Simão Durando celebra ExpoRajada com mais de R$ 1 milhão em vendas e recorde de participação

A 13ª edição da ExpoRajada foi encerrada com resultados expressivos, consolidando o evento como uma das principais vitrines da caprinovinocultura no Nordeste. O prefeito de Petrolina, Simão Durando, celebrou os números da feira, que faz parte das comemorações pelos 95 anos do distrito de Rajada, na zona rural do município. A programação superou as expectativas, registrou crescimento em relação ao ano anterior e reforçou seu papel estratégico na geração de emprego, renda e fortalecimento da economia local.

De acordo com o balanço oficial, a feira reuniu 1.215 animais, sendo 381 caprinos e 834 ovinos, um crescimento significativo frente aos cerca de 800 animais registrados na edição passada. Do total, mais de 300 animais foram comercializados, movimentando cifras superiores a R$ 1 milhão.

LEIA MAIS

Vaticano recusa convite para participar do Conselho da Paz de Trump

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, afirmou, nessa terça-feira (17), que a Santa Sé não participará do Conselho da Paz, a organização criada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para combater conflitos internacionais. Parolin declarou que o Vaticano não integrará o órgão “devido à sua natureza particular”. A declaração foi dada à imprensa depois de o cardeal deixar uma reunião com o presidente da Itália, Sergio Mattarella.

O secretário também saiu em defesa do papel da Organização das Nações Unidas (ONU) na resolução de conflitos. Segundo ele, o entendimento do Vaticano é de que cabe à ONU “gerir as situações de crise”. Em janeiro, ao confirmar que o Papa Leão XIV tinha recebido o convite de Trump, Parolin disse que o Vaticano avaliaria a proposta norte-americana. “O papa recebeu um convite, e estamos analisando o que fazer. Acredito que será algo que exigirá um pouco de tempo para reflexão antes de darmos uma resposta”, afirmou.

Segundo ele, a avaliação envolve tanto o escopo do novo órgão quanto implicações diplomáticas. O Conselho da Paz foi lançado oficialmente por Trump em janeiro. O presidente americano convidou dezenas de países, como o Brasil, a integrar o órgão. Ao menos 19 países endossaram a carta de criação do conselho, assinada pelo americano. Entre os governos que rejeitaram participar da organização, estão a Itália, França e Alemanha. O Brasil ainda não respondeu ao convite. A comunidade internacional avalia que a criação do conselho, que terá os EUA como presidente, é uma estratégia de Trump para esvaziar a atuação da ONU na mediação de crises.

Por meio do grupo, o americano tem dito que vai promover um plano de reconstrução e “estabilização” da Faixa de Gaza. Em uma rede social, Donald Trump afirmou que os membros do conselho devem investir cerca de US$ 5 bilhões nas ações em Gaza.

Metrópoles

Petrolina marca presença no Semiárido Show 2025 com ações para fortalecer empreendedorismo

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE Petrolina), estará presente no Semiárido Show 2025, que acontece a partir dessa terça (26) e segue até sexta-feira (29), no Campo Experimental da Embrapa, zona rural de Petrolina. Nesta edição, o município participa com duas ações estratégicas: a realização da Vila do Empreendedor e um ponto de informação sobre concessão de crédito voltado para empreendedores do meio rural.

A Vila do Empreendedor será um espaço dedicado à exposição e comercialização de produtos de pequenos negócios locais, valorizando o trabalho de quem empreende e fortalecendo a economia regional. Além disso, a AGE Petrolina disponibilizará um ponto de atendimento especializado para orientar produtores e empreendedores sobre o acesso a linhas de crédito, estimulando o crescimento e a formalização de negócios no campo.

Com essas ações, a gestão municipal busca ampliar oportunidades, dar visibilidade aos empreendedores e fortalecer a inovação no sertão. Somente em 2025, a Vila do Empreendedor já integrou eventos como o Carnaval, ExpoRajada, São João, Rally dos Sertões e River Festival, consolidando-se como vitrine dos negócios locais.

Promovido pela Embrapa e instituições parceiras, o Semiárido Show chega à sua 11ª edição com o tema “Ciência e Inovação para a Inclusão Socioprodutiva”. A programação inclui seminários, oficinas, minicursos, feiras, dias de campo, visitas técnicas e apresentações culturais. Em sua última edição, em 2023, o evento reuniu cerca de 15 mil visitantes de nove estados brasileiros, consolidando-se como um dos maiores encontros de inovação tecnológica para a agricultura familiar no país. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Ascom

Juazeiro realizará a 11ª Conferência Municipal de Saúde com foco em equidade e participação social nesta segunda-feira (25)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde/CMS, realizará no próximo dia 25 de agosto, no Centro de Cultura João Gilberto, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Construindo o SUS com equidade e participação social: Mais saúde na vida da gente”. O evento que é um instrumento fundamental de planejamento local reunirá gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde/SUS para debater propostas e fortalecer as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade dos serviços municipais.

Durante a Conferência, os debates serão organizados em quatro eixos temáticos:

EIXO I – Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde: voltado para a redução e prevenção de riscos e agravos à saúde da população, considerando os determinantes sociais e priorizando ações de vigilância, promoção e proteção, com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, acidentes e violências, controle de doenças transmissíveis e promoção do envelhecimento saudável.

EIXO II – Atenção Integral à Saúde: discutirá estratégias para ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde, com ênfase na humanização, equidade e atendimento das necessidades de saúde, fortalecendo a atenção básica e especializada, ambulatorial e hospitalar, com cuidado integral em todas as fases da vida.

EIXO III – Saúde Mental: abordará o fortalecimento e a garantia das políticas públicas voltadas para o cuidado em liberdade e o respeito aos direitos humanos, gestão, financiamento, formação e participação social, além dos desafios para o cuidado psicossocial diante dos impactos na saúde mental da população.

EIXO IV – Assistência Farmacêutica: tratará sobre logística, provisão e distribuição de medicamentos, planejamento alinhado ao perfil epidemiológico da população e incentivo a práticas terapêuticas complementares, garantindo que o medicamento seja parte, mas não o centro, da atenção em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Sesau e do CMS em promover a participação social como eixo central da gestão em saúde, garantindo que todos os segmentos envolvidos no SUS tenham voz ativa na definição de estratégias e prioridades. Além de ampliar a integração entre gestores, profissionais e comunidade, a programação é essencial para o funcionamento efetivo e humanizado dos serviços de saúde no município, consolidando o SUS como um sistema acessível, inclusivo e de qualidade para toda a população.

Ascom

Faculdade Senac Petrolina participa da 11ª edição do Semiárido Show

A Faculdade Senac, em Petrolina, marcará presença na 11ª edição da Feira de Agricultura Familiar Semiárido Show, promovida pela Embrapa Semiárido de 26 a 29 de agosto, em um dos Campos Experimentais da instituição, localizado na BR-428, Km 148, zona rural do município. Nos dias 27 e 28 de agosto, a Faculdade será parceira na realização do Dia de Campo OvoLimpo, evento técnico voltado para difundir conhecimentos aplicados à cadeia produtiva de ovos..

Com o tema “Ciência e Inovação para a Inclusão Socioprodutiva”, a Semiárido Show tem como objetivo facilitar o acesso a informações, tecnologias e pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e por instituições parceiras. A feira é considerada um dos principais espaços de inovação tecnológica voltados para a agricultura familiar no Semiárido brasileiro.

O Dia de Campo OvoLimpo é direcionado a agricultores e agentes da cadeia produtiva de ovos e vai abordar temas como produção, legalização, beneficiamento e organização comunitária para implantação de entrepostos, além de boas práticas de manipulação. A programação contará com seis estações temáticas, entre elas: Galinheiro OvoLimpo, Sanidade Avícola, Agroindústria OvoLimpo, Fábrica de Ração, Gastronomia e Microcrédito.

Em duas dessas estações, professoras do curso de Gastronomia da Faculdade Senac, em Petrolina, vão demonstrar a forma correta de manipulação de ovos para consumo seguro e apresentar sugestões de preparos culinários. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no local do evento.

Ascom

Petrolina finaliza participação na ABAV Expo 2022 com sucesso

Durante três dias foi realizada a 49ª ABAV Expo 2022, que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.  O evento é uma das maiores feiras de turismo da América Latina e ponto de encontro, comercialização e comunicação de toda a cadeia produtiva do setor turístico do Brasil.

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), participou do evento em parceria com o Sebrae, compartilhando um estande de 72 metros quadrados. O espaço de Petrolina teve intensa movimentação de agentes de viagem, guias de turismo, executivos de operadoras, jornalistas, influenciadores digitais, expositores de várias representações públicas e privadas.

 “Estou muito satisfeita de ter vindo participar do evento. É visível, aos olhos de quem passou por aqui, que Petrolina é um destino que consegue competir fortemente no mercado. Temos atrativos diferenciados e é isso que os turistas procuram: novidade”, salientou a diretora de Turismo de Petrolina, Tais Farias.

A ABAV Expo 2022 teve mais de 1.500 expositores, com representantes da hotelaria e do setor aéreo, além da participação de 45 cidades que podem ser visitadas no país. “É fundamental que os destinos turísticos estejam na ABAV. Esse país é imenso e a feira é uma oportunidade de trocarmos experiências e sabermos o que cada destino está fazendo. Essa também é uma oportunidade pra gente distribuir nosso material turístico”, completou Tais.

Deputado eleito Tum participa de evento da CODEVASF em Brasília

(Foto: ASCOM)

Atendendo ao convite de Elmo Nascimento, Superintendente da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o deputado eleito Tum (Wallison Torres – PSC), participou na manhã da última terça-feira (13),  da abertura da  mostra “Codevasf no Desenvolvimento Regional”, realizada no Auditório Nereu Ramos, no anexo II da Câmara dos Deputados em Brasília (DF).

“O objetivo da mostra é dar visibilidade à CODEVASF e sua importância para o desenvolvimento regional” – explica Tum, que se diz se sentir honrado por ter sido convidado como representante da região.

LEIA MAIS

População pode ajudar na elaboração de políticas públicas que serão aplicadas nos próximos quatro anos em Petrolina

(Foto: Internet)

No próximo dia 19, a Prefeitura de Petrolina realizará, das 8h às 11h30, um evento com o objetivo de colher propostas para comporem o Plano Plurianual (PPA) do Governo Municipal referente ao quadriênio 2018/2021.

O encontro, que será na Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (antigo Caic), na Cohab Massangano, contará com a participação do prefeito Miguel Coelho, dos secretários municipais, diretores-presidentes de órgãos e representantes da sociedade civil. Toda a população está convidada para participar deste momento democrático.

De acordo com a secretária de Planejamento e Inovação, Laura Recena, a participação social é fundamental para que a administração possa definir áreas prioritárias para o desenvolvimento de ações nos próximos quatro anos.

“Será uma oportunidade para o petrolinense transmitir ao Poder Público suas propostas para o Município. É fundamental que o nosso planejamento de longo prazo seja construído para e com a comunidade”, destacou.

Sobre o Plano Plurianual (PPA)

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998. Ele estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população.

É aprovado por lei quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato majoritário até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc.

Candidatos de pequenos partidos não poderão ser vetados em debates eleitorais

(Foto: Ilustração)

A decisão que permite que candidatos de partidos com menos de dez deputados federais possam participar de debates. (Foto: Ilustração)

Emissoras de rádio e televisão já podem convidar candidatos a prefeitos que sejam filiados a pequenos partidos para participar de debates sem serem vetados pelos demais competidores.

A minirreforma eleitoral (Lei 13.165/15) aprovada no ano passado estabeleceu que somente partidos com mais de nove deputados federais poderiam participar dos debates, a menos que os demais partidos, na proporção de dois terços deles, autorizassem essa participação.

LEIA MAIS

Em entrevista, Dilma diz que não participará da Rio 2016 em “posição secundária”

Dilma disse que não vai ficar presa no Palácio da Alvorada e pretende aceitar convites para participar de atos, além de seguir tentando impedir o impeachment no Senado e em todas as instâncias possíveis do Poder Judiciário/Foto:arquivo

Dilma afirmou que o evento tem condições de ocorrer de forma tranquila, principalmente se forem seguidos os procedimentos que já haviam sido estabelecidos/Foto:arquivo

A presidenta afastada Dilma Rousseff disse hoje (25) que não pretende participar dos eventos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em uma “posição secundária”. Em entrevista à Rádio França Internacional, Dilma afirmou que o evento tem condições de ocorrer de forma tranquila, principalmente se forem seguidos os procedimentos que já haviam sido estabelecidos na sua gestão, como na área de saúde e segurança dentro dos equipamentos onde acontecerão os jogos.

“Eu não pretendo participar da Olimpíada em uma posição secundária, porque ela é fruto de um grande trabalho do ex-presidente Lula e do grande esforço do governo federal, que viabilizou a estrutura do Parque Olímpico e da Vila Deodoro”, disse Dilma.

Sobre a preocupação com atentados terroristas durante os jogos, a presidenta afastada disse que o Brasil manteve contato com unidades de inteligência de vários países com o objetivo de afastar esses conflitos.

Com informações de Agência Brasil