Compesa anuncia que concessão de serviços será assinada em março

A assinatura da concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deve ser assinada no próximo dia 27 de março. Em entrevista ao Diario nesta segunda (23), o presidente da corporação, Douglas Nóbrega, disse que a transição das operações de abastecimento hídrico e saneamento básico para as empresas vencedoras do leilão de concessão parcial da corporação, em dezembro de 2025, deve acontecer em seis meses.

As empresas estão divididas em dois lotes: um da região Região Metropolitana e um do Sertão. As corporações ficarão responsáveis pelos serviços de distribuição de água tratada e esgotamento sanitário de dois blocos: MRAE Sertão, que reúne 24 cidades, e RMR Pajeú, com 150 municípios, além de Fernando de Noronha.

“São dois lotes, um da RMR e Pajeú e outro do Sertão. São 175 municípios, um lote é composto por 25 municípios, e foi vencido pelo grupo Patria, um grande investidor de infraestrutura do Brasil. O outro foi vencido por um consórcio entre a BRK e o grupo Acciona, que é um dos maiores investidores do mundo. BRK já tá em água e infraestrutura hoje na Região Metropolitana fazendo esgoto”, explicou Nóbrega. Os grupos vão investir, juntos, R$ 19 bilhões na distribuição de água e na coleta e tratamento de esgoto. Compesa continuará sendo responsável pela produção e tratamento de água.

“Essas empresas têm R$ 20 bilhões que devem ser investidos em água e saneamento na parte de distribuição. A grande expectativa é que as redes de distribuição nas cidades sejam ampliadas. Esse é o foco da concessão. E aí depende da demanda em cada cidade da rede. Redução de perda também é um trabalho gigante que as concessionárias vão fazer e a Compesa já está fazendo. Hoje a gente tem 48% de perda. Vamos ter que reduzir perda, porque é questão de sobrevivência. A meta hoje é de no máximo 25% (de perda). Só que pouquíssimas cidades no Brasil tem esse índice”, acrescentou o presidente da Compesa.

Nóbrega garantiu, ainda, manutenção de funcionários e servidores: “É um processo onde vai haver zero demissões. A empresa continua pública, todo quadro funcional preservado”.

Entregas – Douglas Nóbrega ainda destacou que a Compesa está trabalhando para entregar o abastecimento da Adutora do Agreste até Gravatá antes da Semana Santa, que tem início em 29 de março. Outras entregas estão previstas para os meses subsequentes.

“Se não for entregue antes da Semana Santa, vai ser logo após. Logo na sequência também, em abril, tem São Bento do Una que vai receber da Adutora do Agreste, Brejo da Madre de Deus, Toritama é provável que chegue em março também. Chegando lá, a gente vai andar para Casinhas, até Surubim com a água de Toritama, bombeando do sentido inverso. Têm cinco cidades para ser atendidas. Estamos testando essa inversão de Caruaru também, com Adutora do Agreste, que vai para Riacho das Almas, Ameixas, Cumaru e Passira. Também já está bombeando, não está chegando porque detectamos vários desvios de água”.

Só no Recife, são 27 obras em andamento, revela Nóbrega. Os investimentos, segundo ele, são de cerca de R$ 1 Bi. Para áreas de Morro, que ainda lidam com problemas no abastecimento, a Compesa diz ter dois grande projetos, um deles, com previsão de entrega para julho, que prometem melhorar o abastecimento hídrico.

“Em áreas de Morro, um projeto chamado de Alça Norte, que a gente tá fazendo, que pega ali o Detran, a parte da BR, já em execução. O “Morros da Zona Norte”, que contempla Casa Amarela, Alto José do Pinho, Alto José Bonifácio, Nova Descoberta, Corrégo do Jenipapo, tudo. Tem um projeto ali de mais de 45 milhões em execução, como previsão de concluir até o meio do ano. A gente já vai fazendo entregas parciais, já deu uma melhorada, inclusive no Morro da Concessão”, explicou.

Para o Sertão, a o projeto da Adutora de Negreiros foi licitada, e teve ter ordem de início em breve. “Para o Sertão, licitamos há pouco a Adutra de Negreiros, vamos dar ordem de início agora em março também, que é uma Adutora de 82 quilômetros, que vai beneficiar a região ali de Arapiraca, com investimendo de R$ 300 milhões. É um investimento antigo que agora vai ser concretizado. A licitação foi concluída, o contato já foi assinado”, anunciou Douglas.

Investimentos e gestão – A meta financeira, segundo Nóbrega, é de investir cerca R$ 1,3 bi, R$ 1,5 bi neste ano. Sobre o ritmo de entregas, ele destacou o andamento dos serviços: “No início desta gestão, a gente tinha na Compesa 58 obras paradas. Hoje as obras têm um andamento e a gente tem hoje um pacote de 268 obras em andamento”.

Diario de Pernambuco

Acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia é assinado no Paraguai

Representantes dos blocos de integração regional Mercosul e União Europeia (UE) assinaram, neste sábado (17), um acordo de livre comércio. O tratado foi assinado no teatro José Asunción Flores, do Banco Central do Paraguai. O Banco Central é cenário simbólico para a firmação deste acordo, pois se trata do local foi assinado o Tratado de Assunção, considerado o primeiro passo para a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Desde dezembro de 2025, o Paraguai é líder temporário do bloco.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não compareceu à cerimônia por questões de agenda. Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, representou o Brasil. Participaram do evento outros representantes dos países-membros, como os presidentes Javier Milei (Argentina); Rodrigo Paz (Bolívia); Santiago Peña (Paraguai) e Yamandú Orsi (Uruguai), bem como da cúpula europeia, como Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e António Costa, presidente do Conselho Europeu.

Nessa sexta-feira (16), o presidente Lula recebeu Ursula e Costa no Rio de Janeiro, onde discutiram a implementação do acordo comercial e outros temas da agenda internacional. O texto estabelece a gradual eliminação de tarifas de importação para mais de 90% do comércio bilateral, envolvendo bens industriais (máquinas, ferramentas, automóveis e outros produtos e equipamentos) e produtos agrícolas.

Segundo o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o acordo comercial deve entrar em vigor ainda no segundo semestre deste ano.

Diario de Pernambuco/Agência Brasil

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial neste sábado (17)

Após 26 anos de negociação, representantes dos blocos de integração regional Mercosul e União Europeia (UE) devem assinar, neste sábado (17), um acordo de livre comércio com potencial de integrar um mercado de cerca de 720 milhões de pessoas (450 milhões na UE e cerca de 295 milhões no Mercosul). Aprovado por ampla maioria dos 27 países que integram a UE, o tratado será assinado em Assunção, no Paraguai – país que, desde dezembro de 2025, preside temporariamente o Mercosul.

A cerimônia de assinatura acontecerá a partir das 12h15 (horário de Brasília), no teatro José Asunción Flores, do Banco Central paraguaio – mesmo local onde, em 1991, foi assinado o Tratado de Assunção, considerado o primeiro passo para a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul), hoje composto por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O evento contará com a presença de representantes dos países-membros, a exemplo dos presidentes Javier Milei (Argentina); Rodrigo Paz (Bolívia); Santiago Peña (Paraguai) e Yamandú Orsi (Uruguai), bem como da cúpula europeia, como Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e António Costa, presidente do Conselho Europeu.

Por questões de agenda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não viajará ao Paraguai. O Brasil será representado na cerimônia de assinatura pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Na véspera (16), contudo, Lula recebeu Ursula e Costa no Rio de Janeiro, onde discutiram a implementação do acordo comercial e outros temas da agenda internacional.

Protocolar, a assinatura do acordo comercial formaliza o fim da fase de tratativas técnicas e políticas iniciadas em junho de 1999, quando as partes começaram a negociar seus termos. O texto estabelece a gradual eliminação de tarifas de importação para mais de 90% do comércio bilateral, envolvendo bens industriais (máquinas, ferramentas, automóveis e outros produtos e equipamentos) e produtos agrícolas.

Após a assinatura, o texto será submetido à ratificação do Parlamento Europeu e dos congressos nacionais de cada país integrante do Mercosul. A entrada em vigor da parte comercial do acordo depende da aprovação legislativa, com previsão de implementação gradual ao longo dos próximos anos. De qualquer forma, a expectativa é que o tratado seja implementado gradualmente e que seus efeitos práticos demorem algum tempo para começar a ser sentidos, estabelecendo a maior zona de livre comércio do mundo.

Na quinta-feira (15), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse crer que o acordo comercial entre em vigor ainda no segundo semestre deste ano. Assinado, o Parlamento Europeu aprova sua lei e nós, no Brasil, aprovamos a lei, internalizando o acordo. A gente espera que aprove a lei ainda neste primeiro semestre e que tenhamos, no segundo semestre, a vigência do acordo. Aí, ele entra imediatamente em vigência”, afirmou Alckmin.

Celebrado por governos e setores industriais, o acordo é alvo de críticas e protestos de agricultores europeus que temem a concorrência dos produtos sul-americanos, já que, entre outras coisas, eliminará tarifas alfandegárias. O tratado também é alvo da desconfiança de ambientalistas, que criticam possíveis impactos sobre o clima e a concorrência agrícola – embora a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, avalie que o texto final está alinhado à agenda ambiental, em termos capazes de promover o desenvolvimento e proteger a natureza.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) estima que a implementação do acordo pode incrementar as exportações brasileiras em cerca de US$ 7 bilhões e ampliar a diversificação das vendas internacionais brasileiras, beneficiando inclusive à indústria nacional.

Confira os principais pontos do acordo:

1. Eliminação de tarifas alfandegárias – Redução gradual de tarifas sobre a maior parte dos bens e serviços; Mercosul: zerará tarifas sobre 91% dos bens europeus em até 15 anos; União Europeia: eliminará tarifas sobre 95% dos bens do Mercosul em até 12 anos. 2.

2 – Ganhos imediatos para a indústria – Tarifa zero desde o início para diversos produtos industriais. Setores beneficiados:

Máquinas e equipamentos; Automóveis e autopeças; Produtos químicos; Aeronaves e equipamentos de transporte.

3. Acesso ampliado ao mercado europeu – Empresas do Mercosul ganham preferência em um mercado de alto poder aquisitivo; UE tem PIB estimado em US$ 22 trilhões; Comércio tende a ser mais previsível e com menos barreiras técnicas.

4. Cotas para produtos agrícolas sensíveis – Produtos como carne bovina, frango, arroz, mel, açúcar e etanol terão cotas de importação; Acima dessas cotas, é cobrada tarifa; Cotas crescem ao longo do tempo, com tarifas reduzidas, em vez de liberar entrada sem restrições; Mecanismo busca evitar impactos abruptos sobre agricultores europeus; Na UE, as cotas equivalem a 3% dos bens ou 5% do valor importado do Brasil; No mercado brasileiro, chegam a 9% dos bens ou 8% do valor.

5. Salvaguardas agrícolas – UE poderá reintroduzir tarifas temporariamente se: Importações crescerem acima de limites definidos; Preços ficarem muito abaixo do mercado europeu; Medida vale para cadeias consideradas sensíveis.

6. Compromissos ambientais obrigatórios – Produtos beneficiados pelo acordo não poderão estar ligados a desmatamento ilegal; Cláusulas ambientais são vinculantes; Possibilidade de suspensão do acordo em caso de violação do Acordo de Paris.

7. Regras sanitárias continuam rigorosas – UE não flexibiliza padrões sanitários e fitossanitários. Produtos importados seguirão regras rígidas de segurança alimentar.

8. Comércio de serviços e investimentos – Redução de discriminação regulatória a investidores estrangeiros. Avanços em setores como: Serviços financeiros; Telecomunicações; Transporte; Serviços empresariais.

9. Compras públicas- Empresas do Mercosul poderão disputar licitações públicas na UE; Regras mais transparentes e previsíveis.

10. Proteção à propriedade intelectual – Reconhecimento de cerca de 350 indicações geográficas europeias; Regras claras sobre marcas, patentes e direitos autorais.

11. Pequenas e médias empresas (PMEs) – Capítulo específico para PMEs;  edidas de facilitação aduaneira e acesso à informação; Redução de custos e burocracia para pequenos exportadores.

12. Impacto para o Brasil – Potencial de aumento das exportações, especialmente do agro e da indústria; Maior integração a cadeias globais de valor; Possível atração de investimentos estrangeiros no médio e longo prazo.

13. Próximos passos – Assinatura prevista para 17 de janeiro, no Paraguai;- Aprovação pelo Parlamento Europeu; Ratificação nos Congressos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai; Entrada em vigor apenas após conclusão de todos os trâmites; Acordos que extrapolam política comercial precisam ser aprovados pelos parlamentos de cada país.

Agência Brasil

Simão Durando assina ordens de serviço para reforma e ampliação de 16 escolas

Prefeito Simão Durando assinando ordens de serviço, investimento de mais de R$ 11 milhões em 16 escolas

A Prefeitura de Petrolina realizou na noite desta segunda-feira (15), na COHAB VI, a assinatura das ordens de serviço para a reforma e ampliação de 16 escolas da rede municipal de ensino, em um investimento que ultrapassa R$ 11 milhões e alcança unidades tanto da área urbana quanto da zona rural do município.

O ato foi conduzido pelo prefeito Simão Durando, que destacou a dimensão do anúncio e a importância do momento para a cidade. Segundo ele, assinar 16 ordens de serviço de uma só vez não é realidade para a maioria dos municípios brasileiros. “Isso não é para qualquer cidade do Brasil, não. Isso é Petrolina. Estou muito feliz em encerrar o ano com um anúncio como esse, que mostra o quanto estamos investindo no futuro da nossa cidade”, afirmou.

LEIA MAIS

Lula assina hoje projeto de lei que isenta do IR quem ganha até R$ 5.000

Imagem: Reprodução/YouTube/CanalGov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar, nesta terça-feira (18) o projeto de lei que isenta do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) quem recebe até R$ 5 mil por mês, confirmou a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República).

A assinatura será em evento marcado para as 11h30 no Palácio do Planalto, confirmando apuração do Estadão/Broadcast Político publicada mais cedo.

Participam do evento os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Depois da solenidade, haverá uma entrevista coletiva técnica para detalhar a proposta.

Nesta segunda-feira (17), Haddad explicou que o governo fez um recálculo e passou a estimar que a renúncia com a ampliação da isenção do Imposto de Renda custará cerca de R$ 27 bilhões, um impacto menor do que os R$ 35 bilhões inicialmente estimados.

Prefeito assina contrato para construção de 250 casas do Minha Casa, Minha Vida em Juazeiro

A previsão é que as obras tenham início em fevereiro, trazendo esperança e dignidade para centenas de famílias

Nesta quinta-feira (09), o prefeito Andrei Gonçalves assinou o contrato para a construção de 250 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.

O ato foi realizado no gabinete do Paço Municipal, e contou com a presença do vice prefeito, Tiano Félix, o superintendente e a equipe da Caixa Econômica Federal, Francisco Estrela, representantes da construtora responsável pela obra, o presidente da Câmara Municipal, Mitu do Sindicato, vereadores, secretários e a imprensa regional.

As novas moradias serão financiadas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e construídas no bairro Itaberaba, próximo ao Residencial Juazeiro 1, no bairro Itaberaba.

LEIA MAIS

Ministros Participam de Evento de Fruticultura e Assinatura do Pacto Nacional do Trabalho Decente no Meio Rural em Petrolina; Guilherme Coelho representará a região

Guilherme Coelho – Presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas). FOTO – ARQUIVO BLOG

Nesta quarta-feira (13), Petrolina, no Sertão de Pernambuco, será palco de um evento que reúne autoridades e representantes do setor da fruticultura para a assinatura do Pacto Nacional do Trabalho Decente no Meio Rural. Entre os participantes, estão confirmados os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. O evento acontecerá na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), às 9h30.

O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, destaca que o Pacto, instituído pelo Decreto nº 12.064, de 17 de junho de 2024, visa promover a inclusão social e a segurança trabalhista para beneficiários do Bolsa Família. Segundo Coelho, o Pacto será fundamental para aliviar a escassez de mão de obra no setor da fruticultura, oferecendo a possibilidade de que beneficiários do programa sejam contratados como safristas sem perder a renda oferecida pelo programa.

“O pacto será importante para que os beneficiários, cumprindo alguns requisitos, possam trabalhar como safristas na produção de frutas sem perder a renda oferecida pelo programa. Poderemos, assim, amenizar os impactos causados ​​pela falta de mão de obra no setor”, explicou

Evento de anúncio do Complexo Esportivo e Cultural Terras do Sul é adiado em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), informa que o evento de assinatura de Ordem de Serviço agendado para esta quarta-feira (23), no bairro Terras do Sul, foi adiado. Ainda este mês, a gestão municipal deve anunciar uma nova data para realização do evento.

O Complexo Esportivo e Cultural Terras do Sul é fruto de uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania.

Paulo Câmara sanciona leis que concedem reajustes salariais a servidores do Estado

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta quarta-feira (30.03), leis que concedem reajustes salariais aos servidores públicos estaduais. As propostas foram enviadas à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em fevereiro, e aprovadas pelos deputados. As leis terão vigência a partir de junho, e vão gerar um incremento de aproximadamente R$ 1 bilhão na economia do Estado.

Atualmente, o Estado conta com 127.947 servidores ativos, 75.066 aposentados e 26.037 pensionistas. Durante as sanções, o governador ressaltou o compromisso do Estado com o funcionalismo público e agradeceu aos parlamentares estaduais que votaram a favor dos projetos de lei. “O apoio dos parlamentares foi essencial para dar celeridade aos projetos que nós enviamos e que irão beneficiar milhares de servidores públicos. Com isso, nós cumprimos a missão de valorizar cada vez mais todas as categorias do Estado”, destacou. 

LEIA MAIS

TSE inicia análise de consulta sobre assinaturas digitais em apoiamentos para criação de novos partidos

(Foto: Lalo de Almeida/Folhapress)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou, nessa terça-feira (26), a análise de uma consulta formulada pelo deputado federal Jerônimo Pizzolotto Goergen (PP-RS), sobre a possibilidade do uso de assinaturas digitais no processamento de apoiamentos para a criação de novos partidos políticos.

Após o voto do relator, ministro Og Fernandes, pelo não conhecimento da consulta, a análise do tema foi interrompida por um pedido de vista do ministro Luis Felipe Salomão. A previsão é de que o processo volte a ser examinado na sessão da próxima terça-feira (3).

LEIA MAIS

Prefeito de Santa Maria assina Termo de Adesão e Compromisso para fortalecimento da saúde pública municipal

O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes, e a secretária de saúde Caroline Moraes participaram na última terça-feira(10), no Grande Hotel de Juazeiro, da I Oficina de Pactuação, Região Nordeste – PEBA, referente ao projeto Fortalecimento dos processos de Governança, Organização e Integração das Rede de Atenção à Saúde (Regionalização) – que tem por objetivo o desenvolvimento, implantação e execução de projetos pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde(PROADI-SUS).

Ao participar da mesa de abertura, o prefeito de Juazeiro(BA), Paulo Bonfim, destacou o percentual investido na saúde pública de seu município que extrapolou os limites previstos, considerando as dificuldades nos processos de trabalho, tendo em vista os números de atendimento nos hospitais. A presidente do Conselho dos Secretários Municipais da Bahia Stela Souza, observou a falta de investimentos pelo MS na rede de saúde PEBA e que está no enfrentamento com outros colegas para reversão do atual quadro.

O presidente do Conselho de Secretário Municipais de Pernambuco, Orlando Lima, ao criticar o “desfinanciamento” no sistema, argumentou que por conta da situação há entraves em toda rede. A Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Ana Paula Pinho, por sua vez, falou do projeto e dos investimentos, além de apresentar a equipe executora em âmbito nacional e regional.

Já o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Willames Freire, fez várias ponderações sobre os investimentos na saúde, as novas políticas públicas e as realidades vivenciadas. Num segundo momento, o consultor e a coordenadora do projeto apresentaram a proposta para todos os prefeitos e secretários municipais de saúde presentes à oficina. Também foi realizada assinatura do Termo de Adesão e Compromisso, instrumento que valida a participação do município neste projeto.

De acordo com a secretária de Saúde de Santa Maria da Boa Vista, Carol Moraes, o projeto trará um direcionamento positivo quanto a capacidade instalada de cada região que compõem a Rede PEBA. “Mesmo considerando os principais entraves que hoje vivenciamos, como a falta de leitos para os nossos pacientes que precisam de atendimento de alta complexidade, ficamos esperançosos no sentido de que a Rede será vista com uma importância pelas demais esferas de governo. Assim, seus problemas deverão ser solucionados para que possamos garantir saúde pública a todos que dela dependem”, ressaltou.

Paulo Câmara assina protocolo para receber indústria estrangeira de munições em PE

A previsão é começar a produzir as primeiras balas em 2018. (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (15) uma solenidade marcou a assinatura do protocolo de intenções para a construção da fábrica da Ruag Indústria e Comércio de Munições Ltda, da Suíça. O documento foi assinado pelo governador, Paulo Câmara (PSB).

Segundo a presidente da Ruag no Brasil, Maria Vasconcelos, a linha de produção pode ser ampliada. E, com essa possível expansão, o investimento em Pernambuco pode chegar até R$ 250 milhões. O local da fábrica ainda não foi definido.

A solenidade de assinatura também contou com a presença do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, de representantes das Forças Armadas e da Polícia Militar. O ministro avaliou a ocasião como um momento histórico para o Brasil.

Com informações do G1

Prefeitura de Petrolina inicia drenagem e pavimentação em ruas do São Gonçalo

O prefeito Miguel Coelho assinou ontem (22), uma ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação da Avenida do Tapuio e Rua Severo Dunga, no São Gonçalo. O trabalho já começa nesta semana e tem previsão de entrega de dois meses. Serão investidos pela Prefeitura na obra R$ 439 mil.

O serviço garantirá mais infraestrutura para a comunidade, evitando alagamentos e melhorando o trânsito na localidade. Primeiro, será instalada a tubulação de drenagem nas vias, em seguida, a Prefeitura fará o calçamento em paralelepípedos.

“Nos primeiros dias de gestão, vim aqui nessa mesma comunidade e pude ver de perto muito esgoto e várias outras dificuldades. Hoje, com apenas cinco meses de governo, retorno para anunciar essas obras que vão melhorar a vida das pessoas e valorizar o bairro. Isso demonstra nosso compromisso em priorizar as áreas mais carentes de atenção em nossa cidade”, destacou Miguel Coelho.

Ainda na visita ao bairro para assinar a ordem de serviço, o prefeito fez uma vistoria no Clube do Bairro em construção no São Gonçalo. A estrutura deve ficar pronta até julho e contará com equipamentos de exercícios e prática esportiva, oferecendo uma opção nova de lazer e valorizando a comunidade.

Juazeiro: Primeiro dia de assinatura de contratos dos residenciais Dr. Humberto leva centenas de pessoas à Praça da Juventude

(Foto: ASCOM)

O clima era de felicidade no primeiro dia de assinatura de contratos para os contemplados dos residenciais Dr. Humberto I e II que fazem parte no programa Minha Casa Minha Vida em Juazeiro. Mil famílias sorteadas assinam contratos hoje (17) e amanhã (18) na quadra da Praça da Juventude, no bairro Malhada a Areia.

Dona Verbena dos Santos, 61 anos, foi uma das beneficiadas e emocionada falou sobre a realização do sonho da casa própria. “Só tenho a agradecer, pois nunca tive uma casa, morei durante toda minha vida com minha mãe e hoje me sinto realizada. Já chorei muito, não caiu a ficha ainda. Espero que outras pessoas possam viver o que estou vivendo”, declarou. Já dona Luiza da Conceição, morou durante 20 anos de aluguel e comemora a conquista. “Estou muito feliz, agora tudo vai mudar pra melhor. Será uma economia grande”, disse.

Para dar agilidade ao processo, logo após a assinatura dos contratos, os contemplados já se dirigiam aos atendentes da Coelba e do SAAE para solicitarem os serviços de energia e água. “Estamos trabalhando para que nos próximos dias tudo esteja pronto para que essas famílias possam receber as chaves de suas casas, passando a viver com mais dignidade”, afirmou.

O município de Juazeiro conquistou nos últimos oito anos o maior volume de casas populares de sua história, sendo 11 mil no total, 9.500 já foram entregues.

Miguel Coelho assina parceria com a Codevasf para investir R$ 4,5 milhões no interior de Petrolina

(Foto: Wesley Lopes)

No primeiro dia de trabalho, o novo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anuncia junto com a presidente da CodevasfKênia Marcelino, um acordo de cooperação técnica para abastecimento de água na zona rural. A parceria de R$ 4,5 milhões vai garantir a perfuração de 50 poços e instalação de 159 equipamentos hídricos em diversas comunidades do interior da capital do São Francisco. O anúncio ocorre, nesta segunda-feira (02), às 10h, na sede regional da Codevasf, em Petrolina. 

12