Trump anuncia morte do chefe do Tren de Aragua, maior facção da Venezuela

O chefe do grupo criminoso de origem venezuelana Tren de Aragua, Niño Guerrero, foi morto em uma operação militar americana realizada em coordenação com autoridades da Venezuela, anunciaram Washington e Caracas na sexta-feira (12) à noite. “Sob minhas ordens, o Comando Sul dos Estados Unidos realizou um ataque rápido e letal para eliminar Niño Guerrero, do tristemente conhecido Tren de Aragua”, publicou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na rede Truth Social. “Essa ação foi coordenada de perto com nossos amigos na Venezuela, com quem estamos trabalhando muito bem”, acrescentou.

A Venezuela confirmou pouco depois que Héctor Rusthenford Guerrero Flores, conhecido como Niño Guerrero, havia sido “neutralizado” e que houve “confrontos” com integrantes de “estruturas do crime organizado”. El Niño Guerrero morreu em uma “operação coordenada” com os Estados Unidos, executada no estado de Bolívar, no sudeste do país, afirma um comunicado do Ministério das Comunicações venezuelano. “Teve apoio tecnológico especializado e aconteceu com mecanismos de cooperação e de troca de informações de inteligência”, acrescentou a pasta.

Os Estados Unidos realizaram em janeiro uma incursão militar em Caracas e capturaram o então presidente Nicolás Maduro, atualmente preso em Nova York, acusado de narcotráfico. Desde então, a ex-vice-presidente Delcy Rodríguez governa como presidente interina, sob as pressões de Washington. “Como resultado, os terroristas do Tren de Aragua não têm mais um refúgio seguro na Venezuela nem em qualquer outro lugar”, afirmou Trump na Truth Social.

A mensagem do republicano foi acompanhada por um vídeo de 10 segundos que mostra a vista aérea de um edifício rodeado de vegetação, quando ocorre uma explosão, que levanta uma nuvem de fumaça. Não é possível distinguir claramente ninguém nas imagens.

‘Organização terrorista’ – Os Estados Unidos classificaram o Tren de Aragua como uma organização terrorista em janeiro de 2025. O grupo, que atua em vários países da América Latina, surgiu em 2014, na prisão de Tocorón, no estado de Aragua, e se dedica à prática de extorsão, assassinatos encomendados, tráfico de drogas, prostituição, tráfico de pessoas e até garimpo ilegal, embora também tenha empreendido em alguns negócios legalizados.

O Departamento de Estado americano oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões (R$ 25 milhões) por informações que levassem à prisão ou condenação do líder do Tren de Aragua. Ele foi alvo de sanções dos Estados Unidos em julho de 2025, juntamente com outros cabeças da organização. Em dezembro, promotores federais de Nova York apresentaram acusações contra 70 membros da gangue, entre eles Guerrero, por associação criminosa e tráfico de drogas e armas de fogo.

Após ocupar militarmente a prisão de Tocorón em setembro de 2023, o governo Maduro anunciou que havia “desmantelado totalmente” a gangue. Naquela época, Niño Guerrero era um fugitivo da Justiça. Segundo o centro de análises Insight Crime, Guerrero, que teria 42 anos, tornou o grupo “o que ele é hoje durante sua prisão em Tocorón”. Sob sua liderança, o local “se tornou uma das prisões mais notórias do país, em grande parte devido à política não oficial do governo venezuelano de entregar o controle de algumas prisões a chefões do crime conhecidos como ‘pranes'”.

AFP

Pernambuco anuncia contratação por seleção simplificada de 831 profissionais para área de saúde

Através do decreto nº. 60.366, o governo de Pernambuco anunciou a contratação temporária de 831 profissionais para atuar na área da saúde, por Seleção Pública Simplificada. A contratação é uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e terá o prazo de 24 meses, sendo prorrogável pelo mesmo período. Os detalhes da seleção serão conhecidos via edital a ser publicado em conjunto com a Secretaria de Administração.

Os cargos/regimes e quantitativos de vagas estão assim definidos:

Analista em Saúde/Diarista – 59 vagas

Analista em Saúde/Plantonista – 67 vagas

Assistente em Saúde/Diarista – 133 vagas

Assistente em Saúde/Plantonista – 116 vagas

Cirurgião Bucomaxilo/Plantonista – 6 vagas

Médico/Diarista – 136 vagas

Médico/Plantonista – 314 vagas

Total geral – 831 vagas

Diario de Pernambco

Compesa anuncia que concessão de serviços será assinada em março

A assinatura da concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deve ser assinada no próximo dia 27 de março. Em entrevista ao Diario nesta segunda (23), o presidente da corporação, Douglas Nóbrega, disse que a transição das operações de abastecimento hídrico e saneamento básico para as empresas vencedoras do leilão de concessão parcial da corporação, em dezembro de 2025, deve acontecer em seis meses.

As empresas estão divididas em dois lotes: um da região Região Metropolitana e um do Sertão. As corporações ficarão responsáveis pelos serviços de distribuição de água tratada e esgotamento sanitário de dois blocos: MRAE Sertão, que reúne 24 cidades, e RMR Pajeú, com 150 municípios, além de Fernando de Noronha.

“São dois lotes, um da RMR e Pajeú e outro do Sertão. São 175 municípios, um lote é composto por 25 municípios, e foi vencido pelo grupo Patria, um grande investidor de infraestrutura do Brasil. O outro foi vencido por um consórcio entre a BRK e o grupo Acciona, que é um dos maiores investidores do mundo. BRK já tá em água e infraestrutura hoje na Região Metropolitana fazendo esgoto”, explicou Nóbrega. Os grupos vão investir, juntos, R$ 19 bilhões na distribuição de água e na coleta e tratamento de esgoto. Compesa continuará sendo responsável pela produção e tratamento de água.

“Essas empresas têm R$ 20 bilhões que devem ser investidos em água e saneamento na parte de distribuição. A grande expectativa é que as redes de distribuição nas cidades sejam ampliadas. Esse é o foco da concessão. E aí depende da demanda em cada cidade da rede. Redução de perda também é um trabalho gigante que as concessionárias vão fazer e a Compesa já está fazendo. Hoje a gente tem 48% de perda. Vamos ter que reduzir perda, porque é questão de sobrevivência. A meta hoje é de no máximo 25% (de perda). Só que pouquíssimas cidades no Brasil tem esse índice”, acrescentou o presidente da Compesa.

Nóbrega garantiu, ainda, manutenção de funcionários e servidores: “É um processo onde vai haver zero demissões. A empresa continua pública, todo quadro funcional preservado”.

Entregas – Douglas Nóbrega ainda destacou que a Compesa está trabalhando para entregar o abastecimento da Adutora do Agreste até Gravatá antes da Semana Santa, que tem início em 29 de março. Outras entregas estão previstas para os meses subsequentes.

“Se não for entregue antes da Semana Santa, vai ser logo após. Logo na sequência também, em abril, tem São Bento do Una que vai receber da Adutora do Agreste, Brejo da Madre de Deus, Toritama é provável que chegue em março também. Chegando lá, a gente vai andar para Casinhas, até Surubim com a água de Toritama, bombeando do sentido inverso. Têm cinco cidades para ser atendidas. Estamos testando essa inversão de Caruaru também, com Adutora do Agreste, que vai para Riacho das Almas, Ameixas, Cumaru e Passira. Também já está bombeando, não está chegando porque detectamos vários desvios de água”.

Só no Recife, são 27 obras em andamento, revela Nóbrega. Os investimentos, segundo ele, são de cerca de R$ 1 Bi. Para áreas de Morro, que ainda lidam com problemas no abastecimento, a Compesa diz ter dois grande projetos, um deles, com previsão de entrega para julho, que prometem melhorar o abastecimento hídrico.

“Em áreas de Morro, um projeto chamado de Alça Norte, que a gente tá fazendo, que pega ali o Detran, a parte da BR, já em execução. O “Morros da Zona Norte”, que contempla Casa Amarela, Alto José do Pinho, Alto José Bonifácio, Nova Descoberta, Corrégo do Jenipapo, tudo. Tem um projeto ali de mais de 45 milhões em execução, como previsão de concluir até o meio do ano. A gente já vai fazendo entregas parciais, já deu uma melhorada, inclusive no Morro da Concessão”, explicou.

Para o Sertão, a o projeto da Adutora de Negreiros foi licitada, e teve ter ordem de início em breve. “Para o Sertão, licitamos há pouco a Adutra de Negreiros, vamos dar ordem de início agora em março também, que é uma Adutora de 82 quilômetros, que vai beneficiar a região ali de Arapiraca, com investimendo de R$ 300 milhões. É um investimento antigo que agora vai ser concretizado. A licitação foi concluída, o contato já foi assinado”, anunciou Douglas.

Investimentos e gestão – A meta financeira, segundo Nóbrega, é de investir cerca R$ 1,3 bi, R$ 1,5 bi neste ano. Sobre o ritmo de entregas, ele destacou o andamento dos serviços: “No início desta gestão, a gente tinha na Compesa 58 obras paradas. Hoje as obras têm um andamento e a gente tem hoje um pacote de 268 obras em andamento”.

Diario de Pernambuco

Simão Durando anuncia Acácio Andrade como novo diretor-presidente da Agência de Vigilância Sanitária em Petrolina

Nesta sexta-feira (12), o prefeito Simão Durando anunciou mudanças no quadro de gestores municipais. A partir de agora, assume a direção da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) o mestre em Ciências da Saúde e Biológicas, Acácio Willian Faustino de Andrade. Até então, ele atuava como secretário executivo de Vigilância em Saúde na Secretaria de Saúde de Petrolina, cargo que ocupava desde janeiro de 2025.

O prefeito destacou a relevância da atuação de Helder Gomes, que esteve à frente da Agência por pouco mais de um ano. Ele agradeceu pelo trabalho desempenhado ao longo desse período e ressaltou que a Vigilância Sanitária é um órgão essencial para garantir saúde e qualidade de vida à população, atuando diretamente na fiscalização, na prevenção de riscos e na promoção de ambientes mais seguros.

“Quero expressar minha gratidão a Helder pelo empenho e seriedade com que conduziu a Vigilância Sanitária nesse período. A Vigilância Sanitária tem um papel estratégico na proteção da saúde da população, garantindo qualidade nos serviços, segurança nos alimentos e cuidados em cada detalhe que impacta diretamente na vida do nosso povo. Acácio chega para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e avançar ainda mais na construção de uma Petrolina com mais saúde e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Sobre Acácio

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF (2013), Acácio possui uma ampla trajetória acadêmica e profissional. É pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (2015), em Saúde Pública pela Universidade Cândido Mendes (2019) e sanitarista titulado pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Vigilância em Saúde pela UNIVASF/SESAB (2019). Também é mestre em Ciências da Saúde e Biológicas pela UNIVASF, na área de concentração em Saúde, Sociedade e Ambiente (2021).

Atualmente, é servidor público municipal e estadual, com experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Saúde da Família, Gestão em Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Planejamento e Avaliação em Saúde, Educação em Saúde e Sistemas de Saúde. Desde janeiro de 2025, vinha ocupando o cargo de secretário executivo de Vigilância em Saúde, acumulando resultados expressivos na gestão pública da área.

Ascom

Prefeito Simão anuncia padre Antônio Maria no Festival Cristão de Petrolina

Em uma noite marcada pela fé, emoção e devoção, a Concha Acústica de Petrolina ficou lotada, nesta sexta-feira (15), durante a celebração dedicada à Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira de Petrolina. Foi nesse cenário de celebração que o prefeito Simão Durando anunciou uma das atrações mais aguardadas do Festival Cristão, a presença do Padre Antônio Maria, que comandará a noite católica do evento no dia 19 de setembro. A expectativa é de que milhares de fiéis participem desse grande encontro de fé, louvor e adoração.

Além da confirmação da atração, o prefeito revelou outro gesto significativo que é a concessão da maior honraria do município, a Medalha de Honra Nilo Coelho, ao bispo diocesano Dom Antônio Carlos Cruz Santos. A homenagem, segundo Simão, é um reconhecimento à dedicação incansável do bispo em prol da evangelização e do cuidado pastoral com a comunidade católica, sobretudo com os mais humildes. Dom Antônio Carlos é visto como uma liderança espiritual que representa, com simplicidade e firmeza, a fé e a esperança do povo sertanejo.

Ao anunciar as novidades, o prefeito ressaltou a importância do evento para a cidade. “Petrolina é uma cidade de fé, e nada mais justo do que celebrar os 130 anos da nossa história reunindo o povo em uma grande festa de gratidão. Ter o Padre Antônio Maria conosco será um momento inesquecível, de espiritualidade e de comunhão. E é com muito orgulho que vamos homenagear Dom Antônio Carlos, que tanto faz pela nossa diocese e pelo povo sertanejo. Essa será uma noite para renovar a esperança, fortalecer nossa união e reafirmar os laços que nos unem como comunidade”, destacou Simão Durando.

Ascom

Prefeito diplomado, Andrei Gonçalves anuncia outros nomes do secretariado de Juazeiro

O prefeito diplomado de Juazeiro, Andrei Gonçalves, divulgou nesta segunda-feira (30) mais uma lista de secretários que irão compor o governo municipal, a partir de janeiro de 2025. A equipe, formada majoritariamente por técnicos e profissionais com experiência prática na realidade e nos desafios do município, representa o compromisso da nova gestão com a eficiência e a inovação nas políticas públicas.

Com profissionais qualificados na sua equipe, o prefeito Andrei reforça o seu compromisso de construir um governo participativo, inclusivo e voltado para resultados,  que impactem diretamente a qualidade de vida da população juazeirense. Reforçando nosso compromisso de construir um governo participativo, inclusivo e voltado para resultados, apresento agora mais nomes que estão comprometidos a trabalhar pela Juazeiro do futuro certo.

Confira os novos nomes que vão compor   o secretariado:

Giovanne Santos Silva – é Gestor Público, com especialização em Gestão Pública Municipal pela UFBA. Possui ampla experiência na administração pública: foi coordenador no grupo Casa Rosada de São Paulo, atuou na Assembleia Legislativa de São Paulo, Prefeitura da capital paulistana e atualmente exerce o cargo de assessor na Secretaria de Saúde no Estado da Bahia.

Igor Luiz da Silva – Secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome  – é licenciado em Língua Portuguesa, pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e servidor público municipal. Possui experiência em coordenação e supervisão de programas e projetos da Secretaria de Educação Municipal e do NTE 10 – Núcleo Territorial de Educação.

Celso Almeida Leal – Diretor-Presidente da Autarquia Municipal de Abastecimento – é formado em gestão pública, foi chefe de divisão orçamentária do município, presidente da Liga Desportiva Juazeirense e ocupou o cargo de Secretário municipal de Serviços Públicos de Juazeiro.

Ascom Andrei Gonçalves

Anúncio do pacote de corte de gastos fica para a próxima semana

O anúncio do governo sobre o pacote de corte de gastos obrigatórios ficará para a próxima semana, sem dia certo. A reunião final entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros para definir as medidas ocorreu nesta tarde. Após cerca de três horas de encontro, os ministros saíram sem falar com a imprensa.

O Palácio do Planalto não informou que dia ocorrerá o anúncio. Nesta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que as medidas só serão anunciadas após o presidente Lula encontrar os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, para informá-los das ações.

Após uma semana de reuniões diárias, Haddad retornou a São Paulo nesta noite e só voltará a Brasília na segunda-feira (11). A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, permanecerá na capital federal no fim de semana.

Sem adiantar medidas, Haddad afirmou, na quarta-feira (6), que o pacote será composto por uma proposta de emenda à Constituição e um projeto de lei complementar. Segundo ele, as medidas dependiam de dois detalhes jurídicos a serem decididos pelo presidente Lula.

Agência Brasil