Justiça encerra disputa milionária e abre caminho para regularização fundiária no Projeto Bebedouro

Decisão definitiva beneficia mais de 100 famílias, libera propriedades rurais e abre caminho para acesso ao crédito e regularização fundiária

Uma decisão definitiva do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está sendo comemorada por produtores rurais do Projeto de Irrigação de Bebedouro, em Petrolina. Após anos de disputa judicial, foi anulada uma dívida de aproximadamente R$ 12,5 milhões que recaía sobre a Cooperativa Agrícola Mista do Projeto de Irrigação do Bebedouro (CAMPIB) e atingia diretamente mais de 100 famílias da região.

Durante entrevista à Rádio Rural FM, os advogados responsáveis pela ação explicaram que a dívida teve origem em financiamentos contratados entre os anos de 1989 e 1991. Em 2007, houve uma renegociação promovida pelo Banco do Nordeste, mas a Justiça concluiu que o procedimento foi realizado de forma irregular.

LEIA MAIS

Agricultores do Projeto Bebedouro celebram decisão da Justiça que anulou dívida de R$ 12,5 milhões junto ao Banco do Nordeste

Agricultores familiares do Projeto de Irrigação de Bebedouro, em Petrolina, participaram nesta terça-feira (2) de uma assembleia promovida pela Cooperativa Agrícola Mista do Projeto de Irrigação do Bebedouro (CAMPIB) para conhecer os efeitos da decisão definitiva da Justiça que anulou uma dívida de aproximadamente R$ 12,5 milhões cobrada pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O encontro marcou oficialmente a comunicação do resultado judicial favorável aos cooperativados, após decisão da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que reconheceu irregularidades graves nos documentos utilizados para fundamentar a cobrança. A atuação jurídica no processo foi conduzida pelo escritório Barros, Carvalho e Mororó Advocacia.

LEIA MAIS

Fraudes no Pronaf em Ouricuri desviaram R$ 1,9 milhão, aponta Justiça Federal

Esquema utilizava documentos falsos para liberar financiamentos rurais

A Justiça Federal condenou integrantes de um esquema de fraudes em financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que provocou prejuízo superior a R$ 1,9 milhão aos cofres públicos. As irregularidades ocorreram entre os anos de 2010 e 2012 na agência do Banco do Nordeste (BNB) de Ouricuri, no Sertão do Araripe pernambucano.

A sentença foi proferida no último dia 26 de maio pelo juiz federal substituto Bruno Rodolfo de Oliveira Melo, da 27ª Vara Federal de Pernambuco.

LEIA MAIS

Ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara assume presidência do Banco do Nordeste

O economista Paulo Câmara tomou posse nesta terça-feira (10) como presidente do Banco do Nordeste. A cerimônia foi realizada na sede da instituição, em Fortaleza, reunindo autoridades, representantes do setor produtivo e dirigentes do banco.

Durante o evento, o novo presidente destacou a importância estratégica do Banco do Nordeste para o desenvolvimento econômico da região. Segundo ele, a instituição continuará atuando de forma decisiva na ampliação do crédito e no incentivo aos setores produtivos, com atenção especial aos micro e pequenos empreendedores.

Paulo Câmara também agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela confiança na indicação para o cargo e ressaltou que a missão do banco é contribuir para a geração de oportunidades e o fortalecimento da economia nordestina.

“O Banco do Nordeste está presente em todos os grandes projetos estruturadores da região e tem papel estratégico no apoio aos pequenos negócios, à agricultura familiar e na promoção da inclusão financeira”, afirmou.

Ao final da cerimônia, o presidente do BNB lembrou os resultados alcançados pela instituição no último ano e demonstrou otimismo para o futuro. De acordo com ele, o banco teve um desempenho expressivo em 2025, ampliando o volume de crédito e fortalecendo sua presença junto aos setores produtivos.

A expectativa, segundo Paulo Câmara, é que 2026 seja ainda mais promissor, com a ampliação das ações do banco e maior apoio ao desenvolvimento econômico do Nordeste e das demais áreas atendidas pela instituição.

Ex-governador Paulo Câmara deixa o comando do Banco do Nordeste

 

O ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara deixou o comando do Banco do Nordeste (BNB). A decisão foi comunicada em reunião do Conselho de Administração do banco, ontem. No seu lugar, assume o atual diretor Financeiro e de Crédito da instituição, Wanger Antônio de Alencar Rocha, como presidente interino e conselheiro de Administração do banco. Na fase de transição, o gestor vai acumular as funções.

Em pronunciamento nas redes sociais, Paulo Câmara afirmou que deixa o comando do banco com convicção de que cumpriu “à risca a determinação do presidente Lula de fazer o banco crescer”. O gestor apresentou números de aumento de contratações da instituição – que, segundo ele, devem chegar perto de R$ 70 milhões este ano, e de equilíbrio financeiro.

LEIA MAIS

Concurso para analista bancário do Banco do Nordeste tem mais de 400 mil inscritos

O Banco do Nordeste (BNB) encerrou o balanço de inscrições do concurso público para analista bancário de nível médio. Estão sendo oferecidas 410 vagas para convocação imediata e mais 300 para cadastro de reserva. Em apenas 40 dias, houve mais de 418 mil inscritos.

As provas estão previstas para aplicação no dia 28 de abril pela Fundação Cesgranrio em toda a área de atuação do Banco do Nordeste, que compreende os nove estados da região e partes de Minas Gerais e Espírito Santo.

Os aprovados devem reforçar o atendimento na rede de 293 agências, centrais de crédito e escritórios nas superintendências estaduais.

LEIA MAIS

Concurso Banco do Nordeste: inscrições para 710 vagas de nível médio terminam nesta segunda

As inscrições para o concurso público do Banco do Nordeste terminam nesta segunda-feira (11), às 23h59. Elas devem ser feitas pelo site da Cesgranrio, a banca responsável pelo processo seletivo.

O concurso oferece 710 vagas para o cargo de analista bancário, sendo 410 para início imediato e 300 para formação de cadastro reserva. O salário inicial é de R$ 3.788,16, além de benefícios como auxílio-refeição e auxílio-creche. A jornada de trabalho será de seis horas diárias.

LEIA MAIS

Concurso Banco do Nordeste: provas serão aplicadas em Petrolina e mais três cidades de Pernambuco

As inscrições para o concurso do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) foram prorrogadas até as 16h do dia 11 de março. O processo seletivo vai preencher 410 vagas imediatas, de nível médio, e há diversas cidades no interior de Pernambuco que oferecem oportunidades.

Em Pernambuco, as provas objetivas, assim como a avaliação para as pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação para as que se autodeclararem negras, serão aplicadas no Recife, em Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

LEIA MAIS

Ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara comandará Banco do Nordeste

(Foto: Segov)

Paulo Câmara, ex-governador de Pernambuco, foi noemado para comandar o Banco do Nordeste. A decisão veio nesta quarta-feira (29), após deliberação do Conselho de Administração da entidade. Ele substitui José Gomes da Costa.

Graduado em Ciências Econômicas, Câmara tem pós- graduação em contabilidade e controladoria governamental e mestrado em gestão pública para o desenvolvimento do Nordeste, todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

LEIA MAIS

Paulo Câmara deve ser confirmado no Banco do Nordeste nesta terça-feira

O ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) tem uma reunião com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (7). O encontro está marcado para 16h, em Brasília (DF) e deve definir a nomeação de Câmara para a chefia do Banco do Nordeste.

Câmara entra na cota pessoal de indicações de Lula para o governo. Além dele o governo federal deverá nomear outra pernambucana para o segundo escalão. Marília Arraes (SD) possivelmente ficará com o comando da Sudene, na cota que pertence ao seu partido.

Paulo Câmara é favorito para comandar Banco do Nordeste

O ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) é cotado para assumir o comando do Banco do Nordeste. A indicação teria partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como cota pessoal do chefe do Executivo nacional.

A informação é do jornal Valor Econômico. Câmara integrou a equipe de transição do governo Lula. A indicação, contudo, depende de alteração da Lei das Estatais, que deve ser votada em fevereiro, no início dos trabalhos do Legislativo.

A atual lei determina que o ex-gestor, que era dirigente do PSB até pouco tempo, precisaria cumprir um período de afastamento da função partidária.

Casanovenses agora têm acesso fácil e rápido ao Crediamigo do Banco do Nordeste

Wilker do Posto, prefeito de Casa Nova.

Graças a esforços do prefeito Wilker do Posto e do deputado estadual Tum, os casanovenses agora terão acesso fácil e rápido a linha de crédito chamada de Crediamigo do Banco do Nordeste. Através de uma parceria com o banco estatal, as lideranças levaram para Casa Nova uma Agência para disponibilizar o benefício para os empreendedores. Até pouco tempo atrás as pessoas que precisavam de um atendimento para empréstimos tinham que ir até Juazeiro, 70 km de distância, para realizar a operação.

O evento de inauguração aconteceu na última quinta (22), com as presenças do o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, chefes de departamentos da instituição bancária e autoridades do município. O Crediamigo é um incentivo ao microcrédito para empreendedores.

Na Unidade, os munícipes terão a oportunidade, com rapidez e sem burocracia, de um crédito especial e de renegociação de dívidas digitais possibilitando a movimentação da economia de Casa Nova. Facilitar o acesso a crédito e estimular a economia da Região é a principal função do Crediamigo, o maior programa de microcrédito produtivo e orientado da América Latina, criado pelo Banco do Nordeste em 1998.

No momento da inauguração da unidade do Crediamigo na sede de Casa Nova, o prefeito Wilker do Posto estava cumprindo a agenda de visitas nos Distritos de Pau a Pique e Bem Bom para acompanhar as vacinações de perto, bem como fiscalizar o andamento das obras em andamento nas localidades.

Juazeiro: Após solicitação do Sindicato superintendência autoriza bancários trabalharem em Home Office

Após seis funcionários do Banco Nordeste testarem positivo para Covid-19 e o Sindicato dos Bancários de Juazeiro pedir o fechamento  da agência com urgência, a superintendência da instituição informou que foi autorizado os funcionários do banco trabalharem no sistema Home Office.

A gerência também informou  que foi realizada a desinfecção de toda a agência. Além disso, o quadro de funcionários será substituído para que os atendimentos continuem sendo realizados na próxima semana.

“Foi um avanço muito grande e só conseguimos depois da grande pressão que foi feita, estamos felizes e foi uma vitória em termo de preservação da vida dos trabalhadores”, comemorou o Presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação.

Juazeiro: sindicato pede o fechamento da agência do Banco do Nordeste após funcionários testarem positivo para Covid-19

O Sindicato dos Bancários de Juazeiro emitiu um comunicado informando que seis pessoas estão infectadas com o coronavírus na agência do Banco do Nordeste, que continua atendendo normalmente à população de Juazeiro (BA). As contaminações foram confirmadas desde a semana passada, quando dois funcionários testaram positivo para Covid-19. Ontem (02), mais quatro foram confirmados com a doença.

“Cobramos do banco a responsabilidade para conter o avanço do coronavírus dentro da agência. Estamos preocupados com a saúde dos clientes e demais funcionários. O banco do Nordeste está agindo de forma irresponsável arriscando a vida dos servidores e da população. É inaceitável que o atendimento ao público continue normalmente”, disse o Presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação.

LEIA MAIS
123