Prefeitura de Petrolina e Governo de Estado anunciam local de construção do novo hospital e maternidade municipal

O prefeito de Petrolina (PE), Simão Durando, anunciou nesta segunda-feira (8) a definição do local que abrigará o novo complexo de saúde do município. A estrutura, que integrará um Hospital Municipal e uma Maternidade, será construída na Avenida Mário Rodrigues Coelho, em frente a Cohab 6.

A iniciativa é fruto de uma parceria institucional: o projeto e a execução da obra ficarão sob a responsabilidade do Governo do Estado de Pernambuco, enquanto a gestão e a administração do equipamento público serão conduzidas pela Prefeitura de Petrolina.

O novo complexo hospitalar contará com uma estrutura estimada em 70 leitos. De acordo com a gestão municipal, o detalhamento técnico do projeto e o cronograma de obras serão divulgados oficialmente após o período junino.

Edenevaldo Alves

Prefeitura de Petrolina inaugura campo society no Núcleo 11 do Perímetro Irrigado

A Prefeitura de Petrolina inaugurou, na última quinta-feira (28), a segunda unidade do programa “Areninha Petrolina”. O novo campo de futebol society com grama sintética foi instalado na Escola Municipal Ricardina Ferreira da Silva, localizada no Núcleo 11 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho.

A estrutura será integrada às atividades da unidade de ensino, servindo como espaço para a prática esportiva, recreação e convivência dos estudantes. De acordo com a gestão municipal, o objetivo do projeto é descentralizar o acesso ao esporte, oferecendo um ambiente adequado para o desenvolvimento e a socialização de crianças e adolescentes.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina inaugura creche para 200 crianças no Perímetro Irrigado N-8

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, entregou, nesta terça-feira (12), a unidade de educação infantil Rosicleide de Souza Silva, localizada no núcleo N-8 da região irrigada. A nova creche integra o programa “Nossa Infância” e tem capacidade para atender cerca de 200 crianças em tempo integral, das 7h às 17h.

O evento de inauguração contou com a presença do deputado estadual Antonio Coelho, do vice-prefeito Ricardo Coelho, além de vereadores e lideranças locais.

LEIA MAIS

Prefeitura investe R$ 5 milhões em campos de grama sintética

Projeto contempla zona rural e área urbana

A Prefeitura de Petrolina lançou, na noite desta segunda-feira (04), um programa inovador voltado ao incentivo ao esporte e lazer nas comunidades mais carentes. Batizado de Areninha Petrolina, o projeto foi anunciado pelo prefeito Simão Durando e prevê a construção de campos de grama sintética em diversas regiões da cidade.

Logo no lançamento, o gestor autorizou a implantação de 23 novas areninhas em escolas e creches municipais, tanto na zona urbana quanto na zona rural. O investimento destinado à iniciativa é de aproximadamente R$ 5 milhões.

Na área rural, comunidades como Assentamento Água Viva, KM-25, C-03, N-01, N-07, N-11, R-04, Bebedouro e Rajada serão contempladas com os novos equipamentos esportivos. Já na zona urbana, bairros como Ouro Preto, São Gonçalo, Jardim São Paulo, Vila das Imbiras, Jardim Amazonas, Dom Avelar, João de Deus, Vale do Grande Rio, Cohab VI, Alto da Boa Vista, Areia Branca, Cohab Massangano e Nova Petrolina estão entre os beneficiados.

LEIA MAIS

Editorial: Câmara nova, responsabilidade maior: o desafio de justificar R$ 13 milhões

Waldiney Passos

A recente entrega da nova sede da Câmara Municipal de Petrolina, um projeto que consumiu R$ 13 milhões, levanta uma série de questionamentos sobre prioridades e responsabilidade pública. A obra, que começou em 2023 sob a gestão de Aero Cruz e foi concluída por Osório Siqueira, teve um custo total bem acima da previsão inicial, que era de R$ 4,5 milhões. É verdade que uma infraestrutura moderna pode motivar, mas a questão é: a população de Petrolina receberá o mesmo tratamento?

A cidade, terceira maior de Pernambuco, enfrenta desafios urgentes em diversas áreas, como infraestrutura, saúde e educação. A população anseia por soluções para problemas crônicos em ruas e bairros. Diante disso, a reforma da Câmara pode parecer um contraste gritante. A expectativa é que, com as novas instalações, os vereadores se sintam ainda mais motivados a trabalhar pela cidade.

No entanto, a população precisa de mais do que a “alta estima” dos vereadores. É fundamental que as comissões permanentes — como as de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Direitos Humanos — funcionem de forma mais proativa, com reuniões periódicas e a apresentação de relatórios contínuos sobre os resultados. Os vereadores, que agora estão bem alojados, devem corresponder ao investimento feito com o dinheiro público. A nova sede é um reflexo do status do Poder Legislativo, mas o verdadeiro reflexo do trabalho dos vereadores deve ser visto nas ruas, nos bairros e na qualidade de vida da população.

Chegou a hora de a Câmara de Petrolina demonstrar que os R$ 13 milhões investidos na sua sede não são apenas para o conforto dos vereadores, mas sim um sinal de que o compromisso com a cidade foi renovado e fortalecido. Afinal, a população quer ver a mesma atenção dedicada à nova sede da Câmara nas ruas e bairros da cidade.

Qual a sua opinião sobre o investimento na nova sede da Câmara de Petrolina? Deixe seu comentário!

Editorial – Investimento estratégico: Governo federal repassa R$ 41,5 milhões para Pernambuco enfrentar a violência

O recente repasse de R$ 41,5 milhões do governo federal ao estado de Pernambuco para combater a violência reflete a urgência de uma ação mais eficaz diante da crescente criminalidade que afeta a população pernambucana. A iniciativa se insere no contexto de um cenário alarmante, onde o aumento de homicídios, assaltos, tráfico de drogas e outros crimes exige não apenas reforço no policiamento, mas também uma estratégia de segurança pública abrangente e articulada.

A aplicação desse montante deve ser criteriosa, com foco não apenas em ações de repressão imediata, mas, sobretudo, em uma abordagem de longo prazo que envolve inteligência, modernização das forças de segurança e medidas preventivas. A violência, afinal, não é uma questão isolada de segurança, mas um reflexo de problemas sociais profundos, como desigualdades econômicas, falta de oportunidades e ausência de políticas públicas específicas para a juventude. Esse grupo, em particular, muitas vezes se vê marginalizado, sem acesso à educação de qualidade, formação profissional e perspectivas de inserção no mercado de trabalho, o que o torna vulnerável ao aliciamento pelo crime.

A destinação dos recursos precisa contemplar tanto o fortalecimento das polícias civis e militares quanto o investimento em tecnologia, com o uso de monitoramento por câmeras, aprimoramento das investigações e ações mais ágeis no combate às quadrilhas organizadas. No entanto, é fundamental que esse investimento também se volte para áreas de vulnerabilidade social, com programas que integrem educação, cultura e lazer.

O desafio do governo estadual é garantir que esses R$ 41,5 milhões sejam utilizados de forma transparente e eficiente. A fiscalização do uso desse recurso deve ser rigorosa, garantindo que cada centavo seja aplicado com foco na redução da criminalidade e na proteção dos cidadãos. Além disso, é crucial que o governo federal e estadual trabalhem em conjunto para desenvolver uma política de segurança rigorosa, que não se limite a soluções imediatas.

A população pernambucana precisa sentir os efeitos concretos desse investimento, com a queda nos índices de violência e a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Somente com um plano estratégico bem elaborado e executado será possível transformar o cenário atual e devolver aos pernambucanos a sensação de segurança e tranquilidade.

Waldiney Passos

Governadora Raquel Lyra autoriza investimentos de R$ 100 milhões para ampliação do abastecimento de água e tratamento de esgoto em Petrolina

A governadora Raquel Lyra assinou, neste sábado (28), em Petrolina, Sertão do São Francisco, durante visita à Estação de Tratamento de Água Vitória (ETA-Vitória), no bairro Distrito Industrial, a autorização para licitação de três obras que visam a ampliação do abastecimento de água no município. Juntas, elas representam um investimento de R$ 100 milhões e fazem parte de um plano de ações voltadas para Petrolina que vão garantir a segurança hídrica da cidade pelos próximos 15 anos, com recursos já garantidos pelo empréstimo internacional entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o New Development Bank (NDB).

“Estamos muito felizes em poder garantir esses recursos para essa cidade, que está ao lado do Rio São Francisco, mas, ao longo dos últimos dez anos, os investimentos da Compesa não acompanharam o desenvolvimento da cidade. Agora é a hora de virar o jogo e isso já começou. Nosso time tem trabalhado incansavelmente para que todo pernambucano e pernambucana possa ter acesso à água. Na Compesa, já temos garantidos R$ 5 bilhões para investimentos. É um recurso que há muito tempo a Compesa não vê, para poder garantir água tratada na casa das pessoas”, declarou a governadora Raquel Lyra.


Foram autorizadas as licitações para construção da Estação de Tratamento de Água – ETA São Francisco, com capacidade de 400 l/s, no valor de R$ 25 milhões, cujo edital será publicado em até 30 dias; a licitação da obra de reforço de abastecimento para os bairros Pedra Linda e João de Deus, no valor de R$ 400 mil, que vai beneficiar 12 mil pessoas; e a publicação de edital para a obra de recuperação estrutural do Reservatório Elevado da Estação de Tratamento de Água – ETA 1, no valor de R$ 4 milhões.

Também foram anunciados R$ 40 milhões para a construção de uma adutora, que vai fazer com que a água saia da ETA e vá para a cidade; R$ 23 milhões em expansão de redes de abastecimento e de requalificação das adutoras internas; R$ 5 milhões para um reservatório; mais R$ 5 milhões para um projeto de requalificação da estrutura de esgotamento de Petrolina, e mais recursos para uma estação em Lagoa Grande, que vai atender o distrito de Izacolândia.

Na Estação de Tratamento de Água – ETA São Francisco, são incrementados 400 litros por segundo, onde atualmente trabalha com 1.100 litros por segundo. Isso garante que Petrolina tenha água para toda a população durante os próximos 15 anos.

O presidente da Compesa, Alex Campos, destacou que as obras vão garantir o abastecimento contínuo em toda a cidade. “Petrolina é uma cidade em constante expansão e a nossa meta, com a conclusão das obras, é dialogar com a Petrolina do presente e do futuro, assegurando a ampliação da produção e também do tratamento da água. As obras trazem segurança hídrica para o sistema, garantindo o abastecimento diário de água à população ao longo dos anos. São obras importantes também de expansão de esgotamento sanitário. A cidade ainda tem 20% da sua região não atendida por rede de esgoto e estamos avançando para dar velocidade a essa ampliação”, disse.

Em Petrolina, o Governo de Pernambuco, por meio da Compesa, está executando obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Padre Cícero, cujo objetivo é a melhoria da qualidade de vida para os moradores do bairro, que terão acesso a saneamento. A iniciativa, em execução na rua Papa Capim, prevê a implantação de quatro mil metros de rede coletora de esgoto e ramal condominial, em diâmetros de 100mm a 200mm. Com aporte de R$ 582 mil, a conclusão dos serviços está prevista para janeiro do próximo ano.

Também estiveram na agenda o secretário estadual da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; a secretária da Mulher, Juliana Gouveia; e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

Ascom

Em Petrolina, governadora Raquel Lyra autoriza investimentos para abastecimento de água no município

A governadora Raquel Lyra estará hoje (28) em Petrolina, para anunciar investimentos com o objetivo de ampliar o abastecimento de água na cidade. Os primeiros projetos do plano serão autorizados pela gestora em visita à Estação de Tratamento de Água Vitória (ETA-Vitória), no bairro Distrito Industrial.

Ainda no município, a governadora fará vistoria às obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Padre Cícero, para garantir acesso de saneamento aos moradores.

Agenda:

8h – Autorização de investimento em abastecimento de água

Local: Estação de Tratamento de Água Vitória da Compesa – Av Gavião Real, Bairro Colina do Rio, Petrolina, PE. Ao lado da AABB Petrolina

8h30 – Vistoria às obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário

Local: Rua do Papa Capim , esquina com a Rua do Colibri, bairro Padre Cícero – Petrolina, PE

Ascom

Ministério da Saúde anuncia investimento para hospitais filantrópicos em Pernambuco

O Governo Federal irá destinar R$ 1 bilhão para ampliar a coparticipação no custeio da atenção especializada em hospitais filantrópicos, entre eles estão oito unidades em Pernambuco. A iniciativa foi comunicada na última quinta-feira (15) durante o 32º Congresso Nacional das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, realizado em Brasília.

No ano passado, o estado realizou 9,7 milhões de procedimentos hospitalares e ambulatoriais no setor filantrópico, com um custo superior a R$ 672 milhões. O repasse vai  aplicar 3,5% sobre o valor anual da produção assistencial dos hospitais em 2023, totalizando R$ 593 milhões, de forma proporcional ao percentual de sua representatividade nos atendimentos registrados.

Além disso, prevê o reajuste dos valores de procedimentos na Tabela SUS para cirurgia vascular, oncológica, ortopédica e otorrinolaringológica, em conformidade com o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). Com a medida, as especialidades terão um aumento médio de 321,1%, incluindo a correção de valores das Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME). Este componente totalizará um montante de R$ 406,9 milhões.

“Estamos sempre de portas abertas para todas as federações e estados. Tenho a convicção de que o SUS fortalecido significa o setor de Santas Casas e hospitais filantrópicos fortalecido em benefício do nosso país”, afirmou a ministra Nísia Trindade Lima.

O repasse vai permitir que os hospitais filantrópicos desempenhem um papel maior na Política Nacional de Atenção Especializada (PNAES) e no Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF). De acordo com o Governo Federal, será possível reduzir o tempo de espera para exames, consultas e cirurgias e implementar linhas de cuidado em políticas prioritárias, como saúde mental, câncer, atenção hospitalar e rede materno-infantil.

O Diário de Pernambuco entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber quais unidades serão beneficiadas e aguarda retorno.

Mais atendimentos

As entidades filantrópicas atuam no enfrentamento das desigualdades sociais, na promoção de políticas de direitos humanos e na luta contra a fome e a desnutrição, além da valorização dos profissionais da saúde. De acordo com dados da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), 1.016 municípios brasileiros são assistidos exclusivamente por hospitais filantrópicos. Em todo o país, existem mais de 3,3 mil estabelecimentos de saúde sem fins lucrativos. Destes, 1,6 mil prestam serviços ao SUS, representando 34% do número total, e 115 atendem 100% o SUS, os quais receberam mais de R$ 175 milhões de incentivos no ano passado.

Segundo o Governo Federal, entre janeiro de 2023 e maio de 2024, mais de 7,8 milhões de pessoas receberam atendimento hospitalar e mais de 516,6 milhões receberam atendimento ambulatorial nas unidades beneficentes do país. O custeio dessas assistências pelo Ministério da Saúde, durante o mesmo período, foi de mais de R$ 14,7 bilhões no âmbito hospitalar e R$ 11,5 bilhões no ambulatorial.

Ainda este ano, foram aprovadas 159 propostas de entidades privadas beneficentes para aquisição de unidades móveis de saúde e de equipamento e material para unidades de atenção especializada em saúde. O investimento previsto é de R$ 290,7 milhões.

Diário de Pernambuco

BNDES financia com R$ 6 bilhões exportação de 39 aeronaves da Embraer

A exportação de mais 39 aeronaves da Embraer, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em torno de R$ 6 bilhões, vai reforçar a balança comercial brasileira. São três contratos distintos com a Skywest Airlines, a American Airlines e a Azorra Aviation Holdings LLC, que totalizam o equivalente a mais de R$ 7 bilhões em exportação de bens de alta tecnologia e alto valor agregado. A informação foi divulgada nesta terça-feira (2) pelo banco.

Para o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, o financiamento às exportações das aeronaves da Embraer é fundamental para o Brasil. “O BNDES, como agência de crédito à exportação brasileira, tem entre os seus objetivos oferecer condições que garantam igualdade de competitividade ao exportador brasileiro no mercado internacional, gerando emprego e renda no Brasil.”

O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, lembrou que a empresa e o BNDES têm uma relação “sólida e de longo prazo”. E completou: “O apoio que recebemos para a exportação de nossas aeronaves é fundamental para consolidarmos o nosso crescimento e ampliarmos a nossa presença global.” Segundo Gomes Neto, a atuação do BNDES não beneficia apenas a Embraer, mas “contribui também para a geração de milhares de empregos de alta qualificação no Brasil e para o aumento da exportação de produtos de alto valor agregado”.

Contratos
O contrato com a companhia aérea SkyWest Airlines, Inc. prevê a exportação de dez jatos E-175 da Embraer modelo E-175 (até 76 passageiros), enquanto a American Airlines teve financiamento aprovado pelo BNDES para aquisição de até 11 jatos E-175. Já a venda de até 18 jatos dos modelos E-195-E2 (de até 146 lugares) e E-190-E2 (de até 114 lugares), considerados as maiores e mais sofisticadas aeronaves da fabricante brasileira, foi firmada com a empresa norte-americana Azorra Aviation Holdings LLC. A Azorra é especializada em aquisição e leasing (locação financeira) de aeronaves para a operação de companhias aéreas comerciais.

Somente em 2023, o BNDES aprovou e contratou sete operações de financiamento à exportação da Embraer, totalizando 67 aviões comerciais, com até R$ 10 bilhões em financiamento. As entregas estão previstas até 2025.

O banco destaca que, além de promover o desenvolvimento da indústria nacional de bens tecnológicos, as exportações de aeronaves ampliam e mantêm empregos de elevada qualificação, além de gerarem divisas importantes para a economia do país. São consideradas operações estratégicas, alinhadas à política brasileira de apoio à exportação, com objetivo de trazer mais competitividade às exportações brasileiras e incentivar a atuação das empresas nacionais no mercado internacional.

Desde 1997, o BNDES financiou cerca de US$ 25,6 bilhões à exportação de 1,3 mil aeronaves da Embraer. No período, as operações contratadas possibilitaram à empresa disputar, no mercado internacional, em igualdade de condições com suas concorrentes. O apoio do banco complementa o financiamento dado pelo mercado privado.

Seguro de crédito
Das três operações recém-aprovadas, duas (American Airlines e Azorra) contaram com o Seguro de Crédito à Exportação (SCE) com lastro no Fundo Garantidor de Exportação (FGE), e recolherão aproximadamente R$ 300 milhões em novos prêmios de seguro para o fundo. De natureza contábil e vinculado ao Ministério da Fazenda, o FGE visa dar cobertura às garantias prestadas pela União nas operações do SCE.

De acordo com o BNDES, o seguro garante as operações de crédito à exportação contra os riscos comerciais (não pagamento por falência ou mora), políticos (moratórias, guerras, revoluções entre outros) e extraordinários (desastres naturais) que possam afetar a produção ou a comercialização de bens e serviços brasileiros no exterior.

Agência Brasil

Governo Raquel Lyra libera mais de R$ 100 milhões do Investe Escola para preparação do ano letivo 2024

O Governo de Pernambuco autorizou a liberação da primeira parcela do pagamento do Programa Investe Escola Pernambuco (PIEPE), referente ao ano de 2023.  Neste primeiro momento, já foram liberados na quinta-feira (28) pela Secretaria da Fazenda R$ 101 milhões que serão destinados integralmente para despesas de custeio. O valor total somará R$ 230 milhões, sendo 80% para custeio e 20% para despesas de capital, e será pago até o mês de junho de 2024. O último valor aportado, no Investe Escola 2021, foi de R$ 42 milhões.

 “Vamos concluindo o ano com essa excelente notícia para a educação pública em Pernambuco. São recursos que irão permitir que nossas escolas façam em janeiro serviços de manutenção da estrutura para o início do ano letivo em fevereiro. Ajustamos o programa para que chegue na ponta, reforçando a estrutura das escolas dentro de parâmetros qualificados de acompanhamento e prestação de contas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Ivaneide Dantas, secretária de Educação e Esportes, reforça a importância de investir em infraestrutura. “Iniciar o ano letivo de 2024 com esse grande investimento nas escolas é mais um incentivo aos nossos estudantes e profissionais da educação. Seguimos trabalhando para manter as nossas unidades de ensino atrativas, que acolhe as crianças, jovens e adultos do Estado. O nosso objetivo é ofertar não só uma educação de qualidade, mas unidades de ensino equipadas, reformadas e que comportem os sonhos de todos os estudantes”.

De acordo o secretário executivo de Administração e Finanças da SEE, Gilson Monteiro, “um importante elemento é o controle de gastos. A exigência agora é muito maior na correição dos atos. O repasse do Investe Escola 2023 acontece após a devida checagem da prestação de contas e da análise das reais necessidades de todas as unidades da rede estadual de ensino”.

Outra novidade na aplicação deste ano é o enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes da EJA passam a ter, financeiramente, um valor igual ao do estudante de escola técnica e de escola integral, impulsionando mais pessoas que não concluíram a educação básica a retornar à escola para concluir os seus estudos. Também houve um incremento na Educação Inclusiva. Foi aplicado um referencial de acréscimo de 10% dos valores iniciais às escolas que possuem Salas de Recursos Multifuncionais, bem como os Centro de Atendimento Educacional Especializado.

Investe Escola – O Programa Investe Escola Pernambuco é uma política de descentralização de recursos financeiros voltado às escolas da rede pública estadual. Para serem contempladas com os recursos, as escolas deverão, necessariamente, ter Unidades Executoras Próprias (UEx) constituídas. O objetivo do PIEPE é contribuir para a manutenção e a melhoria das infraestruturas física e pedagógica das unidades escolares beneficiárias, tendo como foco a elevação do desempenho escolar, além do fortalecimento da participação da comunidade e da autogestão escolar.

Os procedimentos administrativos que orientam quanto à gestão dos recursos do programa estão dispostos no decreto N° 55.901, de 04 de dezembro de 2023 e foram recomendados pela Portaria SEE Nº 5575, de 11 dezembro de 2023, que ainda justifica e discrimina como os recursos devem ser utilizados. Em linhas gerais, os recursos do PIEPE devem ser empregados em ações que visem: projetos pedagógicos; atividades educacionais; avaliação de aprendizagem; aquisição de material de consumo e permanente; despesas cartorárias; e outras despesas previstas no regulamento do Programa.

Ascom
Fotos 1 e 2: Josimar Oliveira
Fotos 3 e 4: Janaína Pepeu / SECOM

Empresários investem R$ 126 milhões em logística e transportes em Pernambuco

O Grupo Agemar, com 40 anos de atuação, está investindo R$ 126 milhões em três projetos na área de logística e transportes em Pernambuco. Os investimentos estão sendo realizados no Terminal de Granéis Sólidos de Suape (TGSS), no aeroporto de Fernando de Noronha e no pátio de triagem de caminhões Sulog, instalado no Complexo Portuário de Suape.

No TGSS, o grupo está investindo R$ 60 milhões para transformá-lo em um polo regional exportador e importador de carga geral e granéis. O terminal foi arrendado, por meio de licitação, pelo consórcio SUA Granéis, liderado pela Agemar. Em Fernando de Noronha, o grupo está investindo R$ 60 milhões na implantação de um novo terminal de passageiros. A obra terá um prazo de 36 meses, mas a meta é antecipar a conclusão para dois anos e meio.

No segmento logístico rodoviária, a Agemar investiu R$ 6 milhões na implantação de uma central automatizada de destroca de botijões de gás no pátio de triagem de caminhões Sulog. O empreendimento é o mais moderno do país e contribui para agilizar o processo de destroca e aumentar a produtividade, explica o grupo. Os investimentos do Grupo Agemar na área de logística e transportes em Pernambuco contribuem para o desenvolvimento do Estado e para a geração de emprego e renda.

JC Online

Codevasf investe aproximadamente R$ 4 milhões na construção de Macrodrenagem no Pontal Sul, em Petrolina

Os produtores de frutas do Projeto Pontal ganharão mais um aliado para garantir a qualidade do produto. A Codevasf, por meio da 3ª Superintendência Regional, sediada em Petrolina-PE, assinou nessa terça-feira (5) a ordem de serviço para autorizar a construção de drenos da macrodrenagem do Projeto Público de Irrigação Pontal, na Área Sul. A obra orçada em R$ 3.399.474,90 tem prazo estimado de 18 meses para ser finalizada.

A Rede de Macrodrenagem, que será instalada pela 3ª Superintendência Regional da Codevasf, protege a infraestrutura do Projeto Pontal, Área Sul (estradas, canais, reservatórios, estações de bombeamento e lotes agrícolas familiares). A estrutura disciplina o escoamento superficial das águas de chuva. Além disso, permite aos irrigantes familiares, quando necessário ou recomendado tecnicamente, a implantação de sistemas de microdrenagem parcelar – drenagem subterrânea).

A macrodrenagem retira o excesso de água no solo, deixando-o nas condições necessárias para o plantio na área irrigada de Petrolina, no Pontal Sul. A intervenção permite que o produtor tenha um controle na quantidade de água recebida pelas plantas, dando a garantia da qualidade do que é produzido. “Macrodrenagem dá mais segurança aos produtores, que vão ter a certeza que no período chuvoso o solo não vai se impactar de maneira a prejudicar suas produções e isso faz parte do nosso objetivo aqui de ampliar o diálogo, fazer as parcerias necessárias com todos os que dependem ou estão dentro das ações e atuação da Codevasf”, destaca Edilazio Wanderley, Superintendente da Codevasf Petrolina.

De acordo com o Diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Henrique Bernardes, após a conclusão da instalação dos drenos, a expectativa é de que a produção no Pontal Sul seja maximizada. “Essa obra vai viabilizar o potencial máximo do Pontal Sul. Com isso, os produtores poderão produzir da melhor forma possível e explorar todo o potencial dessa parte do projeto. Isso reforça o compromisso da Codevasf com o projeto na totalidade. Estamos buscando recursos para terminar o Pontal Norte”, pontua.

Projeto Pontal

O Projeto Público de Irrigação Pontal tem uma área irrigável de 7.644,82 hectares e está dividido em duas áreas: Sul (3.516,14 ha) e Norte (4.128,68 ha). A Área Sul foi a primeira a ser concluída, com investimento de R$ 380 milhões via Governo Federal, tendo a perspectiva de gerar 10.500 empregos na região. Conta com  299 lotes familiares (6,0 ha) e 37 lotes empresariais (de 20 ha a 70 ha). Já a Área Norte está em fase de construção, com investimento estimado de R$ 280 milhões; divididos em 287 lotes familiares e 60 lotes empresariais. A previsão é de que sejam gerados na Área Norte cerca de 12.300 empregos.

Matheus Rocha/Ascom Codevasf Regional Petrolina

Bahia: Governo lança edital que incentiva empreendimentos liderados por mulheres indígenas

O Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira (16), mais um edital que favorece empreendimentos liderados por mulheres, desta vez, mulheres indígenas. Em uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), o novo edital conta com investimentos de mais de R$ 2 milhões que serão aplicados em assistência técnica e extensão rural (ATER) e inclusão socioprodutiva de empreendimentos liderados por mulheres indígenas.

O anúncio, ocorrido durante o encerramento do 5º Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, nesta sexta-feira, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), é o novo marco nas ações do Governo do Estado para a valorização dos povos originários baianos, em especial, às mulheres indígenas. “É o primeiro edital na Bahia, acho que até no Brasil, para mulheres indígenas. É uma parceria muito importante com a CAR na construção desse edital, que vai impactar positivamente a vida de centenas de mulheres indígenas na nossa Bahia”, comemorou a Secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Elisângela Araújo.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, enfatizou o lançamento do edital e a entrega das habitações rurais para os povos indígenas Tumbalalá, do município de Curaçá. “Foi um dia de anúncios importantes. Foram 95 unidades habitacionais rurais entregues no município de Curaçá, das 273 habitações rurais que estão sendo construídas com investimentos que ultrapassam R$ 3,5 milhões. Outro momento que mostra a transformação de vida para os povos indígenas por meio da CAR foi o anúncio do novo edital para empreendimentos liderados por mulheres indígenas, que receberão assistência técnica e extensão rural (ATER) e investimentos para a base de produção”, comentou o diretor.

A cacica Rosivânia Kiriri, do município de Barreiras, falou da alegria com o anúncio do edital. “Será muito importante para nós enquanto representantes das mulheres indígenas. Foi muito bom para nós do Oeste da Bahia, que produzimos artesanato, feijão, feijão de corda, macaxeira, entre outros alimentos plantados sem agrotóxicos. Vai melhorar muito a nossa renda e será enriquecedor para as nossas comunidades”, analisou.

Já o cacique Jucinaldo Tumbalalá, do município de Curaçá, o contentamento foi enorme, sobretudo para os indígenas que receberam suas moradias, cada uma com dois quartos, sala-cozinha, banheiro e varanda, além de acesso à água e energia elétrica. “É uma satisfação imensa a gente conseguir tirar essas pessoas que viviam de favor em outras casas para terem o seu próprio teto, a sua moradia. É muito gratificante”, celebrou.

O 5º acampamento foi organizado pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) e reuniu representantes de 30 etnias de diversas regiões do estado.

Silvia CostaAssessoria de Comunicação da CAR

Foto: Rafael Barreto/CAR-GOVBA

 

Paulo Câmara investe R$ 25 milhões para ampliar oferta de água em Serra Talhada 

O governador Paulo Câmara visitou, nesta sexta-feira (06), o município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, onde assinou ordem de serviço para obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da região. Orçada em R$ 22 milhões, a intervenção vai possibilitar o fim do esquema de rodízio na zona urbana da cidade e um incremento no abastecimento de municípios atendidos pela Adutora do Pajeú, beneficiando cerca de 130 mil pessoas.

“Estamos voltando a Serra Talhada para anunciar essa obra tão aguardada pela população do município e regiões vizinhas. Com essa ampliação do sistema de abastecimento, vamos acabar com o rodízio e os moradores passarão a ter água nas torneiras todos os dias. Isso é fundamental para o Sertão, e Serra Talhada, uma cidade referência, precisa de todo apoio e parcerias necessárias”, destacou Paulo Câmara.

LEIA MAIS
123