Tragédia: padre morre afogado após salvar duas pessoas no Agreste de Pernambuco

Foto: Reprodução/Diocese de Caruaru

O padre Fernando de Lima Silva, de 38 anos morreu afogado no sábado (13), após salvar duas pessoas em um açude em Serra Negra, zona rural de Bezerros, região Agreste de Pernambuco. O sacerdote estava sediado na Diocese de Caruaru.

A informação foi confirmada pela Diocese, que emitiu uma nota sobre o fato. Padre Fernando era natural de Taquaritinga do Norte, também na região Agreste. Ele foi ordenado padre no dia 5 de fevereiro de 2014. A Diocese não soube informar quem eram as duas pessoas que o padre salvou.

Leia a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Criança com apenas 10 meses morre de covid no Agreste de Pernambuco

Uma criança de apenas 10 meses de idade morreu em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, vítima da covid-19. O óbito foi registrado no último domingo (21), mas apenas confirmado no boletim de ontem (24) pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o boletim, a criança já havia sido previamente diagnosticada com a doença. Ela residia no bairro Magano e tinha problemas respiratórias. O paciente estava internado na rede pública. Garanhuns soma 6.683 casos confirmados da doença.

Desse total, 6.411 já estão recuperados. Com o óbito de ontem, já são 122 mortes. Outros 131 pacientes estão em observação pela Secretaria de Saúde.

PRF recupera carros roubados no agreste de Pernambuco

(Foto: PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na última terça-feira (26) dois carros que haviam sido roubados em Pernambuco. Dois motoristas e um passageiro foram detidos em São Caetano e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Uma caminhonete foi recuperada no Km 145 da BR 232, em frente ao posto da PRF de São Caetano. Em consulta, os policiais descobriram que o veículo havia sido roubado em maio de 2017 no município de Bezerros, também no Agreste. O motorista informou que havia pego o automóvel emprestado com o irmão dele e não sabia da irregularidade.

LEIA MAIS

Lajedo (PE): cidade sem lei e sem Covid-19?

Oito dias após as eleições municipais cercadas de cuidados e protocolos para evitar novas contaminações pelo novo coronavírus, o prefeito e o vice-prefeito eleitos da cidade de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, distante cerca de 173 km de Recife, deram uma demonstração de desrespeito as leis, ao bom senso e aos próprios eleitores.

LEIA TAMBÉM

Com atualização de hoje, Pernambuco ultrapassa 176 mil casos de covid

Enquanto que o protocolo estipulado pelo governo de Pernambuco rege que eventos públicos não podem ultrapassar o número de 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço, de acordo com a etapa 11 do Plano de Convivência com a Covid-19, o prefeito eleito Adelmo Duarte, do PSD, e o vice-prefeito  eleito Erivaldo Chagas, do DEM, realizaram uma festa para comemorar a vitória em via pública digna de um carnaval fora de época, com milhares de pessoas aglomeradas e a maioria sem máscaras.

O local após a festa.

O show realizado pelo cantor Zé Vaqueiro neste domingo (22) arrastou uma multidão impossível de contabilizar e deixou um rastro de sujeira no local da festa. Contagiado pelos hits do artista o vice-prefeito eleito, de camisa clara, se destacava dançando no palco.

A assessoria do candidato eleito informou que a festa não foi realizada por ele e sim por empresários amigos. Ainda segundo a assessoria, ele esteve presente como forma de agradecimento, mas fez uso de máscara e distanciamento social. Também de acordo com a assessoria, foi disponibilizado álcool em gel e recomendado o uso de máscaras de proteção no local.

SESI-PE está com matrículas abertas para ano letivo de 2021

(Foto: Ascom/SESI)

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está com matrículas abertas ao ano letivo de 2021 em 12 unidades no Agreste e Sertão do estado. As oportunidades são para os ensinos Fundamental e Médio. A previsão para o início das aulas é 26 de janeiro de 2021.

Há vagas nas unidades de Araripina, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Escada, Goiana, Ibura, Moreno, Vasco da Gama, Paulista e Petrolina. Os pais ou responsáveis devem comparecer ao município desejado, portando documentação pessoal e histórico escolar do aluno.

As mensalidades variam de R$ 171,76 a R$ 673,58 e incluem material didático básico. O SESI lembra que dependente de trabalhador da indústria ou do Sistema FIEPE têm direito a desconto especial. A instituição é a maior da rede privada no estado e possui média de 70% de aprovação nas universidades e faculdades do país.

Academias, bares e restaurantes poderão reabrir no Agreste a partir de segunda-feira

(Foto: Ilustração)

O Governo de Pernambuco autorizou o avanço nas etapas do Plano de Convivência com a Covid-19 apenas na região Agreste, a partir da próxima segunda-feira (03/08). Os bares, restaurantes e academias de Petrolina e demais cidades dos Sertões do São Francisco e de Pernambuco seguirão fechadas.

O anúncio foi feito pelos secretários de Saúde, André Longo e de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, na coletiva de quinta-feira (30). No Sertão foi liberado somente o funcionamento de serviços de escritório com 50% da capacidade.

Ao avançar para a Etapa 6, estão autorizados os seguintes serviços no Agreste:

  • Restaurantes e outros serviços de alimentação (com 50% da capacidade)
  • Academias de ginástica
  • Futebol, sem público
  • Serviços de escritório (com 50% da capacidade)
  • Comércio de veículos com 100% da capacidade
  • Atividades esportivas individuais ao ar livre
  • Praias, parques e praças
  • Shoppings
  • Comércio varejista nos bairros
  • Salões de beleza
  • Indústria
  • Comércio atacadista
  • Construção civil

“Os municípios do Sertão do São Francisco (próximos a Salgueiro, Petrolina e Araripina) permanecerão na Etapa 4. Confira aqui as cidades que fazem parte de cada Gerência Regional de Saúde“, destacou o Governo de Pernambuco. Não há uma previsão para liberação dos setores na região.

Barragem se rompe no agreste de Pernambuco e água invade cidade

(Foto: Ruth Máximo/Divulgação)

A barragem Guilherme Pontes se rompeu na tarde segunda-feira (15) na zona rural de Sairé, no Agreste de Pernambuco, e invadiu a cidade de Barra de Guabiraba, há 117km do Recife . De acordo com a Defesa Civil, mais de mil pessoas precisaram ser retiradas das casas. Ainda não há informações sobre a existência de vítimas ou de feridos.

A água do reservatório deixou as ruas de Barra de Guabiraba inundadas. O rompimento também atingiu a cidade de Cortês, na Zona da Mata Sul. A barragem tinha mais de 20 anos e não aguentou a força da água vinda do Rio Sirinhaém.

LEIA MAIS

Garotos morrem atropelados em Toritama, Agreste de Pernambuco

Cidade decretou luto oficial de três dias (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Dois meninos, um de 8 e outro de 10 anos, morreram atropelados na noite de quinta-feira (6), no Centro de Toritama, Agreste de Pernambuco. As vítimas andavam de bicicleta quando perderam o controle e caíram embaixo de um caminhão-pipa que transitava pela Rua Joaquim Tabosa.

Natan Guilherme Jordão Miranda, de 10 anos morreu no local. Gabriel Jordão Alves de Carvalho, de 8 anos chegou a ser socorrido ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes, mas não resistiu. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, o condutor do caminhão fugiu do local e seu advogado compareceu à delegacia em seguida.

A Prefeitura de Toritama decretou luto oficial de três dias. “O acidente comoveu o sentimento de todos os toritamenses. “Não há, portanto, palavras neste momento que possam confortar a família. Queremos que saibam que a dor é de todos. Que Deus console a todos neste momento tão difícil“, diz a nota.

Chegada de fábrica japonesa deve gerar mais de 1,6 mil empregos no Agreste de Pernambuco

Bonito fortalece geração de empregos em Petrolina (Foto: Heudes Regis/SEI)

A cidade de Bonito, no Agreste de Pernambuco, foi escolhida como sede da multinacional Yazaki. A chegada da empresa japonesa fortalece o polo automotivo no Estado, aquece a geração de empregos e fortalece o Nordeste. A chegada dos japoneses foi celebrada com festa, na noite de quinta-feira (30), com direito a presença do governador Paulo Câmara (PSB).

A expectativa é que a fábrica gere R$ 1,6 mil empregos diretos, 60% ocupadas por mulheres. Serão investidos R$ 60 milhões, com obras previstas para fevereiro. A Yazaki deve começar a operar já em 2021, implantando sua segunda sede no Nordeste e a sexta do país.

“A Yazaki é uma empresa mundial que vai se instalar em Bonito, se tornando um polo indutor do desenvolvimento do Agreste. Buscamos mostrar as oportunidades, dando condições de infraestrutura, dando condições tributárias e fiscais para a instalação dessas novas empresas e, acima de tudo, garantindo uma mão de obra qualificada“, disse Câmara.

Com contratos e integrante da cadeia de suprimentos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), a empresa japonesa fornece peças diretamente a fábrica da Fiat em Goiana (PE). Presidente da Yazaki Mercosul, Lázaro Figueiredo agradeceu a receptividade de Bonito. “De hoje até cerca de 12 meses, a fábrica vai nascer e muitos de vocês estarão trabalhando conosco. É uma alegria muito grande alavancar negócios em Pernambuco. Quero agradecer a todos por esse evento que nos deixa extremamente emocionados. Que isso se traduza nos próximos meses e anos em sucesso para todos nós”, disse.

Estudantes relatam vazamento de lista da UFPE via Sisu, MEC não confirma veracidade

MEC não confira veracidade da lista (Foto: Ilustração)

Uma lista está circulando na internet e contém nomes de supostos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com o Jornal do Commércio, a lista é do curso de Medicina, no campus Caruaru, região Agreste do Estado. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) não confirma a veracidade das informações.

Pró-reitora acadêmica da UFPE, Magna Silva respondeu que a universidade não recebeu nenhuma listagem do governo federal. Na apuração do JC, há vazamentos de supostas listas também no Ceará, Espírito Santo e São Paulo. Oficialmente o MEC afirmou que está apurando o ‘vazamento’ dos resultados.

Estudantes cujos nomes figuram na lista aguardam ansiosos pela confirmação. “Temos um grupo no whatsapp só de vestibulandos de medicina da UFPE. Foi nesse grupo que um rapaz colocou o listão. Ele disse que baixou o resultado, mas logo depois a lista saiu do ar. Meu nome aparece corretamente, assim como meu número de inscrição no Enem e a nota”, disse a estudante Laís Acioli Silva, de 18 anos.

Agreste: filho tenta esfaquear a mãe após ser proibido de jogar videogame

Homem já tem passagem pela polícia (Foto: Ilustração)

Um homem de 20 anos foi preso na segunda-feira (27), em Santa Cruz do Capibaribe, região Agreste de Pernambuco, depois de tentar esfaquear a mãe. O motivo da agressão foi o ato de a genitora tê-lo proibido de jogar videogame, afirma a Polícia Militar do Estado.

De acordo com o NE10, o jovem foi até a cozinha da residência após a mãe ter solicitado que o filho parasse de jogar. Em seguida ele pegou uma faca e tentou desferir alguns golpes contra a vítima. Ela conseguiu tomar desarmá-lo e acionou a polícia.

Na delegacia o suspeito teria contado uma outra versão do fato. Segundo a polícia, ele já responde por porte ilegal de arma de fogo na Comarca de Gravatá, também no Agreste do estado, onde teria saído sem autorização judicial.

Paulo Câmara visita Agreste e entrega novo sistema de abastecimento

Câmara cumpriu agenda no Agreste do Estado (Foto: Ascom)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) visitou o interior do Estado na quarta-feira (22), para entregar o novo Sistema Adutor em Jucati, distrito de Garanhuns, região Agreste. A intervenção foi orçada em R$ 6 milhões e beneficiária cerca de 15 mil moradores a partir da ETA Garanhuns.

Segundo Câmara, o novo sistema coloca fim a uma angústia que sempre marcou a vida da população: esperar as barragens encherem com as chuvas para ter água. “Nós sabemos a crise hídrica por que passa a Região Nordeste, por que passa Pernambuco, mas a gente está conseguindo tirar obras importantes do papel, torná-las realidade. Temos muito que fazer para melhorar em Pernambuco, mas são ações como essas que a gente vai continuar fazendo. Queremos garantir água com regularidade e com qualidade chegando a todas as áreas do Estado”, disse o governador.

A obra foi realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Em seguida Câmara seguiu até Belo Jardim, onde assinou a ordem de serviço para a realização da reestruturação em um trecho de 30 km na PE-166, ação do Programa Caminhos de Pernambuco. Foram investidos R$ 23 milhões, dos quais R$ 4 milhões vieram através de empréstimo com a Caixa Econômica Federal e o restante financiado pelo BNDES.

Caruaru registra três tremores de terra no final de semana

Caruaru, no Agreste de Pernambuco registrou três tremores de terra no final de semana. De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os abalos tiveram magnitude de 2.2, 1.7 e 1.9 na Escala Richter.

LEIA TAMBÉM:

Tremor de 2.1 atinge Santa Cruz do Capibaribe

Os abalos foram sentidos na noite de domingo (29), mas sem registros de feridos. Os tremores de terra são comuns em Pernambuco, especialmente na região onde Caruaru está localizado. Na semana passada o fenômeno foi percebido em Santa Cruz do Capibaribe.

Agreste: mãe é presa suspeita de matar filho recém-nascido

Um crime bárbaro chocou a população de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. Uma mulher foi presa em flagrante na noite de sexta-feira (27), suspeita de ter matado seu filho recém-nascido. Segundo a polícia, a criança teria sido morta por esganamento na terça-feira (24), mas o corpo somente foi encontrado na madrugada passada.

Vitória Maria dos Santos Silva tem 19 anos e confessou o crime à Polícia Civil de Limoeiro. No depoimento ela afirmou estar mentindo ao atual companheiro, já que o pai da criança era um outro homem com quem manteve uma relação.

LEIA MAIS

Tremor de 2.1 atinge Santa Cruz do Capibaribe

(Foto: URFN/Divulgação)

Um tremor de terra assustou moradores de Santa Cruz do Capibaripe, Agreste de Pernambuco, na noite de quinta-feira (26). De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o abalo teve magnitude de 2.1 na escala Richter.

O Laboratório disse ainda que o tremor é comum na região, sendo provocado por pequenas falhas geológicas as quais se movimentam e provocam os abalos. Na mesma região, em abril de 2018 foi registrado um tremor de 1.7 na cidade de Caruaru.

O tremor de maior intensidade registrado na região Agreste do Estado foi no ano de 2005, no município de São Caetano, que atingiu 4.0 na escala Richter.

123