Operação policial no Vidigal deixa turistas ilhados no Morro Dois Irmãos

Uma operação da Polícia Civil na comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, causou momentos de tensão para visitantes na manhã desta segunda-feira. O objetivo da ação é localizar e prender lideranças da facção criminosa Comando Vermelho.

Visitantes bloqueados na trilha
O reflexo imediato da operação foi o bloqueio do principal acesso ao Morro Dois Irmãos, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

LEIA MAIS

Cem turistas brasileiros deixaram a Venezuela após ataque dos EUA

O governo brasileiro informou, neste sábado (3), que 100 brasileiros que faziam turismo na Venezuela cruzaram a fronteira com o Brasil, em Roraima, após os ataques dos Estados Unidos (EUA) contra o país sul-americano. O Itamaraty segue acompanhando a situação da comunidade brasileira na Venezuela, informou a ministra interina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maria Laura da Rocha.

“Nossa embaixada em Caracas segue acompanhando com atenção não apenas o desenrolado dos acontecimentos, mas também a situação da comunidade brasileira naquele país. Não havendo qualquer relato de vítimas ou feridas na comunidade brasileira”, disse a ministra interina. A embaixadora Maria Laura substitui o ministro Mauro Vieira, que estava de férias, mas interrompeu o descanso e viajou de volta à Brasília ainda neste sábado para acompanhar os acontecimentos envolvendo o país vizinho.

A embaixadora Maria Laura falou com a imprensa no Itamaraty após a segunda reunião emergencial do dia sobre a invasão da Venezuela pelos EUA. O encontro foi coordenado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contou com a participação também dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandoviski, da Secretaria de Comunicação do Planalto, Sidônio Palmeira, e da Defesa, José Múcio. Também participou da reunião a ministra interina da Casa Civil, Miriam Belchior, a embaixadora do Brasil em Caracas, Glivânia Maria de Oliveira, além de representantes da secretaria de Relações Institucionais.

O ministro da Defesa, José Múcio, reforçou que a fronteira segue aberta e tranquila, sugerindo aos brasileiros que queiram deixar o país que procurem as representações diplomáticas. “Da maneira que está tudo calmo, as fronteiras estão abertas, não há nenhuma restrição. O brasileiro que estiver lá pode vir, procure o seu embaixador, o embaixador ajudou, a vice-cônsul brasileira lá também tem ajudado bastante, de maneira que nós estamos só de plantão para ver se surgem novos acontecimentos”, disse Múcio.

Chefe de Estado

Questionados sobre quem o Brasil reconhece como chefe de Estado na Venezuela, a ministra interina Maria Laura disse que é a vice-presidente Delcy Rodríguez. “Na ausência do atual presidente, Maduro, é vice-presidente. Ela está como presidente interina”, afirmou. A ministra interina do MRE disse ainda que o Brasil participa da reunião ministerial da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para este domingo (4), e do Conselho de Segurança da ONU, marcado para próxima segunda-feira (5). Em ambos os encontros, serão discutidos a agressão dos EUA contra a Venezuela.

“O Brasil continua sendo a favor do direito internacional, que é a posição tradicional brasileira contra qualquer tipo de invasão territorial, é pela soberania dos países”, afirmou Maria Laura. Em comunicado publicado mais cedo, o presidente Lula condenou o ataque argumentando que foi uma violação do direito internacional.

Entenda

A agressão dos EUA contra a Venezuela marca um novo episódio de intervenções diretas de Washington na América Latina. A última vez que os EUA invadiram um país latino-americano foi em 1989, no Panamá, quando os militares norte-americanos sequestraram o então presidente Manuel Noriega acusando-o de narcotráfico.

Assim como fizeram com Noriega, os EUA acusam, sem apresentar provas, Maduro de liderar um suposto cartel venezuelano De Los Soles. Especialistas em tráfico internacional de drogas questionam a existência desse cartel. O governo dos EUA estava oferecendo uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem a prisão de Maduro.

Para críticos, a ação é uma medida geopolítica para afastar a Venezuela de adversários globais dos EUA, como China e Rússia, além de exercer maior controle sobre o petróleo do país, dono das maiores reservas de óleo comprovadas do planeta.

Agência Brasil

Turistas denunciam cobrança de R$ 700 para acessar praia paradisíaca na Bahia

Uma denúncia de um grupo de turistas que tentavam acessar a praia do Conde, litoral norte da Bahia, aponta a cobrança abusiva de uma espécie de taxa, para que pudesse ter acesso ao local.Em vídeo gravado, um dos integrantes do grupo de turistas, diz que um dos prepostos que estava em uma espécie de “barreira”, queria cobrar R$ 300 para que o veículo tivesse acesso.

O turista ainda cita que para outros veículos, a taxa tem valor maior. A gente que é cidadão não tem direito de ir e vir”, diz. “Eles disseram que veículo maior a taxa é de R$ 700 reais”. A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Conde e não obteve sucesso.

Decreto criou taxa – Em abril deste ano, por intermédio de decreto, a Prefeitura, criou a taxação para o acesso de ônibus, microônibus, vans e kombis de fretamento turístico à praia do Sítio do Conde.

A medida, tomada pelo prefeito Anísio Madeirol (União Brasil), trouxe a cobrança, considerada abusiva por parte da população, com valores específicos por veículo, no período de 24 horas.A autorização para acesso, como apontou o decreto, foi emitida pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SECTUEL), por intermédio do pagamento de taxa de acordo com a categoria de cada veículo.

Abusivo – Turistas denunciam cobrança de R$ 700 para acessar praia paradisíaca na Bahia.  Uma denúncia de um grupo de turistas que tentavam acessar a praia do Conde, litoral norte da Bahia, aponta a cobrança abusiva de uma espécie de taxa, para que pudesse ter acesso ao local.

A Tarde

Austrália, Canadá e EUA exigência de visto pelo Brasil começa dia 10

A exigência de visto para turistas do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos (EUA) entrarem no Brasil começa a valer a partir do dia 10 de janeiro. O prazo inicial para a cobrança do documento era 1º de outubro de 2023, mas foi prorrogado.

Em nota, o Ministério do Turismo destacou que a medida leva em conta a data de chegada em solo brasileiro – com isso, turistas dos três países que chegarem ao Brasil até o dia 9 de janeiro estão isentos de apresentar o visto.

A exigência, válida anteriormente para turistas japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos, foi prorrogada após um acordo Brasil-Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração (até 90 dias).

De acordo com o ministério, também foi necessário fazer ajustes no processo licitatório para a contratação da empresa que vai oferecer o serviço de vistos eletrônicos para os três países. “O novo decreto será publicado tão logo sua tramitação seja finalizada”.

“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, concluiu a pasta.

Agência Brasil

Pernambuco participa de evento presencial em Gramado

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur representam o Estado no primeiro grande evento presencial de 2020, a tradicional Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris). O encontro, que vai reunir todo o trade turístico nacional, começa nesta quinta-feira (5) e segue até o domingo, 8 de novembro, no Serra Park, na cidade gaúcha. Pernambuco participa como coexpositor no estande da Embratur.

“Temos protocolos rígidos, temos o selo Turismo Seguro, e temos também a nossa malha aérea como uma das primeiras do País a ser recuperada, já em janeiro. Todos os equipamentos turísticos do Estado estão em funcionamento e nossos hotéis de portas abertas para receber os visitantes neste verão com segurança”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Devido à pandemia, a Festuris 2020 segue um protocolo de segurança restrito. Se em anos anteriores, a feira recebia milhares de pessoas e promovia dezenas de ações incentivando a interação dos participantes – empresários e profissionais do trade, além de jornalistas – este ano o distanciamento social orienta toda a dinâmica do evento. Para evitar aglomerações, por exemplo, todas as atividades de atendimento e reuniões com agentes e operadores são marcadas pelo app Festuris 2020.

Prefeitura investe em melhoria de equipamentos turístico para impulsionar economia de Petrolina 

Banhada pelo Rio São Francisco e forte no agronegócio, Petrolina, apesar de possuir cenários dignos de cartão postal, havia sido esquecida quando o assunto era a manutenção de equipamentos turísticos. Nos últimos três anos, a Prefeitura de Petrolina tem mudado esse cenário.

Entre os locais beneficiados a Orla, o Bodódromo, a Oficina do Artesão Mestre Quincas e o Centro Gastronômico Dona Iracy Sobral, que fica na rua Eraldo Gueiros, passaram por uma intensa transformação.

Em todas essas obras estruturantes, estão sendo investidos R$ 7,7 milhões em melhorias, ampliações e readequações dos espaços.

LEIA MAIS

Associação desmente boato de que taxista envolvido em acidente estaria em alta velocidade

(Foto: Reprodução/Internet)

A Associação de Taxistas de Petrolina se manifestou a respeito do acidente na tarde da quarta-feira (4), que vitimou o motorista José Florentino, de 75 anos e um adolescente de 17. Os dois estavam no veículo conduzido por Florentino juntamente com o casal pai do jovem, quando o carro saiu da pista e capotou.

LEIA TAMBÉM: 

Taxista capota veículo próximo a Lagoa Grande

No programa Super Manhã da Rádio Jornal nessa quinta-feira (5) o representante da Associação falou a Waldiney Passos como aconteceu o acidente. “Nosso companheiro Florentino pegou os turistas no [River] Shopping onde foi na vinícola para Santa Maria e no trajeto com muitos buracos, esse depoimento quem me relatou foi o pai do rapaz que conversou com a gente, ele vinha devagar entre 50 e 60 km e ao desviar de um buraco, desceu o barranco e capotou quatro vezes”, disse Janicley.

LEIA MAIS