Gonzaga Patriota pode assumir mandato de deputado federal em meio a articulação do PSB

Uma articulação política em curso no Partido Socialista Brasileiro pode abrir caminho para que o ex-deputado Gonzaga Patriota retorne à Câmara dos Deputados nos próximos dias.

A movimentação ganhou força após declaração do presidente nacional do PSB, João Campos, indicando que Tadeu Alencar deverá reassumir um mandato na Casa. Nos bastidores de Brasília, a possibilidade envolve pedidos de licença dos deputados Pedro Campos e Felipe Carreras.

Caso se confirme a saída temporária dos parlamentares, a vaga seria ocupada por suplentes da legenda. Nesse cenário, além de Tadeu Alencar, Gonzaga Patriota — primeiro suplente do partido — também poderia ser beneficiado.

LEIA MAIS

Câmara do Recife vai analisar pedido de impeachment contra João Campos na próxima terça-feira

Plenário da Câmara do Recife

A Câmara Municipal do Recife vai analisar, na próxima terça-feira (3), a admissibilidade do pedido de impeachment contra o prefeito da capital pernambucana e presidente nacional do PSB, João Campos. A matéria entra na pauta após a Procuradoria da Casa emitir parecer favorável à tramitação da denúncia.

O pedido foi protocolado após a repercussão envolvendo a nomeação de um servidor em uma vaga destinada a pessoa com deficiência (PCD), o que, segundo os autores da denúncia, poderia caracterizar crime de responsabilidade.

LEIA MAIS

Pé-de-Galo volta ao Legislativo e fortalece grupo de Simão Durando, após nova nomeação de Major Enfermeiro

O que antes circulava apenas nos agora está oficializado. Wenderson Batista, o Pé-de-Galo, primeiro suplente do PDT, reassumirá o mandato no Legislativo Municipal. A informação foi confirmada por fontes próximas ao vereador Major Enfermeiro e ao próprio suplente.

O retorno acontece em razão de uma nova nomeação que deve ser anunciada nos próximos dias para Major Enfermeiro, abrindo espaço para que Pé-de-Galo retome a cadeira pela sigla. A articulação envolveu integrantes da base do prefeito Simão Durando, que já vinham alinhando o movimento desde o fim das eleições.

LEIA MAIS

Moraes anula decisão da Câmara e determina perda do mandato de Zambelli

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes anulou nesta quinta-feira (11) a decisão da Câmara dos Deputados que havia mantido o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), e determinou a perda imediata de seu cargo eletivo. A decisão foi tomada após entendimento de Moraes de que apenas o Poder Judiciário pode declarar a perda de mandato de parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado.

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral de SP cassa mandato da deputada Carla Zambelli

Em sessão realizada nesta 5ª (30/1), a deputada federal Carla Zambelli (PL) foi cassada por 5 votos a 2 e se tornou inelegível por 8 anos

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, nesta quinta-feira (30/1), o diploma de deputada federal Carla Zambelli (PL), por cinco votos a dois, após concluir o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra a parlamentar. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão da Justiça Eleitoral — que também tornou Zambelli inelegível por oito anos, a partir do pleito de 2022 — reconheceu o uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político.

A ação foi proposta pela também deputada federal Sâmia Bomfim (PSol), sob a alegação que Zambelli divulgou informações inverídicas sobre o processo eleitoral de 2022.
LEIA MAIS

TRE da Bahia não acata recurso especial e Vereador Pintinho continua cassado

O Vereador Pintinho (Fabrine de Lima Pinto – PDT) de Casa Nova, cidade no norte da Bahia, por decisão do TRE-Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, teve negado seu pedido de recurso especial eleitoral com liminar, que tentava suspender e revogar a decisão anterior do próprio Tribunal.

Em decisão nesta quinta-feira (30), o Presidente do TRE, Desembargador Eleitoral Roberto Maynard Frank, em uma sentença com 13 páginas, analisando detidamente cada aspecto dos processos movidos pela Procuradoria Regional Eleitoral, pelo Vereador Vanderlim Carvalho e pelo Partido Socialista Brasileiro, decide:” negou o Recurso Especial interposto por Fabrine De Lima Pintouma vez que ausentes os pressupostos recursais de que trata o artigo 276, I, “a”, do Código Eleitoral”.

Em resumo, Pintinho continua cassado, continua válida a informação da cassação ao Juiz Eleitoral, que deve oficiar o Presidente da Câmara de Vereadores, comunicando o afastamento a Pintinho e dar posse ao novo vereador, o suplente Vanderlin Carvalho.

Desembargadora envia comunicado de cassação do vereador Pinto Filho ao Juiz Eleitoral de Casa Nova

O Gabinete da Desembargadora Eleitoral  Zandra Anunciação Alvarez, certificou na manhã desta quinta-feira, 09 de junho de 2022, que enviou mensagem eletrônica ao Juízo Eleitoral, comunicando a decisão proferida no processo 0600865-25.2020.6.05.0066 que determinou a anulação dos votos obtidos pelo PDT – Partido Democrático Trabalhista no município de Casa Nova, nas eleições municipais de 2020.

O efeito da anulação, decidida por unanimidade do Plenário do TRE – Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, foi a perda do mandato do único vereador eleito pelo partido, Pinto Filho.

Depois do comunicado ao Juiz Eleitoral da 66ª Zona, responsável pelo munícipio de Casa Nova, o afastamento do Vereador Pinto Filho depende de ato do Presidente da Câmara, Patrick (Vinicius Patrick Teles de Souza Castro – PSB), que, no mesmo ato, deverá empossar como Vereador,  Vanderlin (Vanderlin da Silva Carvalho – MDB).

O Presidente Patrick disse à imprensa na noite da terça-feira (07/06), que ainda desconhecia os trâmites e que iria consultar o jurídico da Câmara. Até o fechamento desta matéria não conseguimos novo contato com o Presidente.

O Vereador Pinto Filho declarou à imprensa que recebeu com “espanto e tristeza a decisão do TRE/BA, pois na primeira instância fui absolvido da penalização, juntamente com a maioria dos candidatos do PDT. Quero deixar claro que irei recorrer até a última instância se for necessário”

Entenda o caso 

Nos autos, consta que a senhora Maria Rosileide Passos Silva, registrada como Leda, esposa do ex-vereador Alex de Santana, figurou como candidata laranja nas eleições municipais de Casa Nova no ano de 2020.

O TRE considerou configurada e provada a fraude e declarou a nulidade de todos os votos obtidos pelo PDT, determinando novo cálculo do quociente eleitoral.

Segunda Turma do STF derruba decisão de Nunes Marques, e Francischini perde mandato

Como já era esperado, os votos dos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Edson Fachin, venceram os votos dos colegas que integram a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros André Mendonça e Nunes Marques, mantendo a cassação do mandato legitimado pelo povo ao deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR), cassado no ano passado sob a acusação de espalhar fake news sobre as eleições.

Durante a sessão da Segunda Turma, Mendonça afirmou que a cassação do mandato foi exagerada. “Tem que se preservar a escolha dos eleitores e não se aplicar uma pena tão forte como a perda de mandato. Nesse sentido, voto para chancelar a tutela provisória concedida por Vossa Excelência”, disse ele, referindo-se ao ministro Nunes Marques.

Prefeito de Juazeiro conclui seu mandato com salário dos servidores em dia

Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim.

O mandato do prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PT), encerrou-se nesta quinta-feira (31), colocando fim a um ciclo de 12 anos iniciado pelo ex-prefeito Isaac Carvalho, que governou o município por duas vezes seguidas. Segundo a assessoria do prefeito, Bomfim sai da prefeitura deixando uma marca que virou rotina: o pagamento do salário em dia para os servidores municipais de Juazeiro.

“Desde o início da nossa gestão, em 2009, o nosso compromisso com o servidor sempre foi uma prioridade e o pagamento do salário em dia é um direito que ele tem, não é um favor do gestor. Após 12 anos cumprindo esse dever, nós podemos dizer com certeza que a próxima gestora só não vai pagar o salário do servidor em dia se não quiser”, frisa o secretário de Gestão de Pessoas, Vilmar Ferreira.

Ainda de acordo com a assessoria, nos últimos 12 anos, a prefeitura de Juazeiro implementou ainda, uma série de ações de valorização do servidor municipal, como o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do município, a Escola de Gestão Pública, o Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador e o atendimento psicológico gratuito para os servidores, além de manter a porta aberta para receber e discutir as demandas apresentadas pelos sindicatos das diversas categorias.

Impedido pela justiça Domingos de Cristália tenta voltar à Câmara através de mandato coletivo

O ex-vereador Domingos de Cristália (PSD) anunciou, neste domingo (23), que vai disputar o pleito eleitoral deste ano em parceria com o pré-candidato a vereador por Petrolina (PE), Rivaldo Amorim, popular Rivaldo de Rajada.

Domingos destaca que por conta do impedimento de concorrer às eleições deste ano, já que teve seu mandato de vereador cassado pela “justiça eleitoral”, pretende conquistar uma vaga de vereador e retomar as ações do seu mandato de forma compartilhada.

LEIA MAIS

Pedro Caldas alfineta ex-vereador Domingos de Cristália a diz que ele burlou mesmo eleição

Pedro Caldas, presidente da Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE)

O presidente da Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE), Pedro Caldas, não poupou críticas ao ex-vereador Domingos de Cristália que afirma ter sido injustiçado com a cassação do seu mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TJPE).

Pedro Caldas disse achar que justiça foi feita e que realmente ficou comprovado que ele (Domingos) burlou a eleição ao sair de 600 para mais de 3 mil votos na última eleição. “Na verdade toda Petrolina é conhecedora que ele burlou a eleição, ele assegurou por diversas vezes no programa de Chico José (Rádio Grande Rio AM), dizendo que tinha uma equipe de máquinas da prefeitura e ele fazia justamente esse trabalho aí de troca de voto. Então, infelizmente ele agora quer se fazer de vítima mas a justiça se fez e eu acredito que será um exemplo para a nova eleição”, avaliou.

Pedro Caldas afirmou ainda que Domingos tem que reconhecer que a justiça fez o seu papel. “Então Domingos você tem que baixar a sua cabeça reconhecer o seu erro, procurar trabalhar para no futuro você voltar a ser candidato a vereador de Petrolina.

Alvorlande é reempossado vereador de Petrolina após cassação de Domingos de Cristália

Alvorlande assina termo de posse na presença do presidente da Casa Osório Siqueira. (Foto: Jean Britto)

Alvorlando Cruz (PSL) foi reempossado como vereador, na manhã desta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Petrolina. O parlamentar é o primeiro suplente do partido e assume a vaga deixada pelo ex-vereador Domingos de Cristália (PSL), que teve seu mandato cassado após decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

LEIA TAMBÉM

TRE-PE nega recursos e mandato de Domingos de Cristália deve ser cassado

“Independente de ser vereador ou não, continuo dizendo que sou inocente”, afirma Domingos de Cristália

Domingos já havia perdido o cargo, mas conseguiu retornar à Casa Legislativa depois de impetrar um mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, na última segunda-feira (19), o TRE-PE analisou os recursos pendentes do ex-vereador e decidiu, novamente, pela cassação do mandato.

Domingos é acusado de cometer irregularidades durante a campanha de 2016, quando foi eleito vereador por Petrolina com 2.056 votos, sendo o 14º mais votado. A ação do TRE-PE alega que o parlamentar fez abuso de poder econômico, cometeu fraude e corrupção no pleito passado.

Por unanimidade, TRE-PE decide cassar mandato do vereador Domingos de Cristália

Vereador Domingos de Cristália – PSL (Foto: Blog Waldiney Passos)

Após quase três horas de julgamento nesta terça-feira (9), os membros do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, por unanimidade, decidiram cassar o mandato do vereador Domingos de Cristália (PSL) e decretar sua inelegibilidade pelo período de oito anos a contar da eleição.

LEIA TAMBÉM: 

TRE julga cassação de mandato de Domingos de Cristália na tarde dessa terça-feira

Domingos é acusado de cometer irregularidades durante a campanha de 2016, quando foi eleito vereador por Petrolina (PE). A ação do TRE-PE alega que o edil fez abuso de poder econômico, cometeu fraude e corrupção no pleito passado.

Além da cassação, a corte do TRE-PE, impôs ao edil, uma multa no valor arbitrado na decisão, nos termos do voto da turma.

Jean Wyllys decide abrir mão de novo mandato em razão de ameaças

(Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)

Nesta quinta-feira (24) a assessoria do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) informou que o parlamentar não tomará posse para o novo mandato. Ao Portal de notícias G1, a assessoria de Jean Wyllys informou que ele tem recebido ameaças e, por isso, decidiu não assumir o terceiro mandato. A posse dos deputados federais eleitos está marcada para 1º de fevereiro. Jean Wyllys recebeu 24.295 votos na eleição de outubro, seu suplente é o vereador carioca David Miranda (PSOL-RJ).

Em uma rede social, Jean Wyllys publicou nesta quarta: “Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração. Axé!”

Mais cedo, nesta quinta, Jean Wyllys concedeu entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” na qual informou que está no exterior e não pretende voltar ao Brasil. Na entrevista, o deputado diz que tem sofrido ameaças de morte. “O [ex-presidente do Uruguai] Pepe Mujica, quando soube que eu estava ameaçado de morte, falou para mim: ‘Rapaz, se cuide. Os mártires não são heróis’. E é isso: eu não quero me sacrificar”, disse Jean Wyllys à “Folha”.

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral de Petrolina decide cassar mandato do vereador Domingos de Cristália

Vereador Domingos de Cristália – PSL (Foto: Blog Waldiney Passos)

A Juíza da 83ª Zona Eleitoral de Petrolina (PE), Juçara Leila do Rêgo Figueiredo, decidiu cassar o mandato do vereador Domingos de Cristália (PSL), acusado de cometer irregularidades durante sua campanha eleitoral em 2016.

“A par do exposto, por entender comprovada a prática de captação ilícita de sufrágio no tocante à acusação de doação de aterros a eleitores em troca de voto, julgo PROCEDENTES ambas as ações, com fulcro no art. 14, § § 10 e 11 da Constituição Federal, art. 41-A da Lei nº 9.504/97, Lei Complementar nº 64/90 e art. 487, I do Código de Processo Civil para CASSAR O DIPLOMA e o MANDATO ELETIVO do requerido DOMINGOS SALVIO COELHO DE ALENCAR (DOMINGOS DE CRISTÁLIA) ”, diz um trecho da decisão.

LEIA MAIS
123