Passageiros cobram retorno de linha de ônibus entre Petrolina e Juazeiro

A suspensão da linha de ônibus que trafegava entre Petrolina, Pernambuco e Juazeiro, na Bahia, têm gerado muitas reclamações. Os usuários, principalmente estudantes e trabalhadores, agora precisam recorrer a opções, como as barquinhas, carros e motos por aplicativo ou até fazer o percurso a pé pela ponte Presidente Dutra.O estudante Igor Leonardo Lima mora no bairro piranga em Juazeiro e estuda no IFSertãoPE, no João de Deus, em Petrolina. Desde que a linha de ônibus que passava perto da casa dele foi suspensa, ele faz o trajeto a pé.

“Desde que suspendeu a linha, eu comecei a passar a pé, eu tinha que ir duas horas, andar os 12 quilômetros, daqui até a minha casa. Quando eu conseguia alguma carona, era mais ou menos uma meia-hora para mais. Isso quando eu conseguia, porque na maioria das vezes eu era dependente do ônibus. Agora que está sem, eu estou tendo que me virar nos 30 para conseguir sair daqui e chegar em casa, ou sair da minha própria casa e chegar aqui”.

Maria Clara Resende é estudante e precisou recorrer a motos por aplicativo. “Muitos alunos optam por irem andando das suas próprias casas até aqui para economizarem, ou até mesmo pegar um ônibus aqui do bairro e atravessar a ponte andando, e pegar um ônibus do bairro de Juazeiro. Então, além de ter a relação financeira, também se torna perigoso para a gente”. A mãe de Maria Clara teme pela segurança das filhas, uma estuda no campus do IFSertãoPE e a outra na UPE, ambas em Petrolina. “A gente trabalha preocupada, porque tiraram os ônibus do nada e não deram satisfação nenhuma, aí você paga”, relata a operadora de ciaxa, Jucicleide da Silva Resende.

Entenda o caso – A linha de ônibus Petrolina e Juazeiro interrompeu as atividades no dia 19 de janeiro de 2026. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que isso ocorreu, porque identificou a ocorrência de uma transferência irregular entre as empresas Joafra e Atlântico, sem a devida comunicação, anuência ou regularização junto à agência. As empresas Atlântico e Joafra ainda não se posicionaram sobre a transferência irregular citada pela ANTT e nem estabeleceram um prazo para que o serviço volte a ser ofertado.

G1 Petrolina

Lula recebe cobrança inusitada após raio em ato de Nikolas

O presidente Lula (PT) recebeu uma cobrança no mínimo inusitada após um raio atingir um grupo de pessoas ao final da “Caminhada pela Liberdade”, promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no último domingo (25), em Brasília. Ao todo, 33 pessoas deram entrada em um hospital da capital federal após serem atingidas por uma descarga elétrica no ato, que teve início no interior de Minas Gerais e teve como objetivo pedir a soltura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na Papudinha.

Qual a cobrança?
A vereadora de Maringá (PR), Giselli Bianchini (PP), afirmou que vai oficiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a parlamentar, a intenção é solicitar “providências e a possível instalação de para-raios” no local do acidente. De acordo com ela, o espaço “não pode ficar exposto a riscos previsíveis”. Além disso, a pepista criticou as pessoas que estariam “debochando” dos feridos. “Foi um grande milagre o que aconteceu”, disse ela ao Metrópoles.

Raio causa pânico e deixa feridos em ato de Nikolas Ferreira
Dezenas de pessoas ficaram feridas após a queda de um raio durante o ato convocado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), em Brasília, no último domingo, 25. Das vítimas, 33 foram levadas ao hospital. Chovia forte no momento do incidente na praça do Cruzeiro.

Várias pessoas caíram após sofrerem choques elétricos. Algumas ficaram desacordadas e precisaram ser carregadas nos braços até a única ambulância disponível no local, que acabou cercada por manifestantes sentados ou deitados no chão. Algumas vítimas apresentavam sinais de desorientação. Segundo o UOL, a equipe de socorro atendia uma mulher dentro da ambulância enquanto familiares, em estado de choque, tentavam reanimar parentes caídos. Com a abertura da grade que isolava o veículo, mais pessoas se aproximaram em busca de ajuda.

A Tarde

Justiça cobra Renato Aragão por dívida de R$ 500 mil em IPTU

O humorista Renato Aragão se tornou alvo de uma ação da Procuradoria Geral do Município (PGM) do Rio de Janeiro. Ele está devendo cerca R$ 548.283,69 mil à Prefeitura, referente ao não pagamento de impostos imobiliários acumulados ao longo dos últimos anos.  A ação de execução fiscal tem como foco débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de coleta de lixo de uma propriedade situada no bairro Barra da Tijuca, segundo o site O Globo.

Os autos revelam que o valor inicial teve acréscimo de juros de mora, multas e correção monetária. A Justiça do Rio de Janeiro tentou conciliação administrativa diversas vezes, mas não obteve êxito. Segundo a PGM, as parcelas pendentes correspondem a 2021, 2022 e 2023. Cada pagamento mensal varia entre R$ 10 mil a R$ 11 mil.

O que acontece se Renato Aragão não pagar a dívida? 
Caso o ator não efetue o pagamento ou apresente uma garantia à Justiça em tempo hábil, o magistrado responsável pode determinar o bloqueio de contas bancárias ou a penhora de bens.

Saiba como é o imóvel
A mansão tem 3.000 m² de área construída em terreno com mais de 400.000 m² de área útil. O local conta com guarita para controle de acesso, heliponto, quadra de tênis e vagas para até dez carros na garagem.

Outro imbróglio financeiro envolvendo Renato Aragão
A filha mais velha do humorista, Juliana Rangel Aragão, entrou com uma ação na Justiça contra o pai na 43ª Vara Cível da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, em novembro de 2025. O processo foi aberto porque o humorista não teria quitado um empréstimo de cerca de R$ 950 mil, firmado entre os dois em dezembro de 2018.

Juliana cobra o pagamento do suposto “calote”, que atualmente gira em torno de R$ 872 mil. Segundo a ação, o valor emprestado não veio de economias pessoais de Juliana, mas sim da venda de um imóvel pertencente à mãe dela, Martha Maria Rangel Aragão, já falecida.  Posteriormente, a equipe do artista explicou que o acordo financeiro entre pai e filha foi feito com o objetivo de proteger os bens materiais de Juliana.

“Há mais de uma década, e sempre com apoio de orientação jurídica, ficou acordado que uma parte dos recursos herdados por Juliana da herança de sua mãe fosse administrada pelo pai, seguindo as orientações do advogado da própria Juliana. A intenção, desde o início, foi simples: garantir que seu patrimônio estivesse protegido e bem organizado”, diz o comunicado.

A Tarde

AGU cobra na Justiça mais R$ 135 milhões ligados a desvios no INSS

]A Advocacia-Geral da União (AGU) informou neste sábado (20) ter ajuizado antes do início do recesso judicial de fim de ano mais um lote de ações regressivas para cobrar R$ 135 milhões de entidades associativas envolvidas com descontos fraudulentos em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o órgão, esse é o último lote de ações para cobrar das associações de aposentados e pensionistas envolvidas em fraudes a devolução para os cofres públicos do dinheiro que o INSS já devolveu aos aposentados lesados. Um terceiro lote já havia sido protocolado em dezembro. Com isso, o total de ações cautelares chegou a 37, somando R$ 6,6 bilhões em pedidos para bloqueio de bens de pessoas físicas e jurídicas.

Desse total, a Justiça já concordou com o bloqueio de R$ 4,4 bilhões, porém somente R$ 514 milhões foram encontrados até o momento, incluindo saldos em contas, 17 imóveis e 76 veículos. O INSS, por sua vez, precisou desembolsar até o momento R$ 2,74 bilhões para ressarcir mais de 4 milhões de beneficiários que acusaram os descontos em suas aposentadorias ou pensões, feitos sem autorização ou com autorização fraudada.

Agência Brasil

Turistas denunciam cobrança de R$ 700 para acessar praia paradisíaca na Bahia

Uma denúncia de um grupo de turistas que tentavam acessar a praia do Conde, litoral norte da Bahia, aponta a cobrança abusiva de uma espécie de taxa, para que pudesse ter acesso ao local.Em vídeo gravado, um dos integrantes do grupo de turistas, diz que um dos prepostos que estava em uma espécie de “barreira”, queria cobrar R$ 300 para que o veículo tivesse acesso.

O turista ainda cita que para outros veículos, a taxa tem valor maior. A gente que é cidadão não tem direito de ir e vir”, diz. “Eles disseram que veículo maior a taxa é de R$ 700 reais”. A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Conde e não obteve sucesso.

Decreto criou taxa – Em abril deste ano, por intermédio de decreto, a Prefeitura, criou a taxação para o acesso de ônibus, microônibus, vans e kombis de fretamento turístico à praia do Sítio do Conde.

A medida, tomada pelo prefeito Anísio Madeirol (União Brasil), trouxe a cobrança, considerada abusiva por parte da população, com valores específicos por veículo, no período de 24 horas.A autorização para acesso, como apontou o decreto, foi emitida pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SECTUEL), por intermédio do pagamento de taxa de acordo com a categoria de cada veículo.

Abusivo – Turistas denunciam cobrança de R$ 700 para acessar praia paradisíaca na Bahia.  Uma denúncia de um grupo de turistas que tentavam acessar a praia do Conde, litoral norte da Bahia, aponta a cobrança abusiva de uma espécie de taxa, para que pudesse ter acesso ao local.

A Tarde