Lula pede que Bolsonaro seja proibido de usar visita a Londres em campanha

A campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu hoje ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que proíba o presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar como propaganda eleitoral qualquer vídeo, fotografia ou material gráfico produzido durante a viagem oficial a Londres, onde o mandatário participou do velório da rainha Elizabeth 2ª.

Os advogados Cristiano Zanin e Angelo Ferraro, que representam o petista no TSE, também pedem que seja determinada a remoção de links nas redes sociais de Bolsonaro, de seu vice, Walter Braga Netto, e de apoiadores políticos que usarem imagens e o discurso eleitoreiro do chefe do Executivo na capital do Reino Unido para fins eleitorais.

“Desde sua chegada a Londres, percebe-se que Bolsonaro confunde as figuras de presidente da República com a de candidato à reeleição, sequestrando atos oficiais da República brasileira para fazer campanha eleitoral, o que é absolutamente irregular”, afirma a defesa do ex-presidente.

Em outra frente, a senadora Soraya Thronicke, candidata do União Brasil à Presidência, acionou o TSE contra Bolsonaro por suposto abuso de poder econômico e político na ida a Londres para o funeral da rainha Elizabeth 2ª.

A congressista também pede à Corte Eleitoral que proíba o uso das imagens da viagem pela campanha bolsonarista. Mais cedo, a vereadora Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou ação semelhante com o mesmo pedido. Os coordenadores jurídicos da campanha de Ciro Gomes, Walber Agra e Ezikelly Barros, também avaliam entrar com ação.

Deixe um comentário