Expresso do Forró: Prefeitura de Petrolina garante 16 ônibus gratuitos para o Pátio Ana das Carrancas

Frota do Expresso do Forró passará por diversos bairros de Petrolina a partir das 19h30 de forma gratuita

Os forrozeiros que pretendem curtir o São João de Petrolina contam com uma alternativa prática, segura e totalmente gratuita para o deslocamento até o Pátio de Eventos Ana das Carrancas. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), reativou o serviço especial do “Expresso do Forró”. A iniciativa funcionará de forma contínua durante todas as noites do ciclo festivo.

Para dar conta da alta demanda de passageiros, a operação mobilizará uma frota composta por 16 ônibus exclusivos para o atendimento do público. O planejamento estratégico divide os veículos em rotas que cobrem tanto as comunidades periféricas quanto pontos de apoio comerciais estratégicos localizados na área central da cidade.

LEIA MAIS

“Juazeiro não merece obra pela metade”, diz leitor ao questionar inauguração da Travessia Urbana

A redação do Blog Waldiney Passos recebeu a manifestação de um leitor de Juazeiro que preferiu não se identificar. Na mensagem enviada ao blog, ele questiona a forma como foi entregue à população um trecho da Travessia Urbana, inaugurado nesta terça-feira (2) com a presença de autoridades estaduais e federais.

O leitor afirma que a população esperava uma obra mais completa e relata que ainda existem diversas pendências estruturais ao longo do percurso. Entre os pontos levantados estão a falta de iluminação em determinados trechos, problemas de drenagem, ausência de passarelas para pedestres, deficiência na urbanização das vias laterais e a existência de áreas com esgoto a céu aberto e canais descobertos.

Na avaliação do morador, a inauguração de apenas uma etapa da obra não atende plenamente às necessidades da cidade e acaba transmitindo a sensação de que Juazeiro continua recebendo intervenções incompletas, sem a estrutura necessária para garantir segurança, mobilidade e qualidade de vida à população.

LEIA MAIS

Ministro dos Transportes George Santoro visita Juazeiro nesta terça-feira (2) para inauguração da primeira etapa da Travessia Urbana

Juazeiro receberá, nesta terça-feira (2), a visita do ministro dos Transportes, George Santoro, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do senador Jacques Wagner e do ex ministro Rui Costa para a inauguração da primeira etapa da Travessia Urbana.

As autoridades serão recepcionadas pelo prefeito Andrei Gonçalves em ato marcado para às 10h, em frente à antiga garagem da São Luiz.

A obra é considerada uma importante intervenção de mobilidade urbana e infraestrutura viária para Juazeiro e toda a região Norte da Bahia, contribuindo para a melhoria do tráfego, segurança e desenvolvimento econômico do município.

Em Juazeiro, serão inaugurados novos trechos das obras nas BRs-235/BA e 407/BA, que fazem parte da Travessia Urbana da cidade, cuja conclusão integral está prevista para 2026. O serviço tem orçamento de R$229,8 milhões e beneficia quase 270 mil pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Obra de mobilidade no João de Deus segue em ritmo acelerado em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina segue transformando a mobilidade urbana da cidade. Por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), as obras no bairro João de Deus, na zona oeste, avançam em ritmo acelerado e já começam a mudar o cenário da região.

O projeto recebeu atualização e, além da implantação do binário entre as avenidas 18 e Donizete Lopes Santos, foi construída uma rotatória em frente ao IF Sertão-PE. A nova configuração viária vai proporcionar mais fluidez no trânsito entre os bairros João de Deus, Jardim São Paulo, Quati e Loteamento Bela Vista, além de reforçar a segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Com investimento de R$ 1,3 milhão, a intervenção deve ser concluída em setembro. A expectativa é que, com o novo sistema viário, o tráfego fique mais organizado, reduzindo o tempo de deslocamento e contribuindo para a valorização imobiliária da região.

De acordo com a gestão municipal, a obra reafirma o compromisso com o desenvolvimento dos bairros periféricos e com a melhoria contínua da mobilidade urbana em Petrolina.

Ascom

EDITORIAL: Petrolina, Avanço e Mobilidade

A recente liberação da rotatória no entroncamento entre as BRs 428 e 407, conectando as Avenidas Sete de Setembro e Honorato Viana, marca mais um avanço significativo na mobilidade urbana de Petrolina. Antes um gargalo que causava atrasos e frustrações, o trecho agora é um facilitador para o trânsito, proporcionando maior fluidez e agilidade. Essa conquista é reflexo direto dos investimentos em infraestrutura que transformaram a cidade nos últimos anos, trazendo alívio aos motoristas e otimizando o deslocamento.

Nos últimos anos, Petrolina tem se destacado por suas grandes obras de mobilidade, com resultados que beneficiam diretamente a qualidade de vida de seus cidadãos. Desde a gestão do ex-prefeito Miguel Coelho, houve um divisor de águas com a execução de projetos importantes, como as duplicações das avenidas da Estrada da Banana, Mário Rodrigues, Sete de Setembro, Cardoso de Sá, Clementino Coelho e, agora, a finalização da duplicação da BR 407. Esses investimentos não apenas solucionaram problemas históricos de trânsito, mas também projetaram Petrolina como referência de planejamento urbano.

A continuidade desse trabalho pela gestão de Simão Durando é um reconhecimento do esforço conjunto de lideranças comprometidas com o desenvolvimento. Petrolina se consolida como um dos melhores lugares para se viver, e a mobilidade urbana é um pilar fundamental desse progresso. A facilidade de deslocamento significa mais tempo para o trabalho, lazer e família, um ganho real para todos.

Apesar dos avanços significativos, é importante considerar que os desafios em Petrolina ainda são enormes, especialmente em áreas periféricas. Muitas comunidades sofrem com a falta de pavimentação e asfalto, problemas que dificultam a mobilidade, impactam qualidade de vida e perpetuam desigualdades. As ruas sem infraestrutura adequada não apenas comprometem o trânsito local, mas também expõem os moradores a condições precárias, principalmente em períodos de chuva, quando vias intransitáveis ​​agravam os problemas de mobilidade e ampliam os riscos à saúde pública.

No novo mandato do prefeito Simão Durando, espera-se um olhar ainda mais atento para essas demandas. A população da periferia precisa ser incluída de forma prioritária no planejamento urbano da cidade, com investimentos consistentes em infraestrutura básica. As pavimentações, saneamento e melhorias no transporte público devem ser elementos centrais de uma gestão que já demonstrou competência em transformar grandes avenidas em vias modernas e eficientes. Agora, é hora de levar esse progresso para cada canto de Petrolina.

A expectativa é de que a gestão continue a ampliar as conquistas, honrando o compromisso de desenvolvimento equilibrado e inclusivo. Petrolina já se destaca no cenário regional e nacional por seus avanços, mas a verdadeira excelência será alcançada quando todos os seus cidadãos, independentemente do bairro onde vivem, puderem desfrutar de uma cidade mais justa, acessível e bem estruturada. A confiança depositada pela população na reeleição de Simão Durando reforça o desejo de continuidade, mas também cobra ainda mais comprometimento para solucionar os problemas que afetam diretamente a vida dos petrolinenses, especialmente nas áreas que ainda carecem de atenção.

Waldiney Passos

Petrolina se destaca em mobilidade e Ammpla capacita novos agentes de trânsito de Palmares

O trabalho desenvolvido pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), em Petrolina, vem conquistando reconhecimento no Estado. Recentemente, a autarquia foi a responsável pelo Curso de Formação dos novos agentes de trânsito que atuarão no município de Palmares, Zona da Mata Sul de Pernambuco.

A formação voltada aos agentes recém-aprovados em concurso público foi possível graças a uma parceria após convite da Prefeitura de Palmares. O curso teve duração de 200 horas/aula, divididas em encontros presenciais e online, com aulas práticas e teóricas, e também é etapa obrigatória para que os agentes de trânsito iniciem suas atividades naquele município.

Entre os assuntos abordados no curso estão: Normas de Circulação e Conduta, Sistema Nacional de Trânsito, Medidas Administrativas e Penalidades, Normas do CONTRAN e do DENATRAN, entre outros.

O diretor-presidente da Ammpla, Franklin Alves, lembra que o convite feito pelo município de Palmares só reforça o papel de referência de Petrolina. “Petrolina tem se tornado referência em diferentes setores. Inclusive, agradecemos o convite feito pela gestão de Palmares e enxergamos isso como um grande reconhecimento. Nos preocupamos, diariamente, em garantir mobilidade e segurança nas vias de Petrolina e ficamos honrados em compartilhar nossas experiências exitosas”, disse.

Ascom

Serviços de recuperação de vias em Juazeiro buscam garantir mobilidade

Os serviços de manutenção de ruas no município têm o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e as equipes da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) estão atuando e recuperando o pavimento deteriorado de vias com asfalto e paralelepípedo. Em asfalto já foram mais de 25 mil m² (metros quadrados) de vias recuperadas, já em paralelepípedo foram quase 14 mil m².

Segundo o engenheiro civil da Sedur, Pedro Ribeiro, já são mais de 100 ruas beneficiadas. “A cada semana ampliamos os serviços de tapa-buraco. Já passamos por vários bairros e também pelo interior e já vemos o trânsito fluindo e melhorando a mobilidade urbana”, destacou.

Além das ruas, a BR-235 – que é uma via federal, também recebeu melhorias. “O período de chuvas degradou muito o pavimento e entramos com a devida manutenção no local”, complementou o engenheiro Pedro Ribeiro.

Atualmente as equipes estão trabalhando nas quatro avenidas de acesso aos residenciais Juazeiro 1, 2 e 3 (bairro Itaberaba), no Centenário, no Quidé, no Dom José Rodrigues, no Jardim Flórida e no Cajueiro.

Mobilidade: após obras de pavimentação, ruas e avenidas ganham reforços na segurança com sinalização horizontal em Petrolina

A cidade que mais se desenvolve em Pernambuco, não para de investir em melhorias em mobilidade e infraestrutura. Neste mês de agosto, moradores de bairros como Vila Eulália, Gercino Coelho, Vila Mocó, Areia Branca, entre outras comunidades periféricas e da região central de Petrolina, passarão a conviver com mais segurança através da sinalização horizontal das ruas e avenidas recém-pavimentadas pela prefeitura municipal.

As melhorias, fruto de emenda do senador Fernando Bezerra, somam um investimento de mais de R$ 3 milhões. O contrato em andamento prevê a pavimentação, capeamento e recapeamento de diversas ruas no município, visando aumentar a qualidade de vida de quem reside ou visita à capital do Sertão.

LEIA MAIS

Prefeitura conclui serviço de rotatória em frente ao Cemitério Central de Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

O trânsito no local foi liberado na noite desta segunda-feira (22). De acordo com funcionários da prefeitura de Juazeiro a rotatória na Rua São Vicente, próximo ao Cemitério Municipal, no bairro Santo Antônio, vai organizar o trânsito e melhorar a mobilidade.

Prepostos da prefeitura também informaram que foi melhorada a iluminação no local, trazendo mais segurança àqueles que utilizam a via como acesso a bairros como Nossa Senhora da Penha, Santo Antônio, Jardim Flórida, Jardim Vitória, Maringá, entre outros.

A obra foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

Prefeitura inicia pavimentação de corredores de ônibus em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Com cerca de 600 ruas já pavimentadas, a Prefeitura de Petrolina continua o trabalho de melhoria na mobilidade da cidade. O bairro Loteamento Recife iniciou o dia com uma boa surpresa: o corredor de ônibus onde há anos os moradores convivem com paralelos soltos e desalinhados, causados pelo alto fluxo de carros e ônibus, começou a ser pavimentado. O local que apresentava dificuldade de tráfego, dará lugar a ruas asfaltadas que irão facilitar a locomoção dentro do bairro.

Além do recapeamento iniciado da Rua 33, nesta quinta-feira (19), o bairro está recebendo melhorias na Avenida 1 e 2, obra com sistema completo de drenagem, e ainda contará com pavimentação da Rua 31 – também corredores de ônibus – concluída até o final dessa semana. Ainda estão previstas para serem asfaltadas as ruas 18, 19, 20, 22, 35 e 36 que fazem parte de outros contratos também em andamento.

LEIA MAIS

Para melhorar a mobilidade na cidade Miguel propõe duplicar 15 avenidas de Petrolina

(Foto: Ascom/Miguel Coelho)

Entre as vias que serão duplicadas estão três grandes corredores de trânsito: a Transnordestina, a Cardoso de Sá e a Honorato Viana. Também estão previstas obras na BR-407 (trecho do posto Asa Branca ao Monumento do Burrinho) e na BR-428 (da rotatória do Monumento do Centenário até o Residencial Vivendas).

O programa ainda traz a duplicação das avenidas Mário Rodrigues, João Campos, Redenção, do Jazz, Santo Inácio, Rio Doce (até a Beberibe); o acesso ao bairro João de Deus (Rua 14 e Avenida Donizete Lopes Santos), Avenida das Pedrinhas (até a Transnordestina), Avenida dos Minérios (até a Transnordestina).

Está prevista ainda a continuidade da duplicação da Estrada da Banana. A proposta está no programa de governo e foi anunciada nesta terça-feira (6) nas redes sociais do candidato a reeleição a prefeito pelo MDB.

Durante a primeira gestão de Miguel, a cidade sertaneja recebeu significativos investimentos em infraestrutura. Só nas obras de duplicação das avenidas Sete de Setembro, Clementino Coelho e Estrada da Banana foram investidos R$ 18 milhões.

“Estamos pensando em Petrolina para o futuro. Além da mobilidade, investir em infraestrutura é um incentivo ao desenvolvimento econômico do município e coloca Petrolina no radar de grandes investidores, porque, quando a cidade tem muito a oferecer, se torna mais atrativa. Consequentemente, isso significa geração de empregos e novas oportunidades para nossa população”, constata Miguel.

(Fonte: Ascom/ Miguel Coelho)

Processo seletivo de mobilidade do IF Sertão-PE em Petrolina com inscrições abertas

As inscrições para o processo seletivo de mobilidade do IF Sertão-PE, para estudantes de instituições de Ensino Superior do Vale do São Francisco, estão abertas até o dia 13 de dezembro.

Podem participar, alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

LEIA MAIS

Especialistas avaliam mobilidade e urbanismo de Petrolina e Juazeiro

(Foto: Divulgação)

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) estarão em Petrolina, entre os dias 5 a 7  de novembro, para o encerramento do ciclo 2019 do Observatório CAU/PE. Nesta edição o evento reúne especialistas de vários estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Piauí, para oficinas, palestras e visitas técnicas enfocando a preservação do patrimônio e questões urbanísticas da região, entre outros temas.

Durante o evento, serão apresentados os projetos estruturadores de Petrolina e Juazeiro – como obras viárias e na orla, a construção do Parque da Cidade – com detalhamentos sobre os impactos das obras e seus resultados no cotidiano dos dois municípios.

A abertura do Observatório será conduzida pelo presidente do CAU/PE, Rafael Amaral Tenório, no dia 5.11, a partir das 18h, no Hotel Nobile, em Petrolina. Na sequência, o conselheiro federal pelo RJ, Carlos Fernando, falará sobre os desafios da conservação do patrimônio cultural na atualidade; o conselheiro federal por Pernambuco Roberto Salomão abordará a atuação do arquiteto e urbanista no âmbito do patrimônio; e, encerrando, a professora Mary Rached, enfocará o trabalho de um dos mais importantes arquitetos modernistas pernambucanos, Delfim Amorim, e sua arte do azulejo.

Diretor-presidente da Ammpla apresenta projetos para melhoria urbana ao Senador Fernando Bezerra Coelho e anuncia construção de rotatórias

(Foto: Reprodução/Instagram)

Por meio das redes sociais, o Diretor-presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), Edilson Leite, divulgou uma foto com o Senador Fernando Bezerra Coelho, na última semana. Segundo o post, Edilsão esteve com FBC para apresentar, a pedido do prefeito Miguel Coelho, alguns projetos de melhoria para a mobilidade da cidade.

“Pretendemos realizar a construção de várias rotatórias, retirando os semáforos delas para “destravar” o trânsito de Petrolina”, diz um trecho da postagem.

De acordo com Edilsão, no total  estão sendo planejadas quatro rotatórias, sendo três na Avenida da Integração, nos cruzamentos com a Avenida Nilo Coelho (M. Maga), com a Avenida das Nações (Sementeira) e com a Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio (G.Barbosa), esta também deve receber mais uma no acesso à Avenida Tancredo Neves.

Em plena movimentação de São João, Petrolina ganha aplicativo para acionar táxis

(Foto: Ascom)

Os taxistas regulamentados pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) já podem ser solicitados por um aplicativo no celular. O SIM Táxi está disponível para ser baixado nos Smartphones com os sistemas IOS e Android.

A iniciativa de desenvolver o aplicativo foi da Associação dos Taxistas de Petrolina (Astape). “O SIM Táxi oferece muitas facilidades para o cliente. Ao solicitar uma corrida, o cliente pode fazer a simulação do valor e acompanhar o percurso do carro. Além disso, começamos com uma tarifa promocional. Quem usar o serviço vai ter 30% de desconto no pagamento”, informa José Nilton de Souza, presidente da Astape.

A Prefeitura de Petrolina apoia a iniciativa da categoria. “Essa é mais uma opção de transporte seguro para a população do município e para os turistas, ainda mais neste período em que se aproxima o São João de Petrolina e o fluxo de pessoas que usam este tipo de serviço aumenta”, afirma o diretor de turismo, Ênio Alelaf.

123