UFRPE bre 2 mil vagas em curso gratuito sobre direitos humanos na educação integral

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está com inscrições abertas para um curso nacional gratuito de Formação Continuada em Direitos Humanos na Educação Integral. Ao todo, são ofertadas 2 mil vagas destinadas a profissionais da educação de todo o país.

A iniciativa faz parte das ações do MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), e tem como objetivo qualificar profissionais das redes públicas estaduais e municipais para a promoção e defesa dos direitos humanos no contexto da educação integral.

A formação é voltada para professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, supervisores, técnicos educacionais e profissionais de apoio que atuam no serviço público e possuem ensino superior. O curso será realizado na modalidade a distância, com atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRPE. A proposta inclui atividades assíncronas, com acesso flexível, e encontros on-line ao vivo para interação entre alunos, professores e tutores.

Com carga horária de 180 horas e duração de seis meses, a formação será dividida em três módulos: Educação Integral, Cidadania e Democracia; Educação e Desenvolvimento Integral; Educação, Diversidades e Convivência na Diferença. A aula inaugural está prevista para 6 de abril de 2026.

Reserva de vagas – Das 2 mil vagas ofertadas, 40% serão destinadas a candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas trans. Outras 10% são reservadas para pessoas com deficiência, como parte das políticas de equidade, diversidade e inclusão. O processo seletivo ocorrerá em etapa única, com análise das informações e documentos enviados no momento da inscrição. O preenchimento das vagas seguirá a ordem cronológica de inscrição, respeitando as reservas previstas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 22 de março de 2026.

Diario de Pernambuco

Projeto pretende fornecer leite de jumenta para hospitais neonatais de Pernambuco

Um projeto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), em Garanhuns, pretende fornecer leite de jumenta para abastecer bancos de leite em hospitais neonatais, responsáveis por atender bebês e crianças. Em fase de testes, a iniciativa acadêmica já faz planos de virar startup e também desponta como uma possível solução para salvar os animais, atualmente em risco de extinção, ao reinseri-los no sistema produtivo do Brasil.

Intitulado “Caracterização do potencial produtivo leiteiro de fêmeas asininas do ecótipo Nordestino”, o projeto de extensão foi criado em 2018, depois que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) procurou a universidade em busca de uma destinação para jumentos abandonados nas estradas. “As pessoas perderam interesse econômico nesses animais e, naquele momento, um grande número de acidentes estava sendo registrado”, afirma Jorge Lucena, professor do curso de Zootecnia da Ufape e um dos coordenadores da atividade.

Segundo a ONG Internacional The Donkey Sanctuary, a população de jumentos no Brasil sofreu uma redução de 94% no Brasil, entre os anos de 1999 e 2024. Além das mudanças na dinâmica de trabalho no campo, a espécie tem sofrido com extrativismo do colágeno, encontrado sob a pele dos asininos.

Da substância, deriva o elijao, produto utilizado pela medicina tradicional chinesa há cerca de 5 mil anos para tratar problemas de saúde como menstruação irregular, anemia, insônia e impotência sexual. Sem comprovação científica, o produto tem motivado a atividade de abatedouros de asininos no Brasil.

Alternativa de preservação

Lucena acredita que a produção de leite de jumenta pode representar tanto uma alternativa sustentável para a sobrevivência da espécie quanto uma fonte de renda para famílias camponesas. “Em termos bioquímicos, o leite de jumenta é o mais próximo ao leite materno humano. Como os aminoácidos estão livres, em moléculas menores, eles são mais fáceis de digerir e causam menos alergia”, explica.

Os pesquisadores esperam fornecer leite de asininos para unidades de saúde neonatais do estado já no primeiro semestre do ano de 2026. “Estamos na fase de avaliação microbiológica do leite, para ver se há contaminação de alguma bactéria nociva, além de aspectos como o teor das proteínas”, conta Victor Netto, professor da Ufape e colaborador do projeto.

Atualmente, os pesquisadores trabalham com plantel próprio, constituído por animais doados e resgatados. A equipe tem atuado para induzir geneticamente a produção de mais fêmeas, a exemplo do que já acontece com as vacas.

A gestação das jumentas leva entre 11 e 12 meses. Após esse período, a fêmea pode produzir leite entre 4 e 8 meses, a depender do manejo. “Esperamos que a quantidade de leite produzido aumente ainda neste ano, permitindo que a gente inicie a produção desse leite em pó. Nessa forma, ele é mais seguro por causa do tempo de prateleira, facilitando a utilização em UTI’s”, ressalta Netto.

Startup

A produção do leite em pó acontece através do liofilizador, máquina a vácuo responsável por aquecer e desidratar o líquido. “O nosso é capaz de liofilizar entre 8 e 12 litros de leite por dia. Estamos com um projeto-modelo de startup, para buscar investimentos para a melhoria do equipamento e dos processos, desde a melhoria genética, até a rotulagem dos produtos”, diz Netto.

O projeto inclui a produção de outros produtos derivados do leite de jumenta, como cosméticos, sabonetes e queijos. “Todo animal que dá retorno financeiro é bem tratado pelo produtor. A cadeia de bem estar deles está muito ligada à produção, pois um animal bem cuidado produz mais. A gente espera que o aumento do valor agregado de jumento também melhore a qualidade de vida deles”, completa.

Bastante consumido no Oriente Médio, o queijo de leite de jumenta pode custar até 80 vezes mais caro do que o convencional leite de vaca. “A jumenta não produz leite durante todo o dia, como a vaca. Além disso, devido à qualidade nutricional desse leite, precisamos de muitos mais litros para produzir um quilo de queijo”, explica Gerla Chinelate, professora Associada do curso de Engenharia de Alimentos da UFAPE.

Com alto potencial nutritivo, o queijo de jumenta possui sabor mais adocicado, em razão do alto teor de lactose, o açúcar natural do leite. Seu aroma, contudo, pouco difere do já conhecido cheiro do queijo tradicional. “Quanto ao sabor, a gente não trata da modificação sensorial para melhor aceitação do consumidor. Pelo contrário, mantemos as características naturais para que as pessoas se acostumem com o leite de jumenta e derivados”, acrescenta Chinelate.

A professora destaca a diversidade da produção de derivados de leite de jumenta no âmbito da pesquisa. A partir de processos de pasteurização, sua equipe vem fabricando, além de queijo, coalhada, iogurte e até sorvete com o leite asinino. “Muitas pessoas ainda não têm o conhecimento da capacidade dos jumentos de produzir materiais de alto valor agregado e nutricional. A gente espera que essa iniciativa mostre o potencial desses animais aos produtores”, conclui Chinelate.

Diario de Pernambuco

Casa Nova: Estado e Prefeitura firmam convênio e ampliam oferta de carros-pipa

Localidades como Boa Vista, Poço da Pedra, Altamira, Barro Vermelho, Fazenda Jatobá, Luiz Viana, Pintado, Leite, Estreito, Lago do Angico, Baixa Funda, Lagoa dos Negros, Muquem, Jardineira de Cima, Terra Vermelha, Sitio do Bonito, Barra Poço da Pedra e muitas outras não estão incluídas nos roteiros de distribuição de água pelos carros-pipa do exército. Quem explica esta situação é Rivelino Santos, Coordenador dos carros-pipa e integrante da Defesa Civil de Casa Nova:

“O Exército leva água a comunidades maiores. Pequenas comunidades e sítios, alguns a mais de 200 quilômetros da sede, ficaram de fora destes roteiros, pelo número reduzido de caminhões contratados, É esse problema que estamos solucionando com o convênio com a SUDEC (Superintendência de Proteção e Defesa Civil). Nossa visita é para estabelecer necessidades, quantidades e datas. É uma determinação do Prefeito Wilker Torres que nenhuma localidade do município fique sem abastecimento de água. Mesmo as mais distantes e menores”.

O Convênio que se refere Rivelino dos Santos foi um termo de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da SUDEC, para disponibilizar carros-pipa, por 90 dias, para localidades não cadastradas na Operação Pipa do Exército.

O termo foi intermediado pelo Deputado Tum e começa a vigorar no inicio de setembro de 2019.

“É a primeira vez que se consegue uma ação como esta” – comemorou Valtinei de Oliveira Braga, secretário de Gabinete do Prefeito, acompanhando a visita, juntamente com José dos Santos Costa – Zé da Vanda, da secretaria de Agricultura – “Casa Nova tem uma extensão de mais de 9 mil quilômetros e estes carros-pipa do estado da Bahia vão contribuir bastante para o abastecimento”.

Demanda por transporte aéreo doméstico cai 1,79%

(Foto: Internet)

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 1,79% em janeiro de 2017 na comparação com o mesmo mês de 2016, informou nesta segunda-feira (6) a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com o resultado, o setor aéreo brasileiro já registra 18 meses consecutivos de retração na demanda.

A oferta por transporte aéreo doméstico, por sua vez, diminuiu 3,15% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, na décima sétima baixa sucessiva do indicador.

Com a oferta diminuindo num ritmo mais elevado que a demanda, a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras cresceu 1,1 ponto porcentual (p.p.) em janeiro na comparação anual, para 84,2%.

A Gol liderou o mercado doméstico em janeiro, com uma participação, medida pelo indicador de demanda RPK, de 38,6%, acima dos 31,1% de sua principal concorrente, a Latam. A Azul ficou em terceiro lugar no primeiro mês do ano, com 18% do market share, enquanto a Avianca Brasil registrou 11,8% de participação.

Com informações do IG

Temer disponibiliza ministérios para se fortalecer na Câmara

Sem Cunha na Câmara Temer oferta cargos para se fortalecer

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) intensificou a distribuição dos ministérios entre os principais partidos que devem dar sustentabilidade ao possível novo governo no Congresso. Temer concentrou as investidas nas quatro maiores bancadas com que pretende trabalhar na Casa: PMDB, PSDB, PP e PR.

Somadas, essas bancadas têm 206 votos e, para o vice, devem ser o eixo de sustentação de seu governo, ainda mais após o afastamento do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o qual Temer contava para aprovar as medidas econômicas que pretende enviar ao Legislativo.

O primeiro passo dado pelo vice foi a confirmação do deputado Mauricio Quintella Lessa (PR-AL) no comando do Ministério dos Transportes, que tem sob o guarda-chuva empresas públicas e autarquias do porte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Os acertos foram feitos em encontros realizados entre Temer e o deputado no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência. O vice questionou a possibilidade de não fundir a pasta com a Aviação Civil. Mas o deputado disse que via dificuldades em abrir mão, uma vez que a pasta, que deve virar secretaria, vinha sendo negociada desde o início das conversas com o partido.

O pedido de Temer à Quintella Lessa foi feito em meio à pressão do PMDB da Câmara que também reivindica o comando da Aviação Civil. A bancada peemedebista conseguiu, contudo, emplacar o nome do atual líder, deputado Leonardo Picciani (RJ), para o Ministério do Esporte. A pasta é considerada estratégica para o PMDB fluminense em razão da Olimpíada do Rio, neste ano.

A negociação foi feita entre o vice e o deputado estadual Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Estado e pai de Leonardo.

A ideia inicial era indicar o deputado federal licenciado Marco Antônio Cabral para o cargo. Filho do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, o nome de Marco Antônio enfrentou resistência entre membros da bancada do PMDB na Câmara, por ele ser “muito novo”. Atualmente, Marco Antônio ocupa o cargo de Secretário do Esporte no governo do Estado do Rio.

O PMDB da Câmara dos Deputados deve assegurar ainda a indicação do deputado Osmar Terra (RS) para o Ministério de Desenvolvimento Social.

A ida de Leonardo Picciani para os Esportes, por outro lado, deve ser foco de novos problemas para Temer. Parte da bancada defende uma nova eleição interna para definir o novo líder em vez de manter no posto o primeiro-vice-líder, Leonardo Quintão (MG).

 Com informações Estadão