
Recursos serão destinados a 150 cidades e ao distrito de Fernando de Noronha
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciará nesta segunda-feira (27) o pagamento de quase R$ 1,4 bilhão referente à primeira parcela da outorga da concessão dos serviços da Compesa. O anúncio será feito durante a abertura do 9º Congresso Pernambucano de Municípios, no Recife.
O valor corresponde a 60% do total da outorga do Bloco 2 RMR-Pajeú e será destinado a 150 municípios, além do Distrito de Fernando de Noronha. Os outros 40% serão repassados em uma etapa posterior.
A distribuição dos recursos será proporcional à população de cada município. O Recife ficará com a maior fatia, ultrapassando R$ 120 milhões, enquanto cidades menores, como Itacuruba, receberão valores mais modestos.
No Sertão, os municípios do Bloco 1 já foram contemplados anteriormente com a primeira parcela, que somou R$ 720 milhões, reforçando os investimentos em abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A concessão dos serviços da Compesa foi vencida por duas empresas, que assumiram o compromisso de investir cerca de R$ 19,5 bilhões até 2033. O objetivo é garantir a universalização do saneamento básico em Pernambuco.
Segundo o Governo do Estado, a medida foi necessária diante da incapacidade de realizar, com recursos próprios, todos os investimentos exigidos dentro do prazo estabelecido pelo novo marco regulatório do setor.



