Cármen Lúcia antecipa saída da presidência do TSE e abre espaço para nova gestão antes das eleições

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, anunciou que irá antecipar sua saída do comando da Corte. A mudança deve ocorrer já no próximo dia 14 de abril, quando está prevista a eleição simbólica para a nova presidência do tribunal.

A tendência é que o ministro Kassio Nunes Marques assuma o cargo para o próximo biênio.

Segundo a ministra, a decisão foi motivada pela proximidade das eleições gerais de 2026. Ela defendeu que a antecipação permite uma transição mais organizada, garantindo tempo para que a nova gestão monte sua equipe e conduza o processo eleitoral com maior estabilidade administrativa.

LEIA MAIS

Saída de Haddad do governo ainda depende de reuniçao entre Trumo e Lula

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a data de sua saída do governo está dependendo da possível viagem do presidente Lula aos Estados Unidos para reunião com o presidente americano, Donald Trump.

Em entrevista a jornalistas, Haddad disse que pretende se reunir com Lula nesta quinta (26) para definir se integrará a comitiva presidencial. A expectativa é de que o encontro bilateral ocorra entre os dias 15 e 20 de março, embora ainda não haja confirmação oficial.“Se eu for [viajar], a data de saída é uma, se eu não for, a data é outra”, declarou o ministro na portaria do Ministério da Fazenda, após retornar da Índia e da Coreia do Sul, onde acompanhou o presidente Lula.

Desde o fim de 2025, Haddad indica a intenção de deixar a pasta para colaborar com a campanha de reeleição de Lula. Inicialmente, ele cogitou deixar o cargo ainda em fevereiro, mas a mudança deve ficar para meados de março. Antes de sair, o ministro pretende concluir estudos sobre alternativas de financiamento para a proposta de tarifa zero no transporte público, que devem ser apresentados até abril, e a regulamentação sobre a tributação de criptoativos.

Sucessão
O nome mais cotado para assumir o comando da Fazenda é o do atual secretário-executivo da pasta, Dario Durigan. Caso a mudança se confirme, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, assumirá a secretaria-executiva. Apesar de descartar publicamente candidatura nas eleições deste ano, Haddad enfrenta pressão dentro do PT para disputar o governo de São Paulo ou uma das duas vagas para o Senado no estado. O ministro, no entanto, continua a dar declarações de que não quer disputar as próximas eleições.

A Tarde

Cem turistas brasileiros deixaram a Venezuela após ataque dos EUA

O governo brasileiro informou, neste sábado (3), que 100 brasileiros que faziam turismo na Venezuela cruzaram a fronteira com o Brasil, em Roraima, após os ataques dos Estados Unidos (EUA) contra o país sul-americano. O Itamaraty segue acompanhando a situação da comunidade brasileira na Venezuela, informou a ministra interina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maria Laura da Rocha.

“Nossa embaixada em Caracas segue acompanhando com atenção não apenas o desenrolado dos acontecimentos, mas também a situação da comunidade brasileira naquele país. Não havendo qualquer relato de vítimas ou feridas na comunidade brasileira”, disse a ministra interina. A embaixadora Maria Laura substitui o ministro Mauro Vieira, que estava de férias, mas interrompeu o descanso e viajou de volta à Brasília ainda neste sábado para acompanhar os acontecimentos envolvendo o país vizinho.

A embaixadora Maria Laura falou com a imprensa no Itamaraty após a segunda reunião emergencial do dia sobre a invasão da Venezuela pelos EUA. O encontro foi coordenado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contou com a participação também dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandoviski, da Secretaria de Comunicação do Planalto, Sidônio Palmeira, e da Defesa, José Múcio. Também participou da reunião a ministra interina da Casa Civil, Miriam Belchior, a embaixadora do Brasil em Caracas, Glivânia Maria de Oliveira, além de representantes da secretaria de Relações Institucionais.

O ministro da Defesa, José Múcio, reforçou que a fronteira segue aberta e tranquila, sugerindo aos brasileiros que queiram deixar o país que procurem as representações diplomáticas. “Da maneira que está tudo calmo, as fronteiras estão abertas, não há nenhuma restrição. O brasileiro que estiver lá pode vir, procure o seu embaixador, o embaixador ajudou, a vice-cônsul brasileira lá também tem ajudado bastante, de maneira que nós estamos só de plantão para ver se surgem novos acontecimentos”, disse Múcio.

Chefe de Estado

Questionados sobre quem o Brasil reconhece como chefe de Estado na Venezuela, a ministra interina Maria Laura disse que é a vice-presidente Delcy Rodríguez. “Na ausência do atual presidente, Maduro, é vice-presidente. Ela está como presidente interina”, afirmou. A ministra interina do MRE disse ainda que o Brasil participa da reunião ministerial da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para este domingo (4), e do Conselho de Segurança da ONU, marcado para próxima segunda-feira (5). Em ambos os encontros, serão discutidos a agressão dos EUA contra a Venezuela.

“O Brasil continua sendo a favor do direito internacional, que é a posição tradicional brasileira contra qualquer tipo de invasão territorial, é pela soberania dos países”, afirmou Maria Laura. Em comunicado publicado mais cedo, o presidente Lula condenou o ataque argumentando que foi uma violação do direito internacional.

Entenda

A agressão dos EUA contra a Venezuela marca um novo episódio de intervenções diretas de Washington na América Latina. A última vez que os EUA invadiram um país latino-americano foi em 1989, no Panamá, quando os militares norte-americanos sequestraram o então presidente Manuel Noriega acusando-o de narcotráfico.

Assim como fizeram com Noriega, os EUA acusam, sem apresentar provas, Maduro de liderar um suposto cartel venezuelano De Los Soles. Especialistas em tráfico internacional de drogas questionam a existência desse cartel. O governo dos EUA estava oferecendo uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem a prisão de Maduro.

Para críticos, a ação é uma medida geopolítica para afastar a Venezuela de adversários globais dos EUA, como China e Rússia, além de exercer maior controle sobre o petróleo do país, dono das maiores reservas de óleo comprovadas do planeta.

Agência Brasil

Com saída de Lupi, governo Lula soma 11 trocas de ministro

Com o anúncio da saída de Carlos Lupi do ministério da Previdência Social nesta sexta-feira (2), o governo Lula já acumula 11 trocas de ministros desde o seu início, em janeiro de 2023. As mudanças foram motivadas por fatores diversos, desde a necessidade de acomodar partidos da base aliada, como o Centrão, até crises de imagem e indicações para outros Poderes.

A primeira troca aconteceu quando o general Gonçalves Dias deixou o comando do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), em abril de 2023, após a divulgação de imagens suas no Palácio do Planalto durante os ataques golpistas de 8 de janeiro terem gerado forte repercussão negativa. Diante do desgaste, Dias foi substituído pelo general Marcos Antônio Amaro dos Santos. Dois meses depois, em junho, a então ministra do Turismo, Daniela Carneiro, foi exonerada. Indicada pelo União Brasil, Carneiro foi substituída por Celso Sabino, do mesmo partido.

Em setembro de 2023 houve uma minirreforma ministerial. Ana Moser, então ministra do Esporte, foi demitida para dar espaço a André Fufuca (PP), e na mesma leva, Silvio Costa Filho (Republicanos) assumiu o Ministério de Portos e Aeroportos. A pasta era comandada por Márcio França (PSB), que foi realocado para o recém-criado Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

A quinta mudança veio em fevereiro de 2024, quando Flávio Dino deixou o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública ao ser indicado e aprovado para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). O ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski assumiu a pasta. Uma das demissões de maior impacto político ocorreu em setembro de 2024. O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) deixou o governo após virem à tona acusações de assédio moral e sexual, que teriam entre as vítimas a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial). Para seu lugar, foi nomeada Macaé Evaristo.

Em janeiro deste ano, houve a saída de Paulo Pimenta da chefia da Secom (Secretaria de Comunicação Social). Lula nomeou para o posto o publicitário Sidônio Palmeira, que trabalhou em sua campanha presidencial em 2022. A troca visou, segundo o governo, aprimorar a comunicação digital e o alcance em redes sociais, além de combater a disseminação de notícias falsas.

Logo depois, em fevereiro deste ano, Lula convidou a então deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, substituindo Alexandre Padilha, que assumiu o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. Na quarta-feira (23) da semana passada, o presidente Lula aceitou o nome do presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, como o novo ministro das Comunicações. A escolha aconteceu após Pedro Lucas ter recusado o convite de Lula, 12 dias após ter sido anunciado como ministro por Hoffmann.

Bahia Notícias

Marília Arraes troca o PT pelo Solidariedade, mas vai pedir votos para Lula em campanha para o Senado

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A deputada federal Marília Arraes está fora do PT. A decisão está tomada e é irreversível, conforme informam interlocutores da coluna eletrônica. O comunicado oficial da partida de Marília Arraes deve ser realizado nos próximos dias ou mesmo nas próximas horas.

O timing é claramente pertinente politicamente, às vésperas da chegada da presidente do partido, Gleisi Hoffmnann, ao Estado de Pernambuco, para uma reunião com o objetivo de pacificar a escolha do nome do PT para o Senado, nas eleições deste ano, junto à Frente Popular.

Mais cedo, o blog de Jamildo já havia informado que a deputada havia se dado por vencida, na batalha interna pela indicação. Apesar de ter aparecido na frente das pesquisas eleitorais para o Senado, ela enfrentava resistência de nomes do PSB, onde já militou, bem como uma guerra interna no PT, com o cacique Humberto Costa, senador eleito pelo partido.

Confirmado: João Raphael deixa Compesa de Petrolina e assumirá gerência da Companhia em Caruaru

João Raphael Queiroz (Foto: Blog Waldiney Passos)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), por meio de sua Assessoria de Comunicação, acaba de confirmar a saída do Gerente Regional da Unidade de Negócios da Compesa em Petrolina, João Raphael de Queiroz, que agora, deve assumir o cargo de gerente na Unidade do Agreste Central, em Caruaru (PE).

Por cinco anos, João Raphael gerenciou a unidade da Compesa em Petrolina. Durante esse tempo, o gestor foi alvo de críticas, e assim como o serviço da Companhia, caiu na insatisfação da população petrolinense. A informação sobre a saída de João Raphael é oficial, mas a exoneração e mudança de cargo ainda não foram anunciadas no Diário Oficial do Estado.

Quem assume a gerência da Compesa em Petrolina é Marcelo André Ramos Guimarães de Oliveira, que deixa a Unidade de Negócios Metropolitana Centro Sul.

Bolsonaro marca reunião com deputados aliados para anunciar saída do PSL nesta terça-feira

(Foto: Internet)

Nesta terça-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro deve se reunir com o grupo de deputados bolsonaristas do PSL para informar que deixará o partido, em meio à crise deflagrada na sigla. A informação foi revelada hoje (11) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o encontro acontecerá no Palácio do Planalto, onde Bolsonaro deve comunicar que ficará sem partido pelo menos no curto prazo. A tendência é que o presidente anuncie processo de coleta de assinaturas para a formação de uma nova legenda, cujo nome ainda não foi definido. Uma das hipóteses é Conservadores.

Os deputados e senadores do PSL considerados traidores pelo presidente, como Joice Hasselmann (SP), Delegado Waldir (GO) e Major Olímpio (SP), não foram convidados para o encontro.

Fernando Bezerra Coelho e Fernando Filho não vão a Convenção Estadual do PSB por não haver clima

Saída do Senador e de seu filho do partido é iminente. (Foto: Internet)

O senador Fernando Bezerra Coelho e o ministro Fernando Filho não compareceram à Convenção Estadual do PSB neste domingo (27).

De acordo com nota enviada à imprensa, não havia clima para a participação no evento. O presidente Nacional do partido, Carlos Siqueira, esteve na convenção. Siqueira tem adotado posições contrárias à do presidente Michel Temer.

“Com processos tramitando na executiva nacional solicitando a expulsão do partido de 16 parlamentares, inclusive 4 de Pernambuco, embora convidados, consideramos não haver clima para participar de eventos partidários até o desfecho desta questão”, declara a nota.

Meia Valdeir acerta com Goiás e não jogará final do Pernambucano pelo Salgueiro

Valdeir foi um dos grandes nomes do Salgueiro no Campeonato Estadual. (Foto: Internet)

Destaque do Salgueiro no Campeonato Pernambucano 2017, o meia Valdeir, de 24 anos, vai deixar o clube. De acordo com o jogador, seu destino será o Goiás. O contrato do camisa 10 do Carcará termina nesta quarta-feira (31).

Com isso, o atleta está fora do último jogo da final do estadual, contra o Sport, adiado pela Federação Pernambucana para o dia 18 de junho.

“Não tenho nem palavra para falar. É complicado falar sobre isso (saída). Fico triste poque não vou poder jogar a final. Queria muito ser campeão com o clube”, disse o meia.

Vereador Cícero Freire comunica afastamento temporário da Câmara Municipal de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Um comunicado do vereador Cícero Freire (PR) pegou muita gente de surpresa na sessão desta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Petrolina. Alegando problemas de saúde, o edil pediu afastamento por tempo indeterminado para realizar uma cirurgia no joelho.

“Preciso fazer esta cirurgia, mas fico tranquilo, pois durante este tempo vai assumir meu amigo e suplente Júnior Gás, pessoa que confio e tenho certeza que ele vai dar continuidade ao nosso mandato com muita responsabilidade”, ressaltou.

Presente na sessão, o suplente Carlos Alberto dos Santos, conhecido como Júnior Gás (PR), disse “agradecer em primeiro lugar a Deus pela oportunidade após disputar duas eleições e ter ficado na 1ª suplência”, tendo agora a chance de lutar pelo povo mais carente da sociedade, sobretudo pelos amigos do bairro João Deus onde foi bem votado.

Cícero vai permanecer na Casa até o final do mês de abril. A partir de maio Júnior do Gás assumirá por tempo indeterminado. Segundo Júnior, o seu desejo é dar continuidade ao seu trabalho e representar o bairro João de Deus na Câmara. Além disso afirmou que vai fazer parte da bancada de situação e disse que vai ajudar o prefeito Miguel Coelho no que for possível.

Deputado estadual Waldemar Borges deixa liderança do Governo na Alepe

“Coloco-me, como sempre, na condição de militante da Frente Popular de Pernambuco”, disse o deputado. (Foto: Internet)

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) anunciou, por meio de nota, na noite desta terça-feira (17), sua saída da liderança do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De acordo com o deputado, é mais “saudável que haja um rodízio” no cargo que ocupou por seis anos.

Na nota, Waldemar agradeceu a oportunidade de “liderar na Alepe o projeto político iniciado em Pernambuco por Eduardo Campos e hoje comandado por Paulo Câmara”. Por fim, colocou-se à disposição “para contribuir com consolidação e o avanço do projeto político que mais fez por Pernambuco”.

Veja a íntegra da nota

“Fruto de um entendimento amadurecido ao longo dos últimos meses junto ao governador Paulo Câmara, deixo a Liderança do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco a partir desta legislatura. Há seis anos no cargo, acredito ser saudável que haja um rodízio nessa função que tanto me orgulho de ter desempenhado. A oportunidade de liderar na Assembleia o projeto político iniciado em Pernambuco por Eduardo Campos, e hoje comandado por Paulo Câmara, foi verdadeiramente um privilégio que a história me reservou.

LEIA MAIS

Retrospectiva 2016: Solange Almeida anuncia saída da Aviões do Forró

Cantora seguirá com projeto solo e marca gravação de DVD em fevereiro. Já o cantor Xand permanecerá nos vocais da banda/Foto: divulgação Solange

A cantora Solange Almeida deixará a banda Aviões do Forró para seguir carreira solo. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (22) pela assessoria da artista ao Viver. Após 14 anos dividindo os vocais com Xand, Solange deixa o grupo para lançar o próprio projeto. Sol já anunciou a gravação do primeiro DVD solo para o dia 8 de fevereiro, em São Paulo. O trabalho será batizado de Sentimento de mulher e teve o primeiro single, Duas e vinte e três, lançado no YouTube.

Solange vai cumprir a agenda de shows com o Aviões até o carnaval. A partir daí, a banda prosseguirá com o cantor Xand nos vocais. “A artista pretende se dedicar a carreira, família e a outros projetos pessoais. Em respeito aos sócios, empresários, Xand e fãs, sua saída foi adiada durante três anos e aconteceu de forma amigável”, diz o comunicado.

Na quarta-feira (20), o escritório A3 Entretenimento anunciou através de um comunicado que o pernambucano Pedro Mota, da Fonttes Promoções, passou a fazer parte do grupo de sócios responsáveis pela Aviões do Forró. O empresário é dono do escritório que gerencia a carreira de artistas como Marília Mendonça, Henrique e Juliano, César Menotti e Fabiano e Joelma.

“É com muita alegria que comunicamos ao mercado a entrada de Pedro Mota no projeto Aviões do Forró como empresário, juntamente com os sócios da A3 Entretenimento, ele entra para somar neste projeto que já é grandioso e de sucesso há 14 anos, liga as turbinas que ele chegou!”, diz a nota.

O Aviões do Forró é uma das atrações confirmadas do Olinda Beer, marcada para o dia 19 de fevereiro, na área externa do Centro de Convenções, em Olinda. O cantor de pagode Thiaguinho e Ivete Sangalo também estão confirmados. A baiana será a anfitriã da festa, comemorativa aos 20 anos de existência da prévia carnavalesca.

Confira o comunicado na íntegra:

Está confirmada a carreira solo da cantora Solange Almeida, após 14 anos a frente do Aviões do Forró ao lado do parceiro Xand. A artista pretende se dedicar a carreira,  família e a outros projetos pessoais. Em respeito aos sócios, empresários, Xand e fãs, sua saída foi adiada durante três anos e aconteceu de forma amigável. A artista cumprirá toda a agenda com o Aviões até o carnaval. A cantora gravará o seu primeiro DVD solo dia 08 de fevereiro, no Citibank Hall em São Paulo. A primeira música de trabalho, intitulada ‘Duas e 23’ já foi lançada de forma acústica na internet.

Assista ao primeiro single Duas e vinte e três:

Fonte Diário de Pernambuco.

Paula Câmara critica governo Temer e reforça tese do PSB deixar base

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), fez críticas ao presidente Michel Temer (PMDB), afirmando que “esperava mais” de seu governo, e reforçou a tendência de que o partido saia da base do governo. Câmara, que também é vice-presidente da legenda, diz que falta diálogo do governo com a sociedade civil e gestores públicos, mas sobram conversas com o Congresso.

“Eu esperava mais [de Temer]. Esperava que Temer conseguisse fazer um governo de união nacional mais ampla”, afirmou em entrevista à “Rádio Jornal” nesta segunda (19), no Recife. Para Câmara, o peemedebista faz governo “muito mais voltado para o Congresso”.

“Evidentemente que ele precisava aprovar medidas importantes, mas é preciso ampliar o leque de discussões e soluções junto aos governadores, prefeitos e à sociedade civil. Ele precisa fazer aquilo que disse que iria fazer: um governo de união nacional.”

Na quarta (14), após reunião do diretório nacional, o PSB anunciou que vai ponderar o apoio a medidas do governo em relação à economia. “[O PSB] não aprovará medidas ou apoiará medidas que produzam diminuição ou supressão de direitos, salvo se estes representarem privilégios”, diz a carta assinada por Carlos Siqueira, presidente da legenda.

A insatisfação já era esperada, disse Câmara. “O posicionamento do partido é muito claro desde o início. Desde o impeachment achávamos que a melhor solução para o Brasil era a realização de novas eleições. Apenas a saída da presidente Dilma não resolveria, teria de ter a renúncia do vice-presidente, Michel Temer ou julgamento no TSE [Tribunal Superior Eleitoral].”

Atualmente, o PSB comanda o Ministério de Minas e Energia com o deputado Fernando Filho (PE). Com a minirreforma ministerial prevista para fevereiro do ano que vem, porém, o PSB pode receber o Ministério do Meio Ambiente, hoje com o PV, partido que já anunciou independência no Congresso.

Lucas Ramos

O vice-líder do governo Paulo Câmara, Lucas Ramos (PSB), já havia se pronunciado, na última sexta-feira (16), sobre a saída do partido da base do governo de Temer.

“O Brasil não pode esperar mais. O PSB tem compromisso com o país e não pode fazer parte de um governo que está fadado ao fracasso. As medidas impopulares tomadas pelo presidente Michel Temer ignoram as vozes da sociedade e afastam qualquer possibilidade de recuperação do otimismo político e econômico”, disse Lucas.

Com informações da Folha de São Paulo

 

Constituição motivou saída de PM e bombeiros de reforma, diz ministro

O convênio foi assinado pelo Superintendente Regional da Polícia Federal, Daniel Justos Madruga, em Salvador./ Foto: Ascom

A proposta de reforma foi anunciada ontem / Foto: Ascom

O ministro Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, disse hoje (8) que bombeiros e policiais militares tiveram que ser retirados da Proposta de Reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso Nacional ontem (7) devido ao fato de que têm “tratamento diferenciado” previsto na Constituição.

A proposta de reforma apresentada pelo governo à imprensa na terça-feira (6) previa que policiais e bombeiros militares seguiriam as mesmas regras que servidores civis. A mudança teria aplicação imediata apenas para os futuros policiais militares. Porém, o artigo foi retirado da versão que foi efetivamente entregue ao Congresso.

“O PMDB não me deu o espaço que eu merecia”, diz vereador Pérsio sobre sua saída da legenda em Petrolina

Vere Perssio 1

Durante a sessão da Câmara Municipal de Petrolina (PE), nesta terça-feira (8), o vereador Pérsio Antunes, enquanto cumprimentava os comunicadores na sala de Imprensa da Câmara, aproveitou o momento para fazer novas revelações que culminaram para sua mudança de legenda em Petrolina. Na próxima sexta-feira (11) o vereador se desligará oficialmente do Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB/PE) para ingressar na legenda do Partido Verde (PV).

Segundo Antunes, um dos principais motivos para o fim da permanência PMDB/PE, é porque o “ O partido não me deu o espaço que merecia, dei toda minha contribuição e o PMDB não me deu o espaço que eu merecia, mas não tenho nada contra o prefeito nem contra nenhum dos demais membros, secretários do Executivo Municipal, acho que cabe a eles seguirem o caminho deles e eu seguir o meu, com respeito as pessoas e discutindo as ideias e não pessoas, criando factoides para tentar enganar a população de determinadas situações que não existem”, pontuou o vereador.

A posse da nova diretoria do PV está agendada para acontecer na próxima sexta (11), na Câmara de Vereadores de Petrolina, às 18h.

12