Seminário em Petrolina fortalece mobilização pelo Canal do Sertão e aprova carta para Lula

Rosalvo Antônio, um dos coordenadores do Seminário do Canal do Sertão Pernambucano, durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, destacando a importância da mobilização regional

O Seminário do Canal do Sertão Pernambucano, realizado na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Biblioteca da Univasf, em Petrolina, reuniu lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, entidades da sociedade civil e moradores de diversas regiões do Sertão para discutir a viabilidade da obra e fortalecer a mobilização em torno do projeto.

Durante o encontro, foi aprovada a chamada “Carta dos Sertões”, documento que reúne reivindicações, argumentos técnicos e propostas voltadas à implantação do Canal do Sertão. O material será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como forma de reforçar a importância da obra para o desenvolvimento econômico e social do interior de Pernambuco.

LEIA MAIS

Pesquisa com mais de 2.400 pernambucanos revela os municípios com maior e menor satisfação da população

Pesquisa inédita da BCB Inteligência revela como os pernambucanos avaliam a qualidade de vida e a gestão de seus municípios

A BCB Inteligência concluiu uma das mais amplas pesquisas de percepção pública já realizadas em Pernambuco sobre qualidade de vida, satisfação dos moradores e avaliação dos municípios. O estudo ouviu mais de 2.400 pessoas distribuídas em mais de 170 cidades pernambucanas, abrangendo todas as regiões do estado.

O levantamento deu origem ao Índice Tact de Satisfação Municipal, uma metodologia desenvolvida para medir, de forma padronizada, como a população percebe aspectos essenciais da vida nas cidades, permitindo comparar diferentes municípios a partir da visão dos próprios moradores.

LEIA MAIS

Cadeia produtiva do turismo debate melhorias no Aeroporto de Petrolina para fortalecer receptivo no Vale do São Francisco

Representantes do turismo do Vale do São Francisco e da administração do Aeroporto Senador Nilo Coelho discutiram ações para melhorar a infraestrutura e fortalecer o receptivo turístico da região

0Representantes da cadeia produtiva do turismo do Vale do São Francisco participaram, na tarde desta quarta-feira (10), de uma reunião com a gerência do Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, administrado pela empresa Motiva, para discutir ações voltadas ao fortalecimento da atividade turística na região.

Entre os principais temas debatidos esteve a necessidade de adequação do estacionamento destinado a ônibus, micro-ônibus, vans e veículos de passeio utilizados pelas empresas que prestam serviços de receptivo turístico, além de outros assuntos relacionados ao desenvolvimento e à organização do setor.

O encontro contou com a participação do gerente do aeroporto, Jamerson de Vasconcelos, acompanhado de sua equipe técnica, além de representantes das agências de receptivo, empresas de transporte turístico e guias de turismo que atuam no Vale do São Francisco.

LEIA MAIS

Câmara de Petrolina homenageia Jorge Garziera por contribuição ao desenvolvimento do Vale do São Francisco

Homenagem reuniu autoridades políticas, familiares e representantes do agronegócio regional

A Câmara Municipal de Petrolina realizou, na noite desta sexta-feira (15), uma sessão solene para homenagear o empresário, ex-prefeito de Lagoa Grande e uma das principais referências da vitivinicultura do Vale do São Francisco, Jorge Garziera.

Na ocasião, Jorge Garziera recebeu o título de cidadão petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan, as mais altas honrarias concedidas pela Câmara de Petrolina.

A homenagem reconhece a trajetória de um dos pioneiros que acreditaram no potencial do semiárido nordestino para a produção de uvas, vinhos e espumantes. Ao longo de décadas, Jorge Garziera ajudou a transformar o Vale do São Francisco em uma referência nacional e internacional, impulsionando a geração de empregos, o turismo e o desenvolvimento econômico regional.

LEIA MAIS

Agenda de desenvolvimento sustentável para o Sertão do São Francisco é tema de debate na FIEPE

Apresentar as estratégias e objetivos da Agência de Desenvolvimento Líder Sertão do São Francisco Pernambucano (AD – Líder SSF/PE) nos municípios de Afrânio, Belém do São Francisco, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Este foi o tema principal, nesta quarta-feira (9), da reunião online do Conselho Empresarial da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE).

Durante o encontro, o presidente da AD – Líder SSF/PE, Rogério Ribeiro, falou inicialmente do Programa O Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), de onde nasceu a agência e a formação de um grupo com 42 líderes e várias entidades dos oito municípios. “A Iniciativa do Sebrae, em parceria com a FIEPE, já está promovendo estratégias e a implementação de objetivos de desenvolvimento sustentável nas áreas de agronegócio, turismo, meio ambiente comércio e serviços”, ressaltou.

LEIA MAIS