Esgoto a céu aberto na Avenida dos Minérios revolta moradores do Dom Avelar em Petrolina

População denuncia riscos de acidentes e cobra providências urgentes para resolver o problema na principal via do bairro

Moradores e motoristas do bairro Dom Avelar, em Petrolina, voltaram a denunciar a presença de esgoto a céu aberto na Avenida dos Minérios. Segundo relatos enviados à redação, o problema tem provocado transtornos constantes e colocado em risco a segurança de quem circula pela região.

Em um vídeo encaminhado por uma motorista, é possível observar a grande quantidade de água e lama acumuladas na via. Ao registrar a situação, ela questiona: “Tá certo isso, gente? Tem um buraco ali, olha. Eita, Dom Avelar diferente”.

LEIA MAIS

Compesa afirma que fornecimento do Dom Avelar será normalizado hoje

Vazamento foi identificado ontem (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Mais cedo o Blog mostrou a reclamação de um leitor sobre a falta d’água no bairro Dom Avelar. Um outro morador encaminhou ao Blog o vídeo de um vazamento de água limpa que jorra desde a tarde de ontem (4), na Avenida dos Minérios, causador do problema.

LEIA TAMBÉM:

Dom Avelar está sem água nas torneiras desde ontem, afirma leitor

O leitor afirma que a comunidade acionou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), mas nenhum reparo foi feito ontem. A Compesa emitiu uma nota ao Blog. Segundo a Companhia, desde o vazamento detectado ontem o bairro está sem água, pois foi necessário interromper o abastecimento.

“As equipes já trabalham no conserto da tubulação e a previsão é de que às 17h de hoje, os serviços sejam finalizados o e abastecimento retomado gradativamente”, conclui a nota.

Morador do Dom Avelar chama atenção para situação do bairro

Um morador do bairro Dom Avelar, em Petrolina, enviou uma série de fotos através do nosso WhatsApp mostrando a situação enfrentada pela comunidade que transita e mora na Avenida dos Minérios. Desde o final de semana uma lagoa de água toma a via pública e nenhuma providência foi tomada pelas autoridades.

De acordo com o leitor, o transtorno é causado pela falta de drenagem no bairro. “O problema é falta de drenagem, se não tiver a drenagem para a água escorrer vai ficar assim. É um bairro que você não vive na época da chuva, você vegeta”, afirmou à nossa produção.

O morador afirma já ter procurado a Ouvidoria da Prefeitura de Petrolina, foi aconselhado a acompanhar sua demanda, contudo não foi atendido até o momento. Nossa produção está em contato com a pasta responsável e estamos aguardando resposta sobre a queixa do leitor.

Compesa envia equipe para solucionar problema no Dom Avelar

Equipes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) finalizaram na manhã de hoje (16) o reparo na Avenida dos Minérios, bairro Dom Avelar, em Petrolina. Um cano submerso havia rompido e causou uma série de transtornos aos moradores que precisavam transitar pela avenida.

Segundo a Compesa as equipes instalaram uma nova tubulação e por ser mais firme deve amenizar o problema, evitando futuros rompimentos. Ainda de acordo com a companhia, a limpeza na Avenida dos Minérios será executada pela tarde, concluindo o serviço.

“A gente não recebeu esse sistema ainda. A rede coletora de esgoto cedeu em um canal , uma vala que foi aberta para receber água de chuva. A Compesa foi solidária para atender a população, foi feita uma parceria: a Prefeitura fez a contenção do canal e a gente fez a manutenção da tubulação que interliga o esgoto de toda a Avenida dos Minérios”, explicou o gerente regional da Compesa em Petrolina, João Raphael de Queiroz.

O gerente regional lembrou ainda que somente através de diálogo e trabalho conjunto os problemas dos petrolinenses será solucionado. “Sem parceria a gente não consegue resolver os problemas”, afirmou.