Prefeitura de Juazeiro conclui primeiro ciclo de formações para professores de AEE da rede municipal

A Secretaria de Educação/Seduc, concluiu nesta quinta-feira (26), na Escola de Formação de Educadores Parlim, o primeiro ciclo formativo com os professores de Atendimento Educacional Especializado/AEE da rede municipal de ensino. A primeira formação de 2026, iniciada no dia 12 com o primeiro grupo, contou com cerca de 200 profissionais ao todo.

Para a Superintendente de Educação Inclusiva, Carliane Oliveira, a ação, que tem como tema “Porque eu sou essencial na minha escola?”, destacou a importância do profissional de AEE, responsável por contribuir na transformação das barreiras e fazer com que a escola seja verdadeiramente inclusiva. “Hoje discutimos o plano de atendimento do AEE, que o professor realiza com cada aluno na sala de recursos multifuncionais, além da importância do Plano Educacional Individualizado/PEI e da parceria entre os professores de AEE e da sala regular para que a inclusão aconteça de forma significativa”.

Para a Professora de AEE da EMEI Bom Jesus dos Navegantes, em Itamotinga, Josimere Dantas Nunes, as formações colaboram para um melhor desenvolvimento no atendimento aos alunos com deficiência e neurodivergentes. “A formação ajuda a esclarecer nossas dúvidas, amplia a aprendizagem e estimula a busca pelo conhecimento. É a partir dessas ações que a gente busca desenvolver um trabalho dentro da realidade de cada escola”.

Realizada mensalmente, de forma presencial e online, a formação continuada destinada aos professores e auxiliares de AEE proporciona uma maior qualificação para o atendimento aos estudantes com deficiência da rede municipal de ensino.

Ascom

SEDUC de Juazeiro realiza formação com Auxiliares de Atendimento Educacional Especializado

(Foto: Ascom)

Auxiliares de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (BA) participaram de uma formação promovida pela Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) na sexta-feira (3). As AEE atendem estudantes com deficiência.

Segundo a Prefeitura de Juazeiro, atualmente as unidades contemplam 550 alunos com deficiência, dos quais 140 precisam do acompanhamento das Auxiliares. Por isso foi necessária a formação. A gente do NAPS, Luzinete Helena falou da capacitação.

“Fizemos uma reflexão sobre a prática do auxiliar em sala de aula. Foi um momento de sensibilidade, onde todos eles compartilharam suas motivações enquanto profissionais, discutindo o quanto qualquer ser humano tem capacidade para tudo, inclusive os alunos com deficiência”, disse.

A auxiliar do AEE da Promenor, Cláudia dos Santos, disse que a formação é uma oportunidade para se qualificar. “Estes espaços nos ajudam a esclarecer algumas dúvidas, a crescer na área e assim cumprir com qualidade o nosso trabalho, que contribui para a inclusão dessas crianças na escola”, afirmou.