Governo prepara novo Desenrola para beneficiar brasileiros que mantêm contas em dia

O governo federal prepara uma nova etapa do Desenrola voltada para brasileiros que mantêm empréstimos, financiamentos e contratos do Fies em dia.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma nova etapa do programa Desenrola, desta vez voltada para brasileiros que mantêm suas contas em dia. A informação foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, e integra um conjunto de medidas de impacto social que deverão ser anunciadas antes do início das restrições do período eleitoral.

De acordo com o ministro, a proposta busca ampliar o alcance do programa, que ganhou destaque nacional por facilitar a renegociação de dívidas de milhões de brasileiros. Agora, o objetivo é reconhecer e incentivar os consumidores que mantêm um histórico positivo de pagamentos.

LEIA MAIS

Desenrola 2.0 deve permitir uso do FGTS para renegociação de dívidas e descontos de até 90%

Dario Durigan, Ministro da Fazenda ( Washington Costa/MF)

O governo federal deve anunciar nos próximos dias uma nova edição do programa de renegociação de dívidas, conhecido como Desenrola 2.0. A proposta, confirmada pela equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo ajudar milhões de brasileiros a saírem da inadimplência.

Uma das principais novidades do programa será a possibilidade de utilização de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para renegociar débitos. No entanto, o uso do recurso será limitado, ou seja, o trabalhador não poderá sacar valores acima de um percentual definido, garantindo a preservação do fundo.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o foco do Desenrola 2.0 será a renegociação de dívidas com juros elevados, como cartão de crédito, cheque especial e crédito direto ao consumidor (CDC), que hoje representam grande parte do endividamento das famílias brasileiras.

LEIA MAIS