CEAM nas Comunidades leva acolhimento, serviços e cidadania para mulheres de Petrolina

Levar cuidado, acolhimento e informação para mais perto das mulheres é uma das formas de fortalecer a rede de proteção social em Petrolina. Com esse propósito, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, realiza neste sábado (13), das 8h às 12h, na Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira Silva, no bairro João de Deus, mais uma edição do projeto CEAM nas Comunidades.

A iniciativa amplia o trabalho desenvolvido pela Secretaria Executiva da Mulher através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), equipamento criado para oferecer suporte, orientação e proteção às mulheres. Ao levar os serviços para dentro das comunidades, a ação facilita o acesso aos atendimentos e fortalece as políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, autonomia e garantia de direitos.

Durante a programação, serão oferecidos serviços como atendimento do Cadastro Único, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, ventosaterapia e massoterapia. O CEAM nas Comunidades também fortalece a escuta, a inclusão e o bem-estar das mulheres, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma assistência social cada vez mais humana, acessível e presente na vida das pessoas.

Ascom

Evento gratuito em Petrolina oferta serviços de saúde, cidadania e lazer neste sábado (6)

A Prefeitura de Petrolina promove, neste sábado (6), a partir das 17h, a primeira edição do ‘Pra Cima, Juventude!’. O evento gratuito acontece no Parque do Povo Rafael Coelho e tem como objetivo reunir diversas ações de lazer, cuidado, aprendizado e oportunidades para a população.

A programação contará com várias atividades, divididas nas áreas da saúde, cidadania, cultura, esporte, empreendesdorismo e emprego. Serão oferecidos serviços como vacinação, testagem rápida para ISTs, aferição de pressão e glicemia, estética e bem-estar, orientações nutricionais, além de atendimentos jurídicos, sociais e psicológicos.

A comunidade do município também vai contar com oficinas de graffiti e hip hop, aulas esportivas, Feira Pet e vacinação para os animais. Além da exibição da exposição fotográfica ‘Petrolina: Um Novo Olhar’, que celebra os 130 anos da cidade, com 20 imagens de fotógrafos amadores e profissionais. Jovens em busca do primeiro emprego terão acesso a orientações e oportunidades. Além disso, a Feira do Empreendedorismo Jovem será um espaço para incentivar a geração de renda e fortalecer a economia local.

G1 Petrolina

 

Juazeiro realizará a 11ª Conferência Municipal de Saúde com foco em equidade e participação social nesta segunda-feira (25)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde/CMS, realizará no próximo dia 25 de agosto, no Centro de Cultura João Gilberto, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Construindo o SUS com equidade e participação social: Mais saúde na vida da gente”. O evento que é um instrumento fundamental de planejamento local reunirá gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde/SUS para debater propostas e fortalecer as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade dos serviços municipais.

Durante a Conferência, os debates serão organizados em quatro eixos temáticos:

EIXO I – Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde: voltado para a redução e prevenção de riscos e agravos à saúde da população, considerando os determinantes sociais e priorizando ações de vigilância, promoção e proteção, com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, acidentes e violências, controle de doenças transmissíveis e promoção do envelhecimento saudável.

EIXO II – Atenção Integral à Saúde: discutirá estratégias para ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde, com ênfase na humanização, equidade e atendimento das necessidades de saúde, fortalecendo a atenção básica e especializada, ambulatorial e hospitalar, com cuidado integral em todas as fases da vida.

EIXO III – Saúde Mental: abordará o fortalecimento e a garantia das políticas públicas voltadas para o cuidado em liberdade e o respeito aos direitos humanos, gestão, financiamento, formação e participação social, além dos desafios para o cuidado psicossocial diante dos impactos na saúde mental da população.

EIXO IV – Assistência Farmacêutica: tratará sobre logística, provisão e distribuição de medicamentos, planejamento alinhado ao perfil epidemiológico da população e incentivo a práticas terapêuticas complementares, garantindo que o medicamento seja parte, mas não o centro, da atenção em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Sesau e do CMS em promover a participação social como eixo central da gestão em saúde, garantindo que todos os segmentos envolvidos no SUS tenham voz ativa na definição de estratégias e prioridades. Além de ampliar a integração entre gestores, profissionais e comunidade, a programação é essencial para o funcionamento efetivo e humanizado dos serviços de saúde no município, consolidando o SUS como um sistema acessível, inclusivo e de qualidade para toda a população.

Ascom

Juazeiro realizará a 11ª Conferência Municipal de Saúde com foco em equidade e participação social nesta segunda-feira (25)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde/CMS, realizará no próximo dia 25 de agosto, no Centro de Cultura João Gilberto, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Construindo o SUS com equidade e participação social: Mais saúde na vida da gente”. O evento que é um instrumento fundamental de planejamento local reunirá gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde/SUS para debater propostas e fortalecer as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade dos serviços municipais.

Durante a Conferência, os debates serão organizados em quatro eixos temáticos:

EIXO I – Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde: voltado para a redução e prevenção de riscos e agravos à saúde da população, considerando os determinantes sociais e priorizando ações de vigilância, promoção e proteção, com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, acidentes e violências, controle de doenças transmissíveis e promoção do envelhecimento saudável.

EIXO II – Atenção Integral à Saúde: discutirá estratégias para ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde, com ênfase na humanização, equidade e atendimento das necessidades de saúde, fortalecendo a atenção básica e especializada, ambulatorial e hospitalar, com cuidado integral em todas as fases da vida.

EIXO III – Saúde Mental: abordará o fortalecimento e a garantia das políticas públicas voltadas para o cuidado em liberdade e o respeito aos direitos humanos, gestão, financiamento, formação e participação social, além dos desafios para o cuidado psicossocial diante dos impactos na saúde mental da população.

EIXO IV – Assistência Farmacêutica: tratará sobre logística, provisão e distribuição de medicamentos, planejamento alinhado ao perfil epidemiológico da população e incentivo a práticas terapêuticas complementares, garantindo que o medicamento seja parte, mas não o centro, da atenção em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Sesau e do CMS em promover a participação social como eixo central da gestão em saúde, garantindo que todos os segmentos envolvidos no SUS tenham voz ativa na definição de estratégias e prioridades. Além de ampliar a integração entre gestores, profissionais e comunidade, a programação é essencial para o funcionamento efetivo e humanizado dos serviços de saúde no município, consolidando o SUS como um sistema acessível, inclusivo e de qualidade para toda a população.

Ascom

Petrolina: São Gonçalo vai receber maior programa de serviços da gestão municipal

O programa Bora Petrolina é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com várias instituições e empresas privadas e tem levado mais do que serviços, as pessoas recebem cuidado, atenção e acolhimento. A cada edição, o mutirão transforma comunidades inteiras em verdadeiros espaços de cidadania, onde cada pessoa encontra a oportunidade de resolver pendências, cuidar da saúde e até viver momentos de lazer com a família. A 17ª edição já tem data marcada e acontecerá no dia 30 de agosto, no São Gonçalo, das 8h às 13h, na Escola Municipal Paulo Freire, Rua 5, nº 111. Desde a sua criação, o programa Bora Petrolina já realizou cerca de 230 mil atendimentos em diversas localidades do município.

No espaço da saúde, os cidadãos vão colocar a caderneta de vacina em dia, realizar consultas médicas e odontológicas, aferir a pressão e outros serviços. No setor social, as famílias podem atualizar o Cadastro Único, buscar informações sobre programas assistenciais, emitir documentos e contar com o suporte dos serviços do CRAS. A população também pode contar com serviços de orientação jurídica referentes ao direito do consumidor, pensão alimentícia e processos de divórcio.

Além de resolver as demandas, o cidadão também tem acesso a serviços de beleza, como corte de cabelo e cuidados estéticos, que ajudam a elevar a autoestima de quem participa. Para os pequenos, o programa realiza diversas atividades recreativas e esportivas, além de oficinas culturais e digitais. O Programa já realizou mais de 230 mil atendimentos para população. É a escuta, acolhimento e serviços que atendem e oferecem diversas soluções para as demandas do dia a dia.

Ascom

Editorial – Moradores em situação de rua no centro de Petrolina: um problema social que exige ação imediata

É preciso dizer com todas as letras: a circulação de moradores em situação de rua no centro de Petrolina se tornou um grave problema social e urbano que precisa, urgentemente, de uma resposta concreta das autoridades competentes. Apesar de sabermos – e reconhecermos – que essas pessoas têm o direito de serem acolhidas com dignidade, o que vemos hoje é um completo abandono por parte do poder público no que diz respeito à organização e preservação dos principais espaços públicos da cidade.

O centro de Petrolina, cartão-postal do município, está tomado por essa realidade. As praças do Malan e Maria Auxiliadora, que deveriam ser espaços de convivência, lazer e contemplação, têm sido ocupadas por dezenas de pessoas em situação de rua, o que compromete não só a paisagem urbana, mas também a segurança dos pedestres, a mobilidade da região e o próprio comércio local. É comum encontrar comerciantes e clientes inseguros, assustados, com dificuldades de manter suas atividades diante do cenário que se impõe.

Na concha acústica, um dos pontos mais simbólicos da cidade, o retrato é ainda mais evidente. Quem passa ali entre as 6 e 9 da manhã, especialmente nos primeiros dias da semana, constata a cena: dezenas de pessoas dormindo no palco, em colchonetes improvisados ou no chão frio. Não estamos aqui relegando o direito dessas pessoas de serem acolhidas. Ao contrário: estamos cobrando que esse acolhimento aconteça de forma digna, estruturada, com assistência social, saúde, alimentação, abrigo, e acima de tudo, oportunidade de recomeço.

O que não pode continuar é a omissão. Não se pode fingir que o problema não existe. Cidades como Recife já enfrentam o mesmo drama, com o aumento expressivo do número de pessoas em situação de rua. É um problema de escala nacional, é verdade, mas que exige ações locais imediatas. E Petrolina, como uma das cidades mais importantes do Nordeste, não pode fechar os olhos para isso. Esperar que a situação piore ainda mais é compactuar com o abandono.

Este é um apelo, portanto, às autoridades municipais: que seja feito um plano emergencial, um projeto estruturado que preserve os espaços públicos e acolha os que precisam. Que haja um olhar técnico, social e humanizado, mas também com firmeza, planejamento e responsabilidade com o espaço urbano. A Catedral, símbolo de nossa fé e da identidade de Petrolina, merece estar em um ambiente digno, seguro e bem cuidado.

E é importante chamar atenção também dos vereadores da nossa cidade. A Câmara Municipal de Petrolina parece distante dessa realidade. Por que esse tema ainda não virou pauta prioritária nos discursos dos parlamentares? Onde estão os debates, as audiências públicas, os requerimentos que cobrem ações do Executivo para resolver o problema? Não se pode legislar de costas para a cidade.

A nossa sugestão é clara: que se elabore um projeto de acolhimento e reinserção dessas pessoas, com o envolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Social, da saúde, de instituições religiosas, de ONGs e até mesmo do setor produtivo. É possível unir forças. O que não dá é continuar do jeito que está.

Petrolina precisa preservar sua imagem, sua funcionalidade urbana e, sobretudo, sua dignidade social. Que nossa observação, a título de contribuição, possa ecoar onde precisa: nas salas de decisão, nos gabinetes e, principalmente, na consciência de quem tem poder para mudar essa realidade.

Waldiney Passos

Serviços sociais, de saúde e beleza serão ofertados para mulheres na sexta-feira (14) em Petrolina

No dia 08 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em alusão à data, será realizado o ‘Dia da Transformação’, nesta sexta-feira (14), das 8h às 13h, na Fundação Nilo Coelho, Centro de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

O evento gratuito vai oferecer diversos serviços sociais, de beleza e saúde para as mulheres.A ação promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e parceiros também conta com atrações culturais, sorteio de brindes e exposição de produtos orgânicos.

Confira os serviços que serão ofertados:
– Serviços nas áreas de Beleza (corte, penteados, higienização de pele,  maquiagem);
– Saúde (testagem rápida; ventosaterapia, auriculoterapia; Vacinas: hepatite b, antitetânica, febre amarela e tríplice viral – levar cartão de vacinação; Orientação nutricional);
– Atendimento Psicossocial e Jurídico;
– Feira de Empreendedorismo;
– Oficinas (orientação para elaboração de currículo, saúde mental e redes sociais);
– Terapias integrativas (reiki; massagem relaxante; quick massage; massagem podal);
– Agricultura familiar (exposição e venda de produtos orgânicos);
– Cadastro único (novos cadastros, atualização cadastral, emissão de folha resumo);
– Orientações empresariais;
– Emissão carteira de autismo e fibromialgia;
– Orientação sobre passe livre municipal, intermunicipal e interestadual;
– Atendimento à comunidade surda – com intérprete de libras para auxiliar nos serviços ofertados;
– Emissão de carteira do idoso;
– Recreação e exercícios;
– Doação de mudas de plantas;
– Panfletagem de conscientização sobre violência contra a mulher;
– Distribuição de preservativos;
– Sorteios de brindes e muito mais.

G1 Petrolina

Prefeitura de Petrolina oferta serviços socioassistenciais para mulheres

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, tem trabalhado arduamente para desenvolver políticas públicas para as mulheres petrolinenses com o objetivo de protegê-las e promover sua autonomia e empoderamento. Como reconhecimento deste trabalho, a cidade sertaneja recebeu o prêmio ‘Prefeitura Amiga das Mulheres’, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) no ano passado.

O prêmio foi um reconhecimento pelas práticas de proteção à mulher e programas de enfrentamento à violência doméstica. Conheça os principais Serviços e Programas que reforçam o compromisso da gestão municipal com a proteção e atenção às mulheres:

1 – Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM): O CEAM é coordenado pela Secretaria Executiva da Mulher e oferece, de forma gratuita, serviços que podem contribuir com o enfrentamento da violência doméstica, além do empoderamento feminino. No local, além dos atendimentos socioassistencial, psicológico e jurídico, são desenvolvidas palestras, cursos, capacitação e oficinas, visando o acolhimento humanizado, fortalecendo o resgate da cidadania e autonomia das mulheres vítimas de violência. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica localizado na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI).

2 – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): As mulheres que buscam atendimento no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), são acompanhadas pela equipe multidisciplinar do CREAS, que trabalham de forma integrada para assegurar a segurança e a promoção social através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos  (PAEFI), que garante o suporte necessário tanto para as mulheres, quanto para seus filhos. O CREAS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, fica localizado na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI).

2 – Projeto Bem Maior: Tem como objetivo promover ações, durante todo o ano, que visem a garantia de uma gestão protegida e fortalecimento de vínculos entre mãe e filho, através de palestras e atividades sobre maternidade, importância do pré-natal, amamentação, primeiros socorros em bebês e crianças, puerpério, desafios enfrentados nessa relação de cuidado, dentre outros. O projeto é desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e tem como público-alvo gestantes e mães com filhos menores de seis anos.

3 – Programa Criança Feliz: É uma iniciativa do Governo Federal que visa apoiar o desenvolvimento infantil na primeira infância. Ao longo do ano, gestantes e mães com filhos de até seis anos, inscritos no Cadastro Único, são acompanhados por meio de visitas domiciliares, com a proposta de fortalecer vínculos familiares e apoiar o desenvolvimento infantil.

4 – Consultas médicas para mães atípicas:
A iniciativa é resultado de uma parceria com a Secretaria de Saúde. As consultas médicas acontecem uma vez por semana, na sede do Setor de Inclusão e Cidadania, localizado na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI). Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do setor.

5 – Plantão Mulher: O Plantão Mulher funciona toda segunda-feira, das 8h às 17h, na sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher  (CEAM). A ideia do serviço é oferecer a possibilidade de acolhimento social, sem qualquer agendamento prévio. O atendimento é destinado a todas as mulheres que buscam apoio emergencial.

6 – Whatsapp Mulher: Em Petrolina, as mulheres contam com o ‘Whatsapp Mulher’. Através do número (87) 99165-1803, elas dispõem de apoio socioassistencial, psicológico e jurídico com a equipe multidisciplinar do CEAM, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Irislane Pacheco/Ascom Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome
Fotos: Deivid Menezes

Crise social se agrava e mais de 5 mil vivem nas ruas de Pernambuco

Nas calçadas e praças, famílias convivem com a falta de políticas públicas integradas, que envolvam não apenas a assistência social

O número de pessoas em situação de rua aumentou 25% em todo o Brasil. No final de 2024, o número chegou a 327.925 pessoas, que se concentram, principalmente, nas regiões Sudeste (63%) e Nordeste (14%).

Os dados são do levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O estudo tem base no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que reúne os beneficiários de políticas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e é um indicativo das populações em vulnerabilidade e dos repasses do governo federal aos municípios.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco lança Tarifa Social com descontos na conta de água para famílias de baixa renda

 

Abertas as inscrições para o prêmio Mude o Mundo Como Uma Menina

Está aberto o período de inscrições para que meninas de 13 a 21 anos de todas as regiões do país submetam seus projetos e ideias de transformação social. Eles vão concorrer à quinta edição do prêmio Mude O Mundo Como Uma Menina, promovido pela plataforma educacional Força Meninas. As inscrições poderão ser feitas no site da iniciativa até 31 de outubro.

Com inscrições gratuitas, a premiação tem como objetivo fomentar a educação, a inovação e a diversidade, com base nos quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: ODS 4 – educação de qualidade; ODS 5 – igualdade de gênero; ODS 8 – emprego digno e crescimento econômico e ODS 13 – ação contra a mudança do clima.

Os  projetos de meninas e jovens inspiradoras passarão por seleção criteriosa e receberão o devido suporte e incentivo para o seu desenvolvimento, se forem considerados planos de negócio possíveis de serem colocados em prática, beneficiando a comunidade das candidatas e gerando impacto positivo para toda a sociedade. O Prêmio Mude o Mundo Como Uma Menina 2023 será dividido em duas categorias principais: individual e coletivo.

Dentro da categoria individual, jovens poderão se inscrever em cinco modalidades: criativa, líder, determinada, visionária e pioneira (para essa última não há idade mínima para a inscrição). Será selecionada uma ganhadora em cada modalidade.

A novidade é que as modalidades individuais – pioneira, visionária e determinada – terão o reconhecimento de um patrocinador exclusivo, que irá reconhecer e incentivar a iniciativa vencedora. Uma das  empresas é a Johnson & Johnson que busca apoiar garotas atraídas por carreiras nas áreas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Também a Indorama pretende reconhecer e apadrinhar meninas com interesse especial por ciências químicas (química orgânica, química inorgânica, físico-química e química analítica). A ERM, consultoria em sustentabilidade, vai  reconhecer meninas que têm iniciativas para combater a crise climática.

Na categoria coletiva Juntas Somos Força, podem se inscrever meninas que desenvolvam projetos conjuntos com colegas. Para cada projeto, serão aceitos grupos de no mínimo duas participantes e no máximo, cinco.

Premiação
A premiação somará R$100 mil em benefícios e valores monetários. Metade (R$ 50 mil) será distribuída em bolsas de estudo com pagamento por meio de cartão pré-pago, R$ 5 mil em dinheiro para cada vencedora da categoria individual e suas modalidades e R$ 2,5 mil em dinheiro para cada projeto vencedor da categoria coletiva.

Será disponibilizada para as premiadas uma mentoria de nove meses, oferecida por empresas referência como a ERM, consultoria global de sustentabilidade, a Hotmart, plataforma de economia criativa de âmbito mundia, e o Consulado Geral do Canadá.

“Para este ano, esperamos que as meninas se vejam como protagonistas da própria história. Pudemos identificar com a pesquisa meninas curiosas, mulheres de futuro, que nossas meninas de hoje não recebem o suporte necessário para trilhar caminhos mais vantajosos. Por isso, o prêmio atua muito nesse sentido, de mostrar para essas jovens que existem trajetórias vencedoras dentro das áreas STEM, e que elas podem chegar lá, com o apoio da Força Meninas e da rede que desenvolvemos até aqui”, disse Déborah De Mari, fundadora e CEO da iniciativa.

Amanda Silva Soares ganhou um dos prêmios na edição de 2021. Ela participou do prêmio com mais três colegas na categoria Juntas Somos Força. Ganharam um ano de mentoria e uma premiação em dinheiro com o projeto de ensino de eletrônica para meninas que desenvolvam tecnologia para ajudar pessoas com deficiência.

“O prêmio ajudou a colocar o projeto em ação. As mentorias que tivemos foram essenciais para nos mostrar como melhorar o projeto. Tivemos também contato direto com várias mulheres de referência no mercado de trabalho que foram uma inspiração. Conseguimos colocar o projeto em prática”, disse Amanda.

Agência Brasil

Consultório na Rua: Prefeitura de Juazeiro inicia mapeamento de locais onde o público do programa está localizado

A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), Iniciou nos últimos dias o mapeamento dos locais onde se concentram as pessoas em situação de rua e que necessitam de assistência médica. A ação integra o cronograma de atividades do programa Consultório na Rua, mais uma ação pioneira da gestão Suzana Ramos, e que vai cadastrar indivíduos que se encontram em situação vulnerável e de rua. Durante todo o mês está sendo realizada uma busca ativa para avaliar os dias e locais de atendimento desse público.

A prefeita Suzana Ramos conheceu o programa na capital baiana, Salvador, no início da gestão e logo articulou para que fosse implantado no município. “Em uma das visitas em Salvador para ver o resultado de alguns programas de saúde e sociais, conheci o Consultório na Rua e logo me identifiquei. Voltei para a nossa cidade e solicitei a sua implantação pensando na dignidade dessas pessoas que estão totalmente vulneráveis. Nossa gestão tem cuidado das pessoas e não é só oferecer serviços de saúde, mas também acolher”, destacou Suzana.

“O Consultório na Rua é muito mais do que um programa de promoção à saúde. É uma maneira de oferecer dignidade a essas pessoas que estão em total vulnerabilidade. A gestão Suzana Ramos quer levar humanização, inclusão, conforto e segurança, a quem mais precisa” comentou o Secretário de Saúde, Allan Jones.

Atendimento

A Assistente Social Jussara Rêgo explica que essa etapa consiste em localizar e informar essas pessoas sobre o programa. “Nesse primeiro momento, a equipe está fazendo um mapeamento no centro da cidade, para identificar essa população em situação de rua, onde costumam dormir, se alimentar, e então faremos um diagnóstico dessa micro área, dos serviços disponíveis para que eles possam ser encaminhados”, explicou.

Em todas as abordagens, a equipe está realizando entrevistas com esse público para traçar um olhar sobre essas pessoas, como explica a psicóloga Poliana Cruz. “Essas pessoas trazem consigo vivências dolorosas, de muito sofrimento emocional. Essas vivências podem advir das próprias relações familiares e há uma ruptura desses vínculos. Muitas vezes em relação ao trabalho, com a ruptura de vínculos de emprego e renda, ou pelo uso abusivo de substâncias psicoativas. São pessoas que experimentam violência e violações dos seus direitos, que estão emocionalmente fragilizadas e o psicólogo na equipe vem fomentar essa promoção da saúde mental”, destacou.

 Equipe Multiprofissional

A equipe do Consultório de Rua é composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, redutor de danos e agente social, e técnico de enfermagem, além do motorista. O programa dispõe de um carro para deslocamento, transportando a equipe, e caso não seja possível fazer o atendimento e acompanhar o paciente na rua, o mesmo vai ser transportado para uma unidade de saúde mais próxima, para que sejam feitos os atendimentos necessários. O consultório vai funcionar durante 30 horas por semana.

Iana Lima/Ascom Sesau

Evento solidário do Transforma Petrolina vai leiloar peças de roupa de Wesley Safadão, Felipe Amorim e outros cantores

O leilão solidário do Transforma Petrolina já tem data definida. O evento será realizado no dia 11 de dezembro, às 10h, na sede do programa, no Parque Josepha Coelho, e também acontecerá no formato online, pelo site https://www.lancecertoleiloes.com.br/leilao/111222PART.

A programação será conduzida pelo leiloeiro do Lance Certo Leilões, Luciano Rodrigues. Os participantes poderão arrematar peças de roupas e acessórios de artistas que se apresentaram no São João de Petrolina 2022. Os itens foram doados pelos cantores: Wesley Safadão, Lucy Alves, Vitor Fernandes, Felipe Amorim, Jorge e Mateus, Zé Vaqueiro, Eric Land, Marcynho Sensação, Leonardo, Gustavo Mioto, César Menotti, Bruno (dupla Bruno e Marrone) e Jonas Esticado.

O leilão também contará com peças de outros famosos, como do cantor Raimundo Fagner, do jogador Petros e um casaco de Gabriel Diniz, doado por seus familiares. Para participar, o público pode se inscrever pelo link https://forms.gle/mbv1tqpm7D6CkTEL9.

O resultado das vendas será revertido para 18 instituições que atendem pessoas em situações de vulnerabilidade social e protetoras de animais que foram cadastradas no São João Solidário. As iniciativas fazem parte da plataforma do Transforma Petrolina com objetivo de promover desenvolvimento social e funcionamento sustentável das suas comunidades.

A primeira peça de roupa do Leilão Solidário do Transforma Petrolina foi arrematada , ainda no mês de junho, durante apresentação do cantor Gusttavo Lima, no São João de Petrolina. O blazer doado pelo sertanejo foi leiloado de forma descontraída no palco principal do evento pelo próprio cantor. A peça foi arrematada pelo valor de R$ 30 mil por uma dermatologista.

“Estamos nos preparativos finais para realizar o leilão solidário que vai ajudar as instituições sociais. O evento é um momento de confraternização e de muita solidariedade. Nosso objetivo é tornar esse dia histórico e memorável”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma.

Texto: Nayra Lima – Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina

Foto: Ascom

Primeiro lugar: Petrolina possui a melhor assistência social de Pernambuco

Quando o assunto é assistência social e políticas públicas sociais, Petrolina tem muito a comemorar. O Ministério da Cidadania divulgou recentemente o Indicador de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) 2020 e a cidade sertaneja ficou em primeiro lugar entre as cidades de grande porte em Pernambuco, ultrapassando Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Recife.

Com uma pontuação de 4,47 além do protagonismo em Pernambuco, a cidade de Petrolina ficou em nono lugar no ranking da região Nordeste (3,62) e acima da média nacional (3,50). O IDCRAS é um indicador nacional que retrata a estrutura física, as características qualitativas e quantitativas das equipes, assim como os serviços ofertados à população. Este índice computa uma nota de 1 a 5: quanto maior, melhor a qualidade do serviço.

Esses indicadores sociais ajudam a pautar agendas políticas, qualificar debates públicos e subsidiar decisões técnico-políticas. “Este resultado é fruto de esforços da nossa gestão que está sempre engajada e buscando melhorar os atendimentos à população que utiliza os serviços do CRAS. A nossa cidade subiu de 2,26, em 2016, para 4,47 em 2020. Mais uma vez, somos destaque nacional com políticas públicas de qualidade. Isso vem para confirmar que estamos no caminho certo e continuaremos muito forte, cuidando da nossa gente”, destacou o prefeito Simão Durando.

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

‘Social até Você’: Caravana da Prefeitura de Juazeiro estará no distrito de Massaroca nesta sexta-feira

O projeto ‘Social até Você’, da Prefeitura de Juazeiro, continua na estrada e nesta sexta-feira (28) vai atender o distrito de Massaroca. Os serviços serão oferecidos gratuitamente, das 9h às 13h, na Escola Municipal Professora Atanilha Luz Araújo. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

Entre os serviços oferecidos, estão o atendimento do Cadastro Único, emissão da Carteira do Idoso, atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), das Diretorias de Habitação e Diversidade, do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e atividades do programa Criança Feliz, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de preservativos.

A iniciativa, idealizada pela prefeita Suzana Ramos, visa levar o atendimento de programas, serviços, benefícios e campanhas socioassistenciais, de forma itinerante, para o interior do município.

Ascom

12