Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e da vice-prefeita de Cabrobó

A Justiça Eleitoral de Pernambuco cassou os mandatos do prefeito e da vice-prefeita de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a decisão, a chapa composta por Elioenai Dias Santos Filho, conhecido como Galego de Nanai (Avante), e Georgia Fernanda Torres de Oliveira praticou abuso de poder econômico durante a disputa eleitoral de 2024. A decisão é do juiz eleitoral da 77ª Zona Eleitoral, Felippe Lothar Brenner.

“Os réus promoveram a distribuição indiscriminada de combustíveis em favor de eleitores, com nítida finalidade eleitoral e inclusive se utilizando de espaços públicos (Escola Municipal). Asseverou, ainda, que “o atual gestor do Município de Cabrobó excedeu em 155% o número de cargos comissionados e em 18,39% as contratações por excepcional interesse público, configurando um desvio de finalidade e violando os limites impostos pela legislação eleitoral”, diz um trecho da sentença.

Segundo o juiz, as conversas extraídas do celular do gerente de um posto de combustível transcritas no relatório da Polícia Federal “demonstram categoricamente a negociação e emissão de vales combustível com Eliel Augusto de Souza Santos (irmão do Prefeito), o qual deu orientações sobre valores e quantidades, bem como os pagamentos efetuados por Elioenai Dias Santos (pai do Prefeito), por intermédio de empresas sediadas no Piauí e de laranjas”.

A decisão do juiz determina a cassação dos diplomas do prefeito e da vice, além de inelegibilidade por oito anos. Como a decisão cabe recurso, Galego de Nanai e Fernanda Torres seguem no cargo até julgamento no TRE-PE.  Em nota, a prefeitura de Cabrobó informou que “o prefeito Galego de Nanai e a vice-prefeita Fernanda Torres receberam com tranquilidade e respeito a decisão proferida pela Justiça Eleitoral em primeira instância”.

A nota afirma que os gestores seguem “reafirmando nossa confiança plena na Justiça e esclarecemos que serão interpostos os recursos cabíveis junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a fim de garantir a reanálise dos fatos”. Ainda segundo o comunicado, “o prefeito e a vice-prefeita seguem firmes no compromisso com o povo de Cabrobó, mantendo a normalidade administrativa e o trabalho diário em prol do desenvolvimento do município”. A nota finaliza dizendo que “a gestão municipal confia que, ao final do processo, a verdade prevalecerá e a justiça será feita”.

G1 Petrolina

Com 74 votos, Senado cassa mandato de Delcídio do Amaral

Senado cassa Delcídio

Delcídio foi líder do governo Dilma Rousseff e é responsável pela principal acusação contra a petista ao se tornar delator da Operação Lava Jato.

O senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) teve seu mandato cassado nesta terça-feira (10), após ter sido alvo de processo no Conselho de Ética do Senado. A punição foi aprovada por 74 dos 81 senadores, em votação no plenário do Senado, após o Conselho recomendar a cassação.

Dos 76 senadores que participaram da sessão, 74 votaram a favor da cassação, houve uma abstenção e o presidente da Casa, Renan Calheiros, não votou. Nenhum senador votou contra a punição e cinco senadores faltaram.

A votação só foi realizada nesta terça porque o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ameaçou, na véspera, adiar a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff caso uma manobra de senadores da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para atrasar o processo de Delcídio prosperasse.

Após a ameaça de Renan, a CCJ realizou uma reunião de última hora no próprio plenário do Senado, na noite da segunda-feira (9), aprovou o parecer pela continuidade do processo.