Prefeito Simão se reúne com secretário estadual de Segurança para cobrar novas ações em Petrolina

Em agenda no Recife nesta segunda (23), o prefeito Simão Durando e o deputado estadual Antonio Coelho se reuniram com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho. A pauta do encontro foi o aumento de homicídios em Petrolina nas últimas semanas. O prefeito pediu apoio do governo do Estado para fortalecer a segurança e sufocar a atuação de criminosos no Vale do São Francisco.

A visita ao secretário estadual ocorreu após Simão ligar, no último sábado, para a governadora Raquel Lyra. O prefeito relatou o registro de homicídios em série nas semanas, que tem trazido preocupação para a população. Só nos primeiros 50 dias de 2025, foram registrados 44 homicídios, quase o dobro do mesmo período do ano passado.

O prefeito reivindicou a criação de mais uma delegacia distrital. Também foi solicitada a ampliação do número de policiais militares e civis para um volume compatível com a nova realidade de Petrolina, município que teve o maior crescimento populacional no estado. Além disso, o Simão Durando pediu a implantação de câmeras de monitoramento, entre outras ferramentas de inteligência e prevenção ao crime.

O prefeito defendeu a atuação integrada das forças de segurança do estado, governo federal e prefeitura. “Petrolina cresceu muito, já somos a maior cidade do interior e vamos crescer muito mais. É urgente que o efetivo da polícia e a estrutura de segurança acompanhem esse desenvolvimento. Conversei com a governadora no sábado e agora com o secretário de segurança para que seja dada uma resposta urgente. Precisamos trabalhar integrados para combater a atuação de criminosos em nossa região”, relatou o prefeito após a reunião na Secretaria de Defesa Social

Ascom

Passageiros cobram retorno de linha de ônibus entre Petrolina e Juazeiro

A suspensão da linha de ônibus que trafegava entre Petrolina, Pernambuco e Juazeiro, na Bahia, têm gerado muitas reclamações. Os usuários, principalmente estudantes e trabalhadores, agora precisam recorrer a opções, como as barquinhas, carros e motos por aplicativo ou até fazer o percurso a pé pela ponte Presidente Dutra.O estudante Igor Leonardo Lima mora no bairro piranga em Juazeiro e estuda no IFSertãoPE, no João de Deus, em Petrolina. Desde que a linha de ônibus que passava perto da casa dele foi suspensa, ele faz o trajeto a pé.

“Desde que suspendeu a linha, eu comecei a passar a pé, eu tinha que ir duas horas, andar os 12 quilômetros, daqui até a minha casa. Quando eu conseguia alguma carona, era mais ou menos uma meia-hora para mais. Isso quando eu conseguia, porque na maioria das vezes eu era dependente do ônibus. Agora que está sem, eu estou tendo que me virar nos 30 para conseguir sair daqui e chegar em casa, ou sair da minha própria casa e chegar aqui”.

Maria Clara Resende é estudante e precisou recorrer a motos por aplicativo. “Muitos alunos optam por irem andando das suas próprias casas até aqui para economizarem, ou até mesmo pegar um ônibus aqui do bairro e atravessar a ponte andando, e pegar um ônibus do bairro de Juazeiro. Então, além de ter a relação financeira, também se torna perigoso para a gente”. A mãe de Maria Clara teme pela segurança das filhas, uma estuda no campus do IFSertãoPE e a outra na UPE, ambas em Petrolina. “A gente trabalha preocupada, porque tiraram os ônibus do nada e não deram satisfação nenhuma, aí você paga”, relata a operadora de ciaxa, Jucicleide da Silva Resende.

Entenda o caso – A linha de ônibus Petrolina e Juazeiro interrompeu as atividades no dia 19 de janeiro de 2026. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que isso ocorreu, porque identificou a ocorrência de uma transferência irregular entre as empresas Joafra e Atlântico, sem a devida comunicação, anuência ou regularização junto à agência. As empresas Atlântico e Joafra ainda não se posicionaram sobre a transferência irregular citada pela ANTT e nem estabeleceram um prazo para que o serviço volte a ser ofertado.

G1 Petrolina

Lula recebe cobrança inusitada após raio em ato de Nikolas

O presidente Lula (PT) recebeu uma cobrança no mínimo inusitada após um raio atingir um grupo de pessoas ao final da “Caminhada pela Liberdade”, promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no último domingo (25), em Brasília. Ao todo, 33 pessoas deram entrada em um hospital da capital federal após serem atingidas por uma descarga elétrica no ato, que teve início no interior de Minas Gerais e teve como objetivo pedir a soltura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na Papudinha.

Qual a cobrança?
A vereadora de Maringá (PR), Giselli Bianchini (PP), afirmou que vai oficiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a parlamentar, a intenção é solicitar “providências e a possível instalação de para-raios” no local do acidente. De acordo com ela, o espaço “não pode ficar exposto a riscos previsíveis”. Além disso, a pepista criticou as pessoas que estariam “debochando” dos feridos. “Foi um grande milagre o que aconteceu”, disse ela ao Metrópoles.

Raio causa pânico e deixa feridos em ato de Nikolas Ferreira
Dezenas de pessoas ficaram feridas após a queda de um raio durante o ato convocado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), em Brasília, no último domingo, 25. Das vítimas, 33 foram levadas ao hospital. Chovia forte no momento do incidente na praça do Cruzeiro.

Várias pessoas caíram após sofrerem choques elétricos. Algumas ficaram desacordadas e precisaram ser carregadas nos braços até a única ambulância disponível no local, que acabou cercada por manifestantes sentados ou deitados no chão. Algumas vítimas apresentavam sinais de desorientação. Segundo o UOL, a equipe de socorro atendia uma mulher dentro da ambulância enquanto familiares, em estado de choque, tentavam reanimar parentes caídos. Com a abertura da grade que isolava o veículo, mais pessoas se aproximaram em busca de ajuda.

A Tarde

Justiça cobra Renato Aragão por dívida de R$ 500 mil em IPTU

O humorista Renato Aragão se tornou alvo de uma ação da Procuradoria Geral do Município (PGM) do Rio de Janeiro. Ele está devendo cerca R$ 548.283,69 mil à Prefeitura, referente ao não pagamento de impostos imobiliários acumulados ao longo dos últimos anos.  A ação de execução fiscal tem como foco débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de coleta de lixo de uma propriedade situada no bairro Barra da Tijuca, segundo o site O Globo.

Os autos revelam que o valor inicial teve acréscimo de juros de mora, multas e correção monetária. A Justiça do Rio de Janeiro tentou conciliação administrativa diversas vezes, mas não obteve êxito. Segundo a PGM, as parcelas pendentes correspondem a 2021, 2022 e 2023. Cada pagamento mensal varia entre R$ 10 mil a R$ 11 mil.

O que acontece se Renato Aragão não pagar a dívida? 
Caso o ator não efetue o pagamento ou apresente uma garantia à Justiça em tempo hábil, o magistrado responsável pode determinar o bloqueio de contas bancárias ou a penhora de bens.

Saiba como é o imóvel
A mansão tem 3.000 m² de área construída em terreno com mais de 400.000 m² de área útil. O local conta com guarita para controle de acesso, heliponto, quadra de tênis e vagas para até dez carros na garagem.

Outro imbróglio financeiro envolvendo Renato Aragão
A filha mais velha do humorista, Juliana Rangel Aragão, entrou com uma ação na Justiça contra o pai na 43ª Vara Cível da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, em novembro de 2025. O processo foi aberto porque o humorista não teria quitado um empréstimo de cerca de R$ 950 mil, firmado entre os dois em dezembro de 2018.

Juliana cobra o pagamento do suposto “calote”, que atualmente gira em torno de R$ 872 mil. Segundo a ação, o valor emprestado não veio de economias pessoais de Juliana, mas sim da venda de um imóvel pertencente à mãe dela, Martha Maria Rangel Aragão, já falecida.  Posteriormente, a equipe do artista explicou que o acordo financeiro entre pai e filha foi feito com o objetivo de proteger os bens materiais de Juliana.

“Há mais de uma década, e sempre com apoio de orientação jurídica, ficou acordado que uma parte dos recursos herdados por Juliana da herança de sua mãe fosse administrada pelo pai, seguindo as orientações do advogado da própria Juliana. A intenção, desde o início, foi simples: garantir que seu patrimônio estivesse protegido e bem organizado”, diz o comunicado.

A Tarde

Turistas denunciam cobrança de R$ 700 para acessar praia paradisíaca na Bahia

Uma denúncia de um grupo de turistas que tentavam acessar a praia do Conde, litoral norte da Bahia, aponta a cobrança abusiva de uma espécie de taxa, para que pudesse ter acesso ao local.Em vídeo gravado, um dos integrantes do grupo de turistas, diz que um dos prepostos que estava em uma espécie de “barreira”, queria cobrar R$ 300 para que o veículo tivesse acesso.

O turista ainda cita que para outros veículos, a taxa tem valor maior. A gente que é cidadão não tem direito de ir e vir”, diz. “Eles disseram que veículo maior a taxa é de R$ 700 reais”. A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Conde e não obteve sucesso.

Decreto criou taxa – Em abril deste ano, por intermédio de decreto, a Prefeitura, criou a taxação para o acesso de ônibus, microônibus, vans e kombis de fretamento turístico à praia do Sítio do Conde.

A medida, tomada pelo prefeito Anísio Madeirol (União Brasil), trouxe a cobrança, considerada abusiva por parte da população, com valores específicos por veículo, no período de 24 horas.A autorização para acesso, como apontou o decreto, foi emitida pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SECTUEL), por intermédio do pagamento de taxa de acordo com a categoria de cada veículo.

Abusivo – Turistas denunciam cobrança de R$ 700 para acessar praia paradisíaca na Bahia.  Uma denúncia de um grupo de turistas que tentavam acessar a praia do Conde, litoral norte da Bahia, aponta a cobrança abusiva de uma espécie de taxa, para que pudesse ter acesso ao local.

A Tarde

Lula cobra que Fifa, Conmebol e CBF punam racismo contra Luighi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repudiou nesta sexta-feira (07) o racismo sofrido pelo jogador Luighi, do Palmeiras, durante jogo contra o time paraguaio Cerro Porteño, na Copa Libertadores Sub-20, ontem.

O petista manifestou apoio ao atleta, e cobrou que as entidades do futebol, especificamente a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)  e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), punam os responsáveis. “Todo apoio ao nosso jovem Luighi, do Palmeiras, vítima de ato racista no Paraguai. O futebol significa trabalho coletivo, superação e respeito. Racismo significa o fracasso da humanidade”, escreveu Lula em sua conta no X.

Ataques racistas durante partida

Jogadores do Palmeiras foram vítimas de racismo durante a partida contra o Cerro Porteño, que ocorreu na última quinta-feira (6), no Paraguai. Além de Luighi, o jogador Figueiredo também foi alvo de ataques racistas por parte dos torcedores paraguaios, que fizeram gestos imitando macacos. Luighi foi flagrado chorando no banco após a partida, e fez um discurso duro e emocionado durante coletiva de imprensa após a partida, cobrando punição aos envolvidos.

“Você não vai perguntar sobre o ato de racismo que fizeram comigo? Até quando a gente vai passar por isso? Até quando? O que fizeram comigo foi um crime. Você ainda vai perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso, a CBF, sei lá quem… Não ia perguntar sobre isso, né? O que fizeram comigo foi um crime. Aqui é formação. A gente tá aprendendo aqui”, disse o atleta.

Diario de Pernambuco

 

Lula é cobrado por comandante do Exército

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouviu, nesta quinta-feira, cobranças do comandante do Exército, general Tomás Paiva, por mais recursos para as Forças Armadas. Eles participaram de solenidade para celebrar o Dia do Soldado, em frente ao Quartel-General (QG) do Exército, em Brasília, ao lado de autoridades civis e militares. Segundo o militar, a caserna mantém a sua dedicação ao país, apesar das “restrições orçamentárias”.

Paiva também homenageou a carreira militar e destacou seus desafios, como a necessidade de mudanças periódicas e “pouca possibilidade de acumular patrimônio”.

“Esse espírito perseverante e de doação integral à carreira é mantido incólume, mesmo sob os efeitos das restrições orçamentárias que atingem a todos. Apesar disso, não nos descuidamos da imperiosa necessidade de mais helicópteros, de mais blindados e de mais mísseis, meios militares imprescindíveis, que foram adquiridos de forma responsável e transparente”, declarou Paiva, na cerimônia, lendo a Ordem do Dia.

Lula, por sua vez, não discursou. Na cerimônia, ele entregou a Medalha do Exército Brasileiro para três atletas que conquistaram pódio na Olimpíada de Paris.

Queixas

Não foi a primeira vez que o comandante do Exército fez críticas ao orçamento. No Dia do Exército, celebrado em 19 de abril, também com a participação de Lula, o militar pediu “previsibilidade orçamentária” e mais investimentos em treinamento e equipamentos. Dias antes, ao participar de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, reclamou da falta de recursos para alimentar a tropa e comparou a gestão dos quartéis com universidades federais.

“Grama cortada, quartel limpo, arrumado. Vamos entrar em uma universidade qualquer para ver como está, em termos de gestão. E ver quanto se gasta para manter um quartel e quanto se gasta para manter uma universidade”, argumentou, na ocasião. As declarações do general ocorrem em meio a discussões do governo para cortar R$ 25 bilhões do Orçamento de 2025, e os militares tentam evitar que uma nova restrição caia sobre eles.

Em julho, o Ministério da Defesa sofreu com um corte de R$ 675,7 milhões dentro dos R$ 15 bilhões congelados pelo governo, no esforço de atingir a meta de deficit fiscal zero neste ano. O orçamento da pasta era de R$ 126 bilhões. Outros ministérios tiveram bloqueios consideravelmente maiores. A Saúde, por exemplo, perdeu R$ 4,4 bilhões.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, vem apontando a falta de recursos para a manutenção adequada das Forças. A pasta perdeu 48% do seu orçamento nos últimos 10 anos. Segundo dados do Portal da Transparência, o valor total previsto para este ano está em R$ 106,88 bilhões, considerando apenas recursos alocados pelo próprio ministério. Desses, R$ 81,77 bilhões serão destinados para o pagamento de militares da ativa e da reserva e pensões. Isso representa cerca de 76,5% do total, apenas para a folha de pagamento.

A verba destinada a ações de defesa nacional, principal função das Forças Armadas, é de R$ 9,18 bilhões — apenas 8,5% do orçamento — e inclui controle do espaço aéreo, construção de submarinos e manutenção dos militares em prontidão, o aprestamento, entre outros.

Múcio tentou evitar o corte orçamentário em julho, em uma série de reuniões com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Porém, sem sucesso. Ele conversou até com Lula para evitar mudanças na aposentadoria dos militares. A preocupação agora é com o Orçamento de 2025.

De acordo com Haddad, a Fazenda e o Planejamento vão detalhar, na semana que vem, em que setores ocorrerão os cortes, antes do envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para votação no Congresso.

Mulheres

Outro tema citado no discurso do comandante Tomás Paiva foi a participação de mulheres em funções de combate nas Forças Armadas. O Ministério da Defesa estuda a possibilidade de que elas possam se alistar de forma voluntária aos 18 anos. A expectativa é disponibilizar essa alternativa a partir do ano que vem.

“Homens e mulheres, a cada ano, encaram o desafio de entrar na Força terrestre, quer seja como militares de carreira, quer seja como temporários. Ou, ainda, prestando o serviço militar inicial, que em breve contará também com a presença feminina”, declarou Paiva. Atualmente, mulheres ocupam apenas funções específicas, como na saúde, em logística e em engenharia.

A cerimônia do Dia do Soldado também contou com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e de outros integrantes da Corte, além de autoridades das Forças Armadas.

Correio Braziliense

Austrália, Canadá e EUA exigência de visto pelo Brasil começa dia 10

A exigência de visto para turistas do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos (EUA) entrarem no Brasil começa a valer a partir do dia 10 de janeiro. O prazo inicial para a cobrança do documento era 1º de outubro de 2023, mas foi prorrogado.

Em nota, o Ministério do Turismo destacou que a medida leva em conta a data de chegada em solo brasileiro – com isso, turistas dos três países que chegarem ao Brasil até o dia 9 de janeiro estão isentos de apresentar o visto.

A exigência, válida anteriormente para turistas japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos, foi prorrogada após um acordo Brasil-Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração (até 90 dias).

De acordo com o ministério, também foi necessário fazer ajustes no processo licitatório para a contratação da empresa que vai oferecer o serviço de vistos eletrônicos para os três países. “O novo decreto será publicado tão logo sua tramitação seja finalizada”.

“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, concluiu a pasta.

Agência Brasil

Caixa começa a cobrar Pix de pessoas jurídicas em 19 de julho

A partir de 19 de julho, as pessoas jurídicas clientes da Caixa Econômica Federal começarão a pagar para fazer Pix. Autorizada pelo Banco Central (BC), a cobrança de tarifas para empresários que usam o sistema de transferências instantâneas é praticada pela maioria dos bancos, mas não era feita pela Caixa.

Em nota, o banco desmentiu falsas notícias que circularam nessa segunda-feira (18) de que a tarifação atingiria outros tipos de clientes. A Caixa destacou que pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e beneficiários de programas sociais continuarão a fazer Pix sem cobrança. “A prática [tarifação do Pix para pessoas jurídicas] já é realizada por outras instituições financeiras e autorizada pelo Arranjo Pix desde novembro de 2020, conforme Resolução BCB nº 30/2020”, justificou a Caixa em nota.

O comunicado também informou que a tarifa a ser aplicada às empresas que fazem Pix será uma das menores do mercado. O banco, informou a nota, mantém o compromisso de oferecer aos clientes as melhores condições em seus produtos e serviços.

Confira as tarifas de envio e recebimento do Pix para pessoa jurídica privada:

Pix transferência

•   Envio de empresa para pessoa física por chave Pix, inserção de dados bancários ou iniciação de pagamento

•   Envio entre empresas por chave Pix ou inserção de dados bancários

•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 8,50

Pix compra

•   Empresa recebe Pix de pessoa física em operações de compra por chave Pix, inserção de dados bancários, iniciador de pagamento e Código QR estático

•   Empresa recebe Pix de outra empresa por Código QR estático e iniciador de pagamento

•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130

Pix Checkout

•   Empresa recebe Pix de pessoa física ou de outra empresa por Código QR dinâmico

•   1,20% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130

 

Fonte: Caixa Econômica Federal

Votação de proposta que permite cobrança de mensalidade em universidades públicas é adiada

Em reunião acompanhada por representantes dos estudantes, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados debateu proposta que permite que universidades públicas cobrem mensalidades de alunos (PEC 206/19).

A proposta estava prevista para votação nessa terça-feira (24), mas foi retirada de pauta por causa da ausência do relator, deputado Kim Kataguiri (União-SP).

Após muito debate, os deputados, por acordo, aprovaram um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre o tema. Apenas depois da audiência, ainda sem data marcada, a proposta deverá retornar à pauta.

LEIA MAIS

Sicredi Vale do São Francisco lança modelo de pagamentos sem cobrança de taxas

Os associados do Sicredi Vale do São Francisco, a partir de agora, podem realizar pagamentos ou receber valores, sem taxas, via QR Code no aplicativo do Sicredi, disponível para smartphones que operam nos sistemas iOS ou Android. A alternativa pode ser realizada em poucos segundos, permitindo que o usuário efetue pagamentos como TED, DOC, boleto, cheque e cartões.

Para ter acesso os associados devem entrar no aplicativo e escolher a opção “Pagamento por QR Code”. Em seguida, direcionar o “QR Code Sicredi” para a leitura dos dados, informar o valor (se necessário) e confirmar o pagamento.

De acordo com o superintendente do Sicredi Vale do São Francisco, Albérico Pena, a nova opção de pagamento eletrônico faz parte de uma série de iniciativas do Sistema Sicredi que visa proporcionar novas experiências para os clientes por meio da tecnologia, acompanhando tendências de digitalização do sistema financeiro.

“A opção de pagamento de forma instantânea por QR Code é também um estímulo à troca do dinheiro físico por meios eletrônicos, uma solução mais segura, prática e sustentável”, ressalta o superintendente.

Com 1.900 agências distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal, o Sistema Sicredi disponibiliza mais de 300 produtos e serviços financeiros para 4,5 milhões de associados.

Zona Azul volta a funcionar em Juazeiro a partir desta segunda-feira (1º)

Suspensa a cobrança desde o mês de março, quando o prefeito Paulo Bomfim baixou decretos com medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus, a zona azul volta a funcionar na cidade de Juazeiro na semana que vem, quando parte do comércio será reaberto.

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que, de acordo com o decreto municipal Nª 404/2020, o serviço de estacionamento rotativo conhecimento como ‘Zona Azul’ será reestabelecido em Juazeiro a partir desta segunda-feira (01).

Prefeitura de Juazeiro alerta candidatos sobre cobrança indevida em Processo Seletivo

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) informou que as inscrições para o Processo Seletivo Público Simplificado, que prevê a oferta de vagas para as Secretarias Municipais de Saúde e de Administração, são totalmente gratuitas e qualquer cobrança é considerada indevida.

Nos últimos dias, a SEGESP registrou denúncias de alguns candidatos, que informaram terem recebido mensagens e e-mails cobrando uma taxa de inscrição para garantir a sua participação no Processo Seletivo.

A Secretaria esclareceu que o certame é totalmente gratuito e a inscrição do candidato é validada a partir do momento em que ele entrega a sua documentação. O único fator que pode indeferir a participação no Processo é a ausência de algum documento essencial.

Deputado Antonio Coelho questiona governo do estado por não executar emendas parlamentares

Antonio Coelho. (Foto: Ivaldo Reges)

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM), vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, anunciou que enviará nesta semana um ofício ao secretário estadual da Casa Civil, Nilton Mota. O parlamentar questiona o governo do estado por não executar as emendas dos deputados estaduais, o que seria um descumprimento da constituição estadual.

“Desde 2013, o governo é obrigado a executar as emendas indicadas pelos deputados estaduais ao orçamento anual. No entanto, isso não vem ocorrendo, nem com deputados da base governista, e muito menos com deputados da oposição”, afirmou Antonio.

O deputado cita a Emenda Constitucional 36, de junho de 2013, oriunda de um projeto de emenda constitucional feito pelo então governador Eduardo Campos e aprovado na Alepe. A matéria tornou obrigatória a execução de créditos constantes da Lei Orçamentária Anual (LOA) oriundos de emendas parlamentares.

LEIA MAIS

Compesa nega responsabilidade sobre esgoto lançado no rio São Francisco e explica cobrança de taxas

(Foto: Ilustração)

Após a prefeitura de Petrolina aplicar uma multa de R$ 800 mil à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) por lançar dejetos no Riacho das Porteiras e pela cobrança de taxa de esgotos no Loteamento Vale Dourado, a companhia se pronunciou sobre a penalidade e afirmou não ser responsável sobre o esgoto e explicou a cobrança de taxas no local.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Petrolina multa Compesa em quase R$ 800 mil por lançar esgoto em afluente do Rio São Francisco

Após multa milionária da AMMA, Compesa afirma que não despeja esgoto no rio São Francisco

Segundo nota da Compesa, o esgoto do Loteamento Vale Dourado não é operado pela empresa, já que “o empreendimento nunca deu entrada na documentação legal para fazer a transferência da titularidade para a Compesa”.

Além disso, de acordo com a companhia, era prestada assistência aos moradores do loteamento “sempre que era acionada a fim de fazer a desobstrução do esgoto nas ruas. Em decorrência da prestação desses serviços, a Compesa realizava a cobrança”.

Na nota, a Compesa afirmou ter recebido com indignação uma multa aplicada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP).

Confira a íntegra da nota

Enquanto a Companhia Pernambucana de Saneamento- Compesa trabalha para ampliar os serviços de saneamento em Petrolina, a prefeitura do município insiste no caminho do confronto que não interessa aos petrolinenses. A Companhia recebe com indignação uma multa aplicada pela Armup (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina), sobre o lançamento de esgoto do Loteamento Vale Dourado no Rio São Francisco, que sequer é operado pela empresa. 

LEIA MAIS
123