:

A partir de uma avalanche de notícias e informações equivocadas, minha esposa, meus dois filhos, meu casamento de 18 anos e eu fomos atingidos por diversas acusações feitas antes que se possa contrapor um mínimo de argumentos de defesa. É uma situação cruel, injusta, desigual e que será corrigida na hora certa com a força da verdade.

Foi indicada a existência de um inquérito sigiloso instaurado no Ministério Público Federal, objetivando apurar denúncias de casos de assédio sexual, no qual eu seria supostamente investigado. Diante do conteúdo das acusações pessoais, graves e que atingem diretamente a minha imagem, além da de minha família, venho a público me manifestar.

Ao longo dos últimos anos, desde a assunção da Presidência da CAIXA, tenho me dedicado ao desenvolvimento de um trabalho de gestão que prima pela garantia da igualdade de gêneros, tendo como um de seus principais pilares o reconhecimento da relevância da liderança feminina em todos os níveis da empresa, buscando o desenvolvimento de relações respeitosas no ambiente de trabalho e por meio de meritocracia.

Como resultados diretos, além das muitas premiações recebidas, a CAIXA foi certificada na 6ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), além também de ter recebido o selo de Melhor Empresa para Trabalhar em 2021 – Great Place To Work®, por exigir de seus agentes e colaboradores, em todos os níveis, a observância dos pilares Credibilidade, Respeito, Imparcialidade e Orgulho.

Essas são apenas algumas das importantes conquistas realizadas nesse trabalho, sempre pautado pela visão do respeito, da igualdade, da regularidade e da meritocracia, buscando oferecer o melhor resultado para a sociedade brasileira em todas as nossas atividades.

Na atuação como Presidente da CAIXA, sempre me empenhei no combate a toda forma de assédio, repelindo toda e qualquer forma de violência, em quaisquer de suas possíveis configurações. A ascensão profissional sempre decorre, em minha forma de ver, da capacidade e do merecimento, e nunca como qualquer possibilidade de troca de favores ou de pagamento por qualquer vantagem que possa ser oferecida.

As acusações noticiadas não são verdadeiras! Repito: as acusações não são verdadeiras e não refletem a minha postura profissional e nem pessoal. Tenho a plena certeza de que estas acusações não se sustentarão ao passar por uma avaliação técnica e isenta.

Todavia, não posso prejudicar a instituição ou o governo sendo um alvo para o rancor político em um ano eleitoral. Se foi o propósito de colaborar que me fez aceitar o honroso desafio de presidir com integridade absoluta a CAIXA, é com o mesmo propósito de colaboração que tenho de me afastar neste momento para não esmorecer o acervo de realizações que não pertence a mim pessoalmente, pertence a toda a equipe que valorosamente pertence à CAIXA e também ao apoio de todos as horas que sempre recebi do Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Junto-me à minha família para me defender das perversidades lançadas contra mim, com o coração tranquilo daqueles que não temem o que não fizeram.

Por fim, registro a minha confiança de que a verdade prevalecerá.

Pedro Guimarães

João Doria desiste de disputar a Presidência da República nas eleições de 2022

Pressionado por partidos da terceira via, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) desistiu de disputar a Presidência da República nas eleições de 2022.

Com embates dentro do próprio partido, Doria fez um pronunciamento no início da tarde desta segunda-feira (23) e confirmou que está fora da disputa presidencial.

Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou o nome da cúpula do PSDB. Aceito essa realidade com a cabeça erguida“, disse Doria. “O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve“, completou.

LEIA MAIS
123