Prefeitura de Petrolina faz alerta para o risco dos furtos de cabos da iluminação pública e pede colaboração da população

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, alerta a população sobre os prejuízos e os riscos provocados pelos constantes furtos de cabos da iluminação pública em importantes corredores viários da cidade. Além de causar danos ao patrimônio público, esse tipo de crime compromete a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que circulam diariamente por ruas e avenidas de grande fluxo.

Um dos casos mais preocupantes é o da Avenida Mário Rodrigues Coelho, importante via de acesso aos bairros Rio Corrente, Cohab Massangano, Jardim Guararapes, Rio Claro, São Gonçalo e comunidades da região. Somente neste trecho, a rede de iluminação foi alvo do quarto furto de cabos, deixando parte da avenida às escuras e aumentando o risco de acidentes e da criminalidade.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina e Governo de Estado anunciam local de construção do novo hospital e maternidade municipal

O prefeito de Petrolina (PE), Simão Durando, anunciou nesta segunda-feira (8) a definição do local que abrigará o novo complexo de saúde do município. A estrutura, que integrará um Hospital Municipal e uma Maternidade, será construída na Avenida Mário Rodrigues Coelho, em frente a Cohab 6.

A iniciativa é fruto de uma parceria institucional: o projeto e a execução da obra ficarão sob a responsabilidade do Governo do Estado de Pernambuco, enquanto a gestão e a administração do equipamento público serão conduzidas pela Prefeitura de Petrolina.

O novo complexo hospitalar contará com uma estrutura estimada em 70 leitos. De acordo com a gestão municipal, o detalhamento técnico do projeto e o cronograma de obras serão divulgados oficialmente após o período junino.

Edenevaldo Alves

Cohab 6 enfrenta desafio contra o Petro City na busca pela classificação na Copa TV Grande Rio de futsal

O time do Cohab 6 se prepara para mais um desafio na Copa TV Grande Rio de Futsal, após uma vitória suada na primeira rodada contra a equipe de Dormentes por 3×1. Nesta quarta-feira (27), às 21h, no ginásio do Sesc, o Cohab 6 enfrentará o Petro City em busca da tão almejada classificação.

Com duas semanas de preparação intensa, os atletas do Cohab 6 estão focados e determinados para o confronto de hoje. Conscientes da importância do jogo para a sua jornada na competição, a equipe está confiante em fazer uma grande partida.

LEIA MAIS

Moradores da Cohab 6 reclamam da cor da água nas torneiras

Após alguns dias sofrendo com a falta e a baixa pressão d’água, os moradores da Cohab 6 voltaram a reclamar do serviços prestados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) neta quarta-feira (08).

Dessa vez, a reclamação diz respeito à cor da água que está saindo nas torneiras das residências. Com uma cor barrenta, a água preocupa quem precisa consumi-la.

LEIA MAIS

Esgoto estourado e rua esburacada causam revolta em moradores da Cohab 6

Alguns moradores da Cohab 6, em Petrolina (PE), estão incomodados com um esgoto estourado na rua 68 do bairro. A via também está cheia de buracos, que contribui para o acúmulo do esgoto.

Eles pedem a intervenção da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para consertar o bueiro que está estourado e da Prefeitura de Petrolina com a operação tapa-buraco.

Petrolina: criminoso invade igreja na Cohab VI e furta objetos

Os furtos de residências, bicicletas, motocicletas estão ficando comuns em Petrolina (PE). Dessa vez, o alvo foi de uma igreja na Cohab VI, zona oeste da cidade. O fato aconteceu na madrugada desta quarta-feira (10), por voltas das 1h20.

O criminoso foi flagrado por câmeras de segurança tentando arrombar a secretaria da igreja. Após algumas tentativas, ele desiste e tenta outras formas de furtar algo no local. Cerca de sete minutos depois, o criminoso é flagrado pelas câmeras já com um ventilador e uma mochila em sua posse.

LEIA MAIS

Vereador César Durando solicita recursos para construção de praça na Cohab 6, em Petrolina

Durante o retorno das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Cesár Durando apresentou um requerimento solicitando recursos para que seja realizada a construção de uma praça na rua 79 da Cohab VI, em Petrolina (PE).

Os moradores da localidade têm pouco acesso a esse tipo de equipamento, precisando se deslocar para o bairro Rio Corrente para ter momentos de lazer.

Sobre os recursos, a solicitação foi feita ao Senador Fernando Bezerra Coelho e ao Deputado Federal Fernando Filho, que podem destinar os valores através de emendas parlamentares.

Morador da Cohab VI reclama de esgoto entupido há mais de dois meses

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Um morador da Cohab VI em Petrolina (PE), entrou em contato com nossa equipe de reportagem, via WhatsApp, para denunciar o entupimento de um esgoto que tem causado transtornos para a população da comunidade.

Segundo o morador, o esgoto localizado na Rua 78, está entupido há mais de dois meses. Ainda de acordo com ele, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já foi acionada várias vezes para resolver o problema, mas até o momento nada foi feito.

A equipe de produção do Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Compesa para saber quais providências serão tomadas diante da reclamação, e quando o esgoto será desobstruído. Segundo a Assessoria de Comunicação da Companhia, o problema deve ser resolvido até amanhã (8).

Prefeitura de Petrolina afirma que problema na rede de esgoto de moradora da Cohab 6 é de responsabilidade da Compesa

(Foto: Whatsapp)

No último sábado (17), a senhora Ivoneide Feitoza Alves, moradora da 63, número 5, bairro Cohab 6, enviou mensagem ao blog, informando que o esgoto em frente à sua casa estava entupido e a compesa não conseguiu desentupi-lo porque a raiz de uma árvore da casa vizinha havia crescido para dentro da tubulação.

Segundo a moradora, a compesa já havia tentando resolver o problema por duas vezes e não conseguia por causa da raiz. Os funcionários da companhia teriam informado a morada, que a responsabilidade de retirar o obstáculo da tubulação é da prefeitura. Ainda de acordo com Ivoneide, um dos funcionários da Compesa teria ligado, na frente dela, para um funcionário do município para informar o problema.

Em nota, a prefeitura negou que tenha sido notificada pela Compesa e afirmou que a responsabilidade desse serviço é da companhia e não do município.

Confira a nota.

“A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) informa que em nenhum momento foi notificada pela Compesa ou recebeu qualquer solicitação de intervenção da companhia para intervir na remoção da árvore localizada na Rua 63, na Cohab VI.

Por ser a concessionária do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Petrolina, o serviço de adequação da rede deve ser realizado pela Compesa, em comum acordo com o proprietário do imóvel, sem esquecer de observar a legislação ambiental e requerer as devidas autorizações junto à Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA)”.

Leitora do blog pede ajuda para resolver problema de um esgoto estourado em frente à sua casa

Uma leitora que mora na rua 63, bairro Cohab 6, em Petrolina (PE), enviou mensagem ao blog pedindo ajuda para resolver o problema de um esgoto estourado que fica em frente à sua residência.

Ivoneide Feitoza Alves, que mora na casa de número 5, disse que já procurou a Compesa e a empresa enviou o caminhão por duas vezes, mas não conseguiu desentupir o esgoto. Os funcionários da Compesa alegam, que as raízes de uma árvore, que está plantada na calçada de um vizinho de Ivoneide, cresceu para dentro da tubulação.

Segundo a Compesa, agora a responsabilidade é da prefeitura municipal, de retirar a árvore. Segundo a leitora, os funcionários da Companhia de Saneamento entraram em contato com a prefeitura através de celular para encaminhar a situação, mas até agora o serviço não foi realizado e há dois meses a família convive com esgoto na porta e com o mal cheiro, que chega a causar náuseas, de acordo com a moradora.

Nós entramos em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura para saber se o órgão tem mesmo conhecimento do problema e quando será resolvido. Mas até o fechamento dessa reportagem não tivemos resposta. O espaço fica aberto para o pronunciamento da secretaria responsável.

Moradores da Cohab 6 reclamam de buracos na entrada do bairro

(Foto: WhatsApp)

Os moradores da Cohab 6, em Petrolina (PE), estão reclamando da quantidade de buracos em uma das entradas do bairro.

Segundo a população do local, o problema é antigo e a via nunca passou por uma manutenção sequer.

“É horrível! Logo na entrada do seu bairro ter uma buraqueira dessas. Acaba com carro. É desviando de um buraco e caindo em outro”, disse José Henrique, morador do bairro.

Moradores da Cohab 6 reclamam de cercas caídas na lagoa de estabilização do bairro

Lagoa de estabilização. (Foto: Waldiney Filho)

Lagoa de estabilização no bairro Cohab 6, em Petrolina (PE). (Foto: Waldiney Filho)

Moradores do bairro Cohab 6, em Petrolina (PE), têm se incomodado com a situação das cercas da lagoa de estabilização que fica no bairro. O cercado está parcialmente caído e oferece perigo às crianças que moram e brincam próximo do local.

“Eu vejo direto crianças brincando durante o dia próximo ao local. É um perigo para elas.”, disse José Amorim, que está trabalhando nas proximidades da lagoa.

Alguns moradores relataram que já houve casos de animais caírem dentro da lagoa. A população espera uma resposta dos responsáveis pela manutenção da lagoa de estabilização.

Mais um ônibus da Viva Petrolina quebra e deixa passageiros na mão no Centro da cidade

ônibus viva 1

Moradores do Bairro Cohab 6 que utilizam o transporte público em Petrolina (PE) ficaram no meio do caminho por volta das 8h da manhã desta segunda-feira, de acordo com informação de funcionários, o ônibus 7081 da empresa Viva Petrolina, teve sua lona de freio danificada e por conta disso o veículo travou no ponto de ônibus no Contorno do Viaduto Barranqueiro e deixou os passageiros constrangidos.

A vendedora, Paula Pereira, 25 anos, trabalha em uma loja no Centro da cidade, ela demonstra sua insatisfação de ter que chegar atrasada no trabalho em plena segunda, “realmente essas pessoas, assim como eu, têm horário para chegar no trabalho, na faculdade e ou curso e isso acaba prejudicando os passageiros, tem que haver a manutenção com frequência (dos ônibus) para que isso não aconteça mais”, destacou.

ônibus quebrado viva José de Souza

O aposentado José de Souza, que iria ao médico às 9h, disse que não esperava ficar no meio do caminho, ele completa 68 anos hoje (7), mas confessa que não gostou nem um pouco do presente inesperado “ Eu não estou enxergando direito trouxe minha esposa para me acompanhar, tenho horário certo de chegar ao médico e talvez não seja mais atendido por causa disso aí, o governo nosso aqui não faz nada para fazer uma população trabalhar direito, acho que precisa ter uma pessoa que tomasse conta dessa empresa para fazer funcionar, em outros lugares como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife os ônibus funcionam por que aqui não funciona?”, questiona o aposentado.

A reportagem entrou em contato com a Viva Petrolina, mas até o final dessa matéria não obtivemos sucesso na resposta, tentamos a AMMPLA que fiscaliza o transporte público em Petrolina e aguardamos a resposta da autarquia.

Por Jean Brito, Radialista e Graduando em Comunicação Social pela Uneb

Jovem é preso com arma de fogo na cintura no Carnaval de Petrolina

Na madrugada desta segunda-feira às 01h10min, Policiais Militares da ROCAM/5°BPM ao realizarem rondas no Polo Carnavalesco da Cohab VI em Petrolina, receberam a informação que havia um jovem armado no local festivo.

Segundo a PM, Erisvan Magalhães da Silva Purificação, 20 anos, morador do bairro São Gonçalo, foi encontrado com 01 revólver calibre 32, com 03 (três) munições intactas.

O Jovem e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Plantão para medidas judiciais.

Moradores usam sofá para sinalizar buracos na pista de acesso ao bairro Cohab 6 em Petrolina

Sofá sinalizador 1

Cansados de esperar pela Operação Tapa Buracos da Prefeitura de Petrolina (PE) moradores inovaram na criatividade para evitar novos acidentes na pista de acesso ao bairro Cohab 6, na zona oeste da cidade. Para sinalizar os buracos que há três meses estão abertos na pista próximo ao distrito industrial da cidade, os moradores colocaram um sofá velho no lugar do chapéu de bruxa colorido comumente usados pelas autoridades de trânsito.

De acordo com um leitor que prefere anonimato e enviou fotos para o WhatsApp (87) 9 8816-1881 do nosso blog, os buracos na pista são enormes e mais parecem crateras.

Sofá sinalisador 2

12