“Ciência em Show” promete unir aprendizado e diversão na Jornada Pedagógica de Petrolina

A Jornada Pedagógica 2026 de Petrolina, que acontecerá nesta segunda-feira (02), durante todo o dia, contará com uma atração especial que promete unir ciência, criatividade e aprendizado: o grupo “Ciência em Show”. A apresentação integra a programação formativa voltada aos profissionais da rede municipal de ensino.

A atividade acontecerá no auditório do Nobile Hotel, de 8h às 12h e de 14h às 17h, trazendo uma abordagem dinâmica e interativa. O grupo, que vem a Petrolina pelo segundo ano, utiliza experimentos, demonstrações práticas e linguagem acessível para apresentar conceitos científicos de forma leve e envolvente. A proposta também é fazer uma formação com os professores, mostrando como a ciência pode ser trabalhada em sala de aula de maneira lúdica, despertando o interesse dos estudantes e fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Com uma metodologia que alia conhecimento e entretenimento, o “Ciência em Show” busca inspirar educadores a explorarem novas formas de ensinar, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos. Além da apresentação do grupo, a Jornada Pedagógica 2026, reunirá palestras, oficinas e atividades formativas voltadas ao fortalecimento da rede municipal de ensino, preparando os profissionais para o início do ano letivo que este ano trabalhará o tema ‘Maria vai à escola: pelo fim da violência contra a mulher’.

Ascom

Jornada Pedagógica 2026 reunirá educadores em nove polos e abre o ano letivo em Petrolina

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina, realiza na próxima segunda-feira (02) a Jornada Pedagógica 2026, que marca oficialmente o início do ano letivo da rede municipal. Com uma programação ampla e descentralizada, o evento acontecerá em nove polos espalhados pela cidade, reunindo gestores, professores, técnicos e demais profissionais da educação.

Com o tema que norteia o ano letivo, “Maria vai à escola: pelo fim da violência contra a mulher”, a Jornada propõe reflexões, formações e vivências voltadas à valorização da mulher, à promoção da cultura de paz, ao fortalecimento das práticas pedagógicas e à construção de uma educação mais humana, inclusiva e transformadora.

As atividades acontecem em espaços como o Sest Senat, Nobile Suítes, Fundação Nilo Coelho, Escola do Saber, Câmara de Vereadores, Escola Rubem Amorim, além de atividades externas, como o polo “Maria pela Cidade”, que une cultura, história e vivência pedagógica, incluindo um passeio de ônibus por pontos turísticos da cidade e um passeio de barco pelo Rio São Francisco.

Dentro da programação, estão palestras como a da professora Carla Akotirene, da empreendedora social Ana Fontes, e da Monja Coen, que fará a palestra de abertura oficial do ano letivo, na Concha Acústica, com o tema ‘Petrolina por elas: que a paz seja o caminho’. Além da apresentação cultural com “As Januárias”.

Ao longo do dia, os participantes poderão escolher entre palestras, oficinas e vivências que dialogam diretamente com o cotidiano escolar e o tema proposto para o ano letivo. A proposta da Jornada é fortalecer vínculos, ampliar conhecimentos e alinhar as ações pedagógicas para o ano letivo que se inicia. As inscrições para participar das atividades, poderão ser feitas a partir desta sexta-feira (30), no site da secretaria no endereço: www.edu.petrolina.g12.br

Ascom

Jacobina: mulher morre após intoxicação alimentar por salmonella

Uma mulher de 48 anos morreu em decorrência de uma intoxicação alimentar provocada por Salmonella, em Jacobina (BA). Neuraci Jesus dos Santos estava internada em Salvador, devido às complicações do seu quadro. Ela chegou a ter as duas pernas amputadas, mas não resistiu e veio a óbito na terça-feira (14).

Ela é uma das 400 pessoas que se intoxicaram na cidade. A maior parte das vítimas é da rede municipal de ensino, que se alimentaram em um estabelecimento durante a Jornada Pedagógica 2023. Os casos de intoxicação começaram a aparecer entre 31 de janeiro e 1° de fevereiro.

LEIA MAIS

Encontro Pedagógico abre ano letivo em Casa Nova

(Foto: Ascom PMCN) 

O ano letivo de Casa Nova (BA) começou com tudo. O Encontro Pedagógico de 2020 reuniu centenas de professores da rede municipal, que participaram de uma palestra com Elayne Kellane, de Salvador. Em sua passagem pela cidade Elayne tentou motivar as docentes e funcionárias da educação para o novo ano.

O Encontro foi encerrado com show do artista Rodrigão, presente do deputado estadual Tum. Prefeito da cidade, Wilker Torres parabenizou professoras e professores pelo empenho e dedicação que possibilitou ao município bater os índices previstos no IDEB, modificando uma série histórica das gestões anteriores.

Participaram do evento autoridades municipais, como secretários e vereadores, além dos sindicalistas da educação.

Jornada Pedagógica marca início do ano letivo na rede municipal de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A abertura do ano letivo 2019 na rede municipal de ensino de Juazeiro (BA) acontecerá nesta quarta-feira (12), com a realização da Jornada Pedagógica. O evento promovido pela secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) será realizado às 7h30 no Colégio Paulo VI, no bairro Maria Gorete, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.

São esperados 2.400 educadores. O tema da jornada 2019 é ‘Minha Escola, Meu Lugar’. O premiada professor Jayse Ferreira, eleito um dos 50 melhores professores do mundo fará a palestra de abertura. Para esse ano os educadores receberão o Prêmio Juazeiro Educação Nota 10, instituído através da Lei Municipal nº 2.805/2018.

“A Educação é uma ferramenta poderosa para transformação social, e por isso ela é prioridade deste Governo. O ano de 2019 será marcado por inovações, a exemplo da implantação da pré-matrícula online. A Jornada vai ser um momento festivo para recebermos essa equipe maravilhosa da nossa rede, homenagear e premiar os profissionais destaque em 2018 e agradecer àqueles que se desdobram dentro e fora da sala de aula para que a aprendizagem aconteça num clima de harmonia e bem estar para os nossos alunos”, afirmou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves.

Jornada pedagógica abriu o ano letivo 2018 em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

O ano letivo do município de Juazeiro (BA), começou nesta segunda-feira (19), com a jornada pedagógica, que reuniu cerca de 2 mil professores na quadra do Colégio Municipal Paulo VI.

Os educandos foram saudados e homenageados pelo o prefeito Paulo Bomfim e pela secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves.

 Com o tema deste ano ‘#Amo Juazeiro’, o evento contou com depoimentos emocionantes de alunos, pais, gestores e professores, destacando o quanto a Educação do município avançou nos últimos 10 anos.

“É muito gratificante ouvir estes depoimentos, resultado de um trabalho intenso realizado na Educação, iniciado na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho. Nós estamos dando continuidade, reformando mais escolas, valorizando o professor, melhorando o material didático, com foco na aprendizagem do estudante” evidenciou o prefeito Paulo Bomfim.

A palestrante, Gina Vieira, professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e autora do projeto Mulheres Inspiradoras, falou sobre ‘A docência como espaço de transformação’ e sobre como é desenvolvido o projeto nas escolas, que busca a valorização e a mudança da visão dos jovens sobre o papel da mulher na sociedade.

“O trabalho que é desenvolvido aqui na Educação é exemplo para vários municípios do Brasil. Aprendi muito nesses quatro dias que estou na cidade e quero parabenizar e agradecer ao prefeito Paulo Bomfim e à secretária Lucinete pelo trabalho e pela oportunidade de trocar experiências com os profissionais da Educação de Juazeiro”, ressaltou a professora.

“A Rede pode esperar um 2018 com muito mais vitórias, com mais possibilidades de investimentos, de valorização salarial, mais reformas, mais material didático e uma atenção ainda maior da equipe da Seduc”, finalizou a secretária da SEDUC Lucinete Alves.

Estavam presentes no evento os deputados Crisóstomo Lima (Zó), Roberto Carlos, o presidente da Câmara, Alex Tanuri, vereadores e o assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho.

Casa Nova: jornada pedagógica reúne centenas de professores e prefeito renova compromisso de uma educação de qualidade

Jornada Pedagógica em Casa Nova. (Foto: ASCOM)

A Jornada Pedagógica, promovida pela Secretaria de Educação de Casa Nova (BA), realizada sexta-feira (16/02), na quadra poliesportiva da Escola Alano Viana, reuniu centenas de professores e todo o quadro da rede municipal de ensino.

Aberta pela Secretária de Educação, Rosicler Oliveira Lustoza, desejando sucesso no ano letivo que se inicia e renovando o compromisso de apoio à valorização do professor, a Jornada contou com a presença do Prefeito Wilker Torres, de secretários do município e vereadores.

Para o prefeito, em sua gestão a educação estará sempre em primeiro lugar. “Todas as equipes das coordenações e direções sabem o quanto tenho me esforçado, plantando sementes e tenho certeza que iremos colher os frutos. Sementes importantes, a exemplo da nucleação das escolas, que vocês professores sabem da necessidade que é cada aluno estar na sua série”, Wilker Torres.

Aplaudido, o prefeito lembrou dos avanços conquistados neste primeiro ano de mandato: “Implantamos uma merenda de ótima qualidade em 2017. Enfrentamos dificuldades. Estamos vendo o País em crise profunda, na parte política, econômica, social, hídrica. Tenho dito que crise não se lamenta, se enfrenta. E temos feito isso. Casa Nova está entre 20 e poucos por cento das cidades baianas que conseguiram pagar o terço férias, o piso salarial, as diferenças salariais e o 13º. As outras 80 por cento, até hoje, não conseguiram”, destacou o prefeito.

Prefeito Wilker Torres. (Foto: ASCOM)

Dirigindo-se aos professores, Wilker perguntou. “É obrigação do prefeito?”. E respondeu: “É. Fomos eleitos para isso, mas, mais que obrigação é compromisso, é respeito, é reconhecimento pelo trabalho de vocês!”

Para o exercício de 2018 disse que pretende implantar sistema de apoio à educação, que possibilitem o acompanhamento pelos pais e que espera o resultado da Provinha Brasil de avaliação, lembrando que não vai aceitar falhas que possam prejudicar o ensino de Casa Nova.

O prefeito comprometeu-se também, com a reforma e melhoria das escolas municipais em todo o município e com a capacitação continuada dos professores da rede municipal: “A prefeitura vai estar sempre aberta para ajudar a melhorar nossa educação”, concluiu.

A Jornada contou com uma palestra motivacional proferida por Alessia Saluara, apresentação culturais e oficinas pedagógicas.

II Etapa da Jornada Pedagógica 2016 acontece em Juazeiro a partir de amanhã

2º Etapa Jornada Pedagógica

Professores e gestores da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC de Juazeiro participam nesta quinta, sexta e sábado (07, 08 e 09), da II Etapa da Jornada Pedagógica, com o tema ‘Ensinar e aprender com significado’. O primeiro dia do evento acontecerá das 8h às 21h30, no Complexo Multieventos da Univasf.

A Superintendência Pedagógica preparou um cronograma de formação, que possibilitará aos professores estudo e planejamento de suas ações para o ano letivo. Durante três dias, a Jornada, que tem como subtema ‘A contextualização e o lúdico como elementos produtores de aprendizagens significativas’, irá capacitar professores da Educação Infantil e Especial, do Ensino Fundamental, Educação Física, Educação de Jovens e Adultos, dos programas ‘Se Liga e Acelera’, coordenadores e gestores da Rede Municipal.

As atividades da II Etapa da Jornada irão acontecer também no Colégio Paulo VI, na Escola de Formação de Professores – EFEJ e nas Escolas Judite Leal Costa e Maria de Lourdes.

Jornada pedagógica 2016 em Casa Nova é avaliada com sucesso, afirma secretária

casanova1
 
Nesta terça -feira, 2, a cidade de Casa Nova (BA), através da Secretaria de Educação, realizou a Jornada Pedagógica do ano.  O evento foi prestigiado por centenas de colaboradores da educação, entre eles, professores, coordenadores e gestores participaram da atividade que debateu, as práticas educativas e leitura.
Uma mesa redonda realizada formada pelas professoras doutoras Hossana Henz e Normilza Moura e uma palestra motivacional com a professora doutora Conceição Carneiro integram a programação do evento. A jornada continua nesta quarta-feira, 03, com oficinas para os segmentos nas escolas Alano Viana Filho e Maria Júlia Borges.
Em viagem oficial à Capital do estado, Salvador, o prefeito da cidade, Wilson Cota, deixou sua mensagem gravada. No vídeo, o gestor do município destacou os avanços da administração no setor da Educação e desejou um ‘excelente ano de trabalho para todos’.
A secretária de Educação, Josinete Costa, agradeceu a participação de todos no evento e pontuou a atenção da administração pública com a pasta. “Quero agradecer a todos que participaram e aos que contribuíram para o brilhante evento! Obrigada, também, ao nosso prefeito por tudo que tem feito por a Educação do nosso município. Foi um sucesso“.