Petrolina lidera ranking nacional em Agronegócio e reforça posição como polo da fruticultura irrigada

Petrolina conquistou o primeiro lugar na categoria Agronegócio do ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios 2025, elaborado pela Urban Systems e divulgado pela revista EXAME.

O resultado reflete a força da fruticultura irrigada e a capacidade do município de gerar emprego, renda e exportações, segundo o diretor da consultoria, Paulo Takito. De acordo com ele, o destaque de Petrolina está no perfil da produção local. Diferentemente de culturas mecanizadas, como soja e milho, o cultivo de frutas depende de mão de obra intensiva, movimentando setores como embalagens, higienização e logística.

LEIA MAIS

Fruticultura do Vale do São Francisco deve retomar envios pelo Porto de Suape

Pernambuco deve retomar envios da produção de frutas do Vale do São Francisco para o mercado internacional através do Porto de Suape. Nesta sexta-feira (21), o Pacto pelo Agro, parceria do Complexo Industrial Portuário de Suape e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, avançou nas negociações com o setor.

Para o avanço das tratativas foi assinado em Petrolina, um protocolo de intenções com lideranças do setor produtivo da região para firmar o interesse em estabelecer cooperação institucional e técnica para buscar caminhos para garantir a exportação da produção local pelo Porto de Suape. O objetivo é debater os desafios operacionais do escoamento da fruticultura por Suape. O atracadouro pernambucano é o 6º mais porto público mais movimentado do país.

Na noite anterior, a governadora do estado, Raquel Lyra, reforçou, na abertura da Vinhuva Fest, no município vizinho de Lagoa Grande, o compromisso de levar para Suape a produção da fruticultura do Vale do São Francisco. Ela enfatizou a logística e a infraestrutura do atracadouro pernambucano como atrativos para o escoamento da produção local para o exterior.

O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, projeta um cenário de crescimento do setor. “Suape está recebendo muito investimento do Governo Raquel Lyra e nós estamos, aqui no Vale, prontos e preparados para que esse porto volte a operar nossas frutas. É justo, é digno e importante porque Pernambuco é o estado que mais exporta frutas do Brasil. É um momento de muita animação, muito compromisso, e nós estamos muito felizes com a vinda do secretário e do diretor-presidente de Suape para fazer esse anúncio”, pontuou..

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, o protocolo é um símbolo da aproximação do setor com o governo e do interesse mútuo. Ele reforça que é importante fazer um trabalho com Suape para que a sua importância no segmento seja resgatada. “É essencial que o porto seja nosso canal de exportação, principalmente para as novas rotas marítimas, com destino ao mercado chinês e europeu, nos dando estrutura, para que a gente tenha capacidade de chegar cada vez mais rapidamente a esses mercados”, avaliou.

Já Arthur Grimaldi, da Valexport, considerou o protocolo um grande avanço: “Lutamos muito por essa aproximação. Se conseguirmos exportar por Suape, vamos reduzir custos, gerar eficiência e a nossa fruta vai sofrer menos. Com esse chamamento para a safra do próximo ano, é possível fazer uma programação coincidindo com uma nova fase de Suape”.

Assinaram o protocolo o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Cícero Moraes; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho; o presidente da Associação dos Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), José Gualberto de Almeida (representado pelo diretor institucional, Arthur Grimaldi); e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira

Armando Bisneto reforçou a importância da iniciativa para a competitividade do Porto. “Esse protocolo significa a formalização de que a gente vai trabalhar de acordo com o que foi combinado na reunião que antecedeu a assinatura. A gente precisa dessa aproximação com os produtores porque eles entendem bem os caminhos que a gente vai percorrer para atingir o nosso objetivo”, disse.

“Sob a orientação da governadora Raquel Lyra, estamos cada vez mais próximos do setor produtivo. Este é mais um avanço na interiorização das ações, de forma proativa, e um reconhecimento da enorme contribuição do Vale do São Francisco para a nossa economia e para a geração de empregos”, disse o secretário Cícero Moraes.

Diario de Pernambuco

Produtores do Vale do São Francisco projetam aumento nas exportações de manga para os Estados Unidos em 2025

Mesmo com as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos no início do semestre, os produtores de manga do Vale do São Francisco esperam ampliar em 8% as exportações para o mercado norte-americano na safra de 2025, alcançando cerca de 40 mil toneladas.

Na safra anterior, o Vale exportou 237 mil toneladas da fruta, sendo 37 mil destinadas aos EUA e que movimentaram aproximadamente 46 milhões de dólares.

LEIA MAIS

Exportadores de manga para os EUA devem reforçar controle contra mosca-das-frutas, alerta Ministério da Agricultura

Os exportadores de manga para os EUA terão que aumentar os cuidados com o controle e monitoramento da praga das moscas-das-frutas, sob pena de perderem as habilitações para comercialização com o mercado americano, um dos maiores consumidores da fruta do mundo.

O alerta foi dado pelo chefe de programas especiais de exportação do Ministério da Agricultura (MAPA), Caio César Simão, durante reunião nesta quinta-feira (29), na Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco), em Petrolina.

LEIA MAIS

Fruticultura de Petrolina ganha reforço com formação de operadores de drones

A pulverização aérea com drones, seus benefícios, desafios e as melhores práticas para uma operação segura e eficaz na agricultura. Estas são as principais lições do curso prático de piloto aero agrícola remoto – Cpaar, que mobilizou um grupo com 17 funcionários de fazendas de Petrolina (PE), entre os dias 18 e 21 deste mês.

Realizada pelo Senar-PE, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), a capacitação com uma carga horária de 32 horas de aulas teóricas e práticas, começou abordando temas, a exemplo de condições meteorológicas, principais herbicidas, fungicidas e inseticidas e limitações para aplicação com drones.

LEIA MAIS

Projeto da Facape debate o impacto das tecnologias digitais na fruticultura regional

O projeto de extensão ‘Papo de Administrador’, da Faculdade de Petrolina (Facape), abriu sua programação de 2025 com um debate importante sobre o impacto das tecnologias digitais na fruticultura regional. A palestra, realizada na quarta-feira (12), trouxe o tema “Agricultura Digital na Fruticultura – Inovações e Impactos” e reuniu alunos de diversos cursos, como Administração, Ciência da Computação, Direito, Economia, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI).

O evento contou com a participação do projeto FruitTech e do especialista Valdner Daizio, além dos professores da Facape, Ricardo Amorim e Dinani Gomes. Juntos, os palestrantes discutiram como a inovação tecnológica tem transformado a produção de frutas na região, impulsionando eficiência e sustentabilidade no setor.

Para o coordenador do ‘Papo de Administrador’, professor Antônio Padilha, a iniciativa reforça o compromisso social da Facape ao aproximar os acadêmicos do mercado e da comunidade. “Precisamos evidenciar nossas atividades para que as pessoas percebam a importância da extensão universitária. Esse nosso projeto vai justamente nessa direção: agregar valor e criar esse intercâmbio entre os nossos alunos da faculdade e os alunos da escola pública. A extensão universitária contribui significativamente para esse papel social da Facape”, destacou.

Criado em 2018, o projeto ‘Papo de Administrador’ tem como principal objetivo levar o conhecimento produzido na Facape para além dos muros da instituição. Os monitores do projeto trabalham temáticas específicas junto a alunos de escolas públicas estaduais de Petrolina e Juazeiro, promovendo uma troca de saberes e ampliando o acesso ao conhecimento acadêmico.

ascom

Faculdade em Petrolina abre inscrições para evento gratuito sobre fruticultura no Vale do São Francisco

Estão abertas as inscrições um evento gratuito dedicado à produção de uva e manga no Vale do São Francisco. Aação é realizada por uma faculdade particular de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

A programação será realizada no dia 5 de fevereiro, a partir das 19h, reunindo especialistas para debater os desafios, as inovações tecnológicas e as oportunidades do setor.

O evento oferece 150 vagas e os interessados podem se inscrever pela internet, clicando aqui. Os participantes vão contar com dicas de palestrantes que abordarão as melhores práticas de cultivo, os avanços tecnológicos no setor e as perspectivas para a fruticultura na região.

LEIA MAIS

Acordo entre Mercosul e União Europeia zera tarifas sobre a exportação das uvas brasileiras

O acordo de livre comércio fechado nesta sexta-feira (06) entre os líderes do Mercosul e da União Europeia traz uma grande notícia para os fruticultores brasileiros: as taxas de exportação de uva serão zeradas. A medida trará reflexos positivos para a economia do Vale do São Francisco, maior exportador da fruta no país.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Frutas (Abrafurtas), Guilherme Coelho, o modelo de tarifação atual prejudica os exportadores brasileiros. “Alguns países como África do Sul e Peru não pagam o chamado Imposto Duty para exportar suas frutas, o que prejudica seriamente o Brasil”, explicou.

“Dediquei o meu mandato de deputado federal, integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e membro permanente da Comissão de Agricultura da Câmara, para colaborar com o governo brasileiro nas negociações desse acordo e de outras medidas para diminuir as desigualdades competitivas enfrentadas pelos nossos exportadores” completou Guilherme CoelhoCom o acordo, as tarifas para exportação de frutas serão zeradas gradualmente, mas para a uva será imediato. “O imposto sobre a uva será zerado. O setor vai aumentar suas vendas, consequentemente, irá gerar mais emprego e renda”, destacou o presidente da Abrafrutas.

Redução das tarifas

O acordo prevê a isenção gradativa ou total das tarifas. Veja alguns exemplos:
Maçã – tarifa atual 10% – decrescendo a 0% em 10 anos
Melancia e melão – tarifa atual 9% – decrescendo a 0% em sete anos
Uvas – tarifa atual de 11% – chegará a 0% imediatamente que o acordo entrar em vigor (previsão 2025)

Sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia foi anunciado após a reunião dos líderes dos blocos na cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai. Após 25 anos de negociações, o acordo irá reduzir ou zerar as tarifas de importação e exportação entre os dois blocos e trará benefícios significativos para consumidores e empresas, de ambos os lados.

Ascom

 

Começa em Juazeiro Convenção Coletiva de Trabalho da Fruticultura Irrigada (CCT) 2025

Produtores e trabalhadores rurais, começaram nesta segunda-feira (2), em Juazeiro (BA), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Fruticultura Irrigada 2025, com representantes das entidades sindicais, laboral e patronal, de 6 municípios do norte baiano.

No período da manhã, foram apresentadas as propostas de alterações e inclusão de cláusulas, e depois levadas à avaliação de lado a lado. Durante a tarde, após a defesa das entidades sindicais, os representantes da comissão interestadual de acompanhamento da CCT 2025, fizeram uma avaliação do primeiro dia de negociações.

LEIA MAIS

Guilherme Coelho celebra a escolha do stand da Abrafrutas/ApexBrasil como o melhor em feira internacional na Espanha

A fruticultura brasileira foi destaque durante a 16ª edição da Fruit Attracion realizada na capital espanhola, Madrid. O stand organizado pela Associação Brasileira de Fruticultores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) foi eleito o melhor entre os 1.800 stands da feira. O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, representou os fruticultores na premiação.

LEIA MAIS

Com novo recorde na produção de frutas, Bahia se prepara para Seminário inédito em outubro

A diversificação de matrizes produtivas baiana já é uma realidade. Reconhecida internacionalmente pela produção em larga escala de grãos e pluma de algodão, a Bahia vem registrando crescimento acelerado principalmente na fruticultura.

Os dados mais recentes divulgados pelo IBGE no levantamento da Produção Agrícola Municipal mostram que o estado registrou um valor recorde na produção de frutas em 2023, totalizando R$ 5,7 bilhões, um crescimento de 16,4% em relação ao ano anterior.

Os bons resultados animam a comissão organizadora do I Seminário da Fruticultura Irrigada, primeiro evento voltado para o desenvolvimento da agricultura e da tecnologia da Mesorregião do Vale do São Francisco. “Somos o principal polo produtor do estado, com as culturas do cacau e da uva, por exemplo, em franca expansão.

LEIA MAIS

Chuvas intensas geram danos e prejuízos aos produtores de frutas do Vale do São Francisco

Os produtores de uva e manga do Vale do São Francisco contabilizam prejuízos significativos devido às fortes chuvas que atingem a região desde dezembro do ano passado, totalizando mais de R$ 100 milhões em perdas.

Em Petrolina, um dos principais municípios produtores agrícolas do Vale, as precipitações foram particularmente intensas nos meses de janeiro e fevereiro, superando as médias pluviométricas históricas da região.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado de chuvas atingiu 322,2 milímetros, o maior registrado desde 2004. Em áreas como o projeto de irrigação Senador Nilo Coelho, os registros chegam a até 500 milímetros neste mesmo período.

LEIA MAIS

Brasil conquista recorde nas exportações de frutas e alcança mais de 1,2 bilhão em dólares em faturamento com destaque para produção no Vale do São Francisco

(Foto: Ilustração)

O Brasil bateu recorde nas exportações de frutas em 2023 ao ultrapassar a marca de 1,2 bilhão de dólares em faturamento. Este resultado representa um novo ápice para as exportações de frutas brasileiras, pois a variação em relação ao ano anterior foi um expressivo aumento de 26,73%.

Em termos de volume, registraram aumento de 6%, equivalentes ao envio de mais de um milhão de toneladas de frutas para o mercado internacional.

Esse feito reflete a expressiva diversidade de frutas cultivadas no país, assim como o contínuo crescimento e o reconhecimento da qualidade dos produtos brasileiros nos mercados globais.

LEIA MAIS

Bahia participa da maior feira voltada à fruticultura do mundo, na Espanha

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) é uma das participantes da 15ª Fruit Attraction 2023, maior feira de negócios agropecuários do mundo totalmente voltada à fruticultura.

O evento – que tem o titular da Seagri, Wallison Tum, como representante do Estado da Bahia – é realizado em Madri, capital da Espanha, e se estende até esta quinta-feira (5).

LEIA MAIS

Produtores rurais cobram acordo para conclusão da CCT 2023, que se arrasta há mais de 100 dias

Os produtores de frutas do Vale do São Francisco, ligados aos sindicatos patronais dos estados de Pernambuco e Bahia, divulgaram um documento nesta sexta – feira (5), cobrando maior agilidade nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho da Fruticultura Irrigada (CCT 2023), que se arrasta há mais de 100 dias.

De acordo com a comissão composta por representantes de 3.500 pequenos, médios e grandes produtores agrícolas, que empregam, aproximadamente, 110 mil trabalhadores rurais, alguns pontos estão impedindo a conclusão das negociações. Em primeiro lugar, o Sindicato dos Trabalhadores está pedindo a contribuição assistencial nacional, de uma diária (mais de R$40,00 reais), para todos os trabalhadores, entre outros pedidos.

A comissão patronal ofereceu  o salário de R$1.354,00 para os trabalhadores, com contrapartidas, garantindo um aumento de 7,12%, que está bem acima de aumentos praticados em outras convenções e da inflação. Esta proposta não foi aceita. Outra proposição apresentada pelos produtores de frutas garante que o valor acumulado, relativo ao novo salário, pode chegar a mais de R$200,00. Em razão disto, a categoria espera concluir as negociações até o final desse mês para que esta quantia passe a ser paga a partir do dia 06 de junho de 2023.

Contabilizando perdas agrícolas recentes pelo excesso de chuvas, os produtores rurais da região, enfrentam ainda problemas como o aumento dos custos de produção, de insumos, implementos agrícolas, acondicionamento, embalagens das frutas, comercialização, aduanas e transporte até os mercados interno e externo. “Ainda sim, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos anos, os produtores rurais sempre tem contribuído para negociações coletivas com resultados satisfatórios para ambas as partes”, ressalta no final do documento, a Comissão dos  Sindicatos Patronais do Vale do São Francisco nos estados de Pernambuco e Bahia.

Carlos Laerte

12