Brasileiro apontado como ex-líder do PCC e do CV é preso nos Estados Unidos

Um suposto ex-chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC), maior facção criminosa do Brasil, foi preso pela polícia imigratória dos Estados Unidos, segundo anúncio do Departamento de Segurança Interna do país norte-americano (DHS).

Felipe Linares de Oliveira Dell Aquilla, conhecido como “Don”, foi detido pelo ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) no dia 5 de junho, na cidade de Mooresville, na Carolina do Norte. Ele estava sendo perseguido por agentes federais. No veículo de Felipe foram encontrados diversos aparelhos celulares, uma arma de fogo e dólares americanos.

Segundo o DHS, Don planejava uma fuga para o México e mantinha a esposa contra a vontade dela.

Ele teria liderado, além do PCC, o Comando Vermelho (CV). As duas organizações criminosas foram classificadas pelo governo estadunidense como organizações terroristas estrangeiras no mesmo dia em que Don foi preso.

Ainda segundo o DHS, Felipe é alvo de um mandado de prisão internacional  no Brasil, pelos crimes de associação criminosa e extorsão. Nos Estados Unidos, ele estava em situação migratória irregular e possuía antecedentes criminais.

Polícia Federal rejeita segunda proposta de delação de Daniel Vorcaro

A Polícia Federal (PF) negou nesta quinta-feira (11) mais uma proposta de delação premiada do banqueiro Daniel Vorcaro. É a segunda proposta rejeitada pela corporação após Vorcaro ser preso no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura as fraudes no sistema financeiro do país.

A decisão da PF já foi comunicada ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator das investigações. A Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda analisa a proposta de colaboração do banqueiro.

As razões pelas quais o acordo foi rejeitado estão em sigilo e não foram divulgadas pela corporação.

LEIA MAIS

Homem que tentou estuprar nutricionista implora a juiz para não ficar preso

Wellington de Oliveira Santos (Reprodução)

O homem acusado de invadir o apartamento de uma nutricionista e tentar estuprá-la em Barueri, na Grande São Paulo, implorou ao juiz para não permanecer preso. O pedido, repetido ao menos quatro vezes, foi feito durante a audiência de custódia.

A solicitação de Wellington de Oliveira Santos, de 37 anos, não foi atendida. O magistrado afirmou que a prisão era necessária “especialmente para a preservação da vítima”. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva.

Wellington tentou reverter a decisão. “Não faz isso comigo, não, doutor. Cuido do meu pai de 74 anos. Não sou toda essa periculosidade. Simplesmente eu estava alcoolizado. Te imploro, cuido do meu pai e do meu filho. Não sou esse monstro todo. Eu imploro um voto de confiança.”

Após os seguidos pedidos por liberação, o juiz mostrou ar de impaciência e solicitou que uma servidora chamasse a delegacia para retirar Wellington da sala. A audiência durou cerca de oito minutos.

LEIA MAIS

Homem é preso por suspeita de abusar vizinha de 8 anos, após oferecer R$ 5 em troca de cinco abraços na Bahia

Deam de Camaçari, na RMS — Foto: Divulgação/PC-BA

Crime aconteceu em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Polícia foi acionada por irmão da vítima.

Um homem foi preso por abusar sexualmente a vizinha de oito anos na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Polícia Militar, o estupro ocorreu após o suspeito oferecer R$ 5 em troca de cinco abraços.

O crime aconteceu na noite do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (8). Segundo a ocorrência, a garota concordou em dar cinco abraços no vizinho, mas depois de cumprir o combinado, ele cometeu o crime.

A polícia foi acionada depois que a irmã da vítima, uma adolescente de 13 anos, considerou estranho o fato do vizinho levar a criança até a casa dele. Ela pediu ajuda ao irmão mais velho, que ligou para a Polícia Militar.

O suspeito fugiu antes da chegada dos policiais, mas foi foi alcançado momentos depois.

O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e o suspeito foi preso em flagrante. Ele vai responder por estupro de vulnerável.

G1 BAHIA

Argentino é detido em MG após tirar foto de criança negra e encaminhar com mensagem racista

Argentino é suspeito de cometer racismo dentro da Maria Fumaça, em Tiradentes — Foto: Reprodução: Arquivo Pessoal

O homem foi flagrado enviando fotos e vídeos de uma criança que estava no trem. Junto com os arquivos, ele fez comentários racistas sobre o menino. A mãe foi alertada por uma passageira sobre o ocorrido e conseguiu tomar o celular do homem.

Um argentino foi detido suspeito de racismo em Tiradentes, no Campo das Vertentes, neste domingo (24). Eduardo Ignacio, de 63 anos, foi flagrado fazendo fotos e vídeos de uma criança dentro da Maria Fumaça. O material foi compartilhado junto com comentários racistas em uma rede social. A mãe do menino foi alertada por uma passageira sobre o ocorrido e conseguiu pegar o aparelho do suspeito.

De acordo com a mulher, eles embarcaram no trem em São João del-Rei, por volta das 10h. Além do filho, de 7 anos, com quem veio do Rio de Janeiro, também estavam presentes a sobrinha, a irmã, a mãe e o padrasto da mulher. Eles saíram para comemorar o aniversário dela, que é neste domingo.

LEIA MAIS

Homem é preso por violência doméstica e posse de armas artesanais em Casa Nova

Caso ocorreu na zona rural e envolveu agressões físicas e ameaças com armas

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (22), acusado de violência doméstica contra a companheira, de 36 anos, no município de Casa Nova, no Norte da Bahia.

Segundo informações policiais, o suspeito foi localizado na BR-235, nas proximidades do povoado de Macambira, na zona rural do município, após o registro de um boletim de ocorrência relatando agressões físicas contra a vítima.

A ação foi desencadeada a partir da denúncia formalizada na delegacia local, que apontava episódios de violência no ambiente doméstico.

LEIA MAIS

TRF-6 decide: Bolsonaro mantém direitos a assessores e carros oficiais mesmo na prisão

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) decidiu, por unanimidade, restituir integralmente os benefícios concedidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O colegiado entendeu que, independentemente da situação de restrição de liberdade, a legislação brasileira garante aos ex-mandatários o direito a uma estrutura que inclui carros oficiais, seguranças, motoristas e assessores.

A decisão, assinada no último dia 13 de março, reverteu uma suspensão anterior determinada pela 8ª Vara Cível de Belo Horizonte, em processo movido pelo vereador Pedro Rousseff (PT-MG).

LEIA MAIS

Polícia prende suspeito e esclarece crime brutal contra jovem de Petrolina

O assassinato da jovem petrolinense Emilly Yasmyn Silva Oliveira, de 24 anos, ganhou novos contornos após a Polícia Civil do Piauí detalhar a dinâmica do crime. Desaparecida desde o dia 30 de novembro, quando viajou a Teresina, Emilly foi encontrada morta em uma área de mata na Estrada da Alegria, zona sul da capital.

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Barêtta, informou que o principal suspeito foi preso neste sábado (6) durante operação coordenada pelo delegado Jorge Terceiro, da Delegacia de Desaparecidos. Em depoimento, o homem confessou ter matado a jovem após uma discussão relacionada ao pagamento de um programa contratado no valor de R$ 1.500, dos quais ele só teria R$ 500.

LEIA MAIS

Secretário de Segurança diz que preso por ameaçar Felca vendia material infantil na web

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta segunda-feira (25) em Pernambuco um homem acusado de fazer ameaças ao youtuber Felipe Bressanim, mais conhecido como Felca. Segundo a polícia, o suspeito também armanezava material infantil.

A prisão foi feita com base em uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) de 17 de agosto, em que a empresa Google teve o prazo de 24 horas para fornecer os dados do e-mail que fez as ameaças à Felca.

A prisão foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. “Um belo trabalho de investigação que levou até esse criminoso que, além de ameaças, vendia material infantil nas redes”.

Diario de Pernambuco

Cantor do Forró Saborear é preso por tentar matar companheira

Francisco Elson Barbosa, um dos vocalistas da banda Forró Saborear, foi preso em flagrante na noite do último domingo (09), em Teresina (PI), sob suspeita de esfaquear sua companheira. No dia seguinte, 10, a Justiça concedeu sua liberdade provisória. Por meio de nota, os advogados de Francisco Elson criticaram informações divulgadas sobre o caso.

“O Escritório Alan Mota Advogados Associados vem a público esclarecer informações que circulam desde o dia de ontem a respeito do caso do Sr. Francisco Elson. Em diversas publicações, foi erroneamente divulgado que ele teria sido preso pelo suposto crime de tentativa de feminicídio, o que não condiz com a realidade dos fatos”, afirma a defesa.

A nota também destaca que, após audiência de custódia, o juiz responsável pelo caso considerou medidas cautelares suficientes para que Francisco responda ao processo em liberdade.

Banda Anuncia Demissão

A banda Forró Saborear se manifestou sobre o episódio e anunciou a saída do cantor. “Em razão da discordância com a postura adotada por Elson Barbosa, informamos que ele não fará mais parte do quadro da banda. Esperamos que todos os fatos sejam esclarecidos da forma mais justa possível e que a justiça prevaleça”, diz a nota publicada pelo grupo.

A Tarde

 

 

Polícia prende tesoureiro do PCC em Surubim

Procurado por homicídio, homem seria responsável por arrecadar dinheiro do tráfico na cidade

Uma operação conjunta terminou de um homem apontado como tesoureiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em Surubim, no Agreste pernambucano, na manhã de sexta-feira (16).

O preso foi identificado como Patrick Anderson Galdino Barbosa, de 30 anos, que era procurado por homicídio. Segundo o boletim de ocorrência, ele foi pego após policiais montarem um cerco em uma casa, no centro do município, por volta das 5h.

O suspeito ainda teria tentado fugir, pulando uma janela lateral da residência, mas acabou capturado. Ele também foi autuado em flagrante por posse e porte ilegal de arma de fogo, por estar com dois revólveres calibre 38 e 21 munições, de acordo com a polícia.

LEIA MAIS

Morador de rua está preso há um ano por 8/1, e PGR pede soltura

Um morador de rua está preso preventivamente há mais de um ano após ser acusado, sem provas concretas, de ter participado dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro.

Jeferson Franca da Costa Figueiredo, de 31 anos, é andarilho e foi preso, em um primeiro momento, na manhã de janeiro de 2023, em frente ao Quartel-General (QG) do Exército, em Brasília.

Em depoimento, o morador de rua contou ter ido ao local na noite anterior para buscar abrigo e comida, após ter sido impedido de ficar em um shopping popular. Ele havia chegado a Brasília naquele domingo (8/1), de carona em um caminhão, e não tinha onde dormir, de acordo com a Defensoria Pública da União (DPU), que faz a defesa do denunciado.

LEIA MAIS

Quem é o preso no 8/1 que pode ser o 1º absolvido totalmente pelo STF

Pela primeira vez, um preso durante os atos golpistas do 8 de janeiro de 2023 pode ser absolvido totalmente no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Pelo menos esse foi o voto do relator da ação, o ministro Alexandre de Moraes, que sugeriu a absolvição na sexta-feira (8/3).

O preso é Geraldo Filipe da Silva, preso no dia dos atos perto do Congresso Nacional. De acordo com a defesa do réu, que convenceu a Procuradoria-Geral da República (PGR), Geraldo é uma pessoa em situação de rua e se viu cercado pelos vândalos, mas não participou da invasão.

Ainda há vídeos da prisão em flagrante que mostram que ele foi agredido pelos golpistas, que o acusaram de “petista” e “infiltrado” enquanto era acusado de vandalizar viaturas policiais. No entanto, não foi possível provar que ele cometeu as infrações. No depoimento do acusado, ele disse que estava há três meses no Distrito Federal em situação de rua e esteve na manifestação por curiosidade. Ele afirmou, também, que nunca fez parte de manifestações políticas e chamou os atos de baderna.

Diante do exposto, a PGR mudou o entendimento em relação à denúncia contra Geraldo e pediu a absolvição. Moraes seguiu a PGR e afirmou que “não há elementos probatórios suficientes que permitam afirmar que o denunciado uniu-se à massa, aderindo dolosamente aos seus objetivos, com intento de tomada do poder e destruição do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal”.

Para a absolvição se tornar real, os outros ministros da Corte devem seguir o entendimento de Moraes. O julgamento de Geraldo e outros presos dura até a próxima sexta-feira (15/3).

Correio Brasiliense

Em delação premiada, Elcio Queiroz confirma que Ronnie Lessa matou Marielle

O ex-policial militar Élcio de Queiroz admitiu, em delação premiada à Polícia Federal (PF), a participação dele, do ex-policial reformado Ronnie Lessa e do ex-bombeiro Maxwell Simões na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27), pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

O ministro e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, falaram sobre a operação deflagrada nesta manhã, no âmbito do inquérito que investiga o crime. Segundo Dino, a colaboração premiada de Élcio motivou a ação policial.

“Tivemos uma delação, uma colaboração premiada, do senhor Élcio Queiroz – como todos os senhores sabem, há alguns anos essa investigação gira em torno desses dois personagens: Ronnie e Élcio. Nessa delação, o senhor Élcio revelou a participação de um terceiro indivíduo, que é o Maxwell, e confirmou a participação dele mesmo e do Ronnie Lessa”, afirmou o ministro, em coletiva de imprensa.

 

Metrópoles

Suspeito de matar garota de 12 anos em Izacolândia é solto após audiência de custódia

Garota foi encontrada carbonizada em uma escola abandonada.

Garota foi encontrada carbonizada em uma escola abandonada.

Preso em flagrante horas após assassinar uma garota de 12 anos no distrito de Izacolândia, zona rural de Petrolina (PE), o suspeito, de 58 anos, foi solto após passar por audiência de custódia. O segundo acusado, preso posteriormente, continua detido.

A liberação causou espanto e revolta na população, já que o homem havia sido preso uma outra vez pelo crime de tráfico de drogas. Ele apresentava sinais de embriaguez no momento da prisão após matar Adrieny Gonçalves dos Santos.

LEIA MAIS
12345