Megaoperação policial destrói 56 mil pés de maconha em Cabrobó e causa prejuízo milionário ao tráfico

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 211ª Circunscrição Policial de Cabrobó/PE, identificou a existência de uma vasta área destinada ao cultivo ilícito de cannabis no município de Cabrobó.

A Polícia Civil solicitou apoio operacional do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), sendo deflagrada ação conjunta para localização e erradicação do plantio.

As equipes localizaram uma extensa plantação de maconha composta por aproximadamente 11.200 covas, contendo cerca de cinco pés por cova, totalizando aproximadamente 56.000 pés de cannabis, representando um significativo prejuízo financeiro às organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas na região.

Indivíduos que se encontravam nas proximidades do plantio efetuaram disparos de arma de fogo contra as equipes policiais e fugiram pela vegetação de caatinga, não sendo possível localizá-los naquele momento.

LEIA MAIS

Leilão do Governo de Pernambuco terá motos a partir de R$ 1.900 e veículos com lances iniciais de R$ 5 mil

Motocicletas, caminhões e automóveis estarão disponíveis em leilão estadual

A Secretaria de Administração de Pernambuco realizará nesta sexta-feira (29) o 5º Leilão de Bens Móveis de 2026, oferecendo motocicletas, automóveis, caminhões e sucatas com preços iniciais acessíveis. O certame acontecerá de forma online através do site Aragão Leilões.

Ao todo, serão disponibilizados 56 lotes, com expectativa de arrecadação estimada em cerca de R$ 229,2 mil. Entre os destaques estão motocicletas com lance inicial a partir de R$ 1.900, além de carros e caminhões com valores mínimos de R$ 5 mil. Também serão leiloados itens classificados como sucatas de móveis, eletrodomésticos e materiais diversos.

LEIA MAIS

Bahia: Veículos do Corpo de Bombeiros são atingidos por carreta desgovernada e arremessados em rio no extremo sul do estado

Dois veículos do Corpo de Bombeiros foram arremessadas em um rio após serem atingidos por uma carreta desgovernada na BR-101, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. O acidente aconteceu neste domingo (6), enquanto as equipes prestavam socorro em um outro acidente no local.

Os bombeiros foram acionados para a localidade conhecida como “Prainha” para auxiliar na ocorrência de um acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta. Nessa situação, três pessoas ficaram feridas e outras duas morreram. Não há detalhes sobre o que causou a colisão e os nomes das vítimas não foram informados.

Enquanto os bombeiros trabalhavam na ocorrência, uma outra carreta, que estava desgovernada, atingiu dois veículos da corporação: a viatura que auxiliava a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no trânsito e uma Unidade de Resgate. Como esse trecho da rodovia é uma ponte, os dois veículos foram arremessados no Rio Alcobaça, que passa debaixo do equipamento.

Dentro da viatura, estavam três bombeiros que foram socorridos para atendimento médico. Dois deles estão no Hospital Regional de Teixeira de Freitas, com quadro estável, aguardando avaliação ortopédica. Não há informações sobre o terceiro militar. Outras três pessoas estavam dentro da Unidade de Resgate e todas elas foram socorridas para o Hospital Regional de Teixeira de Freitas.

Não há informações sobre o estado de saúde delas. Também não foi detalhado se essas pessoas são militares do Corpo de Bombeiros ou se são as vítimas do primeiro acidente, que estavam sendo socorridas.A carreta do primeiro acidente ficou pendurada na ponte, enquanto a envolvida no segundo não saiu da pista. Havia duas pessoas na segunda carreta, mas não há informações sobre o estado de saúde delas.O g1 entrou em contato com a PRF e pediu mais informações sobre os acidentes, mas não teve resposta até a publicação da matéria.

G1 Bahia

Descontos do governo para carro popular vão durar apenas quatro meses

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve conceder créditos tributários às montadoras no lugar de cortar o imposto sobre veículos como forma de reduzir o preço dos carros “populares”, como anunciado na semana passada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro da Indústria. Segundo Alckmin, os descontos vão variar entre 1,5% a 10,96% para carros de até R$ 120 mil.

Os créditos devem ser condicionados ao desconto efetivo no preço do carro na nota fiscal do comprador. A ideia é que, na nota, seja aplicado um espécie de bônus, que vão variar entre veículos. Por esse desenho, o consumidor terá uma redução no preço e esse desconto será convertido em crédito tributário para a indústria. Esse crédito poderá ser usado pelas montadoras num segundo momento, para abater tributos devidos à União.

É um modelo que substitui a redução de impostos anunciadas por Alckmin. O vice-presidente disse que iria haver uma redução do PIS/Cofins e do IPI sobre carros de até R$ 120 mil. Essa linha de corte continua valendo. Ou seja, o programa só vai reduzir o preço de carros de até R$ 120 mil. Além disso, o governo vai limitar o custo total do programa a R$ 500 milhões ou a uma duração de quatro meses — o que ocorrer primeiro. Quatro meses é exatamente o prazo de duração de uma medida provisória (MP). Dessa forma, o governo não precisa sequer votar a MP no Congresso Nacional.

A MP está em elaboração e deve ser anunciada na próxima segunda-feira, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto. Na quinta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o programa voltado à indústria automobilística foi redesenhado, com aval do presidente Lula, mas não entrou em detalhes.

O modelo traz vantagens para a Fazenda porque o impacto fiscal não é imediato. As empresas vão poder escolher quando irão requisitar o uso dos créditos tributários. Num primeiro momento, esse formato deve inclusive aumentar a arrecadação, com o aquecimento das vendas. Mesmo assim, por haver perda de receita, a MP deve apontar uma medida de compensação financeira, mas isso ainda não está definido.

O programa para carros populares foi anunciado por Alckmin na semana passada, mas a medida não foi efetivamente aplicada. Ao listar as ações numa entrevista à imprensa, Alckmin não deu detalhes como a duração e o custo das medidas, porque isso não fora amarrado previamente com a equipe técnica. O objetivo do governo é que ocorram descontos nos preços entre 1,5%, no mínimo, e 10,96%, no máximo, a partir da redução dos impostos. Os descontos levarão em conta três fatores: preço baixo, eficiência energética e densidade industrial (peças feitas no Brasil).

A tentativa da Fazenda de fazer um programa temporário frustra os planos do setor, que esperava um pacote com duração de pelo menos 12 meses. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, para a indústria, este seria o prazo mínimo ideal.

Agência O Globo

Petrolina é uma das cidades com mais furtos e roubos de veículos em Pernambuco

Petrolina (PE) figura entre as principais cidades no ranking de registros de roubos e furtos de veículos em Pernambuco, segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS). A capital pernambucana contabilizou 891 roubos e 1.416 furtos apenas no primeiro semestre. Caruaru teve 321 roubos e 620 furtos.

No total, a polícia registrou 4.594 roubos e 7.278 furtos de veículos entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano. Em Petrolina, foram notificados 97 roubos de veículos, sendo a décima cidade com mais roubos do estado. Em relação a furtos, foram registrados 216 ocorrências, fazendo da cidade a sétima do ranking de furtos de veículos no estado.

Um levantamento da Ronda JC, com dados da SDS, mostra ainda que somente 3% dos inquéritos de roubos e furtos de veículos são concluídos em Pernambuco.

Prefeitura de Petrolina inicia estudos para construir rotatória próximo ao estádio

Será uma construção simples, apenas com aplicação de “tachões”, mas que exige análise cuidadosa para evitar erros no processo. Para isso, a Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) iniciou uma simulação de como ficará o trânsito no cruzamento entre a Avenida Tancredo Neves e a Rua Ana Nery, próximo ao estádio Paulo de Souza Coelho, depois da rotatória instalada

De acordo com o diretor presidente da Ammpla, Franklin Alves, a alteração vai melhorar 0 tráfego e evitar os conflitos no local. “Nossas equipes de tráfego já estão trabalhando nas devidas simulações e a expectativa é de que em até quinze dias a gente inicie os trabalhos para concretizar a rotatória”, explicou.

O diretor presidente da Ammpla explicou também que as mudanças vão melhorar a circulação de veículos no local e reduzir os riscos de acidentes. Durante as mudanças,  agentes de trânsito irão orientar os condutores sobre as mudanças.

Prefeitura de Petrolina retira outdoor que ameaçava contra a vida de pedestres na Av. Sete de Setembro

(Foto: Ascom/PMP)

O equipamento de publicidade estava instalado na Avenida Sete de Setembro e caiu em cima de tapumes que cercam o terreno onde estava fixado. Como a área é particular, a responsabilidade era do proprietário do local, porém a prefeitura resolveu agir para evitar danos em pedestres e veículos que passam pela a via.

A equipe de fiscalização da prefeitura procurou o responsável pelo terreno, mas o escritório estava fechado. Mesmo assim ele continuará sendo procurado e o empreendimento será autuado.

A ação foi executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com as equipes de Disciplinamento Urbano e a Guarda Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos.

Dupla é presa por dirigir sob efeito de álcool em Petrolina

(Foto: Polícia Rodoviária Federal)

Dois homens que estavam sob efeito de álcool foram detidos, neste domingo (13), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Eles estavam cada um em um veículo e voltavam, um acompanhando o outro, de uma festa, quando foram abordados pela fiscalização.

Em uma operação conjunta, entre a PRF e o 2º Batalhão de Integrado Especializado da Polícia Militar Pernambuco (2º BIESP/PM), policiais abordaram os dois veículos no quilômetro 181 da rodovia. Em um dos carros, foi encontrada uma pistola calibre 380, com indícios de adulteração e o motorista apresentava sinais de embriaguez.

No outro veículo, foi constatado que o condutor não possui Carteira Nacional de habilitação (CNH) e que contra ele havia um Mandado de Prisão em aberto, expedido pela 4ª Vara de Execução Penal de Pernambuco, após fugir do sistema prisional.

Os motoristas realizaram o teste do bafômetro, tendo ambos apresentados resultado positivo para a ingestão de bebida alcoólica. Um deles apresentou o índice 0,13 e o outro 0,16 miligramas de álcool por litro de ar.

Os homens foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Petrolina que dará continuidade as medidas legais cabíveis.

Infraero publica edital de concessão de áreas para locadoras de veículos no Aeroporto de Petrolina

 

A Infraero publicou edital de concessão de uso de áreas destinadas à exploração comercial de locadoras de veículos no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE). São dois espaços, ambos localizados no terminal de passageiros do aeroporto pernambucano. Uma das áreas conta com 7,5 m², e outra com 6,54 m².

A licitação será realizada na forma eletrônica, em sessão pública. A abertura das propostas ocorre no próximo dia 5 de junho, às 10h, com início da disputa de preços às 10h30. O tipo da licitação é por maior oferta e o regime de contratação é pelo preço global. O certame é aberto a qualquer empresa estabelecida no País, cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto da licitação e que atenda às exigências do edital. Para ler o edital, clique aqui (https://bit.ly/2XC4O2w).

Perfil

O Aeroporto de Petrolina tem como vocação o turismo de negócios, impulsionado pela agricultura irrigada do Vale do São Francisco. Localizado a 10 Km do centro de Petrolina, na BR 235, o Aeroporto atende a mais de 50 municípios dos estados de Pernambuco, Piauí e Bahia. A estrutura atende também ao atende ao mercado exportador de frutas da região, o que faz do aeroporto um local para desenvolvimento de negócios.

Alepe aprova a apreensão de veículos que descumprirem regras da quarentena

Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por ampla maioria, nesta quinta-feira (14), o projeto que impõe punição para quem desrespeitar o sistema de rodízio de veículos em Pernambuco. A matéria, que recebeu oito votos contrários, agora segue para a sanção do governador Paulo Câmara (PSB).

O controle da circulação de carros começa a valer no próximo sábado em cinco municípios da Região Metropolitana. Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata foram incluídos na quarentena, que vai até o dia 31 de maio.

Votaram contra o projeto os deputados Alberto Feitosa (PSC), Alvaro Porto (PTB), Antonio Coelho (DEM), Clarissa Tércio (PSC), Joel da Harpa (PP), Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), Romero Sales Filho (PTB) e Wanderson Florêncio (PSC).

Venda de veículos cai 3,2% em janeiro

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A venda de veículos caiu 3,2% em janeiro deste ano na comparação com janeiro do ano passado, passando de 199,8 mil unidades para 193,5 mil. Na comparação com dezembro, quando foram vendidos 262,6 mil veículos, também houve queda (26,3%). Os dados foram divulgados hoje (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, essa queda é normal para o período, no qual as vendas competem com as férias escolares, sendo um momento em que muitos consumidores viajam. “[O resultado] também foi afetado pelo novo sistema de placas, principalmente em São Paulo.”

O balanço mensal da Anfavea mostrou ainda que a produção brasileira de veículos também caiu (3,9%), na comparação de janeiro a janeiro. Neste ano foram produzidas 191,4 mil unidades e, em janeiro do ano passado, foram 199,1 mil. Já na comparação com dezembro houve aumento da produção (12,2%). “Algumas fábricas tiveram uma semana de férias coletivas, outras deram duas semanas, o que é normal, mas os números estão em linha com o que estamos imaginando, disse Moraes.

LEIA MAIS

Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro

(Foto: Internet)

Após sucessivos adiamentos, começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do país. O prazo atende ao estipulado na Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina que as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de placas de Identificação Veicular (PIV).

Desde a decisão pela adoção da placa do Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes. A adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014 e, inicialmente, deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016.

Em razão de disputas judiciais a implantação ficou para 2017 e depois, adiada mais uma vez para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar ao novo modelo e credenciar as fabricantes das placas.

LEIA MAIS

Produção de veículos cresce 16,6% em outubro, divulga Anfavea

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A produção de veículos cresceu 16,6% em outubro, com a fabricação de 288,5 mil unidades. Segundo o balanço divulgado hoje (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o número representa uma elevação de 9,6% em comparação a outubro de 2018. Nos primeiros dez meses do ano, foram produzidos 2,55 milhões de veículos, um aumento de 3,6% em relação aos 2,46 milhões fabricados de janeiro a outubro do ano passado.

As vendas tiveram alta de 7,9 % em outubro na comparação com setembro deste ano, mas retração de 0,5% na comparação com o mesmo mês de 2018, quando foram comercializados 254,7 mil veículos. Em outubro deste ano, foram vendidos 253,4 mil carros. No acumulado dos dez meses do ano, os emplacamentos de novas unidades totalizaram 2,28 milhões, uma alta de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

LEIA MAIS

Produção de veículos tem queda de 8,3% em setembro

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A produção de veículos caiu 8,3% em setembro na comparação com agosto. Segundo o balanço divulgado hoje (7), em São Paulo, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricadas 247,3 mil unidades em setembro, contra 269,8 mil de agosto.

Em relação a setembro do ano passado, o número representa uma alta de 10,9%. No acumulado de 2019, a produção automobilística registra um crescimento de 2,9%, com um total de 2,26 milhões de unidades em nove meses.

LEIA MAIS

Gleide Ângelo detalha lei que autoriza Estado a utilizar veículos apreendidos

OBJETIVO – “Automóveis parados terão função social e, quando leiloados, trarão valor maior para o Estado investir em políticas públicas.”

A Lei n° 16.634/2019, que autoriza o uso de veículos apreendidos em decorrência de ilícitos penais ou de infrações administrativas pelas polícias e secretarias estaduais, foi tema do discurso da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) nesta segunda (30). Autora do projeto que deu origem à norma, a parlamentar explicou que a medida visa dar utilidade pública aos carros que se deterioram nos pátios das delegacias enquanto se aguarda o processo de realização do leilão.

“É preciso esclarecer que a finalidade da lei não é permitir o uso de carros roubados que tenham sido recuperados pela polícia; esses serão devolvidos aos donos. A matéria trata especificamente dos veículos utilizados pela criminalidade, como os clonados”, explicou Gleide Ângelo. Segundo ela, as secretarias que obtiverem autorização judicial para usar tais veículos ficarão responsáveis por entregá-los em boas condições no momento em que o leilão for viabilizado pelo Estado.

“Atualmente, os pátios das delegacias acumulam inúmeros carros que, com o passar do tempo, deterioram-se. Quando chega o momento do leilão, são vendidos apenas como carcaça”, afirmou. “O objetivo é que esses automóveis parados tenham uma função social e que, quando leiloados, tragam um valor maior para o Estado investir em políticas públicas”, complementou a deputada.

123