Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve suspensa a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de produtos Ypê. A medida publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15) se aplica a desinfetantes, detergentes e lava-roupas líquidos.

Segundo a Anvisa, a ação foi motivada pelo descumprimento de requisitos previstos na RDC nº 47/2013, identificado durante inspeção sanitária realizada entre os dias 27 e 30 de abril de 2026.

Lotes afetados

Desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê: suspensos todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de março de 2026;

Detergentes lava-louças (incluindo versões com enzimas ativas, toque suave, concentrado e linhas clear e green): suspensos todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de março de 2026;

Lava-roupas (Tixan Ypê e Ypê líquido – antibac, coco e baunilha, premium): suspensos todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de abril de 2026.

LEIA MAIS

Pernambuco enfrenta crise na proteção às mulheres em meio à alta da violência

Em meio ao aumento dos casos de feminicídio e das denúncias de violência doméstica em Pernambuco, um levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) acendeu um alerta grave sobre a falta de estrutura para proteger mulheres em situação de risco. O estudo aponta que a rede de proteção é considerada inexistente ou insuficiente em todos os 184 municípios pernambucanos e também no distrito de Fernando de Noronha.

Os dados fazem parte do Levantamento das Políticas Municipais de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, divulgado nesta semana. A pesquisa foi construída com base em informações fornecidas pelas próprias prefeituras e revela um cenário preocupante de ausência de políticas públicas estruturadas e integradas para o enfrentamento da violência de gênero.

LEIA MAIS

Israel desiste de indicar embaixador e rebaixa relações diplomáticas com Brasil

O governo de Israel desistiu nesta segunda-feira, 25, de indicar um novo embaixador ao Brasil depois de o Itamaraty desistir de aprovar a indicação do diplomata Gali Dagan para o posto em Brasília. Em nota, a chancelaria israelense afirmou, segundo o Times of Israel, que os laços diplomáticos entre os dois países ocorreram num nível mais baixo.

A decisão é o desdobramento mais recente na crise diplomática entre os dois países, detonada pelas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à guerra contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. Desde o ano passado, Lula tem reiteradamente acusado Israel de genocídio. Ao comparar as mortes de civis palestinos com o Holocausto, Lula foi declarado persona non grata em Israel – a comparação foi considerada ofensiva pelo governo israelense, por comparar as vítimas do nazismo a seus algozes.

A crise levou a uma reprimenda pública do embaixador brasileiro, Frederico Meyer, no Museu do Holocausto em Jerusalém. O Itamaraty considerou a atitude da chancelaria israelense hostil e chamou Meyer de volta para Brasília, sem nomear um substituto. “Após o Brasil, excepcionalmente, se abster de responder ao pedido de agrément do Embaixador Dagan, Israel retirou o pedido, e as relações entre os países agora são conduzidas em um nível diplomático inferior”, diz o comunicado do ministério.

De acordo com o Times of Israel, a chancelaria observa que a “linha crítica e hostil que o Brasil tem demonstrado em relação a Israel” desde o massacre liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, “foi intensificada” por declarações do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado.”O Itamaraty continua a manter laços profundos com os muitos círculos de amigos de Israel no Brasil”

À TV Globo, o assessor de assuntos internacionais do Planalto, Celso Amorim, disse que a decisão de não aceitar a indicação do embaixador israelense é reflexo da retirada de Meyer do país. “Não houve veto. Pediram um agreement e não demos. Não respondemos. Eles entenderam e desistiram. Eles humilharam nosso embaixador lá, uma humilhação pública. Depois daquilo, o que eles queriam?”, disse ele. O Itamaraty não se pronunciou.

Estadão Conteúdo

EDITORIAL – Brasil em crise: Prisão de Bolsonaro aprofunda instabilidade política e econômica

O Brasil vive dias de profunda inquietação institucional. A decisão do ministro Alexandre de Moraes de decretar prisão domiciliar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (4), marca um novo e preocupante capítulo da crise política e judicial que assola o país. Em um momento no qual o governo brasileiro busca aliviar as tensões diplomáticas e reverter os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, a medida imposta por Moraes soa como um gesto de provocação e coloca em xeque o esforço conjunto da diplomacia e da economia nacional.

Enquanto o Itamaraty tenta, por um lado, conter os prejuízos do decreto comercial assinado por Donald Trump, que penaliza setores estratégicos da economia brasileira, o Supremo Tribunal Federal, por meio de um único ministro, decide unilateralmente tensionar ainda mais o ambiente institucional. Uma decisão que, em vez de contribuir para a estabilidade do país, apenas alimenta o confronto e mina a credibilidade da democracia.

A medida foi celebrada por setores ligados ao PT, que correram às redes sociais para festejar. No entanto, causou indignação imediata entre parlamentares da oposição, muitos dos quais decidiram retornar com urgência a Brasília, nesta terça-feira, para discutir as possíveis medidas cabíveis diante do cenário que se desenha.

Em meio a essa convulsão interna, um fato ainda mais alarmante ganhou projeção internacional: a publicação, nesta segunda-feira (4), de uma reportagem assinada pelo jornalista americano Michael Shellenberger. O material, amplamente repercutido nas redes e veículos independentes, aponta que o STF teria criado uma força-tarefa ilegal para prender manifestantes pró-Bolsonaro após os atos de 8 de janeiro de 2023.

Segundo o “dossiê”, documentos e conversas de WhatsApp revelam a existência de um protocolo interno criado pelo ministro Alexandre de Moraes para monitorar perfis em redes sociais dos investigados, com o objetivo de justificar suas prisões. A operação seria coordenada por um grupo informal no WhatsApp, do qual fariam parte servidores do STF e do TSE, incluindo Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Moraes.

Uma das mensagens mais inquietantes envolve Cristina Yukiko Kusahara, então chefe de gabinete do ministro. Em conversa com Tagliaferro, ela afirma que a Procuradoria-Geral da República havia solicitado liberdade provisória para os presos preventivos dos atos de 8 de janeiro, mas que Moraes queria verificar os perfis das redes sociais antes de decidir sobre a soltura. Uma prática que, caso confirmada, representa clara violação de garantias fundamentais do processo penal.

Essa não é a primeira vez que Shellenberger expõe a atuação de autoridades brasileiras em âmbito internacional. Ele já havia publicado o “Twitter Files Brasil”, uma série de reportagens que mostravam como o Judiciário brasileiro pressionou a antiga direção do X (ex-Twitter) a entregar dados de usuários e remover publicações críticas ao sistema eleitoral.

Não sabemos até onde essa disputa institucional pode chegar. Mas sabemos, com clareza, que quem mais perde é o Brasil: perde em confiança, perde em segurança jurídica, perde em prestígio internacional. E, acima de tudo, perde sua democracia, ferida por decisões que já não respeitam mais os limites constitucionais.

Se não houver um basta, se os poderes constituídos não reagirem com responsabilidade, o que hoje parece grave poderá, em breve, se tornar irreversível.

Waldiney Passos

Papa tem crise de asma e recebe transfusão de sangue

Internado há 8 dias para tratar de uma pneumonia nos dois pulmões, o Papa Francisco teve uma crise respiratória asmática prolongada na manhã deste sábado, 2, e precisou fazer uma transfusão de sangue e receber oxigênio em altas taxas.

O último boletim médico, divulgado pelo Vaticano aponta que o Pontífice está pior do que ontem , continua com quadro de saúde crítico, e ‘não está fora de perigo’. Os exames de sangue revelaram uma plaquetopenia – diminuição do número de plaquetas no sangue – associada a uma anemia, o que motivou a transfusão de sangue.O informe de saúde divulgado pela Santa Sé pela manhã informou que o Papa teve uma noite de sexta tranquila. “O Santo Padre continua vigilante e passou o dia na poltrona, embora mais sofrido do que ontem”, diz o comunicado.

O Papa Francisco, de 88 anos, foi internado há oito dias após uma sequência de problemas respiratórios, evidenciados inclusive em eventos públicos. Os médicos o diagnosticaram com uma infecção polibacteriana na segunda-feira e com uma pneumonia nos dois pulmões na quarta, o que exigiu um tratamento mais intensivo devido à sua “condição clínica complexa”.

A Tarde

Crise social se agrava e mais de 5 mil vivem nas ruas de Pernambuco

Nas calçadas e praças, famílias convivem com a falta de políticas públicas integradas, que envolvam não apenas a assistência social

O número de pessoas em situação de rua aumentou 25% em todo o Brasil. No final de 2024, o número chegou a 327.925 pessoas, que se concentram, principalmente, nas regiões Sudeste (63%) e Nordeste (14%).

Os dados são do levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O estudo tem base no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que reúne os beneficiários de políticas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e é um indicativo das populações em vulnerabilidade e dos repasses do governo federal aos municípios.

LEIA MAIS

Governo Lula chega aos 500 dias com crise no RS e embates no Congresso

Com a chegada do mês de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ultrapassa um terço do novo governo. Nesses mais de 500 dias, o chefe do Executivo se propôs a melhorar áreas de meio ambiente, relações internacionais e economia, enquanto travou batalhas com o Congresso e enfrentou crises sanitárias e climáticas no país.

O marco de tempo do mandato foi citado por Lula em um discurso no dia 8 de maio, ao falar com otimismo sobre o rumo do Brasil: “Escrevam isso, porque nós estamos apenas com 15 meses de governo, menos de um terço do mandato. Portanto, vamos fazer três vezes mais do que fizemos até agora para atingir o ápice das coisas boas nesse país”.

Na virada de junho, Lula completa 17 meses, ou seja, 517 dias à frente da Presidência. Nesse período, o presidente conseguiu avançar em agendas no campo da economia, como a aprovação da Reforma Tributária, meio ambiente e retomada das relações exteriores.

Metrópoles

Crise no RS faz Brasil importar arroz, que será vendido a R$ 4 o quilo

O governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), prepara-se para comprar, nesta terça-feira (21), o primeiro carregamento de arroz importado da safra 2023/2024. A compra foi decidida após perdas de produção no Rio Grande do Sul devido às chuvas.

Ao todo, serão adquiridas 104.035 toneladas do produto. O teto de gastos para a compra de arroz importado pelo governo é de R$ 416,14 milhões. O produto deve chegar à mesa do consumidor brasileiro por, no máximo, R$ 4 o quilo.

“O arroz que vamos comprar terá uma embalagem especial do governo federal e vai constar o preço que deve ser vendido ao consumidor. O preço máximo ao consumidor será de R$ 4 o quilo”, informa o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Diário de Pernambuco

Comando do PSDB anula eleição do partido em SP e agrava crise interna

A executiva nacional do PSDB anulou a eleição que havia determinado o nome de Marco Vinholi como novo presidente da executiva estadual do partido em São Paulo. Membros do partido ligados ao atual presidente nacional, Marconi Perilo, acusam Vinholi de ter infringido as regras da legenda ao convocar eleições virtuais e sem o chamamento oficial, por ata, de todos os integrantes do diretório estadual.

A reunião que escolheu o nome de Vinholi ocorreu no último dia 6 de março, de maneira virtual. O ex-deputado estadual nega as irregularidades e afirma que o próprio diretório estadual convocou a eleição virtualmente. Ele é aliado do ex-governador João Doria, que deixou o PSDB.

“Na data prevista foi então realizada a reunião que elegeu a executiva estadual do partido com 97 votantes de um diretório com 105 membros, mais de 92%. O resultado fala por si só, representa a vontade da imensa maioria do partido em SP”, disse Vinholi, em nota. A derrubada de Vinholi foi decida em uma reunião da executiva nacional, na noite de sexta-feira, com 30 votos favoráveis. “Ele fez a eleição virtual, não convocou uma série de pessoas e fez voto aberto. Ele fez um movimento agressivo, neste momento que o partido tenta se unir”, disse o atual presidente do diretório municipal de São Paulo, José Anibal.

A divergência ocorre em relação à forma de escolha da executiva. Mensagens de uma lista de transmissão do WhatApp do partido, obtidas pelo GLOBO, apontam que o diretório estadual, recentemente eleito, havia divulgado no dia 3 um encontro virtual, para o mesmo dia, para escolher a executiva, incluindo o novo presidente. Em seguida, no entanto, uma mensagem de adiamento para o dia 6 foi enviada.

Depois, no dia 6, uma nova mensagem comunicando mais um adiamento é enviada, sem estimativa de nova data. Dessa vez, porém, com a assinatura da executiva estadual provisória do partido, comandada por Paulo Serra, aliado do presidente nacional, Marconi Perillo. Isso significaria, na visão de aliados de Perillo, que a eleição de Vinholi não poderia ter ocorrido naquele dia.

Entretanto, o ex-deputado justifica que o adiamento não teria efeito prático, já que caberia ao diretório, e não à executiva provisória, convocar ou adiar reuniões. O entendimento de Anibal e aliados de Perillo é de que uma nova executiva estadual provisória deve ser convocada, até que novas eleições sejam feitas.

Agência O Globo

CNN Brasil demite 90% dos funcionários da equipe no Rio de Janeiro

A CNN Brasil está em crise e, para cortar gastos, demitiu cerca de 90% da equipe que trabalhava no Rio de Janeiro. Todos os repórteres da emissora no estado foram dispensados, assim como produtores, assistentes e secretários. Por ora, os comentaristas foram poupados.

Lucas Madureira e Isabelle Saleme, que entravam ao vivo todos os dias nos telejornais, também deixaram o canal de TV. Além disso, semanas atrás, a CNN encerrou a parceria com a Paris Filmes a fim de buscar uma produtora com custos mais baixos.

De acordo com site NaTelinha, especializado em bastidores da TV, a onda de demissões foi promovida a pedido de Renata Affonso, CEO da CNN Brasil.

O entendimento da direção foi de que o Rio de Janeiro não estaria rendendo assunto na editoria de política, que vai passar a ser o foco da emissora daqui para frente.

Pesou ainda o fato de a empresa querer economizar custos de sua produção, já que este ano eleitoral terá uma demanda ainda maior. A companhia vai focar em contratar jornalistas freelancers, que custam menos, para fazer parte da grade de programação.

Com alta da carne, brasileiro consome mais ovo do que a média global

Nunca se comeu tanto ovo no Brasil como agora. Com o aumento desenfreado do preço da carne, a população tem optado pelo consumo desse outro item. De acordo com uma matéria publicada pela CNN Brasil, em 2020, cada brasileiro comeu 251 ovos.

Bom momento pra indústria?

Hoje, o brasileiro come mais ovos que a média do cidadão mundial que é de 230 ovos por ano. Mas engana-se quem pensa que a vida do produtor está indo de vendo em popa. De forma contraditória, a indústria de ovos vive uma situação complicada com a alta no preço do milho e do farelo de soja, a ração dos animais, insumo que responde por mais de 81% do custo de produção da proteína.

Insumos em alta

“Vivemos realmente uma fase recorde de consumo e isso é bom. Mais de 50% da população brasileira reconhece o ovo como o segundo melhor alimento, depois do leite materno. Fomos declarados como serviço essencial para não deixar faltar comida na mesa da população. Mas houve um salto especulativo dos insumos que está prejudicando muita gente”, diz Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Juazeiro: TV São Francisco volta a demitir grande número de funcionários

Funcionários da TV São Francisco, emissora filiada a Rede Bahia em Juazeiro, norte do Estado, foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (28) com mais uma onda de demissões. 9 funcionários dos setores administrativo, técnico e coordenação master, local onde são exibidos os comerciais da emissora perderam o emprego na manhã de hoje. Este último setor foi totalmente automatizado e será coordenado diretamente de Salvador sem presença humana no prédio de Juazeiro.

Alguns funcionários iam completar 30 anos de serviços prestados a empresa, ou seja, estavam na emissora desde sua abertura e estavam prestes a se aposentar. Segundo apurou o Portal Preto no Branco, A TV São Francisco alegou a crise causado pelo novo coronavírus, mas a emissora ainda não emitiu nenhuma nota oficial sobre o assunto.

Em maio de 2019, a TV tirou os jornais locais do ar (Jornal da Manhã e BATV) e demitiu 15 funcionários, dando continuidade a uma onda de demissão que começou em 2.015. De lá pra cá o departamento de jornalismo foi praticamente desmontado, sendo reduzido a 6 profissionais que continuam até hoje atuando praticamente para o jornalismo da TV Bahia, em Salvador. Cerca de 50 profissionais já perderam o emprego.

Na época, a afiliada da Rede Globo no estado justificou que “o grupo de comunicação estava realizando um redesenho no seu portfólio de produtos e na governança das suas empresas” e que estava ‘investido na modernização dos processos de trabalho, evoluindo no uso de tecnologias avançadas, o que vem permitindo aumentar a produtividade e manter a segurança operacional”.

A TV Bahia afirmou ainda que as modificações internas tinham como motivo principal para que “alguns profissionais finalizem seus ciclos, seja por aposentadoria, para assumirem novos desafios ou por decisão empresarial”.

A TV São Francisco, antes TV Norte, foi fundada em dezembro de 1990 e até hoje é retransmissora do sinal da TV Globo.

UNEB em parceria com Colégio Modelo em Juazeiro discute sobre Teatro e Circo na crise contemporânea

O Colegiado de Teatro do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB em parceria com o Colégio Modelo em Juazeiro realiza o programa Teatros Possíveis com o tema “O Teatro e o Circo- que cortinas se abrem em uma crise?” realizado neste sábado (29), às 14h. Com transmissão pelo perfil do Instagram @modelojuaacontece.

A live visa refletir sobre a produção na área de Teatro e Circo diante da crise contemporânea e quais relações podem ser construídas entre a formação técnica na educação básica e o ensino superior. Além de discutir sobre o teatro como formação profissional e para transformação da sociedade a partir de análises que cruzam a produção histórico-cultural com as questões atuais.

A conversa conta com a participação do professor da licenciatura em Teatro do Campus VII da UNEB, Benedito Oliveira; e da professora de Arte do ensino regular e do curso técnico de Teatro do PROSUB/ Colégio Modelo, Cristiane Crispim.

Ceará registra 51 assassinatos em 48h; reforço da segurança no estado conta com militares do 72º BIMtz de Petrolina

(Foto: José Leomar/SVM)

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará informou que, desde o início da paralisação de policiais e bombeiros militares no estado, no último dia 18, até quinta-feira (20), foram registrados um total de 51 assassinatos, uma média de 25,5 por dia, considerando um intervalo de 48 horas.

Os crimes englobam casos que se enquadram como homicídio doloso, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. Antes do motim de integrantes das forças de segurança estaduais, a média de assassinatos no Ceará era 6 por dia.

Desde a manhã desta sexta-feira (21), militares das Forças Armada atuam no policiamento nas ruas e avenidas de Fortaleza. A presença de tropas federais foi uma solicitação do governador Camilo Santana ao governo federal, que decretou Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Ceará até o dia 28.

LEIA MAIS

De acordo com jornal, forte crise afeta rede de urgência e emergência de Juazeiro

Juazeiro tem falhado na prestação de saúde. (Foto: Shirley Stolze)

Através do projeto “Olhar Cidadão”, o jornal A Tarde, de Salvador, veio a Juazeiro (BA) para realizar uma matéria sobre a situação dos serviços de saúde prestados no município. Segundo apurado pelo jornalista Roberto Aguiar, a cidade tem sofrido com uma forte crise afeta rede de urgência e emergência com a superlotação da única upa 24 horas, assim como do hospital municipal materno-infantil, referência na região.

Em junho, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio de uma ação civil, solicitou uma liminar que determinasse imediata reforma, adaptação e aquisição de equipamentos à maternidade. Esta situação é também acompanhada por falhas no atendimento das unidades básicas de saúde.

De acordo com o jornal, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) adotou uma política de redimensionamento e qualificação dos serviços de urgência e emergência. A urgência pediátrica do Hospital Materno-Infantil foi deslocada para UPA. Já os serviços de urgência ortopédica básica e de média complexidade, antes realizados na UPA, passaram a ser prestados pelo Instituto Viver Sote, através de serviços contratados pela prefeitura.

LEIA MAIS
12345