Lula pode desistir da reeleição? Bastidores apontam cenários e abrem debate sobre sucessão

Nos bastidores de Brasília, um tema começa a ganhar força e movimentar o cenário político nacional: a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não disputar a reeleição em 2026.

De acordo com análises publicadas na coluna de bastidores do Metrópoles, assinada por Diana de Batatins, a decisão do presidente não estaria completamente consolidada e dependeria, principalmente, do cenário político e econômico nos próximos meses.

LEIA MAIS

Neymar pensou em desistir do futebol, revela pai do jogador

Focado em garantir uma vaga entre os convocados para a Seleção Brasileira que vai disputar a Copa do Mundo dos Estados Unidos (em conjunto com Canadá e México), entre junho e julho, Neymar Júnior pensou em desistir do futebol no final de 2025, após sofrer uma nova lesão. A revelação foi feita pelo pai do jogador, conhecido como ‘Neymar Pai’, durante entrevista para um canal no YouTube, em um jantar promovido por ele. De acordo com o empresário, Neymar, que lesionou o menisco do joelho esquerdo, ficou emocionalmente abalado com o diagnóstico.

“Quando eu chego em casa, vou para a casa do meu filho e digo: ‘Filho, e aí, como é que tá?’ Ele vira para mim e fala: ‘Não aguento mais, cara. Vamos operar. Pai, nem sei se vale a pena operar. Por mim, já deu’. A hora que ele fala isso para mim eu viro e falo para ele: ‘Já deu, cara? Então pra que operar? Ah, opera isso aí, a gente para e ano que vem a gente pensa o que vai fazer’. Aí, eu falei: ‘Filho, se você quiser operar para a gente focar na sua recuperação e você ficar bem, eu estou com você'”, revelou o pai do jogador.

Neymar sonha com hexa
Em outubro, antes da última lesão, em participação no programa Altas Horas, da Globo, Neymar reforçou o sonho de ajudar o Brasil a conquistar o hexa em julho. O jogador disse estar “tentando ficar 100%” para que que o técnico Carlo Ancelotti conte com ele na competição. “Olha, eu espero que sim (ir para a Copa). Estou treinando, me recuperando bem, tentando ficar 100% fisicamente para poder ajudar o Brasil a voltar a ganhar a Copa do Mundo”, afirmou o atleta do Santos.

A Tarde

Flávio Bolsonaro diz que pode desistir da candidatura: “existe um preço”

O senador Flávio Bolsonaro (PL) revelou, na manhã deste domingo (07), que pode não levar sua candidatura à presidência da República “até o fim”, e que a desistência tem um “preço”. O filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se lançou pré-candidato na última quinta-feira (4), com o aval de seu pai, que está preso e inelegível.

“Olha, tem uma possibilidade de eu não ir até o fim. Eu tenho preço para não ir até o fim. Vou negociar”, declarou o senador a jornalistas após participar de um culto em Brasília. Flávio foi questionado se o “preço” estaria relacionado com a aprovação da anistia aos condenados por atos golpistas no Congresso Nacional. “Está quente”, respondeu.

O senador afirmou que deve se reunir em breve com líderes políticos da direita e do centrão para debater a anistia, à exemplo de Valdemar Costa Neto (PL), Antônio Rueda (União Brasil) e Marcos Pereira (Republicanos). Ele também reforçou que foi escolhido como sucessor de Jair Bolsonaro após conversar com o ex-presidente, mas que já vinha sendo sondado “há bastante tempo”.

Diario de Pernambuco

Ala do centrão vê possibilidade de Flávio Bolsonaro desistir de candidatura

Dirigentes e líderes de partidos do centrão veem a possibilidade do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) desistir de disputar a presidência da República em 2026. Na se sexta-feira, 5, ele anunciou que o seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o escolheu como sucessor para as eleições do ano que vem. Parte dos políticos reagiu com ceticismo à escolha do senador, classificando o anúncio como estratégia para manter a relevância política e a militância coesa agora que Bolsonaro cumpre pena em regime fechado por tentativa de golpe de Estado, além de estar inelegível desde 2023.

Segundo essa leitura, Flávio não manteria sua candidatura até o fim. O mandato do senador acaba em 2026. Além disso, a escolha a mais de seis meses do período de registro dos candidatos em 2026 poderia contribuir para a exposição do senador, suscetível a ataques dos adversários. A informação é da Folha de S. Paulo.

Preferência por Tarcísio
Mesmo após o anúncio, o centrão mantêm a preferência por Tarcísio de Freitas (Republicanos) como candidato à Presidência. Para eles, o governador de São Paulo teria mais chance de ganhar a corrida ao Palácio do Planalto. A avaliação de políticos consultados pela Folha é a de que eventual candidatura de Tarcísio poderia unir PL, PP, Republicanos, União Brasil e PSD na disputa contra a reeleição de Lula (PT), enquanto Flávio não deve conseguir costura semelhante.

Caso o filho mais velho de Bolsonaro concorra ao Palácio do Planalto, o cenário desenhado pelo centrão é de pulverização de candidatos na direita —hoje são mencionados como pré-candidatos os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Júnior (PSD-PR).

Aliados do governador dizem que ele resiste a concorrer ao Planalto num cenário de competitividade de Lula e de brigas no campo bolsonarista, principalmente no clã do ex-presidente. Ele só toparia a disputa, dizem, se houvesse uma unidade.

A Tarde

Devido à questões de saúde Jorge Garziera não disputará a Prefeitura de Lagoa Grande-PE

O candidato a prefeito do município de Lagoa Grande, Jorge Garziera, enviou nota à imprensa neste domingo, retirado sua candidatura e colocando em seu lugar, a filha Catharina Garziera. Ele explicou que sua saída se dá por questões de saúde e recomendações médicas.

A nota na íntegra diz o seguinte:

“O que escrever para meu povo? Tentei, conversei, pedi, cheguei a implorar, mas no final fui vencido pelos meus médicos. Pelo bom senso e pela vontade de querer estar ao lado de vocês muitos e muitos anos. Recomendação médica de pouco tempo de restrição? Sim! Tratamento e cuidados completamente transitórios? Sim! Mas preciso fazer isso e agora. Para tanto, não serei candidato nestas eleições, decisão difícil, mas necessária.

Para poder estar com vocês esses quatro anos firme e forte, e mais quatro anos, e mais. Catharina é minha filha, meu braço direito. Coragem e trabalho! Fico feliz por ela ter sido a escolhida por unanimidade do grupo de Vilmar para me substituir nesta corrida eleitoral. Catharina sou eu, é vocês, somos nós. Juntos, com Vilmar, Olavo, e todos vocês vão fazer o melhor governo de todos os tempos, pode confiar!

Estaremos juntos nessa caminhada. Não largarei vocês um minuto sequer. Preciso só respeitar nesse primeiro momento as recomendações médicas, médicos que foram intensamente consultados antes de tomar essa decisão, para poder continuar sonhando e realizando com vocês”.

Ascom

Vamos à luta! Estamos juntos para Lagoa Grande continuar avançando. Forte Abraço, Jorge Garziera.

João Doria desiste de disputar a Presidência da República nas eleições de 2022

Pressionado por partidos da terceira via, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) desistiu de disputar a Presidência da República nas eleições de 2022.

Com embates dentro do próprio partido, Doria fez um pronunciamento no início da tarde desta segunda-feira (23) e confirmou que está fora da disputa presidencial.

Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou o nome da cúpula do PSDB. Aceito essa realidade com a cabeça erguida“, disse Doria. “O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve“, completou.

LEIA MAIS

Assessoria nega que Lula esteja fora da disputa por doença

Gilson Machado, o ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro que ficou celebrizado por tocar sanfona em eventos com o presidente, disse no seu Twitter, hoje, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai desistir da eleição alegando “doença grave” ou “cansaço”.

“Ele não será candidato, pode ser tudo, só não é burro. Tem exata noção do mundo real e pesquisas que demonstram clara tendência de vitória do presidente Bolsonaro. A janela partidária mostrou o grau de desidratação que os partidos contra o governo sofreram”, escreveu o ex-ministro no Twitter.

Procurada pela Revista VEJA, a assessoria de Lula disse que o ex-presidente fez checkup há pouco tempo, que ele está bem de saúde e que o boletim médico emitido pelo Hospital Sírio-Libanês, onde ele fez os exames, foi tornado público.

Em post no Twitter, o ex-presidente foi na mesma linha. “Hoje eu estou um pouco baqueado pela Janssen, que eu tomei a dose de reforço ontem e estou com o braço doído. Mas fiz check-up e o médico disse para eu não dizer mais que tenho energia de 30, mas sim energia de 25 anos”, postou Lula.

Sergio Moro desiste de candidatura à Presidência “neste momento”

(Foto: Ilustração)

O ex-juiz Sergio Moro desistiu nesta quinta-feira (31) da sua pré-candidatura à Presidência da República “neste momento”. Mais cedo, ele havia assinado a ficha de filiação ao partido União Brasil.

Moro se reuniu com dirigentes da sigla em um hotel na capital paulista hoje para cravar sua decisão. A movimentação para a mudança já havia sido informada pela âncora da CNN, Daniela Lima, após uma reunião entre Moro e Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil.

O União Brasil, partido que foi originado da fusão do PSL com o DEM, mantém diálogos com o PSDB, de João Doria (pré-candidato ao Planalto) e o MDB (que tem Simone Tebet como pré-candidata) para buscar uma candidatura única alternativa ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

LEIA MAIS

Doria avisa que vai desistir de tentar Presidência

O governador de São Paulo, João Doria, avisou seu vice, Rodrigo Garcia, que pretende ficar no cargo que deixaria hoje para disputar a Presidência. A surpreendente reviravolta abriu uma crise no PSDB, partido ao qual ambos são filiados.

A reunião entre ambos os políticos ocorreu por volta das 17h de ontem, no Palácio dos Bandeirantes. A partir daí, uma romaria de aliados de Doria se formou à sede do governo paulista para tentar entender o movimento.

LEIA MAIS

Julio Lossio pode ser o segundo pré-candidato a desistir de enfrentar Miguel Coelho em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Pré-candidato com maior índice de rejeição na cidade (22.2%) de acordo com a última pesquisa do instituto Opinião, divulgada em outubro do ano passado, o ex-prefeito Julio Lossio (PSD) tem dando sinais que realmente poderá desistir de disputar o próximo pleito em Petrolina. Essa possibilidade vem sendo cogitada deste o dia 24 de julho, quando o governador Paulo Câmara (PSB) esteve na cidade inaugurando o Hospital de Campanha. No dia anterior, o chefe do Executivo Estadual já tinha tomado uma decisão que mudou o jogo político por aqui, convidou o deputado Lucas Ramos (PSB) para assumir uma secretaria no Estado, tirando-o do páreo na disputa pela Prefeitura.

Com a desistência de Lucas e a confirmação da pré-candidatura a prefeita de Marília Arraes (PT) no Recife, caiu então no colo de Lossio a possibilidade de apoio do Palácio do Campo das Princesas, tanto que uma reunião foi marcada e realizada no Recife. Mas, segundo fontes próximas ao governador, uma declaração do ex-prefeito, naquele mesmo dia, teria desagradado Câmara. Ao falar a imprensa ele disse que, caso sua esposa e candidata a deputada estadual em 2018, Andrea Lóssio estivesse disposta a concorrer à Prefeitura, ele abriria mão de sua candidatura. “É um nome que se a gente conseguisse convencê-la, eu abriria mão dessa minha possibilidade para que ela pudesse disputar essa eleição. Se ela quisesse, eu não teria nenhuma dificuldade de abrir mão e apoiá-la de corpo e alma“, afirmou.

Ontem, por coincidência ou não, diversos blogs da cidade e até mesmo do Recife, chegaram afirmar que Lossio estaria mesmo disposto a abrir mão da disputa e que o candidato do PSD poderia ser seu filho Julinho ou sua esposa Andrea Lossio.

De acordo com as informações especuladas, médicos de São Paulo que acompanharam Júlio Lóssio na sua ultima intervenção cirúrgica, desaconselharam a sua participação em campanha de rua, pelo risco de exposição ao coronavírus.

Questionado sobre o assunto pela Rádio Jornal, Julio Lossio informou apenas que só vai comunicar sua decisão de fato no dia do seu aniversário, 22 de agosto (próximo sábado).

“Até o dia 22 de agosto eu tomarei uma decisão interna consultando os amigos, mas, sobretudo, conversando com duas pessoas que me ajudaram muito nas últimas eleições que é Julinho, Julio Filho e Andrea, sempre tiveram participação ativa e vão me ajudar nesta decisão“, ratificou.

Ao programa Repercutindo, apresentado por Daniel Campos e Marco Aurélio, ele disse que vai participar da eleição seja “como técnico, como jogador, como ponta, como centravante”.

“Nós vamos estar participando do processo eleitoral porque essa é nossa obrigação, nós temos hoje pré-candidatos a vereador PSD, nós temos hoje o PDT que está aliado com a gente, estamos conversando com outras legendas, estamos conversando também com outros pré-candidatos”, comentou.

Mais Médicos: 15% dos brasileiros que entraram após saída de cubanos desistiram

15% dos médicos brasileiros que se inscreveram e foram aprovados no Mais Médicos, após a saída dos cubanos, desistiram de participar do programa. O levantamento foi feito pelo jornal Folha de São Paulo, indicando que ao menos 1.052 médicos que assumiram entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano já deixaram as vagas.

Ao todo, 7.120 brasileiros ingressaram nas duas primeiras rodadas de seleção abertas após o fim da participação de Cuba no Mais Médicos. Além desses, a previsão era que outros 1.397 médicos, todos brasileiros formados no exterior, iniciassem atividades até o fim da última semana.

Segundo o ministério, o tempo médio de permanência dos dois primeiros grupos de profissionais variou de uma semana a três meses. Os principais motivos relatados aos municípios para a saída foram a busca por outros locais de trabalho e por cursos de especialização e de residência médica.

As primeiras desistências, diz, ocorreram ainda na época de inscrições, o que acabou por prorrogar o processo. Dados do Ministério da Saúde apontam que o perfil de cidades onde ocorreram as primeiras desistências varia. Município com 20% ou mais da população em extrema pobreza contabilizaram 324 desistências, 31% do total. Em seguida estão capitais e regiões metropolitanas somam 209 desistências, ou 20%. (Com informações da Folha de São Paulo).

Ruy Wanderley confirma desistência de candidatura a deputado estadual

Vereador disse que decisão foi pensada por ele, sem interferências políticas (Foto: Blog Waldiney Passos)

No retorno à Casa Plínio Amorim depois do recesso de julho, o vereador Ruy Wanderley (PSC) confirmou sua desistência das eleições 2018. No início do ano o edil era cotado para ser um dos nomes no grupo do prefeito Miguel Coelho a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

LEIA TAMBÉM:

Líder da situação, Aero Cruz afirma que relatório responsável por identificar rombo no IGEPREV será apresentado aos vereadores

Vereador Gilmar Santos volta a cobrar do Executivo mais valorização para artistas locais

Fala de cantor no FIG ainda repercute na Câmara de Vereadores de Petrolina

Mas no decorrer do primeiro semestre o cenário foi se modificando e Ruy que era líder da situação deixou o posto, que hoje é ocupado por Aero Cruz (PSB). Utilizando a Tribuna, Ruy confirmou sua decisão. O anúncio já era esperado, tendo em vista que desde as primeiras horas na sessão de hoje (7) corriam nos bastidores que o vereador faria um pronunciamento oficial na sessão.

LEIA MAIS

Empresário das lojas Riachuelo desiste de pré-candidatura nacional

(José Aldenir/Agora Imagens)

O PRB anunciou na tarde dessa sexta-feira (13) a retirada da pré-candidatura a presidente da República do empresário Flávio Rocha, executivo do grupo Guararapes, que controla a rede de lojas Riachuelo. O nome de Flávio foi lançado pela sigla em 23 de março desse ano.

Flávio Rocha assinou a nota emitida pelo partido que argumenta ser necessária a união das “forças de centro” em um “único projeto”. Sem a pré-candidatura, o PRB destaca a necessidade de dialogar pela melhor proposta nacional. Confira a seguir a nota:

LEIA MAIS

Joaquim Barbosa confirma desistência de pré-candidatura à Presidência

Cotado pelo PSB para ser pré-candidato à Presidência da República, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa confirmou sua desistência das eleições. O comunicado foi feito pelo próprio Barbosa em uma rede social.

(Foto: Reproduação/Twitter)

Na publicação feita nessa terça-feira (8), Barbosa afirmou que foi uma decisão “estritamente pessoal”. O ex-ministro começou a ganhar força nas pesquisas eleitorais e atraiu a atenção do PSB.

Sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa, Barbosa foi o terceiro nome preferido pelos eleitores em uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, ficando atrás apenas de Jair Bolsonaro e Marina Silva.

Marcelo Nilo desiste de concorrer à presidência da AL-BA

Marcelo Nilo (PSL) é o atual presidente da AL-BA, posição que ocupa há dez anos/Foto: Joa Souza

O deputado Marcelo Nilo (PSL) renunciou, na noite de ontem (31), à sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, quando tentaria disputar pela sexta vez o cargo. Com a desistência de Nilo e a retirada da candidatura de Luiz Augusto (PP), o deputado Ângelo Coronel (PSD) vai para eleição da Mesa Diretora, na tarde desta quarta (1º), como candidato único da base do governo e com o apoio da oposição.

A decisão de renunciar a mais uma eleição  pela presidência da Assembleia, o que lhe conferiria 12 anos no comando do Legislativo, foi comunicada pelo próprio Marcelo Nilo ao governador Rui Costa (PT), por volta das 20 horas desta terça, na governadoria.

No encontro, do qual participaram o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, e o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap), Nestor Duarte, que é do mesmo partido de Nilo, o ainda presidente da Assembleia, que começou a corrida como favorito, jogou a toalha.

Sem o apoio da oposição,  das duas outras candidaturas da base que se uniram contra ele e o refugo de aliados que lhe haviam declarado apoio, como o PCdoB e o  seu próprio partido, o PSL, Marcelo Nilo teve que admitir que chegava ao fim do processo sem os votos necessários para a conquista do sexto mandato na Casa.

Em nota divulgada à imprensa, Marcelo Nilo disse que deixava a presidência da Assembleia sem “uma mácula” e que não encara a saída do honroso cargo como um “retorno à planície”.

Nilo, que chegou a ser convidado pelo governador a ocupar uma secretaria, avisou que cumprirá seu mandato de deputado estadual. “Com a cabeça erguida darei prosseguimento ao mandato que me confiaram 150 mil baianos”. Ao sucessor, com quem trocou duras farpas nos últimos dias, desejou “mandato profícuo”.

Por volta das 22 horas, o governador Rui Costa postou, na sua página do Face book, que havia parabenizado o deputado Ângelo Coronel. “Aproveitei para desejar tranquilidade e sabedoria para manter a base aliada unida ao assumir a presidência da Assembleia Legislativa”.

Rui também fez questão de cumprimentar o deputado Marcelo Nilo “pelo posicionamento firme e corajoso de renunciar em nome da unidade política”. O governador disse, ainda, que “a gestão eficiente do atual presidente merece nosso reconhecimento”.

12