Morre, aos 78 anos, ator e diretor Dennis Carvalho

O ator e diretor Dennis Carvalho, um dos nomes mais influentes da televisão brasileira, morreu na manhã deste sábado (28), no Rio de Janeiro, aos 78 anos. Entre muitos programas de sucesso, Dennis dirigiu as novelas Vale Tudo, Dancin Days, Fera Ferida, O Dono do Mundo, Celebridade e Paraíso Tropical. Como ator, também teve papéis em produções marcantes como Roque Santeiro, Brega e Choque entre outras. Dennis estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A unidade de saúde confirmou o falecimento do diretor. A causa da morte não foi divulgada.

“O Hospital Copa Star confirma com pesar o falecimento de Dennis de Carvalho neste sábado e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.” Em dezembro de 2022, Dennis foi internado com septicemia – infecção generalizada. Alguns dias depois ele teve alta hospitalar após evolução positiva em seu quadro clínico. Dennis Carvalho teve trajetória marcada por sucessos tanto diante das câmeras quanto nos bastidores.

Início da carreira – A relação de Dennis com a televisão começou em meados da década de 1960. Ele passou pela TV Paulista e pela TV Tupi antes de chegar à TV Globo, em 1975. Na emissora, foi contratado inicialmente para atuar na novela “Roque Santeiro”, cuja exibição acabou proibida pela censura na época.Foi em “Locomotivas” (1977), interpretando o personagem Netinho, que teve a primeira experiência como diretor, conduzindo cenas nas semanas finais da trama. A partir dali, consolidou uma carreira dupla que marcaria sua trajetória artística.

No seriado “Malu Mulher” (1979), deu vida a Pedro Henrique e aprofundou sua vocação para a direção. Dennis costumava lembrar que aproveitava os intervalos das gravações para aprender com o diretor Daniel Filho, acompanhando de perto o trabalho técnico nos estúdios.Diretor de sucessos Ao longo das décadas seguintes, Dennis Carvalho dirigiu algumas das produções mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira. Sua parceria com o autor Gilberto Braga resultou em obras como “Vale Tudo” (1989), “Anos Rebeldes” (1992) e “Celebridade” (2003). Os trabalhos são considerados marcos da televisão por abordarem temas políticos e sociais e promoverem inovações na linguagem de direção.

Dennis também esteve à frente de novelas como “Babilônia” (2015) e “Segundo Sol” (2018), além de ter participado de inúmeros outros projetos na TV Globo. Conhecido pelo estilo firme nos estúdios, popularizou bordões como “Fora, Vídeo Show!” e o característico “Silêncio!”, ao iniciar gravações.

Formador de diretores – Além dos trabalhos autorais, Dennis Carvalho foi reconhecido como um dos principais formadores de diretores da emissora. Diversos profissionais que hoje ocupam posições de destaque na dramaturgia passaram por sua equipe e destacam a influência dele na formação técnica e artística. Seu método de trabalho combinava rigor técnico e criatividade. Ao mesmo tempo, colegas ressaltam o bom humor nos bastidores, marcado por brincadeiras com elenco e equipe.

Ao longo da carreira, Dennis Carvalho atuou e dirigiu produções que marcaram gerações de telespectadores. Sua contribuição ajudou a moldar a linguagem da novela brasileira e consolidou padrões estéticos e narrativos que influenciaram a televisão nas décadas seguintes.
A morte do artista encerra uma trajetória de mais de cinco décadas dedicadas à dramaturgia nacional. Ele deixa familiares, amigos, colegas de profissão e um legado considerado fundamental para a história da TV no Brasil.

G1

Simão Durando anuncia Acácio Andrade como novo diretor-presidente da Agência de Vigilância Sanitária em Petrolina

Nesta sexta-feira (12), o prefeito Simão Durando anunciou mudanças no quadro de gestores municipais. A partir de agora, assume a direção da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) o mestre em Ciências da Saúde e Biológicas, Acácio Willian Faustino de Andrade. Até então, ele atuava como secretário executivo de Vigilância em Saúde na Secretaria de Saúde de Petrolina, cargo que ocupava desde janeiro de 2025.

O prefeito destacou a relevância da atuação de Helder Gomes, que esteve à frente da Agência por pouco mais de um ano. Ele agradeceu pelo trabalho desempenhado ao longo desse período e ressaltou que a Vigilância Sanitária é um órgão essencial para garantir saúde e qualidade de vida à população, atuando diretamente na fiscalização, na prevenção de riscos e na promoção de ambientes mais seguros.

“Quero expressar minha gratidão a Helder pelo empenho e seriedade com que conduziu a Vigilância Sanitária nesse período. A Vigilância Sanitária tem um papel estratégico na proteção da saúde da população, garantindo qualidade nos serviços, segurança nos alimentos e cuidados em cada detalhe que impacta diretamente na vida do nosso povo. Acácio chega para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e avançar ainda mais na construção de uma Petrolina com mais saúde e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Sobre Acácio

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF (2013), Acácio possui uma ampla trajetória acadêmica e profissional. É pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (2015), em Saúde Pública pela Universidade Cândido Mendes (2019) e sanitarista titulado pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Vigilância em Saúde pela UNIVASF/SESAB (2019). Também é mestre em Ciências da Saúde e Biológicas pela UNIVASF, na área de concentração em Saúde, Sociedade e Ambiente (2021).

Atualmente, é servidor público municipal e estadual, com experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Saúde da Família, Gestão em Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Planejamento e Avaliação em Saúde, Educação em Saúde e Sistemas de Saúde. Desde janeiro de 2025, vinha ocupando o cargo de secretário executivo de Vigilância em Saúde, acumulando resultados expressivos na gestão pública da área.

Ascom

Operação Publicanos: diretor e policiais penais da Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes são afastados

Um dia após a deflagração da Operação Publicanos, da Polícia Civil de Pernambuco, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização publicou uma portaria confirmando o afastamento cautelar, por ordem judicial, do diretor da Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina, além de cinco policiais penais investigados.

A suspensão das funções inclui o recolhimento das identidades funcionais dos investigados, além de armas e outros materiais que ainda estejam em posse deles. A portaria também determina o envio de cópia da documentação à Corregedoria da Secretaria de Defesa Social, que será responsável por instaurar processo administrativo disciplinar contra os policiais penais envolvido.

Entenda o caso

Uma operação da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) cumpriu16 mandados de busca e apreensão domiciliar, afastamento de função e bloqueio judicial de ativos financeiros, expedidos pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Petrolina, no Sertão, no dia 19 de agosto. O alvo foi a penitenciária Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina.

Segundo a nota da PCPE, a investigação foi iniciada em maio de 2024, com o objetivo de identificar e desarticular organização criminosa voltada à prática de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e introdução de aparelho celular em presídio.

Os mandados foram cumpridos por 100 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações contaram com apoio da Polícia Civil da Bahia. A operação, batizada de “Publicanos”, é comandada pela Delegacia de Crimes contra a ordem tributária (DECCOT) e pelo grupo de operações especiais (GOE).

G1 Petrolina