Novo voo regular entre Petrolina e Recife deve operar a partir de setembro

Um novo voo regular entre Petrolina e Recife começará a operar a partir de 2 de setembro. A operação será realizada pela companhia aérea Latam e contará com três frequências semanais no trecho. As passagens começam a ser vendidas a partir de 4 de abril.O anúncio foi feito neste sábado (28) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

Segundo ele, a nova rota tem o objetivo de ampliar a conectividade aérea no estado e facilitar o deslocamento de passageiros entre o interior e o litoral.“Estamos trabalhando para ampliar a oferta de voos e fortalecer a aviação regional no Brasil. Essa nova ligação entre Recife e Petrolina vai beneficiar o turismo de negócios e de lazer, aproximando ainda mais o Sertão da capital”, afirmou o ministro.

O ministro já havia anunciado que a Latam iniciaria um novo voo entre Recife e Petrolina em abril do ano passado. As operações começariam em outubro, o que não ocorreu. Um acordo para a rota Recife-Petrolina pela Latam chegou a ser formalizado em reunião em Brasília entre a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o ministério de Portos e Aeroportos, e a Latam.

G1 Petrolina

Simão Durando celebra novo voo entre Petrolina e Recife: “É uma conquista de toda a região”

A conexão aérea entre o Recife e Petrolina será reforçada. O novo voo entre as duas cidades, que será operado pela LATAM Airlines, foi confirmado ao prefeito Simão Durando pela governadora Raquel Lyra neste sábado (28) e representa um avanço importante para a logística, economia e turismo do Vale do São Francisco.

A operação inicia em 2 de setembro, no mês de aniversário de Petrolina. A compra das passagens desse novo voo, contudo, já estará disponível a partir 4 de abril. O prefeito Simão Durando, que desde 2024 vem trabalhando para viabilizar a ampliação de voos na cidade, com agendas em Brasília, incluindo visitas ao Ministério de Portos e Aeroportos, além de articulações e cobranças junto ao Governo do Estado, comemorou a conquista e destacou o impacto positivo para a região.

“Esse novo voo é muito importante para nossa cidade, resultado de muita luta e articulação. Petrolina cresce a cada dia e precisa estar cada vez mais conectada. O voo da Latam fortalece o turismo, amplia as oportunidades de negócios e melhora a vida de quem precisa se deslocar. É uma conquista de toda a nossa região”, afirmou.

A conquista também contou com articulação de lideranças políticas, como o ex-prefeito Miguel Coelho e os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho. Com a nova rota, Petrolina avança na sua consolidação como um polo estratégico de desenvolvimento no interior do Nordeste, impulsionando o turismo, a economia e a geração de novas oportunidades na região.

Ascom

Redução de voos diretos entre Petrolina e Recife entra em vigor nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (10), passageiros que precisem voar entre Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e a capital Recife, vão ter apenas uma opção de voo direto, em virtude da redução anunciada pela empresa Azul, responsável pela rota, em janeiro. Na época, em nota enviada ao g1 Petrolina, a Azul informou que, após a redução, o voo sairá de Recife às 13h20 e chega em Petrolina às 14h50. O retorno acontece às 15h20, com o pouso na capital pernambucana às 16h50. Anteriormente, a rota era feita em dois horários.

A Azul justificou a redução de dois para apenas um voo diário entre as duas cidades informando que “como empresa competitiva, reavalia constantemente suas operações, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda”. Ainda segundo a companhia, “os clientes impactados serão reacomodados e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”. “Em breve nós retornaremos aqui com a governadora e traremos uma resposta que funcione para todo mundo. A gente passa por um momento de ajuste de malha, mas com certeza o pedido da governadora será avaliado com muito carinho por nós da Azul”, completou.

Por sua vez, o prefeito de Petrolina informou que havia entrado em contato com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no dai 30 de janeiro, solicitando a manutenção dos dois voos diários entre Petrolina e o Recife. O prefeito teria alertado o ministro para o impacto econômico da mudança anunciada pela Azul Linhas Aéreas.

“Petrolina é uma cidade exportadora que a cada ano tem ampliado fortemente suas vendas de frutas e outros produtos. É gente indo e voltando todo dia. Essa mudança da Azul seria muito ruim para Petrolina. É perda financeira, é redução do turismo e outros problemas para a logística de uma cidade que teve a população que mais cresceu em todo o Nordeste. Portanto, não faz sentido a cidade estar bombando de negócios, serviços, de obras, de exportações e a Azul cortar pela metade os voos”, explicou Simão.

Até o momento, a Companhia Aérea não informou nenhuma media revogando a redução dos voos diretos entre Petrolina e Recife. No site da empresa, aparece apenas uma opção ligando as duas cidades, a partir desta segunda-feira.

G1 Petrolina