UPE abre inscrições para o Programa de Mobilidade Estudantil

UPE Petrolina

A Universidade de Pernambuco está com vagas abertas para o Programa de Mobilidade Estudantil. Os universitários  devidamente matriculados em Cursos de Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) poderão concorrer as vagas. As incrições seguem até o dia 02 de setembro.

Poderão inscrever-se estudantes regularmente matriculados, no 2º semestre de 2016, em cursos de graduação da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). O estudante que não deve se encontrar em situação de trancamento geral de matrícula e que ainda deve atender os seguintes requisitos:

LEIA MAIS

Serra Talhada inaugura primeira etapa de anel viário

De acordo com informações da prefeitura, a obra cria um novo acesso à BR 232/foto: Robério Sá

De acordo com informações da prefeitura, a obra cria um novo acesso à BR 232/foto: Robério Sá

Uma obra que promete melhorar a mobilidade na cidade de Serra Talhada, sertão do estado, será inaugurada na tarde desta sexta (03): trata-se do anel viário que fica nas proximidades da Estação do Forró. De acordo com informações da prefeitura, a obra cria um novo acesso à BR 232.

Para o secretário de Obras e Infraestrutura de Serra Talhada, Cristiano Menezes, o local vai possibilitar uma melhor visibilidade aos que transitam na área diariamente. “Essa obra custará mais de R$ 1 milhão, com verbas do governo Federal e a contrapartida do município. Investimos nessa área por entender que é de fundamental importância para a segurança dos que trafegam por aqui, além de contribuir com o desenvolvimento da cidade”, destaca.

As ruas que darão acesso ao anel viário são: Agostinho Nunes de Magalhães, Manoel Pereira Lins, Valdemar Inácio de Oliveira, Henrique de Melo, José Alves da Silveira, Padre Romão Ferraz, Joaquim Conrado e Jacinto Alves.

Miguel cobra maior esforço para qualificar a mobilidade em Petrolina

. O deputado defendeu investimentos na infraestrutura urbana, em pavimentação, calçadas e na modernização do transporte coletivo/Foto:Alexandre Justino

 O deputado defendeu investimentos na infraestrutura urbana, em pavimentação, calçadas e na modernização do transporte coletivo/Foto:Alexandre Justino

Acompanhado pelo senador Fernando Bezerra e lideranças do PSB, o deputado Miguel Coelho coordenou, no bairro Vila Eduardo, a 11° edição da Agenda 40 de Petrolina. O encontro realizado, na noite desta quinta-feira (19), contou com grande participação dos moradores da localidade e foi marcado por críticas ao transporte público, mobilidade urbana e educação na cidade sertaneja.

Após ouvir os depoimentos dos participantes da Agenda 40, Miguel declarou que o sistema de transporte e trânsito da cidade precisa ser redesenhado. O deputado defendeu investimentos na infraestrutura urbana, em pavimentação, calçadas e na modernização do transporte coletivo.

“Nós precisamos gastar melhor os recursos, priorizar os investimentos. O programa do PSB ainda não está pronto, mas o primeiro ponto que pretendemos defender é um programa com o maior investimento da história em pavimentação e calçamento. É necessário ainda modernizar os ônibus, o transporte público em geral. Nós não queremos prometer gastar R$ 400 milhões em VLT e não cumprir. Nossa intenção é poder investir da forma certa e propiciar a mobilidade que todo petrolinense merece”, explicou Miguel.

LEIA MAIS

Lossio: “Vamos preparar a cidade para um novo momento na mobilidade”

Júlio Lossio mobilidade 01

“Temos que marcar também na mobilidade. Estou otimista que possamos deixar plantado esse novo horizonte para a cidade”, pontuou Lossio/Foto:Waldiney Passos

“Estamos felizes com a possibilidade de termos um horizonte melhor, de preparar a cidade para um novo momento na mobilidade”. A frase foi dita há pouco pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio, durante solenidade de sanção da lei que institui o Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina (PlanMob).

O PlanMob vai servir como um agente norteador das decisões públicas no que diz respeito à mobilidade, pelos próximos 25 anos. O planejamento estratégico do município nessa área foi desenvolvido pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina. A ideia é trabalhar de maneira integrada e estudada, vários eixos que compõem a mobilidade, a exemplo de infraestrutura do sistema, acessibilidade, transportes coletivos, estacionamentos públicos e privados, dentre outros.

De acordo com o prefeito, a semente foi lançada e representa um importante passo para a consolidação de mudanças. “ Melhoramos muito a Educação. Melhoramos muito a Saúde. Temos um programa habitacional como referência. Então temos que marcar também na mobilidade. Estou otimista que possamos deixar plantado esse novo horizonte para a cidade”, pontuou Lossio.

AMMPLA prevê uma completa reestruturação do transporte coletivo com a aprovação do Plano de Mobilidade Urbana

AMMPLA logomarca

O Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina (PLANMOB) foi aprovado nesta terça (26), na Câmara de Vereadores de Petrolina.

O Projeto do Plano de Mobilidade Urbana foi iniciado no ano passado e agora deve ser sancionado pelo prefeito Julio Lossio. O objetivo é otimizar a locomoção na cidade e as propostas são para melhorar todo o sistema de mobilidade do município.

Segundo informações da Assessoria da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), ainda não existe orçamento previsto. O recurso para a execução dos trabalhos e ações será feito a curto e longo prazo de cada etapa dos trabalhos.

A Ammpla ainda informa que inicialmente haverá a otimização das linhas de transportes coletivos, depois a licitação do sistema de transporte coletivo e da frota que serve a zona rural.

O projeto é baseado na política nacional de mobilidade urbana e deve ser elaborado por todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes.

De acordo com o diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, o projeto dever ser sancionado pelo prefeito Julio Lossio e o plano será o norteador das ações do município. “Haverá uma completa reestruturação do sistema de transporte coletivo municipal”.

Está prevista uma nova licitação do sistema de transporte coletivo.

Com informações da Assessoria

Em Brasília, Lossio busca investimentos para Mobilidade e Educação

 

Para Lossio, as interlocuções com órgãos federais são necessárias para garantir recursos para a execução de projetos e ações/Foto: Prefeitura Municipal

Para Lossio, as interlocuções com órgãos federais são necessárias para garantir recursos para a execução de projetos e ações/Foto: Prefeitura Municipal

Durante reunião no Ministério das Cidades, Lossio, que esteve acompanhado do assessor especial Rogerio Valença, tratou sobre mobilidade urbana. O governo municipal tem investido na pavimentação e requalificação asfáltica em localidades da sede e interior, além de implantar ações para melhoria do tráfego de veículos e garantir segurança e comodidade para pedestres e usuários do transporte público.

Seguindo com a agenda em Brasília, o prefeito teve audiência com o coordenador geral de Infraestrutura Educacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fábio Cardoso. No órgão a pauta foi o requerimento de recursos para a construção de novas creches e quadras poliesportivas no município.

De acordo com Lossio, as interlocuções com órgãos federais são necessárias para garantir recursos para a execução de projetos e ações em áreas estratégicas da gestão municipal.

Com informações da ASCOM

 

Estudantes da Facape já podem participar da mobilidade discente na Univasf

Fachada Facape Nova_JPG

Os alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) que desejam estudar na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) já podem se inscrever no Programa de Mobilidade Estudantil, instituído a partir de um convênio firmado entre as Instituições de Ensino Superior (IES) da região – Facape, IF Sertão-PE, Uneb e Univasf.

Os interessados devem se inscrever em suas próprias IES até o dia 11 de março. Na Facape, as inscrições são realizadas na Central de Atendimento ao Discente (CAD). No ato, os alunos devem levar toda documentação exigida no edital, que está disponível em anexo e no site da autarquia.

Para participar do processo seletivo, os estudantes devem atender aos seguintes requisitos: estar regularmente matriculado no semestre 2015.2 ou 2016.1, ter integralizado todas as disciplinas previstas para o 1° e 2° semestres letivos do seu curso, não ter participado anteriormente deste mesmo programa de mobilidade por três vezes consecutivas ou alternadas, entre outras exigências contidas no edital.

O resultado será divulgado a partir do dia 4 de abril e a matrícula dos contemplados será realizada presencialmente na Univasf, entre os dias 7 e 8 do mesmo mês (abril). Segundo o diretor acadêmico da Facape, Antonio Habib, cada instituição irá elaborar e definir as regras para ingresso por meio de edital, como fez a Univasf. Para ele, a mobilidade discente é um marco histórico na educação no Vale do São Francisco.

Campanha educativa conscientiza motoristas para importância da direção defensiva no carnaval

Karina e Ju

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (PE), (AMMPLA) através do setor de Educação realiza desde sábado (5) uma campanha para o trânsito seguro no Polo da Avenida Joaquim Nabuco.

A campanha visa a conscientização dos motoristas sobre os cuidados necessários para evitar acidentes durante o feriado de Carnaval. A ação promove orientações aos motoristas sobre segurança no trânsito.

Estão sendo distribuídos folhetos com dicas de atenção e concentração ao volante, manutenção preventiva dos veículos, além de orientações específicas para motociclistas.

O diretor presidente da AMMPLA, Paulo Valgueiro relata que todos as instituições de segurança como, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, estão unidos na Campanha e trabalham para diminuir os índices de acidentes durante o carnaval 2016.

Dicas da AMMPLA para um Carnaval alegre e seguro:

Respeite a lei. Não existe dose segura de ingestão de bebida alcoólica. O consumo de qualquer quantidade está proibido a quem dirige. Respeite a vida! Das vítimas fatais de acidentes de trânsito, mais de 59% estavam alcoolizadas.

Não vá de carona com quem bebeu. Nessa hora, os mais confiantes são os que correm maiores riscos; os acidentes de trânsito ocorrem na maior parte com pessoas na faixa etária entre 20 e 35 anos, e são hoje uma das principais causas de morte no Brasil.

Não deixe que o prazer de alguns minutos comprometa o resto de sua vida. Para cada pessoa que morre, outras quinze ficam com lesões permanentes.

Dirija com atenção e concentração. Se você consumir bebidas alcoólicas, procure outra alternativa de transporte: pegue carona (com quem não bebeu) ou vá de ônibus, mototáxi ou de táxi.

Após muita espera prefeitura diz que vai concluir serviço da Cardoso de Sá

Todos os Posts

A escuridão que facilita a ação dos bandidos que realizam assaltos e outros atos ilícitos na Avenida Cardoso de Sá, em Petrolina (PE), podem estar com os dias contados.

Nesta quinta-feira (10), uma reunião entre o Secretário Executivo de Mobilidade Urbana, Ricardo Rocha e o comandante do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado Tenente-Coronel Lima Filho, serviu para definir alguns ajustes da obra que vai contemplar o trecho compreendido entre o Monumento do Centenário e a via de acesso ao Balneário das Pedrinhas e terá parada de ônibus, acostamento, pista de caminhada, ciclovia e iluminação com canteiro central, lombadas elevadas, e sinalização vertical e horizontal.

123