Presidente do PT confirma Lula como candidato à reeleição

Confirmação ocorre após declaração do próprio petista sobre possível disputa

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, afirmou nesta quinta-feira (9) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será candidato à reeleição. A declaração ocorre um dia após o próprio chefe do Executivo dizer que “dificilmente” deixará de disputar o pleito, embora tenha evitado confirmação formal antes da convenção partidária prevista para julho.

Segundo Edinho, a postura de Lula demonstra respeito aos ritos internos da legenda. “Ele fez uma fala de quem valoriza a convenção partidária. Ele pensa que a convenção tem que decidir, mas claro que o presidente Lula é candidato”, afirmou o dirigente após jantar com empresários promovido pelo grupo Grupo Esfera, em São Paulo.

O líder petista destacou ainda que Lula segue como a principal referência política do país, especialmente diante do atual cenário internacional.

LEIA MAIS

Diego Serra confirma pré-candidatura de Anderson Ferreira ao Senado e aposta no crescimento da direita em Pernambuco

Durante entrevista concedida |ao nosso blog na Câmara Municipal, o vereador de Petrolina Diego Serra (PL) confirmou que o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) , é pré-candidato ao Senado Federal nas eleições de 2026. Segundo o parlamentar, a candidatura já conta com o aval de importantes lideranças nacionais do Partido Liberal.

De acordo com Diego Serra, a pré-candidatura de Anderson Ferreira foi consolidada com o apoio do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, além do senador Flávio Bolsonaro. O vereador destacou que o nome de Anderson chega fortalecido após a última disputa pelo Governo de Pernambuco, quando obteve uma votação expressiva.

Na avaliação do parlamentar, o cenário eleitoral no estado tende a favorecer candidaturas alinhadas à direita. Ele ressaltou que, nas eleições anteriores, o ex-presidente Jair Bolsonaro alcançou cerca de 30% dos votos em Pernambuco, percentual que, segundo ele, demonstra potencial eleitoral suficiente para garantir uma vaga no Senado.

Diego Serra também afirmou que a fragmentação de candidaturas no campo da esquerda pode influenciar diretamente no resultado das eleições, abrindo espaço para o avanço de nomes da direita e centro-direita no estado. Para ele, Anderson Ferreira reúne experiência administrativa e conhecimento das diferentes regiões de Pernambuco, fatores que considera importantes para a disputa.

O vereador ainda avaliou que, mesmo diante de desafios políticos no estado, a pré-candidatura deve ganhar força ao longo do processo eleitoral, especialmente com o fortalecimento do grupo político ao qual Anderson Ferreira está vinculado.

‘Ainda não decidi se serei candidato’, diz Lula sobre reeleição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (8) que ainda não tomou uma decisão definitiva sobre disputar a reeleição.

Segundo, em entrevista ao canal ICL Notícias, Lula disse que a eventual candidatura dependerá da construção de um novo programa de governo e de uma articulação política mais ampla.

“Eu não decidi se serei candidato ainda. Vai ter uma convenção em junho e eu, para decidir ser candidato, vou ter que apresentar um programa, vou ter que apresentar uma coisa nova para esse país”, afirmou.

LEIA MAIS

Lula pode desistir da reeleição? Bastidores apontam cenários e abrem debate sobre sucessão

Nos bastidores de Brasília, um tema começa a ganhar força e movimentar o cenário político nacional: a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não disputar a reeleição em 2026.

De acordo com análises publicadas na coluna de bastidores do Metrópoles, assinada por Diana de Batatins, a decisão do presidente não estaria completamente consolidada e dependeria, principalmente, do cenário político e econômico nos próximos meses.

LEIA MAIS

Miguel Coelho diz que candidatura ao Senado “está posta e é irreversível”

Durante o café da manhã do Galo da Madrugada, realizado neste sábado (14), o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UPB), reforçou sua intenção de disputar uma vaga no Senado Federal e comentou o cenário de articulações políticas em Pernambuco. Ele abordou as negociações envolvendo a federação formada pelo Progressistas e o União Brasil, além da aproximação com o projeto político liderado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB).

A federação entre as duas siglas reúne um grupo expressivo de lideranças políticas no estado, incluindo dezenas de prefeitos e parlamentares estaduais e federais. O bloco busca ampliar sua influência no cenário eleitoral e pode desempenhar papel estratégico tanto na base da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), que deve disputar a reeleição, quanto na composição da Frente Popular, que pode ser encabeçada por João Campos. Nesse contexto, Miguel Coelho tenta viabilizar seu nome para integrar a chapa majoritária ao Senado.

“É natural que haja discussões em uma federação que envolve dois partidos grandes, como o Progressistas e o União Brasil. O que Antônio Rueda me disse é que minha candidatura está posta e é irreversível. Estou muito confiante neste trabalho, afirmou. O ex-prefeito também destacou que a construção da candidatura está inserida em um projeto político maior, voltado para ampliar a representatividade do estado no cenário nacional.

“Tenho confiança no projeto que estamos construindo há muito tempo. A candidatura ao Senado não é apenas minha, mas de uma frente política que busca representar um novo tempo, mas acima de tudo um candidato a senador que tenha protagonismo, voz e altivez para aproximar Brasília das pessoas e conseguir dinheiro e recursos para poder fazer mais postos de saúde, obras de saneamento, mais investimento na segurança, modernizar o sistema de transporte que é um caos”, complementou Coelho.

Disputa por espaço nas chapas

As negociações para a formação das chapas majoritárias em Pernambuco envolvem diferentes forças políticas e podem redefinir alianças. Além da federação entre PP e União Brasil, outras legendas também buscam espaço nas composições eleitorais. Entre elas está o Partido dos Trabalhadores (PT), que defende prioridade para a candidatura à reeleição do senador Humberto Costa como condição para um eventual apoio ao projeto liderado por João Campos. A movimentação pode reduzir o espaço para nomes da federação PP-União Brasil e ampliar a disputa interna por vagas.

Apesar das divergências, Miguel Coelho afirmou que mantém confiança no diálogo entre os partidos. “Acho natural que todos estejam dialogando. Política se faz com diálogo, não com rancor. Já deixei claro meu posicionamento, assim como o do União Brasil, e seguimos conversando com os demais partidos envolvidos. Estou confiante no trabalho e no resultado que esperamos alcançar nas eleições de outubro”, finalizou.

Diario de Pernambuco

Fernando Bezerra Coelho diz que Petrolina voltará a eleger um filho ao Senado

Durante a solenidade de posse do vereador Wenderson Batista, popularmente conhecido como Pé-de-Galo, realizada nesta segunda-feira (12) no plenário da Câmara Municipal de Petrolina, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho fez um discurso emocionado e contundente ao destacar a força política de Petrolina no cenário estadual e nacional.

Pai do ex-prefeito Miguel Coelho, Fernando Bezerra ressaltou que Petrolina tem histórico de eleger grandes nomes para cargos elevados e afirmou que, mais uma vez, a cidade deverá colocar um petrolinense no Senado Federal.

Em sua fala, o ex-senador destacou o protagonismo político da cidade e demonstrou confiança no futuro:

“Petrolina é uma cidade que já provou sua grandeza política. Aqui já saíram homens públicos preparados, que honraram Pernambuco e o Brasil. E eu não tenho dúvida de que, mais uma vez, Petrolina vai elevar um filho seu ao Senado da República.”

Fernando Bezerra fez referência direta ao nome de Miguel Coelho, apontando que o ex-prefeito reúne experiência administrativa, capacidade política e respaldo popular para disputar cargos maiores, reforçando que o Sertão tem voz ativa nas grandes decisões do país.

O discurso ocorreu em clima de forte emoção, sendo aplaudido por vereadores, lideranças políticas e convidados presentes à solenidade.

Flávio Bolsonaro diz que pode desistir da candidatura: “existe um preço”

O senador Flávio Bolsonaro (PL) revelou, na manhã deste domingo (07), que pode não levar sua candidatura à presidência da República “até o fim”, e que a desistência tem um “preço”. O filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se lançou pré-candidato na última quinta-feira (4), com o aval de seu pai, que está preso e inelegível.

“Olha, tem uma possibilidade de eu não ir até o fim. Eu tenho preço para não ir até o fim. Vou negociar”, declarou o senador a jornalistas após participar de um culto em Brasília. Flávio foi questionado se o “preço” estaria relacionado com a aprovação da anistia aos condenados por atos golpistas no Congresso Nacional. “Está quente”, respondeu.

O senador afirmou que deve se reunir em breve com líderes políticos da direita e do centrão para debater a anistia, à exemplo de Valdemar Costa Neto (PL), Antônio Rueda (União Brasil) e Marcos Pereira (Republicanos). Ele também reforçou que foi escolhido como sucessor de Jair Bolsonaro após conversar com o ex-presidente, mas que já vinha sendo sondado “há bastante tempo”.

Diario de Pernambuco

Vereador Manoel da Acosap descarta candidatura a deputado estadual: “Não tenho estrutura para disputar”

Vereador Manoel da Acosap (UB)

Durante entrevista no Programa Espaço Aberto da Rural FM, na manhã desta terça-feira (18), o vereador Manoel da Acosap encerrou de vez as especulações sobre uma possível candidatura a deputado estadual. Exercendo seu quarto mandato consecutivo e sendo um dos principais representantes da categoria dos agentes comunitários de saúde, Manoel era apontado como um nome com potencial para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2026.

No entanto, ao ser questionado sobre essa possibilidade, o vereador foi direto e descartou completamente qualquer intenção de entrar na disputa.

“Não tenho estrutura para disputar uma eleição desse porte. E não pretendo entrar em uma eleição dependendo de terceiros.”, afirmou.

Manoel explicou que, apesar da experiência acumulada ao longo dos mandatos e das conquistas obtidas para sua categoria, entende que uma candidatura estadual exige condições estruturais e financeiras que ele não possui — e nem pretende buscar.

Segundo o parlamentar, cada eleição deve ser enfrentada com responsabilidade e autonomia, evitando depender de sistemas de apoio que possam comprometer sua independência política

Leninha tem candidatura impugnada, afirma presidenta do STTAR durante o programa Espaço Aberto

Na manhã desta terça-feira (4), a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR), Maria Joelma, participou do programa Espaço Aberto, da Rural FM 103,1, acompanhada do advogado Dr. Sidrônio. Durante a entrevista, Joelma afirmou que, embora exista uma chapa registrada de oposição à sua gestão, a candidatura de Leninha, que encabeçava o grupo opositor, foi impugnada, tornando a chapa acéfala, ou seja, sem candidata principal no momento.

LEIA MAIS

Candidatura de Ednaldo Barros à Prefeitura de Sento Sé é deferida pela Justiça Eleitoral

Ednaldo Barros (PSDB) teve sua candidatura à Prefeitura de Sento Sé, deferida pela Justiça Eleitoral para as Eleições 2024. Com essa decisão, a coligação “Por uma Sento Sé forte, humana e promissora” está oficialmente habilitada a participar das eleições municipais, concorrendo aos cargos pleiteados.

O deferimento foi publicado no portal DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (28). A decisão foi assinada pelo Juiz Eleitoral da 096ª Zona Eleitoral, Eduardo Soares Bonfim.

Em um comunicado oficial, Ednaldo Barros declarou que continuará sua campanha com transparência e dedicação, reafirmando seu compromisso com os princípios democráticos e com a decisão soberana do povo de Sento Sé.

Ascom Ednaldo Barros

Kamala Harris é oficializada como candidata pelo partido Democratas


A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, foi oficializada nesta terça-feira, 20, como a candidata democrata à Casa Branca pelos delegados do partido. A votação foi vencida por unanimidade, durante o segundo dia da Convenção Nacional Democrata, que ocorre em Chicago.

Harris, de 59 anos, expressou estar “eternamente agradecida” a Biden, a quem chamou de um “presidente incrível”. Ela agradeceu pela liderança histórica e seu serviço à nação, enquanto era aclamada pelos milhares de delegados.

Em breve, Biden se dirigirá ao público em uma primeira noite agridoce da festa democrata, na qual Harris será oficializada como candidata para disputar a Casa Branca contra o republicano Donald Trump. Aos 81 anos, ele fará um discurso com tom de despedida após meio século na cena política, o qual revisitará sua gestão e simbolizará a transição geracional do Partido Democrata.

A nomeação é um marco em sua carreira e encerra um dos meses mais turbulentos da política americana, no qual Kamala sucedeu a Biden, que, pressionado pelas dúvidas sobre sua idade avançada, desistiu de disputar um segundo mandato. Kamala trouxe um novo ânimo ao Partido Democrata quando muitos começavam a se resignar com um cenário de derrota.

A mais recente pesquisa do The Washington Post/ABC/Ipsos divulgada no domingo mostra Kamala com uma vantagem estreita sobre Trump, uma recuperação significativa considerando que, há um mês, Biden estava empatado com o magnata republicano e perdendo terreno em estados cruciais como Arizona e Nevada.

A Tarde

PSD Nacional intervém em Juazeiro e Lança Celso Carvalho, Sobrinho de Isaac, para prefeito e Coronel Anselmo vice

Mais uma reviravolta na política em Juazeiro. Desta vez, o Partido Social Democrático (PSD) que na Bahia tem À frente os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel, anunciou hoje ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma intervenção na condução do partido em Juazeiro.

O partido sai com candidatura própria para os cargos de prefeito e vice-prefeito. E os nomes são os do administrador Celso Carvalho (sobrinho do ex-prefeito Isaac Carvalho) para prefeito e como o Coronel Anselmo Bispo (que já se foi candidato a prefeito na eleição passada).

Amparada nas diretrizes do órgão nacional do partido, conforme o artigo 7º, §1º, da Lei Eleitoral, a intervenção está em consonância com o §3º do mesmo artigo e a Lei nº 9.504/97, a situação pode ser informada à Justiça Eleitoral até o dia 14 de setembro, conforme o Calendário Eleitoral aprovado pelo TSE.

Com a decisão pela candidatura majoritária própria, os registros dos candidatos a prefeito e vice-prefeito deverão ser realizados em até 10 dias a partir de hoje, de acordo com o §4º do artigo 7º da referida lei.

Devido à questões de saúde Jorge Garziera não disputará a Prefeitura de Lagoa Grande-PE

O candidato a prefeito do município de Lagoa Grande, Jorge Garziera, enviou nota à imprensa neste domingo, retirado sua candidatura e colocando em seu lugar, a filha Catharina Garziera. Ele explicou que sua saída se dá por questões de saúde e recomendações médicas.

A nota na íntegra diz o seguinte:

“O que escrever para meu povo? Tentei, conversei, pedi, cheguei a implorar, mas no final fui vencido pelos meus médicos. Pelo bom senso e pela vontade de querer estar ao lado de vocês muitos e muitos anos. Recomendação médica de pouco tempo de restrição? Sim! Tratamento e cuidados completamente transitórios? Sim! Mas preciso fazer isso e agora. Para tanto, não serei candidato nestas eleições, decisão difícil, mas necessária.

Para poder estar com vocês esses quatro anos firme e forte, e mais quatro anos, e mais. Catharina é minha filha, meu braço direito. Coragem e trabalho! Fico feliz por ela ter sido a escolhida por unanimidade do grupo de Vilmar para me substituir nesta corrida eleitoral. Catharina sou eu, é vocês, somos nós. Juntos, com Vilmar, Olavo, e todos vocês vão fazer o melhor governo de todos os tempos, pode confiar!

Estaremos juntos nessa caminhada. Não largarei vocês um minuto sequer. Preciso só respeitar nesse primeiro momento as recomendações médicas, médicos que foram intensamente consultados antes de tomar essa decisão, para poder continuar sonhando e realizando com vocês”.

Ascom

Vamos à luta! Estamos juntos para Lagoa Grande continuar avançando. Forte Abraço, Jorge Garziera.

Marília Arraes recebe apoio de vice-prefeita de Floresta-PE

A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, e o candidato ao Senado, André de Paula, receberam um apoio importante no Sertão pernambucano.

Bia Numeriano, vice-prefeita de Floresta, confirmou a aliança com a candidata do Solidariedade. O secretário de Agricultura da cidade, Betinho Numeriano, também esteve no encontro.

A oficialização do apoio aconteceu na tarde desta quarta-feira, no Recife. “Marília representa a esperança do povo de Pernambuco. Eu acredito que Marília vai ser a primeira mulher a governar nosso estado e vai devolver ao nosso povo o caminho do desenvolvimento”, disse Bia.

O apoio cria um mal estar para a prefeita Rorró Maniçoba, que havia sinalizado apoio fechado de seu grupo ao candidato Danilo Cabral, do PSB. . A divisão enfraquece a posição de Maniçoba em Floresta e junto ao Palácio.

Miguel Coelho inicia campanha com grande evento popular em Petrolina

O candidato a governador Miguel Coelho escolheu dar a largada na campanha eleitoral a partir de suas origens. Nesta terça (16), o ex-prefeito promete reunir milhares de apoiadores em um grande ato popular em Petrolina. O encontro que marcará a arrancada de Miguel Coelho rumo ao Governo de Pernambuco começa às 18h44, na casa de eventos Zé Matuto.

A escolha por Petrolina tem um peso simbólico. Foi na cidade sertaneja que Miguel se criou e construiu toda sua carreira política até virar prefeito com uma aprovação de 90% da população.

LEIA MAIS
123