Castramóvel na rua: Prefeitura avança nas castrações em Petrolina e atende mais de 130 animais

A Prefeitura de Petrolina segue fortalecendo as ações voltadas ao bem-estar animal através da castração de animais em situação de rua. Com o retorno das atividades do Castramóvel, no mês de março o equipamento funcionou na Faculdade de Petrolina (FACAPE),  na Cidade Universitária. Em apenas sete dias de funcionamento, foram castrados 138 animais, entre machos e fêmeas. A iniciativa tem como foco prioritário o atendimento de animais sem raça definida que vivem nas ruas, contribuindo diretamente para o controle populacional e a redução do abandono no município.

LEIA MAIS

EDITORIAL – A Concha da Invisibilidade: até quando vamos ignorar o que está diante dos nossos olhos?

Na última segunda-feira (4), publicamos em nosso Instagram um vídeo que repercutiu fortemente nas redes sociais e trouxe à tona uma realidade incômoda e cada vez mais escancarada: a ocupação crescente da Concha Acústica, no Centro de Petrolina, por pessoas em situação de rua. A matéria foi feita com responsabilidade e respeito, com um único objetivo: chamar a atenção das autoridades para um problema que não pode mais ser ignorado.

Quem transita entre as Praças Dom Malan e Maria Auxiliadora sabe que o clima de insegurança tem se intensificado. Moradores de rua vêm se aglomerando no espaço, vivendo ali dia e noite, muitas vezes utilizando o local como banheiro a céu aberto, e isso não é exagero — é constatação.

Mas deixemos claro: não se trata de criminalizar a pobreza nem tampouco de desumanizar quem já perdeu tanto na vida. Não queremos ver essas pessoas retiradas à força, tratadas como estorvo. Pelo contrário. Defendemos que haja um trabalho sério de escuta, acolhimento e encaminhamento para locais que lhes devolvam, minimamente, a dignidade.

O que não podemos mais aceitar é o silêncio. Onde estão os vereadores de Petrolina que não enxergam esse problema que cresce diariamente bem debaixo de seus narizes? Quantas sessões da Câmara trataram do tema com a seriedade que ele exige? Quantos projetos foram apresentados com foco em políticas públicas voltadas para essa população?

Quem frequenta as missas na Catedral do Sagrado Coração de Jesus já se acostumou a desviar o caminho, com medo de abordagens, ou até mesmo de algo pior. Não se trata de preconceito, trata-se de uma sensação real de insegurança, potencializada por um contexto urbano degradado. Sabemos que não são todos os moradores de rua que cometem delitos, mas também é notório que o tráfico de drogas se aproveita da vulnerabilidade de muitos para agir ali, a céu aberto.

Furtos, arrombamentos e assaltos tornaram-se rotineiros no centro da cidade, inclusive a Rural FM, onde apresentamos o programa Espaço Aberto, já foi vítima dessas ações diversas vezes. E o que vem sendo feito? Quais respostas estão sendo dadas à população, aos comerciantes, aos fiéis, aos transeuntes?

Se existe um trabalho de acolhimento ativo em Petrolina, por que essas pessoas seguem ali, visivelmente abandonadas? É hora de  encarar o problema com maturidade e coragem. Assistência social, saúde mental, reinserção social, segurança pública: tudo isso precisa ser pensado de forma integrada.

Mas, antes de tudo, é preciso reconhecer que há um problema. E, até aqui, os vereadores da cidade têm falhado nisso. A responsabilidade social também é deles. O povo não elegeu representantes para que eles se limitem a sessões protocolares ou selfies em redes sociais. É hora de agir.

Este editorial é um apelo. Não para causar polêmica, mas para provocar reflexão e, acima de tudo, reação. Petrolina não pode mais fingir que não vê.

Petrolina reforça cuidados com população em situação de rua com ações de saúde e acolhimento

A Prefeitura de Petrolina segue intensificando os cuidados com a população em situação de rua. Nesta semana, uma nova ação de promoção à saúde foi realizada no Abrigo Municipal, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a equipe do Consultório na Rua. A iniciativa é parte de um trabalho contínuo voltado ao bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a serviços básicos e fortalecendo o atendimento humanizado.

Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços gratuitos, como aferição de pressão arterial, vacinação contra a gripe (H1N1), orientações sobre saúde bucal, além de práticas integrativas, como auriculoterapia e ventosaterapia. Os participantes também receberam escuta qualificada, agendamento de consultas e, quando necessário, foram encaminhados para outros serviços da rede municipal.

Essas ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o cuidado integral, levando saúde e dignidade a quem mais precisa. Para a Prefeitura, cuidar da população em situação de rua é uma prioridade — e iniciativas como essa mostram que é possível promover cidadania com respeito, atenção e acolhimento.

Crise social se agrava e mais de 5 mil vivem nas ruas de Pernambuco

Nas calçadas e praças, famílias convivem com a falta de políticas públicas integradas, que envolvam não apenas a assistência social

O número de pessoas em situação de rua aumentou 25% em todo o Brasil. No final de 2024, o número chegou a 327.925 pessoas, que se concentram, principalmente, nas regiões Sudeste (63%) e Nordeste (14%).

Os dados são do levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O estudo tem base no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que reúne os beneficiários de políticas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e é um indicativo das populações em vulnerabilidade e dos repasses do governo federal aos municípios.

LEIA MAIS

Morador de rua está preso há um ano por 8/1, e PGR pede soltura

Um morador de rua está preso preventivamente há mais de um ano após ser acusado, sem provas concretas, de ter participado dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro.

Jeferson Franca da Costa Figueiredo, de 31 anos, é andarilho e foi preso, em um primeiro momento, na manhã de janeiro de 2023, em frente ao Quartel-General (QG) do Exército, em Brasília.

Em depoimento, o morador de rua contou ter ido ao local na noite anterior para buscar abrigo e comida, após ter sido impedido de ficar em um shopping popular. Ele havia chegado a Brasília naquele domingo (8/1), de carona em um caminhão, e não tinha onde dormir, de acordo com a Defensoria Pública da União (DPU), que faz a defesa do denunciado.

LEIA MAIS

Impedida de trabalhar, moradora do Mandacaru pede providência sobre alagamento de rua

Sem querer se identificar, a microempresária pede providências à Secretaria de Obras, no sentido de realizar as devidas correções para minimizar o problema causado pela falta de infraestrutura na rua 3, do bairro Mandacaru, que já acumula água naturalmente, mas que devido ao trabalho realizado pelo o proprietário de uma loja de Material de Construção, aterrado parte da via pública, está gerando um problema maior com alagamento que a impede até mesmo de abrir seu comércio.

“Teria como você acionar o secretário de obras, porque passaram uma máquina na rua 3, do bairro mandacaru, e não tenho como trabalhar porque o dono do Material de Construção botou aterro e a rua não tem saneamento e minha loja está alagada e estou sem trabalhar”, pontuou.

Veja Vídeo:

Serviço da Compesa deixa rua intransitável na Cohab Massangano

A realização de um serviço da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tem causado revolta de moradores da rua 44, na Cohab Massangano, zona oeste de Petrolina (PE). A empresa quebrou o asfalto, mas não fez o recapeamento após o trabalho no local.

Após o serviço, que teve início na semana passada, a rua ficou praticamente intransitável e, segundo um morador que entrou em contato com nosso blog, a companhia não dá satisfação alguma a respeito da situação em que a rua ficou.

LEIA MAIS

Senado deve votar projeto que proíbe sacrifício de animais de rua

A proposta original só tratava da situação de cães e gatos, mas a relatora acatou uma que inclui as aves.

O Senado pode aprovar na próxima terça-feira (3) uma lei que proíbe o sacrifício, para fins de controle populacional, de cães, gatos e aves por órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos similares. As regras para esse controle por casos de doenças infecciosas típicas de animais e que podem ser transmitidas para seres humanos e vice-versa estão previstas no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 17/2017.

O objetivo do texto é criar condições para que os estabelecimentos públicos de controle de zoonoses adotem práticas menos cruéis para controlar o número de cães e gatos que vivem na rua. O PL prevê, por exemplo, a castração dos animais por veterinário em localidades onde haja superpopulação comprovada por estudo.

A eutanásia só será permitida caso o animal tenha doença grave incurável que coloque em risco outros animais e também humanos. Nesse caso, a medida deverá ser precedida de um exame e justificada por um laudo técnico.

LEIA MAIS

Casa Nova age para proteger pessoas em risco social e combater trabalho infantil

Moradores de rua sãoa bordados por integrantes do SEAS.

O prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, falou, durante avaliação dos quase três anos de governo, sobre o trabalho que tem sido realizado na área da assistência social. O gestor destacou o trabalho desenvolvido pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), através do CREAS.

“Essa era uma ação inexistente em outras administrações. Acontecia de um morador de rua ser atendido, de forma espontânea ou depois de necessitar apoio médico. Nossa ação tem proporcionado mudanças na vida destas pessoas. É um serviço que nos dá orgulho e que vamos manter”, disse.

LEIA MAIS

Vereadores de Juazeiro aprovam mudança de nome de rua para homenagear Pedro Borges

O Câmara de Vereadores de Juazeiro, na sessão ordinária desta segunda-feira (29/10), aprovou o projeto de Lei 3420/2018 de autoria do Vereador Joseilson Marcelino, propondo alteração na Lei 1532/2018, alterando o nome da Rua 15 de Julho, localizada no centro de Juazeiro, para Rua Dr. Pedro Borges Viana, uma homenagem ao fundador da Pro Matre.

Para o vereador a homenagem justifica-se pelos relevantes serviços prestados pela entidade às mães de Juazeiro: “A Pro Matre colocou Juazeiro, desde seus primórdios, em um novo patamar no atendimento à gestante. Dr. Pedro Borges merece todas homenagens”.

Petrolina: morador reclama de cratera em rua do bairro Santa Luzia

Uma cratera enorme na rua 12 do bairro Santa Luzia, em Petrolina (PE), tem incomodado os moradores locais.

Fábio Alves, que trabalha com venda de botijão de gás e precisa trafegar pela via, reclama por ter prejuízos com seu carro e reboque utilizado no trabalho.

Nosso blog entrou em contato com a secretaria responsável e aguarda resposta sobre as medidas cabíveis diante do problema.

Falta de pavimentação em avenida do Rio Corrente dificulta passagem de veículos

Motoristas têm dificuldade em transitar pelo local. (Foto: WhatsApp)

A avenida Tapuio, localizada no Rio Corrente, zona oeste de Petrolina (PE), está praticamente intransitável. A falta de pavimentação na via tem dificultado o trânsito de veículos. São muitos buracos e pontos com lamas que atrapalham quem precisa se deslocar pelo local.

“Já faz muito tempo que essa avenida se encontra nessa situação. Depois das chuvas e com alguns esgotos que estouram às vezes, a rua tem ficado ainda pior. Eu preciso fazer a volta por outra rua para chegar em casa”, relatou um morador que preferiu não se identificar.

Canal quando ainda era fechado.

Canal aberto

Além disso, outro problema na avenida é um canal de esgoto que está aberto. O canal era fechado, mas as placas começaram a desmoronar. E para piorar a situação, vários moradores têm jogado lixo nas proximidades e até dentro do canal.

Nosso blog entrou em contato com a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade e aguarda resposta.

Moradora reclama de situação de rua no São Joaquim, em Petrolina

Uma moradora do bairro São Joaquim, em Petrolina (PE), entrou em contato com nosso blog para fazer uma reclamação sobre a situação da rua 18 da comunidade. Segundo a denúncia, os moradores sofrem com a falta de estrutura e com esgotos estourados.

A situação piorou com as últimas chuvas. A rua ficou alagada e tem atrapalhado a vida da população local. “Olha a situação dessa rua. Não está passando nem carro e nem moto”, disse a moradora.

O blog Waldiney Passos entrou em contato com a secretaria responsável e aguarda resposta.

Mutirão da saúde leva serviços para pessoas em situação de rua em Petrolina

(Foto: ASCOM)

As pessoas em situação de rua tiveram uma tarde diferenciada nesta sexta-feira (16), em Petrolina (PE). Oferecendo atendimento médico; testes rápidos; kits de saúde bucal; busca ativa para hanseníase e tuberculose; oficina de música; entre outros serviços, a Prefeitura comemorou, na Praça Maria Auxiliadora, três anos de atuação do programa Consultório na Rua.

O programa, que atende um público de cerca de 300 pessoas por mês no município, tem o objetivo de levar serviços de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No ano passado, cerca de 6 mil atendimentos foram realizados. O trabalho é feito por uma equipe de profissionais, que de forma itinerante, percorre todos os bairros da cidade.

Durante o evento, os pacientes aproveitaram para agradecer à equipe pela assistência. Emocionada, a coordenadora e psicóloga, Marla Gomes, reforçou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido.

“Eles precisam entender que esse é um direito deles. Fico extremamente emocionada por saber que estamos cumprindo o nosso papel. Atendemos um público diverso, entre eles, moradores de rua, profissionais do sexo e flanelinhas. Nossa intenção é garantir que essa população seja assistia por uma equipe de saúde, já que, ainda existem muitos fatores que dificultam a garantia desses direitos. Nós temos casos de que um simples curativo ou uma medicação são coisas extremamente distantes e o nosso serviço vem para possibilitar toda a assistência”, contou.

A equipe é composta por uma psicóloga; assistente social; enfermeiros; técnicos de enfermagem e agentes sociais. O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Morador do Jardim Amazonas pede esclarecimento sobre falta de pavimentação em rua e cobrança do IPTU

Morador afirma que rua está há cerca de 25 anos sem pavimentação. (Foto: Leitor)

Um morador do bairro Jardim Amazonas entrou em contato com nosso blog para pedir esclarecimentos após receber sua cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e não perceber melhorias na sua rua há mais de duas décadas.

De acordo com a reclamação, a rua Dona Tildes E. Santana, conhecida como rua 17, nunca teve pavimentação. “moro a mais de 25 anos nessa rua e nunca recebemos pavimentação. As vezes penso em vender a casa e procurar um lugar com pavimentação. Isso é triste”, afirmou o morador.

Ainda segundo a reclamação, o pagamento do IPTU tem sido feito normalmente, mas se não observar melhorias, irá chamar outros moradores para não pagarem o imposto.

123