Passageiros cobram retorno de linha de ônibus entre Petrolina e Juazeiro

A suspensão da linha de ônibus que trafegava entre Petrolina, Pernambuco e Juazeiro, na Bahia, têm gerado muitas reclamações. Os usuários, principalmente estudantes e trabalhadores, agora precisam recorrer a opções, como as barquinhas, carros e motos por aplicativo ou até fazer o percurso a pé pela ponte Presidente Dutra.O estudante Igor Leonardo Lima mora no bairro piranga em Juazeiro e estuda no IFSertãoPE, no João de Deus, em Petrolina. Desde que a linha de ônibus que passava perto da casa dele foi suspensa, ele faz o trajeto a pé.

“Desde que suspendeu a linha, eu comecei a passar a pé, eu tinha que ir duas horas, andar os 12 quilômetros, daqui até a minha casa. Quando eu conseguia alguma carona, era mais ou menos uma meia-hora para mais. Isso quando eu conseguia, porque na maioria das vezes eu era dependente do ônibus. Agora que está sem, eu estou tendo que me virar nos 30 para conseguir sair daqui e chegar em casa, ou sair da minha própria casa e chegar aqui”.

Maria Clara Resende é estudante e precisou recorrer a motos por aplicativo. “Muitos alunos optam por irem andando das suas próprias casas até aqui para economizarem, ou até mesmo pegar um ônibus aqui do bairro e atravessar a ponte andando, e pegar um ônibus do bairro de Juazeiro. Então, além de ter a relação financeira, também se torna perigoso para a gente”. A mãe de Maria Clara teme pela segurança das filhas, uma estuda no campus do IFSertãoPE e a outra na UPE, ambas em Petrolina. “A gente trabalha preocupada, porque tiraram os ônibus do nada e não deram satisfação nenhuma, aí você paga”, relata a operadora de ciaxa, Jucicleide da Silva Resende.

Entenda o caso – A linha de ônibus Petrolina e Juazeiro interrompeu as atividades no dia 19 de janeiro de 2026. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que isso ocorreu, porque identificou a ocorrência de uma transferência irregular entre as empresas Joafra e Atlântico, sem a devida comunicação, anuência ou regularização junto à agência. As empresas Atlântico e Joafra ainda não se posicionaram sobre a transferência irregular citada pela ANTT e nem estabeleceram um prazo para que o serviço volte a ser ofertado.

G1 Petrolina

ANTT autoriza reajuste em tarifa do semiurbano entre Petrolina e Juazeiro

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou reajuste de 2,546% em tarifa do semiurbano entre Petrolina e Juazeiro. Medida vale para serviços interestaduais operados sob autorização especial e passa a vigorar a partir da zero hora do dia 22 de fevereiro. A atualização desse coeficiente segue os critérios estabelecidos pela Resolução ANTT nº 2.130/2007, que disciplina a estrutura de formação de preços nesse tipo de operação.

Muitas foram as reclamações de usuários do serviço de transporte urbano das duas cidades , principalmente porque a empresa suspendeu o funcionamento do serviço.  E já se soma um mês em que a população que depende do transporte coletivo interestadual entre Juazeiro e Petrolina aguenta os transtornos provocados pela suspensão da linha. O serviço foi interrompido no último dia 19 de janeiro após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) identificar a operação irregular pela empresa Atlântico Transporte. De lá para cá quem precisou do transporte para se deslocar entre os dois municípios passou por muito sufoco.

Em publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (19), a ANTT anunciou um reajuste de 2,54% no coeficiente tarifário dos serviços de transporte rodoviário semiurbano interestadual entre Juazeiro e Petrolina. Com o reajuste, o coeficiente tarifário passa a ser fixado em R$ 0,15 por passageiro x quilômetro (tipo único). A ANTT destaca ainda que a atualização desse coeficiente segue os critérios estabelecidos pela Resolução da agência nº 2.130/2007, que disciplina a estrutura de formação de preços nesse tipo de operação.

Em dezembro do ano passado, após um acordo entre as empresas Joafra Transportes e Atlântico Transportes, houve um aumento na tarifa que passou a custar R$ 5,00. Antes, o valor era de R$ 3,90.

Paralisação dos motoristas de ônibus e suspensão do Restaurante Universitário da Univasf continua

Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão enfrentando dois problemas. Há quase um mês os serviços de alimentação dos Restaurantes Universitários foram suspensos. Outra dificuldade é a paralisação dos motoristas de ônibus da universidade, que já dura quase 20 dias.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Locadoras, Fretamento e Turismo (Sindfretur), o motivo da paralisação é o atraso nos salários de fevereiro dos motoristas e a solicitação de reajuste no valor do pagamento. Em entrevista à TV Grande Rio desta quinta-feira (13), ele afirmou que até o momento não houve avanço nas negociações. “Fizeram uma promessa que regularizaria e assumiria as obrigações que lhes cabe, falaram do pagamento essa semana, do salário de fevereiro e essa semana, com certeza não sairá”, afirmou o presidente, Manoel Machado.

Ainda segundo o presidente, o motivo principal da greve “é a supressão dos direitos dos trabalhadores”. Ele disse que o valor que os trabalhadores ganhavam eram R$ 3.081, diminuiu para 2.560 e que a atual empresa definiu o valor em R$ 2.200. Ainda de acordo com ele, o ticket de alimentação, que deveria ser de R$ 700 está em R$ 220 e o plano de saúde também foi cancelado.

O Pró-Reitor de Assistência Estudantil da Univasf, Clébio Ferreira, falou sobre o atraso no salário do mês de fevereiro e sobre as outras reivindicações da categoria. Segundo ele, a universidade não tem responsabilidade na definição do valor que os motoristas recebem, que isso cabe à empresa que contrata os motoristas. Assim, o conflito segue sem previsão de resolução e os estudantes continuam sem o serviço.

“A empresa que sai e que entrou é quem diz o salário do motorista, a universidade não diz qual é o salário do motorista. Essa empresa ficou um ano, saiu o ano passado, entrou uma terceira empresa. Essa outra empresa, ela disse que dentro do contrato com a universidade, ela estabelece a CCT e ela estabelece o valor do pagamento dos motoristas, o salário dos motoristas”, afirmou.

Já sobre o funcionamento dos Restaurantes Universitários, a empresa terceirizada responsável rescindiu o contrato com a Univasf, em 19 de fevereiro. Nesta quinta, a instituição anunciou que uma nova empresa assumirá o RU, com aumento no valor das refeições, que deverão custar R$ 17,50, mas não definiu um prazo para o retorno do funcionamento. Segundo o Pró-Reitor de Assistência Estudantil da universidade, a empresa está providenciando contratação da equipe, instalação de catracas e sistemas, limpeza dos ambientes e recebimento do aparelho dos restaurantes.

G1 Petrolina

‘Operação Corujão’ disponibilizará transporte coletivo para a ‘Virada Petrolina’

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), informa que quem for curtir a chegada do Ano Novo no ‘Virada Petrolina’ poderá contar com o transporte coletivo para voltar para casa em segurança. A ‘Operação Corujão’, tem como objetivo facilitar o deslocamento de petrolinenses e turistas até o evento que acontecerá na Porta do Rio.

Serão disponibilizados quatro ônibus de meia-noite até às 4h da manhã. Dois veículos atenderão os bairros da Zona Leste e os outros dois atenderão a Zona Oeste da cidade. Os terminais de cada zona serão na Avenida Guararapes e na Avenida Joaquim Nabuco, respectivamente. A Autarquia ressalta ainda que, na terça-feira (31), as linhas de ônibus continuarão a funcionar nos horários normais, até às 23h, levando os passageiros no sentido bairro/centro.

Serviço:

  • Para quem for para os bairros da Zona Leste (Henrique Leite; Vila Eduardo; Areia Branca; José e Maria; Santa Luzia; Dom Avelar; Vila Débora; Loteamento Recife; Vila Marcela; Monsenhor Bernardino e Vivendas): o terminal será na Avenida Guararapes (em frente ao Itaú);
  • Para quem for para os bairros da Zona Oeste (Antônio Cassimiro; Vila Eulália; Condomínios Real, Vila Verde e Vinhedos; Pedra Linda; Cacheado; João de Deus; Cosme e Damião; Jardim Amazonas; Pedro Raimundo; Cohab Massangano; São Gonçalo; Rio Claro; Cohab VI; Jardim Guararapes; Residenciais Brasil, Nova Petrolina e Pomares): o terminal será na Avenida Joaquim Nabuco (em frente ao Colégio Auxiliadora).

Ascom Ampla