João Campos recebe título de cidadão de Garanhuns e reforça laços com o Agreste Meridional

Pré-candidato a governador destacou a necessidade de reinaugurar um tempo de avanços e conquistas na região em uma série de agendas cumpridas ao lado de lideranças políticas

O pré-candidato a governador de Pernambuco João Campos (PSB) recebeu, na noite desta quinta-feira (30), o título de cidadão de Garanhuns. A honraria foi entregue em um plenário lotado de apoiadores e lideranças da região. Durante a solenidade, João Campos reforçou os laços com o município, falou do sentimento de esperança que tem buscado levar para todas as regiões do estado e também recebeu a Medalha Osvaldo Ferreira da Silva de Mérito Político, entregue em memória de seu pai, o ex-governador Eduardo Campos (1965-2014).

“Se eu já gostava de Garanhuns, agora sendo filho da terra, vou ser duplamente conterrâneo de Lula: pernambucano e de Garanhuns”, valorizou João, lembrando que a cidade foi uma das primeiras com as quais estabeleceu relação política em sua primeira eleição, em 2018, para deputado federal. “Eu não seria prefeito do Recife se eu não tivesse sido deputado federal. Eu não seria pré-candidato ao Governo do Estado se eu não tivesse sido prefeito do Recife. E eu tenho confiança em Deus e no povo que serei governador, e isso passa por Garanhuns”, destacou.

LEIA MAIS

Centro de Atendimento auxilia foliões durante o Carnaval de Petrolina

Durante o Carnaval de Petrolina, a Prefeitura Municipal instalou um Centro de Atendimento na Orla da cidade, ao lado do monumento “Eu Amo Petrolina”, com o objetivo de oferecer suporte completo aos foliões e visitantes. A iniciativa reforça o compromisso da gestão em garantir uma festa organizada, acolhedora e com acesso facilitado a informações e serviços.

A equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação está preparada para orientar o público sobre a programação oficial, localização dos polos, opções de hospedagem, bares e restaurantes, supermercados, agências bancárias, farmácias e outros serviços essenciais. No espaço, também é realizada a distribuição gratuita do Guia de Atrativos Turísticos, ampliando a divulgação dos pontos turísticos e estimulando a permanência dos visitantes no município, o que contribui diretamente para o fortalecimento da economia local.

Além do atendimento informativo, o Carnaval conta com uma ação social coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. Durante os dias de festa, equipes realizam abordagens educativas com panfletagem e orientação, divulgando canais de denúncia e serviços de apoio às mulheres.

A mobilização busca promover um ambiente mais seguro e respeitoso, prevenindo casos de assédio, importunação e violência, e reforçando que o Carnaval é um espaço de alegria, inclusão e cidadania. Com ações integradas e funcionamento das 19h às 23h até a terça-feira (17), o Centro de Atendimento amplia o suporte ao público e contribui para consolidar o Carnaval de Petrolina como uma das festas mais tradicionais, organizadas e estruturadas da região.

Ascom

Câmara Municipal de Petrolina vota hoje seis projetos que concedem Títulos de Cidadão e Medalhas de Honra ao Mérito Dom Malan

A Câmara Municipal de Petrolina realiza, nesta terça-feira (14), a partir das 9h da manhã, mais uma sessão ordinária com uma pauta marcada por homenagens a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento social, profissional e comunitário do município. Ao todo, seis Projetos de Decreto Legislativo serão apreciados pelos vereadores, todos concedendo Títulos de Cidadão Petrolinense e Medalhas de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan.

Entre os homenageados, estão Sebastião José Leite dos Santos, que receberá tanto o Título de Cidadão Petrolinense quanto a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan, por iniciativa do vereador Capitão Alencar. As duas proposições receberam pareceres favoráveis das Comissões de Justiça e Redação e de Educação.

LEIA MAIS

Em meio a protesto, Câmara de Olinda aprova título de cidadão para Jair Bolsonaro

Antes do início da sessão, manifestantes contra e a favor do projeto estiveram na frente da Casa Legislativa, no bairro do Varadouro, em Olinda

A Câmara de Vereadores de Olinda aprovou nesta terça-feira (8) o título de cidadão olindense para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta foi aprovada em discussão única com 14 votos favoráveis e um contrário.

A homenagem é de autoria do vereador Alessandro Sarmento (PL), que apresentou o projeto à Casa no último dia 1º de abril. Segundo ele, “o povo olindense tem tudo a ver com a luta de Bolsonaro”.

“Esse guerreiro vai ser homenageado como mais um olindense, igual aos índios Tabajaras do passado, igual à Guerra dos Mascates. Hoje, mais um guerreiro vai ser homenageado com o titulo de cidadao olindense”, afirmou o parlamentar.

LEIA MAIS

Título de Cidadão Petrolinense a Jair Bolsonaro vai ser votado hoje na Câmara Municipal de Petrolina, confira pauta

(Foto: Arquivo)

Doze projetos constam da pauta para serem votadas na sessão remota desta terça-feira (4) na Câmara Municipal de Petrolina. Sem sombra de dúvidas, a mais polêmica das matérias é o Título de Cidadão Petrolina, proposto pelo vereador Elias Jardim ao presidente Jair Bolsonaro.

“A proposição que tem como finalidade, prestar uma justa homenagem ao Sr. Presidente da Republica, Jair Messias Bolsonaro pelo seu grande esforço para retirar o Brasil de uma grande crise”, justifica o edil.

Confira todos os projetos em pauta para votação hoje:

01-Projeto de Decreto Legislativo nº 026/2019 – Concede o Título de Cidadão Petrolinense ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Jair Messias Bolsonaro – Autor: Elias Jardim

02-Projeto de Decreto Legislativo nº 043/2020 – Concede o Título de Cidadão Petrolinense ao Senhor Gustavo Luiz de Lima Correia – Autor: Elismar Gonçalves

03-Projeto de Decreto Legislativo nº 044/2020 – Concede o Título de Cidadão Petrolinense ao Pastor Simão Souto Neto – Autor: Osinaldo Souza

04-Projeto de Decreto Legislativo nº 045/2020 – Concede a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan ao Pastor Simão Souto Neto – Autor: Osinaldo Souza

05 – Projeto de Lei nº 038/2020 – Denomina via pública a Avenida da Estrada da Tapera, que da acesso ao Residencial Pomares – Avenida Comissário Jorge Maxiniano – Autor: Ronaldo Souza

06 – Projeto de Lei nº 043/2020 – Denomina posto de saúde de Ponta da Serra – Posto de Saúde Mariana de Jesus Reis Cavalcanti e revoga a lei nº 669, de 27/11/1996, que denomina o posto de saúde de Ponta da Serra – Autor: Ronaldo Souza

07 – Projeto de Lei nº 044/2020 – Dá denominação a Quadra Poliesportiva localizada em Uruás – Quadra Poliesportiva Marcos André da Silva – Autor: Gaturiano Cigano – Pareceres favoráveis das Comissões competentes – votação 1° e 2° turno

08 – Projeto de Lei nº 051/2020 – Denomina quadra poliesportiva na localidade de Caititu – Quadra Poliesportiva José Araújo Ribeiro (Netinho de Teodoro) – Autor: Ronaldo Souza

09 – Projeto de Lei nº 014/2020 – Cria o Dia Municipal do Protetor de Animais – Autor: Gaturiano Cigano

10 – Projeto de Lei nº 042/2020 – Cria no calendário oficial do Município de Petrolina o Festival de Aboio, Toadas e Versos do Vale do São Francisco – Autor: Elismar Gonçalves

11 – Projeto de Lei nº 045/2020 – Oficializa e inclui no calendário oficial de festas e eventos do Município o Evento Automobilístico Expo TMA – Autor: Gaturiano Cigano

12 – Projeto de Lei nº 047/2020 – Institui a Campanha “Janeiro Branco”, dedicado a conscientização e a mobilização da sociedade em favor da saúde mental no âmbito do município de Petrolina, e dá outras providências – Autor: Paulo Valgueiro.

Procurador da Fazenda Municipal de Petrolina, Luzemberg Santos, recebe Título de Cidadão Petrolinense

Foto: Jean Brito

Plenário cheio, colegas de repartição municipal, amigos, e até o prefeito Miguel Coelho fez questão de prestigiar o procurada da Fazenda Municipal, Luzemberg Dias dos Santos que recebeu na última quinta-feira (10), o Título de Cidadão Petrolinense, projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Elismar Gonçalves.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Osório Siqueira, presidente da Câmara e contou com a presença de muitos outros parlamentares que elogiaram a iniciativa de Elismar ao destinar uma das principais honrarias do poder legislativo, diante do carreira de grandes serviços prestados ao procurador para o povo petrolinense.

Em sua fala, Elismar fez questão de destacar a amizade que nutre por Dr Luzemberg deste 2010 e sempre que precisa dos serviços do procurador, tem encontrado nele um grande apoio.

“Luzemberg sempre tratou todo mundo do mesmo jeito, de autoridades ao homem simples do interior. Portanto esse reconhecimento é de todos os 23 vereadores, prestados á cidade de Petrolina. Hoje professor da Facape e assessor da Prefeitura de Petrolina, levou muitos dos seus alunos a galgar um lugar na nossa sociedade como o nosso líder da oposição, o vereador Paulo Valgueiro. O senhor é muito autêntico, simples e muito humilde”, disse Elismar, recitando uma frase de um ídolo do homenageado, o rei do baião, Luiz Gonzaga.

O vice-prefeito de Dom Inocêncio/PI, terra natal do homenageado, Marcos Damasceno, fez um breve histórico da famílias e o vínculo de Luzemberg com Petrolina. “O pai já tinha vindo, depois veio Luzemberg para os estudos, família, trabalho. Antes de ressaltar sua formação acadêmica, destaco aqui a sua formação humana”, pontuou o convidado.

Ex-prefeito de Dom Inocêncio, Luziwalter Dias, agradeceu aos vereadores de Petrolina, o reconhecimento dado ao irmão. “Um excelente irmão, um grande filho, ótimo marido. Vocês retrataram bem quem é o profissional Luzemberg e digo que a sua origem, a formação que vem dos nossos pais. Homem honesto, honrado, que ama o Direito e as políticas públicas”, disse.

A esposa de Luzemberg dos Santos que se emocionou em sua fala, foi outra a retratar a importância da homenagem. “Para nossa família é a consagração de anos de trabalho, um titulo honroso. Eu me sinto orgulhosa dessa homenagem de uma pessoa que ajuda a todos. Temos a admiração de todos nós, familiares. Você inspira muita gente e comigo não foi diferente”, disse Elisângela Teixeira dos Santos.

O prefeito Miguel Coelho que fez questão de prestigiar a solenidade reiterou que falar no final em meio a tantos elogios, podia até parecer repetitivo, mas é a história de um trabalhador, pai e profissional que honra. “Esse é um título de cidadão que você recebe de forma muita justa. Venho aqui lhe dá um testemunho de você como ser humano. Nós nos aproximamos numa mesma causa. Para Dr. Luzemberg toda a ação é importante. Todos demonstraram aqui o tamanho de seu coração, como você queria resolver um transtorno tão grande para a nossa cidade. Surgiu agora como prefeito essa missão de traze-lo para a procuradoria da Fazenda Municipal, não tivemos dúvida em estar com você quando foi preciso”, discursou Miguel.

Para o homenageado que agradeceu a todas as falas, todas as gentilezas, receber mais uma homenagem de Petrolina, é mais um motivo para continuar servindo mais ainda a esta terra.

“Só tenho que agradecer, nada mais que isso. Chegamos aqui em cima de um caminhão e chegamos aqui na terra prometida, a terra dos impossíveis. Já era uma base comercial do meu pai, passou a ser da saúde e depois da educação, porque meu pai queria um futuro melhor para os filhos Estudamos em escola pública, Eu na EMAAF, outros irmãos no Paes Barreto. E depois veio a formação acadêmica, professor. E é assim que tenho que agradecer.Sempre fiz muito para o povo de Petrolina e se eu já fazia antes, agora que farei muito mais”, destacou Luzemberg dos Santos.

“Petrolina é a terra dos impossíveis, mas é também uma terra prometida, tenho dito”, enfatizou o homenageado..

Em sua conclusão, Osório Siqueira, reiterou os elogios feitos ao homenageado. “A Casa agradece a todos os convidados, parabenizo pela iniciativa de tão importante homenagem e deixo aqui meus parabéns a Dr. Luzemberg por esse importante reconhecimento concedido pelo poder legislativo”, finalizou o presidente da Casa Plínio Amorim.

Ainda falaram em homenagem ao procurador Luzemberg dos Santos os vereadores Ronaldo Souza, Alvorlande Cruz, Ronaldo Silva, José Batista da Gana, Aero Cruz e Paulo Valgueiro.

Vereadores aprovam Título de Cidadão Petrolinense para Daniel Alves

Daniel Alves foi contratado recentemente pela equipe do São Paulo. (Foto: Internet)

Nesta terça-feira (13), os vereadores de Petrolina, durante sessão ordinária na Câmara Municipal, aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo n° 041/2019, de autoria do vereador Zenildo Nunes, que concede Título de Cidadão Petrolinense ao jogador de futebol Daniel Alves.

O futebolista, atualmente na equipe do São Paulo, é considerado pela FIFA como o melhor lateral direito do mundo. Dani Alves soma passagens pelas equipes do Bahia, Sevilla, Barcelona – onde passou a maior parte de sua carreira, Juventus, Paris Saint-Germain e a Seleção Brasileira.

LEIA MAIS

Balcão do Cidadão Correios amplia a oferta de serviços públicos

(Foto: Breno Fortes)

Nesta sexta-feira (28), os Correios em Pernambuco lançarão o Balcão do Cidadão. A iniciativa prevê a disponibilização de serviços públicos com qualidade, comodidade e conveniência nas agências dos Correios.

O evento acontece às 10h no edifício-sede da empresa, no Recife. Instituições como ministérios, tribunais e prefeituras, por meio do Balcão do Cidadão, poderão ampliar o acesso a serviços como emissão de CPF, entre outras conveniências, com a oportunidade de utilizar a infraestrutura e a capilaridade da estatal.

O evento contará com a presença da superintendente estadual dos Correios, Deyse Ferraz, autoridades do setor público e instituições parceiras. Com novas parcerias, os mais de 11 mil pontos de atendimento dos Correios instalados no país tornam-se centrais de serviços, locais onde os cidadãos podem resolver questões importantes e necessárias ao seu dia a dia. Assim, será possível gerar economia aos entes parceiros, encurtar distâncias e proporcionar melhor qualidade de vida aos brasileiros.

Em enquete, população aprova Título de Cidadão Petrolinense a Bolsonaro

Embora o Projeto de Decreto Legislativo que concederia Título de Cidadão Petrolinense a Bolsonaro tenha sido retirado da pauta da sessão dessa quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Petrolina, 83,47% dos participantes da enquete promovida pelo blog Waldiney Passos concordaram com a proposta, sendo favoráveis à entrega da homenagem ao presidente da República. 16,09% disseram não concordar com a proposição e 0,43% preferiram não opinar.

Durante a sessão dessa quinta, o vereador Elias Jardim, autor do projeto, decidiu retirar a proposta da pauta, devido à pressão de grupos que estiveram presentes na Casa Legislativa. Além disso, o vereador não estava confiante na aprovação do projeto.

LEIA TAMBÉM

Elias Jardim justifica retirada de projeto e se mantém firme na decisão de homenagear Bolsonaro

Repercussão negativa faz vereador Elias Jardim retirar Título de Cidadão a Bolsonaro da pauta

“[O projeto] vai voltar à pauta, o momento não estava tão bom para votar. Vou articular melhor, acho que falhei na articulação para que seja aprovado. A gente retirou o projeto porque sentiu que ele podia não passar, a gente não tinha segurança total para que o projeto fosse aprovado”, disse o parlamentar.

Ao todo, 4.865 usuários participaram da pesquisa. A enquete teve início nessa quarta-feira (22) às 22h25 e foi encerrada nesta sexta-feira, às 6h15. Para melhor precisão no questionamento, cada IP registrado só poderia votar uma vez.

Enquete: Você concorda com Título de Cidadão Petrolinense a Bolsonaro?

Nesta quinta-feira (23), o vereador Elias Jardim vai propor, durante a sessão ordinária na Câmara Municipal, um Título de Cidadão Petrolinense ao presidente Jair Bolsonaro, que vem a Petrolina nesta sexta-feira (24). A proposta deve gerar discussões acaloradas entre os parlamentares.

Na sua justificativa, Elias afirma que a homenagem ao presidente se deve “pelo seu grande esforço para retirar o Brasil de uma grande crise”. O projeto traz um pouco da história de vida pessoal e profissional de Bolsonaro.

Nosso blog quer saber se você concorda com a proposta que será apresentada nesta quinta. Deixe seu voto na nossa enquete: Você concorda com Título de Cidadão Petrolinense a Bolsonaro?

Dr. Euclides Marinho recebe Título de Cidadão Petrolinense durante convenção do Lions Clube

O governador do Distrito LA-5 do Lions Clube, Dr. Euclides Marinho Mendes, foi homenageado pela Câmara Municipal de Petrolina com o Titulo de Cidadão Petrolinense, maior honraria da Casa Plínio Amorim, durante a XX Convenção do Distrito LA-5, que reuniu clubes dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, na última sexta-feira (12), em Petrolina.

A proposição, aprovada na legislatura de 2012, é de autoria dos vereadores: Maria Elena e Major Enfermeiro, e ex-vereadores: Pérsio Antunes e Raimunda Sol Posto.

O vereador Ronaldo Cancão esteve representando à Câmara na outorga do Título, ao lado dos vereadores: Manoel da Acosap, Ozinaldo Souza e do ex-vereador Pérsio Antunes.

Prefeitura de Petrolina realiza Audiência pública sobre Plano Municipal de Saneamento Básico nesta terça

(Foto: ASCOM)

Nesta terça-feira (29), a prefeitura de Petrolina realiza uma audiência pública para discutir o novo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O evento acontece para que os cidadãos possam contribuir com a formatação do documento que vai revisar as diretrizes dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto no município.

A audiência está marcada para às 9h e acontecerá na sede da Fundação Nilo Coelho, nas proximidades da Igreja Matriz de Petrolina. Todas as questões levantadas sobre o PMSB vão ser respondidas durante o evento ou em até 10 dias através de e-mail. Após esse período, a versão final do PMSB seguirá para a Câmara de Vereadores para votação.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, destaca a importância da participação popular. “É importante que o cidadão se una à Prefeitura de Petrolina nesta discussão sobre os rumos do saneamento básico da nossa cidade. É um tema em que precisamos avançar e somente com esse envolvimento do povo é que será possível formatar um Plano de Saneamento que atenda todas as necessidades que a população tem e espera que sejam resolvidas”, disse.

Consulta

Quem quiser, ainda pode acessar a versão preliminar da proposta do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O documento está disponível no site da prefeitura. O cidadão ainda pode enviar dúvidas, comentários e sugestões para o e-mail [email protected].

Governador Rui Costa recebe Título de Cidadão Juazeirense

O proponente do título, Charles Leal, disse que o representante do executivo estadual merece a homenagem. (Foto: ASCOM)

Durante visita a Juazeiro, na manhã desta quinta-feira (5), o governador, Rui Costa (PT), recebeu da Câmara de Vereadores o Título de Cidadão Juazeirense. A honraria foi proposta pelo parlamentar, Charles Leal (PDT), e aprovada por unanimidade na Casa Aprígio Duarte.

A entrega foi realizada durante o anúncio de uma série de investimentos para o município e a assinatura da Ordem de Serviço da construção da Policlínica Regional em Juazeiro.

O presidente da Câmara, Alex Tanuri, ressaltou a importância de receber o governador em Juazeiro, principalmente em meio ao anúncio de muitas obras. “Fico feliz de entregar junto com todos os vereadores esta homenagem a Rui. Hoje estamos num dia de muita alegria, pois estamos recebendo diversas obras para nossa cidade. É sinal que o governador trabalha e muito por Juazeiro, Parabéns Rui”, celebrou Tanuri.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota é o mais novo cidadão de Belém do São Francisco

(Foto: ASCOM)

Nesta sexta-feira (15), a Câmara de Vereadores de Belém do São Francisco concedeu o Título de Cidadão Belemita ao deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE). A indicação foi do vereador Joselito Nogueira (PSD), e aprovada por unanimidade pela Casa do Povo.

Ao se pronunciar em uma plenária lotada, Gonzaga destacou as ações desempenhadas por ele em Brasília para beneficiar o município, e assegurou que continuará trabalhando pelo progresso do local.  “Eu que já sou cidadão de mais de 70 municípios pernambucanos, agradeço a Joselito e aos demais vereadores. Sinto-me muito honrado em receber esse título; à partir de agora sou um belemita”, declarou.

“Gonzaga Patriota é uma pessoa querida em Belém do São Francisco. Como vereador desse município, fiz a indicação da honraria em reconhecimento aos serviços por ele prestados. Achei por bem entregar o Título de Cidadão ao meu querido amigo, pelo trabalho que desempenha na nossa cidade”, disse Joselito.

Com mais essa honraria, Gonzaga agora soma 72 títulos de cidadão, recebidos no estado de Pernambuco, além de outros 35 na Bahia, sendo 30 na área do futuro estado do Rio São Francisco, cujo projeto é de sua autoria e está pronto para ser aprovado. O socialista também possui títulos em Minas Gerais, Goiás e Ceará.

Comandante do 72º BIMtz, Welton Gomes, recebe Título de Cidadão Petrolinense

“Nunca imaginei que um dia seria vereador e que pudesse entregar um Título a um comandante do 72 BI”, foi com essas palavras que o vereador Aerolande Cruz sintetizou a alegria em poder ser o autor do projeto que culminou na noite desta quinta-feira (30/11), com a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Petrolinense ao Tenente Coronel Welton Gomes Maia Júnior, natural da cidade de Fortaleza-CE.

A honraria concedida foi em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Petrolina e Vale do São Francisco como comandante do Batalhão de Infantaria Motorizado em Petrolina (72º BIMtz).

Parentes, amigos e muitos militares prestigiaram à solenidade que ocorreu no plenário da Casa Plínio Amorim.

12