Eduardo Bolsonaro é afastado de cargo na PF pela quantidade de faltas

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi afastado do cargo de escrivão da Polícia Federal até a conclusão de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apura as recorrentes faltas não justificadas do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no exercício da função. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira, 26.

O PAD foi instaurado no fim de janeiro para apurar faltas não justificadas de Eduardo ao posto na delegacia da PF em Angra dos Reis (RJ), local para onde ele foi transferido após ter seu mandato como deputado federal cassado. A investigação vai analisar se houve abandono de cargo.O ex-parlamentar determina ainda que Eduardo entregue a carteira funcional e a arma de fogo institucional ao chefe imediato no prazo de cinco dias úteis

LEIA MAIS

Papa Leão XIV escolhe brasileiro para cargo fundamental no Vaticano

O Papa Leão XIV escolheu o brasileiro Dom Ilson de Jesus para ocupar o posto de secretário do Dicastério dos Bispos, um dos cargos mais importantes da alta cúpula do Vaticano. Foi a primeira nomeação do pontífice americano desde que ele sucedeu o Papa Francisco.

Ilson, que já tem trajetória consolidada dentro do alto escalão da Igreja Católica já estava no cargo, sendo mantido pelo novo papa pelo próximos cinco anos. O brasileiro é natural de Sertãozinho, interior de São Paulo, e tem 66 anos.

Trajetória
Dom Ilson de Jesus foi ordenado sacerdote em 1989, na cidade de Ribeirão Preto. Formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, o brasileiro foi escolhido em 2008 como oficial da Congregação para os Bispos. Durante o pontificado de Bento XVI, em 2011, foi nomeado Capelão de Sua Santidade.

Em 2013, Ilson deu um novo passo ao ser nomeado secretário do Dicastério dos Bispos por Francisco, sendo escolhido posteriormente secretário do Colégio dos Cardeais.

A Tarde

Governadora Raquel Lyra transmite cargo à vice-governadora Priscila Krause para cumprir agenda em Portugal

A governadora Raquel Lyra realizou a transmissão de cargo para a vice-governadora Priscila Krause por ocasião da viagem a Portugal no período de segunda-feira (28) a sexta-feira (1°). A gestora irá cumprir uma série de agendas com o objetivo de fortalecer a representação diplomática entre Pernambuco e Portugal e para a atração de investimentos.

A programação inclui uma audiência com secretários de estado das comunidades portuguesas, reunião com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, visita ao Instituto Pernambuco – Porto para assinatura de convênio e ao Porto Digital Europa para lançamento de edital de formação internacional.

Diário de Pernambuco

Presidente do Tribunal de Justiça assume comando do Estado

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, assumiu o comando do Governo do Estado nesta quarta-feira (27.07), em decorrência de compromissos no exterior do governador Paulo Câmara. Figueirêdo ficará responsável pelo Poder Executivo estadual até o próximo domingo (31.07). Paulo Câmara estará na cidade do Porto, Portugal, para a inauguração da nova sede do Instituto Pernambuco-Porto e para firmar parcerias na atração de negócios para o Estado.

Ao transmitir o cargo, Paulo Câmara elogiou o trabalho em conjunto dos poderes. “Nós temos a certeza de que, neste clima de harmonia, podemos trabalhar cada vez por um Pernambuco melhor. Fico muito satisfeito de, em quase oito anos de governo, ter mais uma oportunidade de fazer a transmissão do cargo ao presidente do Tribunal de Justiça”, disse. Em 2017, o então presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, assumiu o comando do Estado durante outra missão oficial do governador.

O governador em exercício ratificou a parceria entre Executivo e Judiciário e agradeceu a confiança depositada. “Estou muito feliz, orgulhoso e certo de que é preciso trabalhar sempre pelo povo pernambucano. Poucos foram aqueles que tiveram a oportunidade de exercer a chefia do Judiciário e, durante alguns momentos, a chefia do Estado de Pernambuco. Irei fazer o meu melhor e me dedicar”, concluiu Figueirêdo.

Estiveram presentes à solenidade a primeira-dama Ana Luiza Câmara e os secretários estaduais José Neto (Casa Civil); Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão); Décio Padilha (Fazenda); Marcelo Canuto (chefe de gabinete); o presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Aglailson Júnior; além de desembargadores, juízes e diretores do TJPE.

TRANSMISSÃO DO CARGO – Pela Constituição Estadual, em caso de ausência do governador, o cargo é transmitido ao vice-governador ou ao presidente da Assembleia Legislativa, respectivamente. No entanto, na eleição de 2022, ambos concorrem ao pleito e, por isso, estão impedidos de assumir a chefia do Executivo.

Bebeto Galvão parabeniza Tum por vitória, destaca investimentos para Casa Nova e diz está pronto para assumir cargo no governo de Rui Costa

Deputados Walisson Torres (TUM) e Bebeto Galvão em visita ao Blog Waldiney Passos

Após exercer dois mandatos na Câmara Federal, o deputado Bebeto Galvão (PSB/BA), atendendo convocação do seu partido, resolveu disputar a 1ª suplência do senador eleito Jaques Wagner (PT/BA) nas últimas eleições e assim se credenciar para possivelmente assumir um cargo estratégico neste segundo mandato do governador Rui Costa (PT/BA), com quem tem uma grande afinidade.

No último final de semana nós recebemos a visita do político que estava de passagem para a cidade de Casa Nova (BA), para participar da festa de São Sebastião, padroeiro do Distrito do Pau a Pique. Ele nos garantiu está pronto para assumir o tarefa que lhe for designada.

“Como eu sou produto, resultado de convergência coletiva, de decisão coletiva tanto a nível partidário quanto a classe a quem estou vinculado por identidade que são os trabalhadores, eu não sou dono da minha vontade individualizadamente, sou alguém que cumpre tarefas como soldado da luta democrática. Fiz assim na eleição de 2010, repeti em 2014, agora as circunstâncias políticas apontaram para uma necessidade de compor a chapa majoritária mesmo com a possibilidade de uma reeleição garantida, porque eu trabalhei duramente para conquistá-la na eleição de 2018, e abri mão de uma reeleição quase certa para ajudar a solucionar um problema de natureza política no interior da nossa coalizão. Assim sendo, digo a você que estou pronto e a disposição para cumprir a tarefa que me for designada”, afirmou.

Enquanto deputado, Bebeto Galvão contribuiu e muito para o desenvolvimento do município de Casa Nova, onde firmou laços fortes de amizade com o atual prefeito Wilker Torres e o deputado eleito Walisson Torres (o Tum), ambos do PSB.

Bebeto contabiliza quase R$ 14 milhões em emendas parlamentares destinadas a região do Vale do São Francisco. Foram R$ 4 milhões para a saúde em Casa Nova, R$ 2 milhões para a saúde em Curaçá, R$ 1 milhões para saúde em Pilão Arcado, R$ 1,1 milhões para saúde em Sobradinho e R$ 991 mil para saúde em Sento Sé.

“A soma até o ano de 2018 fica em torno de R$ 9 milhões, com mais R$ 5 milhões que eu destinei para o ano de 2019: 4 milhões para a saúde e 1 milhão para investimento em infraestrutura, essa soma fecha em R$ 14 milhões”, destacou o parlamentar.

Por fim ele parabenizou o colega Tum pela conquista de uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado (ALEBA) e disse não ter dúvidas que ele será um dos maiores deputados da Bahia.

“O governador tem por ele um grande apreço, é um homem sábio, mesmo se elegendo em um partido que não estava na base, mas sempre disse ao governador que tinha compromisso com a região e o estado dele, não deu outra equação senão aquela dele está na base sendo abraçado, respeitado e apoiado pelo governador em boas e importantes iniciativas como parte do desafio do mandato do deputa TUM”, concluiu.

Tiro sai pela culatra e prefeito de Abaré é mantido no cargo

TJ-BA anula posse de vice e recoloca prefeito de Abaré, Fernando Tolentino (PT), no cargo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) recolocou Fernando Tolentino (PT) no cargo de prefeito da cidade de Abaré. Em decisão tomada ontem (9), o juiz substituto Manuel Carneiro Bahia de Araújo reconsiderou uma liminar proferida durante o Plantão Judiciário de Segundo Grau.

A liminar desfavorável a Tolentino foi concedida a pedido de Ana Paula Lima e Adiel Paiva, vereadores de Abaré que votaram a favor da saída do prefeito do cargo em sessão realizada na Câmara da cidade nesta terça (8). O vice-prefeito, Kaká de Eulina, chegou a tomar posse do cargo

A população recebeu com festa a notícia do retorno do prefeito Fernando Tolentino (PT). Tão logo noticiou-se a decisão da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, que determinou o retorno imediato do gestor às funções, pouco mais de 10 (dez) horas da manhã desta quarta-feira, a movimentação já era intensa em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. Simpatizantes, amigos e correligionários de Fernando, além de integrantes da gestão se aglomeravam festejando o resultado que levou de volta o gestor à frente dos destinos do município.

Bolsonaro diz no Twittter que Anvisa será ocupada por “perfil técnico”

A Anvisa atua no monitoramento e na fiscalização de ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados à saúde.

O presidente eleito Jair Bolsonaro, disse na manhã de ontem (23) pelo Twitter que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será ocupada por alguém com “perfil técnico”, característica destacada por Bolsonaro na rede social ao escrevê-la em caixa-alta.

Segundo o presidente eleito, o caráter técnico é “ algo que infelizmente é SECUNDÁRIO diante da importância da agência”. Bolsonaro definiu a Anvisa como um “órgão que terá o merecido valor para o desenvolvimento da medicina e outras responsabilidades” em seu governo.

A Anvisa é uma agência reguladora,  vinculada ao Ministério da Saúde, que exerce o controle sanitário e a aprovação de todos os produtos e serviços (nacionais ou importados) submetidos à vigilância sanitária, tais como medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue, hemoderivados e serviços de saúde.

LEIA MAIS

Ruy deixa em aberto possibilidade de deixar cargo de vereador para suplente assumir

Ruy afirmou que poderá deixar cargo de vereador para suplentes assumirem. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Ruy Wanderley (PSC) afirmou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (5), na Câmara de Vereadores de Petrolina, que trata da possibilidade de deixar cargo para suplentes antes mesmo de assumir seu mandato.

Segundo o parlamentar, a ideia de abrir espaço para suplentes para fortalecer a legenda do Partido Social Cristão (PSC) em Petrolina. “Vou continuar trabalhando para que o primeiro suplente do PSC assuma por 20, 60 dias”. Os suplentes do partido são Josivaldo Barros – 1º suplente, Peba do Cartório – 2º Suplente – e Socorro Souza do São Gonçalo – 3ª suplente.

Sobre as especulações que preveem a saída do vereador para os suplentes analisarem as contas de Júlio Lossio, Ruy afirmou que não recebeu nenhum convite para deixar o cargo. “Eu fui pego de surpresa. Não recebi nenhum convite para isso”.

Paulo Câmara transmite o cargo para Raul Henry

Governador Paulo Câmara e Vice Raul Henry.
(Foto: Divulgação)

O governador Paulo Câmara transmitiu o cargo para o vice-governador Raul Henry, na tarde de sexta-feira (17), e em seguida embarcou para os Estados Unidos.

O governador foi convidado pela Fundação Lemann, para participar do Encontro de Altas Autoridades, promovido pela Fundação, além da Universidade Yale e da Escola de Governo Blavatnik da Universidade de Oxford. O encontro será na cidade New Haven, entre os dias 19 e 21 deste mês, e terá como tema “Uma nova Gestão Pública para um novo Brasil”.

O seminário será restrito a um grupo de 30 pessoas, formado por lideranças políticas, governamentais, empresariais, acadêmicas e representantes estratégicos da sociedade civil.

Orlando Tolentino confirma desejo de se candidatar a Deputado Estadual e dispara “eu sou o melhor”

O assessor especial da Prefeitura de Petrolina, Orlando Tolentino (PMDB), não esconde o desejo de se candidatar ao cargo de Deputado Estadual em Pernambuco.

Em entrevista à imprensa, Tolentino não deu chances aos companheiros que se colocam à disposição para disputar o cargo e afirmou que é o melhor.

“Eu acho que lá na frente a gente vai discutir e ver quem é aquele que pode disputar e representar Petrolina e região na Assembleia Legislativa. E acho que eu sou o melhor. Se eu não me achar, quem é que vai?”, disparou.

Confirmando sua postura de confiança, disse achar que tem “outros companheiros com a prerrogativa e o direito de postular (a disputa para o cardo de deputado)”, mas que se encontrava “em melhores condições de disputar”.

Pedro Caldas é exonerado do cargo de secretário de Finanças e Gestão Administrativa em Cabrobó

(Foto: Internet)

O vice-prefeito de Cabrobó, Pedro Caldas (PT), foi exonerado do cargo de Secretário de Finanças e Gestão Administrativa após quase três meses de serviço. A portaria nº 396/2017 foi assinada pelo prefeito Marcílio Cavalcanti no dia 1º desse mês, mas só foi publicada nessa quarta-feira (6).

De acordo com informações, a decisão não abalou a relação entre os gestores. Ainda não se sabe quem assumirá a pasta.

Prefeito Paulo Bomfim convida Isaac Carvalho para assumir a Assessoria de Planejamento e Parcerias Estratégicas

Paulo Bomfim e Isaac. (Foto: Internet)

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim, convidou o ex-gestor do município, Isaac Carvalho, para assumir a Assessoria de Planejamento e Parcerias Estratégicas.

Após declinar de convites para funções públicas fora de Juazeiro, Isaac resolveu aceitar a convocação  e tomará posse no novo cargo logo mais às 11h, em solenidade que acontecerá no Paço Municipal.

O ex-prefeito vai ainda representar Juazeiro, a pedido de Bomfim, no Consórcio de Municípios do Vale do São Francisco.

Pernambuco: novo comandante da PM toma posse no Quartel do Derby

Vanildo substitui o coronel Carlos D’Albuquerque Maranhão. (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

Nesta segunda-feira (20), o novo comandante da Polícia Militar, Vanildo Maranhão, tomou posse do cargo em solenidade realizada no Quartel do Derby, no Recife. Vanildo substitui o coronel Carlos D’Albuquerque Maranhão, que teria deixado o cargo por motivos pessoais.

“Não faltarão esforços para atender as expectativas. Agradecemos aos nossos pares e subordinados pelo apoio e troca de experiências ao longo desses anos”, afirmou em discurso o novo comandante,Vanildo Maranhão.

Carlos D’Albuquerque e o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, foram afastados de suas funções na última sexta-feira (17). Barros será substituído pelo delegado Joselito Kehrle do Amaral, que atualmente faz parte da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) da Polícia Civil. A posse está marcada para a tarde desta terça-feira (21).

Com informações da FolhaPE

Deputado estadual Waldemar Borges deixa liderança do Governo na Alepe

“Coloco-me, como sempre, na condição de militante da Frente Popular de Pernambuco”, disse o deputado. (Foto: Internet)

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) anunciou, por meio de nota, na noite desta terça-feira (17), sua saída da liderança do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De acordo com o deputado, é mais “saudável que haja um rodízio” no cargo que ocupou por seis anos.

Na nota, Waldemar agradeceu a oportunidade de “liderar na Alepe o projeto político iniciado em Pernambuco por Eduardo Campos e hoje comandado por Paulo Câmara”. Por fim, colocou-se à disposição “para contribuir com consolidação e o avanço do projeto político que mais fez por Pernambuco”.

Veja a íntegra da nota

“Fruto de um entendimento amadurecido ao longo dos últimos meses junto ao governador Paulo Câmara, deixo a Liderança do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco a partir desta legislatura. Há seis anos no cargo, acredito ser saudável que haja um rodízio nessa função que tanto me orgulho de ter desempenhado. A oportunidade de liderar na Assembleia o projeto político iniciado em Pernambuco por Eduardo Campos, e hoje comandado por Paulo Câmara, foi verdadeiramente um privilégio que a história me reservou.

LEIA MAIS

Zé Batista deixa de lado a disputa da presidência da Câmara Municipal para assumir secretaria

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador José Batista Gama (PDT), foi o escolhido por Miguel Coelho (PSB) para ocupar o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário. Um velho conhecido da população petrolinense, Zé Batista foi secretário de agricultura de Petrolina durante o governo de Fernando Bezerra Coelho e atualmente ocupa o cargo de vereador pelo quarto mandato.

Durante a coletiva de ontem (15) afirmou que seu foco está voltado para a geração de empregos e renda, e, quando questionado sobre a continuidade das suas atividades na câmara municipal de Petrolina, afirmou ter plena confiança em seu substituto Aero Cruz (PSB). “Me identifico com a câmara e acredito que quem vai assumir o meu cargo com certeza vai fazer um excelente papel”. Ao assumir o cargo de secretario, Zé Batista deixa de lado o desejo de se tornar presidente da câmara municipal de Petrolina em 2017.

12