Dia Nacional do Turismo: Petrolina reforça potencial turístico com ações estratégicas e novos investimentos

Petrolina comemora os avanços e investimentos que vêm consolidando o município como um dos principais destinos turísticos e de eventos do Nordeste. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, tem intensificado ações estratégicas de promoção do “Destino Petrolina” em eventos nacionais e internacionais.

Entre os destaques estão a participação na ação do Ministério do Turismo em Buenos Aires, promovendo o São João de Petrolina no mercado internacional, e na WTM Latin America, ampliando conexões com operadores e agentes de viagens. Petrolina também marcou presença na Fruit Attraction São Paulo, fortalecendo a fruticultura irrigada e ampliando oportunidades de negócios para produtores do Vale do São Francisco.

LEIA MAIS

Juazeiro avança na construção do Plano Municipal de Segurança Pública

A Prefeitura de Juazeiro segue avançando na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (PMSPDS). Entre os dias 28 e 30 de abril, foram realizadas plenárias com reuniões intersetoriais envolvendo diversas secretarias municipais e conselhos. Nesta fase de construção, foram promovidas escutas com representantes das secretarias e da comunidade, com o objetivo de mapear as ações já desenvolvidas no município, analisar indicadores de criminalidade e violência e compreender os impactos desses fatores no cotidiano da população. O momento reuniu diferentes vozes, ideias e experiências em torno de um objetivo comum: construir uma cidade mais segura para todos.

O PMSPDS conta com a consultoria do Instituto Cidade Segura. De acordo com o coordenador do plano, Alberto Kopittke, especialista em segurança pública, o diagnóstico situacional permitirá aprofundar a coleta de dados e reunir sugestões qualificadas, etapa essencial para a formulação de ações estratégicas a serem implementadas.

“Estamos promovendo um amplo processo de diálogo com secretarias e lideranças comunitárias para conhecer as ações, desafios e indicadores de violência, sobretudo contra as mulheres. A partir disso, vamos estruturar soluções e programas que contribuam para integrar esforços e fortalecer o plano municipal”, destacou.

Para o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, o PMSPDS estabelecerá bases sólidas para uma atuação conjunta e coordenada entre instituições e órgãos de segurança, definindo o papel de cada setor da administração pública e da sociedade. “Esse plano reforça o compromisso da gestão com a segurança em nossa cidade. Trata-se de uma iniciativa estratégica para organizar e fortalecer ações com foco na prevenção e na integração entre forças de segurança, instituições públicas e sociedade, porque segurança pública é responsabilidade de todos”, afirmou.

A participação popular também foi destaque durante as plenárias. Moradores, como uma representante do bairro João XXIII, contribuíram com demandas e sugestões. “É muito importante que nós, comunitários, sejamos ouvidos. Tive a oportunidade de apresentar problemas do nosso bairro que, se resolvidos, vão melhorar a segurança da região”, declarou.

A próxima etapa do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Juazeiro dará continuidade à coleta de dados operacionais, além do levantamento de programas e projetos já desenvolvidos no município.

Ascom

Castramóvel na rua: Prefeitura avança nas castrações em Petrolina e atende mais de 130 animais

A Prefeitura de Petrolina segue fortalecendo as ações voltadas ao bem-estar animal através da castração de animais em situação de rua. Com o retorno das atividades do Castramóvel, no mês de março o equipamento funcionou na Faculdade de Petrolina (FACAPE),  na Cidade Universitária. Em apenas sete dias de funcionamento, foram castrados 138 animais, entre machos e fêmeas. A iniciativa tem como foco prioritário o atendimento de animais sem raça definida que vivem nas ruas, contribuindo diretamente para o controle populacional e a redução do abandono no município.

LEIA MAIS

Fim da escala 6×1 avança no Congresso e eleva receio de setores produtivo e financeiro

À medida que a discussão sobre a redução da carga horária de trabalho, com o fim gradual da escala 6 por 1, avança no Congresso, cresce o receio, no setor produtivo, de aumento de custos, e, no setor financeiro, de impactos sobre as contas públicas. O que se coloca sobre a mesa de discussão, entre analistas especializados na área fiscal, é que provavelmente será necessária alguma concessão para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o artigo 7.º da Carta Magna, hoje fixado em 44 horas semanais.

No mercado financeiro, a percepção é de que o potencial relator da PEC, Paulo Azi (União Brasil), pode conduzir a proposta de forma mais moderada, mas o avanço das conversas já é visto como negativo. A diretora de Macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management, Solange Srour, acompanha as discussões na Câmara, no Senado e em vários setores da economia. Para ela, as conversas caminham para um acordo que envolva a desoneração da folha como compensação a eventual aumento de custos para as empresas – algo que vai contra as intenções da Fazenda.

“Só a diminuição da jornada 6 por 1 não gera impacto fiscal. Isso tem impacto presumido, aumento de custo. Se houver um tipo de desoneração da folha, vai ter impacto fiscal. E no orçamento não tem espaço para nada disso, nem 2026 e nem para a frente, dado que a gente está trabalhando no limite do limite para trazer as metas de primário colocadas pelo governo”, disse Solange.

Ela acrescenta que há uma “discussão grande” sobre se a redução da jornada trará aumento de produtividade, e considera que, no caso do Brasil, a resposta é negativa. “Países que já aumentaram a produtividade deveriam poder discutir isso sem tantas preocupações. Não é o caso do Brasil”.

A economista ressalta que o governo federal não pode abrir mão de arrecadação e lembra que o Supremo Tribunal Federal (STF) – órgão que mediou o acordo entre Executivo e Legislativo para eliminar a desoneração da folha até 2027 – determinou que qualquer gasto ou renúncia de receita precisa vir acompanhado de fonte de compensação.

Por isso, qualquer despesa ou desoneração que surja como contrapartida ao fim da jornada 6 por 1, sem fonte de recursos, configurará novo desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. “Não precisa o STF falar sobre isso. É uma lei que já foi aprovada, mas que não é respeitada. Hoje se cria despesa e desonera sem ter a contrapartida que deveria ocorrer se a lei fosse respeitada”, disse Solange.

Cientista político e analista econômico da Tendências Consultoria Integrada, Rafael Cortez também acredita que a redução da jornada exigirá concessões tributárias, reforçadas pela pressão de grandes grupos econômicos no Congresso. Ele ressalta que a proposta combina dois fatores de alto apelo político e eleitoral: redução da jornada e desoneração. “O problema é encontrar uma contrapartida à renúncia de receitas para manter a legalidade do fim da jornada 6 por 1 tendo em vista o estabelecido pelo STF”, disse Cortez.

O fim da escala 6 por 1 é um dos trunfos do governo para a campanha de reeleição do presidente Lula no pleito de outubro e já pressiona o Congresso. Levantamento feito pela Nexus mostra que quase dois terços da população brasileira aprovam a redução da jornada e que, no Sudeste, onde estão os maiores colégios eleitorais do País, o apoio é ainda maior.

Segundo Solange Srour, a volta do tema ao centro do debate político traz mais uma conta para o Orçamento, que opera com déficits recorrentes, dívida crescente e baixa credibilidade fiscal. A economista lembra que desonerações raramente são neutras, temporárias ou bem focalizadas.”A política de alívio sobre a folha, renovada sucessivas vezes, gerou perdas bilionárias de arrecadação sem evidências consistentes de ganhos duradouros em emprego ou produtividade. Transformou-se em benefício permanente, capturado por setores organizados, e em obstáculo adicional à consolidação fiscal. Agora, corre-se o risco de repetir o mesmo roteiro: aprova-se uma medida popular, ignora-se seu impacto econômico e, em seguida, tenta-se ‘corrigir’ o problema com mais renúncia tributária”, criticou a economista da UBS Global Wealth Management.

Estadão Conteúdo

“Seca Extrema” avança em Pernambuco e atinge 72 municípios em janeiro, diz a Apac

A chuva de fevereiro no Sertão e Agreste de Pernambuco tem trazido alívio aos moradores do interior e esperança de, ao menos, amenizar os indicadores de “Seca Extrema” que segue avançando no estado. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) publicou, na última quinta-feira (19), uma atualização do Boletim de Acompanhamento da Seca em Pernambuco, relativo a janeiro de 2026.

O número de municípios classificados em situação de “Seca Extrema” aumentou de 58, em dezembro de 2025, para 72, em janeiro deste ano. O avanço indica que 14 localidades, antes na categoria “Seca Grave”, passaram a integrar o grupo de “Extrema”, ampliando a área do Sertão e do Agreste do estado. Também segundo o Mapa Pernambuco de janeiro, houve ampliação do número de municípios em “Seca Moderada”: de 38, em dezembro do ano passado, para 57.

Os dados do Monitor da Seca da Apac mostram o avanço da “Seca Moderada” em boa parte do Agreste, chegando a invadir a Zona da Mata Sul. Somente no Boletim de Acompanhamento da Seca de fevereiro, a ser publicado em meados de março, será possível saber o quanto as chuvas deste mês impactaram nos indicadores.

Diario de Pernambuco

Obra do Museu do Sertão avança e promete novo espaço cultural em Petrolina

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina (SEDUCE), segue avançando nas obras de reforma e ampliação do Museu do Sertão. O projeto tem como objetivo modernizar a estrutura física do equipamento cultural sem perder sua identidade histórica, preservando a memória da cidade e tornando o espaço ainda mais acessível para as gerações presentes e futuras.

Com cerca de 35% dos trabalhos concluídos, a obra já conta com fundações prontas, paredes internas erguidas e a nova estrutura metálica do telhado instalado. A equipe trabalha atualmente na fase de cobertura e finalização das estruturas de concreto, além do início da construção da nova fachada.

Entre as melhorias previstas estão: criação de salas para audiovisual, museólogo e exposições. espaço ao ar livre. banheiros, ambiente climatizado, iluminação em LED e um jardim sertanejo. Durante o período da obra, o Museu do Sertão está funcionando em local provisório na Rua Dr. Pacífico da Luz, 268, no Centro de Petrolina.

Ascom

Conselhos do IPJ reforçam participação dos servidores e definem avanços para a gestão

A reunião ordinária dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ), realizada nesta terça-feira (19), mostrou mais uma vez a força da participação dos servidores ativos, aposentados e pensionistas nas decisões do Instituto. O encontro abriu espaço para debates sobre melhorias na transparência, novos instrumentos de aproximação com os segurados e definiu uma reunião extraordinária para tratar da construção do Código de Ética do IPJ.

A presidente do Conselho Deliberativo, Ianni Almeida, destacou o caráter democrático do processo e a relevância do engajamento dos servidores. “Nós nos reunimos mensalmente para debater aspectos fundamentais do Instituto, sempre pensando nas melhores práticas de gestão. Nosso maior desafio é aproximar cada vez mais os servidores do IPJ, para que entendam a finalidade e a importância dele para o presente e o futuro. Nesta reunião, inclusive, já agendamos uma extraordinária para iniciar a construção do Código de Ética, um instrumento que ainda não temos e que será essencial para fortalecer a atuação da instituição”, destacou.

O diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone, também ressaltou que os conselhos são fundamentais para consolidar avanços e fortalecer a previdência municipal. “As decisões do IPJ são fruto de um diálogo permanente com os servidores e seus representantes. Além da construção do Código de Ética, estamos apresentando um plano de trabalho para conter o déficit atuarial e mobilizar os segurados em audiências públicas, fortalecendo a transparência e a credibilidade do Instituto”, enfatizou.

Entre as propostas discutidas estão a realização de um seminário para apresentar o papel do IPJ aos servidores, a criação de ferramentas digitais que facilitem o acesso a informações previdenciárias, como simulação de aposentadoria e contracheques, além de ações para qualificar a gestão e conquistar o selo Pró-Gestão nível 2. A próxima reunião extraordinária dos conselhos já está marcada e será dedicada à elaboração do Código de Ética, refletindo o empenho do IPJ com a ética, a responsabilidade e a participação coletiva.

Ascom

Avanço das obras da Adutora em Campos é acompanhado por gestão municipal e presidente da CERB

As obras da Adutora na Comunidade de Campos, no Distrito de Maniçoba, seguem em andamento e trarão benefícios para diversas comunidades rurais de Juazeiro. Sábado (08), o presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), Jayme Vieira, esteve no local para acompanhar o progresso da obra, que tem investimento de R$ 900 mil do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro.

A adutora beneficiará mais de 300 pessoas nas comunidades de Lagoa do Mandacaru, Martins, Vila de Zé Neide, Lagoa do Bastião e arredores, garantindo acesso à água potável e melhorias na qualidade de vida.

O produtor rural Manoel Ferreira expressou a expectativa da população em relação à conclusão do projeto.”Estamos muito felizes com essa obra, vai melhorar cem por cento para nós, porque não temos água potável para o nosso consumo, e isso é ruim para a nossa saúde. O prefeito já começou a trabalhar para o interior e agradecemos por isso”, disse o produtor.

“A tão esperada adutora está chegando, levando água potável e dignidade para o nosso povo. Quero agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues e ao presidente da CERB, Jayme Vieira, que não tem medido esforços para levar água para as comunidades rurais de Juazeiro, com projetos de adutoras para a zona rural”, destacou o prefeito Andrei Gonçalves. Jayme Vieira destacou o compromisso do governo estadual em ampliar o abastecimento de água em Juazeiro. “Esse investimento garantirá mais saúde e qualidade de vida para a população local”, concluiu.

A diretora do SAAE, Fabiana Egashira, informou que a equipe já está mobilizada para realizar as ligações intradomiciliares assim que a adutora for concluída. “As famílias poderão ter água potável direto em suas torneiras”, ressaltou. A visita às obras, que contou com a presença do vice-prefeito, Tiano Félix, do presidente da Câmara de Vereadores, Mitu do Sindicato, vereadores, secretários de governo e lideranças locais e moradores, reafirma o compromisso da Prefeitura de Juazeiro e do Governo do Estado em promover melhorias na infraestrutura hídrica do município, garantindo mais qualidade de vida para a população da zona rural.

Ascom

Educação de Lagoa Grande segue avançando e implanta escolas em Tempo Integral

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte de Lagoa Grande dará início a um novo formato de educação para as crianças lagoa-grandenses. As Escolas Municipais Professora Palmira de Souza (sede), Hermenegilda Maria de Carvalho (Açude Saco II), Tarcila Araújo e Maria Juarezita (Jutaí), atenderão ao público em tempo integral.

Para marcar essa nova fase, uma solenidade para as aulas inaugurais será realizada nesta segunda-feira (10) e terça-feira (11), nas unidades de ensino, com a presença da secretária de educação, professora Joseilde Paulino. A gestora da Seduc dará as boas-vindas e explicará sobre a nova rotina, a dinâmica escolar e as oportunidades para as alunas e alunos.

A iniciativa marca um grandioso avanço para a educação municipal e vai beneficiar, nesta primeira etapa, aproximadamente 600 estudantes, com  uma nova rotina que favorece o desenvolvimento do educando de um modo amplo, pois serão ministradas aulas diversificadas oportunizando o conhecimento do indivíduo de modo integral. O novo formato de ensino é um dos compromissos firmados com a população, através da prefeita Catharina Garziera e da secretária de Educação, professora Joseilde Paulino.

A Escola Municipal Professora Palmira de Souza, seguirá uma rotina de 9 horas de aulas todos os dias da semana das 7h30 às 16h30. Já as escolas Hermenegilda Maria de Carvalho, Tarcila Araújo e Maria Juarezita seguirão uma rotina de 7 horas de aulas, sendo todos os dias da semana, das 7h30 às 14h30.

Ascom

EDITORIAL: Petrolina, Avanço e Mobilidade

A recente liberação da rotatória no entroncamento entre as BRs 428 e 407, conectando as Avenidas Sete de Setembro e Honorato Viana, marca mais um avanço significativo na mobilidade urbana de Petrolina. Antes um gargalo que causava atrasos e frustrações, o trecho agora é um facilitador para o trânsito, proporcionando maior fluidez e agilidade. Essa conquista é reflexo direto dos investimentos em infraestrutura que transformaram a cidade nos últimos anos, trazendo alívio aos motoristas e otimizando o deslocamento.

Nos últimos anos, Petrolina tem se destacado por suas grandes obras de mobilidade, com resultados que beneficiam diretamente a qualidade de vida de seus cidadãos. Desde a gestão do ex-prefeito Miguel Coelho, houve um divisor de águas com a execução de projetos importantes, como as duplicações das avenidas da Estrada da Banana, Mário Rodrigues, Sete de Setembro, Cardoso de Sá, Clementino Coelho e, agora, a finalização da duplicação da BR 407. Esses investimentos não apenas solucionaram problemas históricos de trânsito, mas também projetaram Petrolina como referência de planejamento urbano.

A continuidade desse trabalho pela gestão de Simão Durando é um reconhecimento do esforço conjunto de lideranças comprometidas com o desenvolvimento. Petrolina se consolida como um dos melhores lugares para se viver, e a mobilidade urbana é um pilar fundamental desse progresso. A facilidade de deslocamento significa mais tempo para o trabalho, lazer e família, um ganho real para todos.

Apesar dos avanços significativos, é importante considerar que os desafios em Petrolina ainda são enormes, especialmente em áreas periféricas. Muitas comunidades sofrem com a falta de pavimentação e asfalto, problemas que dificultam a mobilidade, impactam qualidade de vida e perpetuam desigualdades. As ruas sem infraestrutura adequada não apenas comprometem o trânsito local, mas também expõem os moradores a condições precárias, principalmente em períodos de chuva, quando vias intransitáveis ​​agravam os problemas de mobilidade e ampliam os riscos à saúde pública.

No novo mandato do prefeito Simão Durando, espera-se um olhar ainda mais atento para essas demandas. A população da periferia precisa ser incluída de forma prioritária no planejamento urbano da cidade, com investimentos consistentes em infraestrutura básica. As pavimentações, saneamento e melhorias no transporte público devem ser elementos centrais de uma gestão que já demonstrou competência em transformar grandes avenidas em vias modernas e eficientes. Agora, é hora de levar esse progresso para cada canto de Petrolina.

A expectativa é de que a gestão continue a ampliar as conquistas, honrando o compromisso de desenvolvimento equilibrado e inclusivo. Petrolina já se destaca no cenário regional e nacional por seus avanços, mas a verdadeira excelência será alcançada quando todos os seus cidadãos, independentemente do bairro onde vivem, puderem desfrutar de uma cidade mais justa, acessível e bem estruturada. A confiança depositada pela população na reeleição de Simão Durando reforça o desejo de continuidade, mas também cobra ainda mais comprometimento para solucionar os problemas que afetam diretamente a vida dos petrolinenses, especialmente nas áreas que ainda carecem de atenção.

Waldiney Passos

Coronavírus: Sertão de Pernambuco não avança na retomada gradual em 60 cidades; veja lista

O Sertão de Pernambuco não avança para a quinta etapa do Plano de Convivência com o Novo Coronavírus. Ao todo, 60 cidades localizadas nas Regiões de Saúde de Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada ainda têm indicadores (números de casos, óbitos e demanda sobre o sistema de saúde) não estabilizados, segundo anunciou o governo estadual, nesta terça-feira (30), em coletiva de imprensa. Para esses municípios, é necessária maior cautela no avanço das flexibilizações para retomada das atividades socioeconômicas.

No próximo sábado (4), de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, será feita uma nova análise dos indicadores para determinar se haverá progressão dessas regiões.

Por outro lado, na próxima segunda-feira (6), cinquenta municípios das Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana avançam para a quinta etapa do Plano de Convivência com o Novo Coronavírus. Com isso, serão liberadas as atividades comerciais de vendas de automóveis com 100% da carga e os serviços de escritório com 50%.

A avaliação sobre a Região Agreste, que está na etapa 2 do plano e tem os municípios de Caruaru e Bezerros em isolamento rígido, além da Regional de Palmares, também será feita no fim de semana junto à análise do Sertão.

Os jogos de futebol sem público e a retomada do Polo de Confecção permanecem suspensos. Na próxima terça-feira (7), a situação dessas atividades será reavaliada.

“Vale destacar que, mesmo com a retomada das atividades econômicas, as pessoas só devem sair de casa em casos de extrema necessidade, usar máscara de proteção e reforçar os hábitos de higiene”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Nesta terça-feira (30), o sistema de saúde público estadual estava com 77% dos leitos de UTI ocupados. É o menor índice desde o dia 5 de abril. Ontem, Pernambuco atingiu a marca de 40 mil pessoas recuperadas após enfrentar a doença. “São números importantes que só reforçam o nosso compromisso com o que foi, desde o início, o nosso maior objetivo: salvar vidas”, avaliou o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Confira as cidades que não avançam, por enquanto, na retomada gradual das atividades socioeconômicas: 

LEIA MAIS

Coronavírus evolui de forma mais controlada no Brasil, diz estudo

O novo coronavírus está evoluindo de forma mais controlada no Brasil do que em outros países afetados pela pandemia, como China, Itália, Espanha e Estados Unidos. A conclusão está em uma nota técnica de um grupo o é de especialistas da PUC-RJ e da Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (1º) pelo jornal O Estado de S.Paulo.

O documento é do NOIS (Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde), que monitora e faz projeções sobre o desenvolvimento dos casos de covid-19 no Brasil em relação ao resto do mundo.

O crescimento mais lento no número de casos estaria ligado ao fato do país ter se preparado com as medidas de contenção ainda no início da epidemia por aqui.

A nota, assinada por 14 especialistas, ressalta, no entanto, que o Brasil tem duas dificuldades na identificação dos casos confirmados de infecção.

A primeira se deve à falta de testes suficientes para se fazer uma ampla sondagem do número de pessoas com a covid-19. A segunda seria a demora na obtenção dos resultados e notificações. A região mais impactada por esses dois fatores seria o estado de São Paulo.

Nesta quarta, o governo federal começou a distribuir os 500 mil kits de testes rápidos importados da China para ampliar a detecção de casos positivos da doença. A remessa é o primeiro lote de uma doação  de 5 milhões de unidades.

Segundo dados divulgados no fim da tarde pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 6.836 casos confirmados de coronavírus e 241 mortes provocadas pela doença.

Educação de Petrolina avança e se destaca em Índice de Desenvolvimento de Pernambuco

Os resultados do IDEPE são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco.

Mais um avanço da Educação de Petrolina foi conquistado. O mais novo reconhecimento foram os resultados das escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) do ano de 2017.

Na última quinta-feira (2), em evento realizado na Gerência Regional de Educação (GRE), Petrolina foi homenageada com 1º lugar regional para a escola Manoel Januário Rodrigues, localizada no distrito de Rajada. A unidade obteve nota de 7,13 na avaliação dos alunos do 5º ano e está em 31º no ranking estadual.

Já na avaliação do 9º ano, regionalmente, Petrolina também foi destaque. As escolas da zona rural José Fernandes Coelho, no Roçado, e Dr. José Araújo, no Rio Jardim, obtiveram o 2º e 3º lugar, respectivamente.

Outra posição que foi bastante comemorada pela Rede foi a nota geral de Petrolina no IDEPE. Com 5,52, a cidade superou a média do Estado entre todas as escolas de Rede estadual (3,98) e municipal (5,08) no 5º ano.

LEIA MAIS

Procon passa de 50 unidades em Pernambuco e soluciona impasses no Sertão

(Foto: Arquivo)

A descentralização do Procon em Pernambuco tem beneficiado grande parte da população. Aqueles que não vivem na capital do estado não precisam mais ir para longe para resolver seus impasses em relações de consumo. São 53 unidades espalhadas em 39 municípios.

Em 2017, até o dia 20 de junho, foram somadas 9.852 reclamações no estado. Dessas, 5,7 mil foram realizadas fora da capital pernambucana, 58% do total. “Nas cidades que não contavam com uma unidade do Procon, a população precisava ir para o município vizinho ou até mesmo entrar na justiça comum, o que demanda tempo e dinheiro e acabava desestimulando”, afirma o gerente de fiscalização do Procon-PE, Roberto Campos.

“Além disso, a descentralização do atendimento desafogou o juizado de pequenas causas e nas cidades que contam com uma unidade, como as medidas são severas, as empresas olham o consumidor de outra forma. Hoje, de cada 10 demandas no Procon, nove são resolvidas”, atesta.

Em Petrolina, os cidadãos podem seguir até a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape), localizada no campus universitário, bairro Vila Eduardo, ou até o Centro de Convenções para encontrar uma unidade do Procon. Os telefones para contato das unidades são, (87) 3866-3200 e (87) 3861-2288, respectivamente.

Proposta que define mudanças no ensino médio avança no Congresso

(Foto: Internet)

(Foto: Internet)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) o texto-base da medida provisória que define mudanças no ensino médio, como a flexibilização das disciplinas e aumento da oferta de ensino em tempo integral.

Foram 263 votos a favor, 106 contrários e três abstenções. O plenário ainda precisa fazer a análise de emendas, o que só deve ocorrer na semana que vem. Após esse momento, o texto segue para discussão no Senado. As alterações feitas à proposta só passam a valer após a sanção do presidente Michel Temer.

A medida, alvo de polêmica e protestos de estudantes no país, prevê que parte da carga horária seja destinada ao ensino de disciplinas comuns a todos os alunos, e o restante, para aprofundamento em áreas específicas. Neste caso, o aluno poderá optar por uma entre cinco áreas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico e profissionalizante.

LEIA MAIS
12