Eduardo Bolsonaro, após ordem para retornar a posto no RJ: Não entregarei meu cargo na PF

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 2, que “é óbvio que não tem condição de retornar ao Brasil agora”, mas “não entregará” seu cargo na Polícia Federal de “mãos beijadas”. A indicação ocorre após portaria publicada determinar o “retorno imediato” do ex-parlamentar ao cargo na Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

“Ficarei firme. … Vou lutar por ele (meu cargo na Polícia )Federal. Porque sei que sou uma pessoa que batalhou para ser aprovado nesse concurso. Eu sei que querem pegar minha aposentadoria da PF, bem como o meu porte de arma e minha pistola Glock, que é brasonada da Polícia Federal até hoje. Querem me prejudicar”, disse o ex-parlamentar em vídeo publicado no X nesta tarde.

A reação se dá a ato da diretoria de gestão de pessoas da PF que determinou a cessação do afastamento para exercício de mandato eletivo de Eduardo Bolsonaro a partir de 19 de dezembro – após a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarar a perda de seu mandato parlamentar em razão de faltas.

No vídeo, Eduardo diz que “não tem condição de retornar ao Brasil” citando o fato de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro retornar para a carceragem da PF, em Brasília, após cirurgias. O ex-chefe do Executivo recebeu alta nesta quinta, 1, e voltou a cumprir a pena de 27 anos a que foi condenado pelo golpe de Estado gestado em seu governo em 2022.

O ex-deputado repetiu a alegação de que é “alvo de perseguição” e ainda criticou a cúpula da corporação da qual faz parte. “Não abdiquei de todos os privilégios parlamentares para me sujeitar aos caprichos dos bajuladores de tiranos, que chefiam a Polícia Federal”, escreveu. “Que a ‘Gestapo’ faça o que bem entender com meu concurso público, jamais trocaria minha honra por um emprego na burocracia pública”, completou.

Entenda o caso

Com a determinação da Polícia Federal (PF) desta sexta-feira (02), para que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retome o cargo de escrivão, o ex-deputado volta a ter como lotação a delegacia da corporação em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU). O período de afastamento de Eduardo da PF chegou ao fim após a Câmara dos Deputados declarar a perda do mandato dele, em 18 de dezembro, por faltas. Com isso, a licença concedida para o exercício do mandato eletivo perdeu validade.

Eduardo vive no Texas, nos Estados Unidos, desde março de 2025. Na ocasião, ele se licenciou do mandato na Câmara para tentar barrar, com auxílio da Casa Branca, o julgamento do seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Eduardo ocupou o cargo de escrivão da Polícia Federal entre 2010 e 2014. Ele passou por departamentos em Guajará-Mirim (RO), Guarulhos (SP), São Paulo e Angra dos Reis (RJ), antes de tomar posse como deputado federal, segundo consta sua biografia no site da Câmara. Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Estadão Conteúdo

Prefeitura de Juazeiro vai assinar ordens de serviços para importantes obras na sede e no interior do município nos próximos dias

A prefeitura de Juazeiro vai dar ordens de serviços para importantes obras na sede e no interior do município, nos dias 31 de maio e 1° de junho. Nesta sexta-feira (31), a prefeita Suzana Ramos assina a ordem de serviço para a construção do Pátio Multifuncional de Alfavaca, no distrito de Junco (Salitre), às 17h. Já no sábado (01), às 18h30, será a vez dos moradores do Jardim Flórida comemorarem com a assinatura da ordem de serviço para construção de uma praça de lazer no bairro.

A prefeita convidou a população para os atos de assinatura das ordens de serviços. “Convido toda população juazeirense para prestigiar esses momentos importantes para o Jardim Flórida que vai receber uma praça, que vai proporcionar mais lazer para aquele bairro, que já está recebendo obras de pavimentação, e para a comunidade de Alfavaca, que vai contar com um espaço multifuncional. Estamos realizando uma grande maratona de entregas de equipamentos públicos em todas as áreas e dando ordens de serviços para tantas outras obras, pois o nosso compromisso firmado com o povo de Juazeiro é esse: trabalhar”, disse a prefeita Suzana Ramos.

Lucas Lima/Ascom

Com ações planejadas, Prefeitura reforça oferta de serviços de limpeza nos residenciais de Juazeiro

A partir de um planejamento diário de ações, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) assegura a regularidade da oferta dos serviços de limpeza urbana em todo o município. Após concluir a limpeza dos Residenciais Juazeiro I e II, as equipes prosseguiram para o Residencial Juazeiro III, localizado no bairro Itaberaba nesta segunda-feira (08), realizando mais um mutirão de limpeza.

Dessa forma, equipes da SESP se mobilizaram para a varrição, capinação, recolhimento de resíduos e pintura de meio fio.  Com a ocorrência de chuvas, garis e margaridas atuaram ainda, na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue.

“Desde o início da gestão, o governo municipal tem se empenhado em deixar os residenciais limpos e conservados. Estamos retornando mais uma vez na região e o objetivo é tornar a questão da limpeza dos locais um hábito, sendo que os moradores podem ser nossos mais fiéis fiscais da limpeza, com isso não deixando os moradores jogarem lixo nas ruas e colocar no dia correto da coleta”, enfatizou o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal.

O morador João Augusto, do Residencial Juazeiro III, solicita a compreensão dos moradores para ajudar a prefeitura em manter a limpeza do local. “Se a população fizer sua parte não jogando lixo nas ruas e nem na entrada do Residencial, não tenho dúvidas que a limpeza se manterá por mais tempo. Temos que ser parceiras da SESP”, falou o morador.

A Secretaria lembra ainda que disponibiliza o número de atendimento pelo telefone 3612 5411 para qualquer solicitação ou esclarecimento de dúvidas referentes à Secretaria.

Recepcionado por Miguel Coelho em rápida passagem por Petrolina, Michel Temer assina ordem de serviço para oito novas creches

Presidente da República passou brevemente pela cidade e assinou ordem de serviço com Miguel Coelho.

Como blog Waldiney Passos adiantou, o presidente da República passou brevemente por Petrolina (PE) na manhã desta sexta-feira (23). Na oportunidade, o Chefe do Executivo Nacional foi recepcionado pelo prefeito Miguel Coelho no Aeroporto Nilo Coelho, onde foi assinada uma ordem de serviço para a construção de oito creches na cidade. O encontro teve a participação também do senador Fernando Bezerra e dos ministros Mendonça Filho e Henrique Meirelles.

LEIA TAMBÉM

Presidente Michel Temer desembarca em Petrolina e é recepcionado pelo o prefeito Miguel Coelho

No total, serão investidos R$ 15 milhões nas unidades escolares, que serão construídas nas comunidades da Vila Eulália, Vila Marcela, Jardim Petrópolis, Terras do Sul, Fernando Idalino, Monsenhor Bernardino, Padre Cícero e Nova Petrolina. Essas creches serão somadas a outras duas em construção nos bairros Antonio Cassimiro e Henrique Leite.

A construção dessas 10 creches, que serão destinadas a crianças de 0 a 5 anos, servirá para receber novas 1600 crianças. “Essas unidades vão garantir a melhoria da estrutura da primeira infância. São centenas de crianças beneficiadas em 10 bairros com creches de qualidade. Agora vamos mobilizar as empresas para já nas próximas semanas iniciar as obras nessas creches”, explicou o prefeito após o encontro com o presidente.

Divulgada ordem das músicas nas eliminatórias do Edésio Santos 2016

(Foto: ASCOM)

Esse ano, o festival homenageia o Rio São Francisco (Foto: ASCOM)

A Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) divulga a ordem das músicas que se apresentarão nas eliminatórias da 19ª edição do Festival Edésio Santos da Canção (FESC 2016). As 24 músicas concorrerão ao FESC nos dias 03 e 04 de novembro e as melhores das duas noites de eliminatórias se apresentarão na grande final do dia 05.

Foram desclassificadas as músicas Vela Verde (Samyr Cruz) e Blues e Baião (Pablo Moreno) e foram classificadas Minguante (Raianne Silva Souza / Agnilson Shade / Wadson Filho) e Quem visita Juazeiro (Valdir Lemos), que estavam respectivamente na suplência.

LEIA MAIS