Prefeitura entrega segunda etapa da duplicação da Avenida Transnordestina nesta quarta-feira

Nova etapa contempla cerca de dois quilômetros de extensão, ciclovia, iluminação em LED e duas pontes, reforçando a mobilidade urbana e o desenvolvimento da cidade

A Prefeitura de Petrolina realiza nesta quarta-feira (10), às 17h, a entrega oficial da segunda etapa da obra de duplicação da Avenida Transnordestina, um dos principais projetos de mobilidade urbana e infraestrutura do município.

O novo trecho entregue compreende o percurso entre o entroncamento da BR-407 e a rotatória do Posto Cacheado, totalizando aproximadamente dois quilômetros de extensão e ampliando a capacidade de tráfego em uma das vias mais importantes da cidade.

LEIA MAIS

Avenida Transnordestina é alvo de novos furtos de cabos e Prefeitura de Petrolina alerta sobre prejuízos

Ainda em fase de obras, a Avenida Transnordestina, que está sendo duplicada e requalificada pela Prefeitura de Petrolina, voltou a ser alvo de furtos de cabos e fiações elétricas. A ação criminosa tem deixado trechos desta via, às escuras além de avenidas e rotatórias, comprometendo a segurança viária e causando prejuízos ao patrimônio público.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, responsável pela iluminação pública do município, foram furtados recentemente cerca de 75 metros de cabos elétricos. Somente este ano, já foram subtraídos 4.320 metros de fiação na Transnordestina. A secretaria informou ainda que aproximadamente 3 quilômetros da via já haviam recebido iluminação pública antes das ações criminosas.

LEIA MAIS

Segunda etapa da duplicação da Avenida Transnordestina será entregue nas próximas semanas

Novo trecho conta com 1,8 km de via duplicada e iluminação 100% em LED

A Prefeitura de Petrolina deverá realizar nas próximas semanas a entrega oficial do segundo trecho da Avenida Transnordestina, uma das obras mais importantes de mobilidade urbana executadas pela atual gestão municipal.

A nova etapa do projeto contempla aproximadamente 1,8 quilômetro de via totalmente asfaltada e iluminada com tecnologia 100% LED. No momento, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade trabalham nos ajustes finais para a conclusão da obra.

Ainda nesta semana, está prevista a instalação da sinalização vertical e horizontal, além das defensas metálicas de proteção, equipamentos que vão reforçar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam diariamente o corredor viário.

LEIA MAIS

Em nova fase, obras de duplicação da Avenida Transnordestina seguem em ritmo acelerado

A duplicação da Avenida Transnordestina, popularmente também conhecida como Perimetral, está em ritmo acelerado e já entrou na segunda fase. Essa é uma das obras de mobilidade mais esperadas pelos moradores de Petrolina e representa um avanço estrutural histórico para diversos bairros periféricos da cidade, pois vai melhorar o acesso e a circulação em várias comunidades. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

Depois da entrega do primeiro trecho, em junho deste ano, a obra segue na área entre os contornos dos bairros Cacheado e Pedra Linda. Neste mês de agosto, as equipes estão trabalhando na fundação das bases para construção de duas pontes e no serviço de terraplenagem de solo. A obra prevê ainda a execução de parte do pavimento, implantação de calçada com acessibilidade e ciclovia, além de drenagem profunda para evitar alagamentos e iluminação em LED para dar mais segurança.

Quando concluída, a duplicação vai beneficiar diretamente moradores de bairros como Cacheado, Pedra Linda, João de Deus, Jardim São Paulo, Pedro Raimundo, Alto do Cocar, Jardim Amazonas, Quati, Vale Dourado, entre outras comunidades. A previsão de entrega dessa fase da obra é para o primeiro semestre de 2026.

Ascom

Miguel Coelho celebra início da duplicação da Avenida Transnordestina em Petrolina e destaca determinação de Simão Durando para investir no futuro da cidade

Em uma noite de comemorações, nesta sexta-feira (05), em Petrolina, Miguel Coelho participou da assinatura da Ordem de Serviço para o início da obra de duplicação da Avenida Transnordestina. No evento, o político destacou a sensibilidade, capacidade e determinação do prefeito Simão Durando em investir na segurança viária e na criação de oportunidades para ações de empreendedorismo e geração de emprego e renda na cidade.

Foram investidos mais de R$ 28 milhões na duplicação da via, e segundo Miguel Coelho, essa obra impulsiona ainda mais o progresso de Petrolina. “Simão, desde já quero parabenizá-lo pelo trabalho que vem desenvolvendo, pela liderança que vem demonstrando e, acima de tudo, pela paixão e garra que você está mostrando para não apenas dar continuidade, mas também acelerar ainda mais o ritmo de trabalho no planejamento, nas ideias e nas ações ousadas que vão projetar, planejar e preparar nossa Petrolina para o futuro”, destacou o político.

Empatia, segurança e desenvolvimento econômico

“Quantas famílias e quantas pessoas não lutaram para ver essa obra sair do papel? Muitos de vocês podem pensar que  é mais uma duplicação. A gente está acostumado a ver duplicação, são apenas R$ 28 milhões, isso não faz muita diferença. Mas eu aprendi que na vida pública e na vida pessoal, a gente tem que sentir a dor do próximo para poder fazer o nosso trabalho, a nossa ação enquanto ser humano e, principalmente, enquanto liderança pública. Um trabalho melhor, mais próximo e com mais sensibilidade”, pontuou Miguel.

“E essa é uma obra que tem sensibilidade. Porque a duplicação da avenida Transnordestina vai representar mais vidas salvas, mais segurança, mais empregos e oportunidades que irão gerar renda para toda essa região da cidade e não é uma obra que é como se fosse numa ilha isolada da cidade. Esta via vai conectar lá na BR-428 duplicada; na Estrada da Banana, também duplicada; na BR-407, que está duplicada; na Avenida dos Tropeiros, requalificada.Ela dá acesso a Avenida do Vale do Grande Rio, outra que a gente também fez nessa gestão”, complementou.

 

Petrolina no rumo do futuro

“Petrolina não pode ter dúvida do futuro que está se aproximando. Ano que vem a escolha é muito simples: É se a gente quer sonhar mais alto ou se a gente quer interromper um sonho pra regredir para um passado muito triste. Por isso, Simão,  mantenha firme a pegada, mantenha firme o ritmo. Do jeito que você fez esse primeiro ano, já encantou e mostrou pra Petrolina a sua lealdade, mas acima de tudo a sua vontade e com as obras e as ações que você vai fazer, neste ano, ao lado de Antônio e Fernando Filho, ao lado de toda a nossa força política não restará dúvidas de qual caminho Petrolina vai querer continuar”,

Ascom

Homem morre em acidente na Av. Transnordestina, em Petrolina

(Foto: Google Street/Reprodução)

Um homem morreu em um acidente de trânsito registrado no domingo (8), na Avenida Transnordestina, nas proximidades do bairro Pedra Linda, em Petrolina.

A vítima estava em uma motocicleta, que colidiu em um veículo de passeio. Segundo o Boletim de Ocorrência, a moto invadiu a contramão.

O condutor do carro realizou teste do bafômetro, que atestou índices normais. A Polícia Civil de Pernambuco investiga o caso.

Petrolina: acidente na Transnordestina deixa três pessoas mortas

Um grave acidente, registrado na noite de quinta-feira (25), deixou três pessoas mortas, em Petrolina. Uma motocicleta colidiu lateralmente em um carro na Avenida Transnordestina. O condutor da moto e o passageiro morreram na hora.

A pessoa que conduzia o veículo chegou a ser socorrida, mas não resistiu. A Polícia Civil de Pernambuco investigará as circunstâncias do acidente. Até o momento não há informações sobre as identidades das vítimas.

Petrolina: acidente na Av. Transnordestina deixa uma pessoa morta

(Foto: Ilustração)

Uma pessoa morreu na manhã deste sábado (18), em um acidente registrado na Avenida Transnordestina, em Petrolina. A vítima é um homem, que estava em uma bicicleta, quando foi atingido por um carro.

Segundo testemunhas, o motorista do veículo fugiu sem prestar socorro. A vítima ficou caída na pista e morreu ainda no local do acidente.

Lideranças comunitárias se unem para reivindicar melhorias na Transnordestina, em Petrolina

Pai e filha morreram em grave acidente na segunda-feira, 04/01 (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Após mais um acidente com vítimas fatais, moradores fizeram um protesto na Avenida Transnordestina, conhecida como a Via da Morte em Petrolina. Na manhã dessa quarta-feira (6), lideranças comunitárias de bairros vizinhos a avenida chamaram atenção das autoridades.

LEIA TAMBÉM

Duas pessoas morrem em acidente na Transnordestina, em Petrolina

Os manifestantes reivindicam a duplicação da Transnordestina, sinalização horizontal e vertical, melhorias no acostamento e iluminação pública. Estiveram presentes no ano lideranças comunitárias dos bairros Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, Nova Petrolina, Dom Avelar, Pedra Linda e Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 11 (N11).

Duas pessoas morrem em acidente na Transnordestina, em Petrolina

Vítimas morreram no local (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Duas pessoas morreram na manhã dessa quarta-feira (4), após um grave acidente registrado na Avenida Transnordestina, em Petrolina. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do fato, mas sabe-se que as vítimas estavam em uma motocicleta.

O condutor da moto era um mototaxista da cidade. A garupa era uma jovem. Eles morreram ainda no local. A polícia foi acionada e isolou o espaço. As identidades das vítimas ainda não foram informadas.