Pernambuco confirma 1.414 novos casos da Covid-19 nas últimas 24h

(Foto: Danny Lawson/AFP)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nessa quinta-feira (02), 1.414 novos casos da Covid-19. Também foram registrados 74 óbitos, ocorridos desde o dia 19 de abril. Entre os novos infectados, 1.273 (90%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Outros 141 (10%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Agora, Pernambuco totaliza 61.119 casos já confirmados, sendo 19.779 graves e 41.340 leves. Do total, 47 mortes (63,5%) ocorreram entre o dia 19 de abril e 28 de junho. As outras 27 (36,5%) ocorreram nos últimos três dias. Com isso, o Estado totaliza 4.968 óbitos pela doença.

LEIA MAIS

Câmara aprova texto-base de projeto que estende validade da CNH para 10 anos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) o texto-base de um projeto de lei que reformula o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Uma das principais medidas é a expansão da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passaria a valer 10 anos para donos do documento com menos de 50 anos.

Os deputados precisam ainda analisar os destaques à proposta, o que pode trazer novas alterações ao texto. Uma nova sessão foi convocada para esta quarta-feira (24), às 11h. Depois desta fase, o texto também terá que passar pelo Senado.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) o texto-base de um projeto de lei que reformula o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Uma das principais medidas é a expansão da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passaria a valer 10 anos para donos do documento com menos de 50 anos.

Os deputados precisam ainda analisar os destaques à proposta, o que pode trazer novas alterações ao texto. Uma nova sessão foi convocada para esta quarta-feira (24), às 11h. Depois desta fase, o texto também terá que passar pelo Senado.

O texto elimina a necessidade de credenciamento de médicos e psicólogos responsáveis pelos exames feitos pelo Departamento de Trânsito (Detran), mas os que se habilitarem terão de se especializar em medicina do tráfego e psicologia do trânsito.

Quanto à pontuação que suspende o direito de a pessoa de dirigir, o projeto de lei estabelece uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses, conforme a ocorrência de infrações gravíssimas ou não. Atualmente, a suspensão ocorre quando o motorista atinge 20 pontos, somadas as infrações de qualquer gravidade.

Com a mudança, o condutor será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas, com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima, e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima nos 12 meses anteriores.

Durante a sessão desta terça, os parlamentares ainda rejeitaram dois destaques. O primeiro, apresentado pelo Republicanos, modificava o texto para atribuir competência aos Detrans para registro e licenciamento de ciclomotores, mais conhecidos como “cinquentinhas”. Já o destaque do Cidadania determinava o uso de farol baixo em qualquer lugar em casos de veículos que não possuem luz diurna. O texto do relator obriga o uso apenas em pistas simples.

Bolsonaro destaca ações do governo em outubro

No sábado (12), Bolsonaro viajou para Aparecida (SP) onde participou de missa alusiva ao Dia de Nossa Senhora Aparecida.

O presidente Jair Bolsonaro, pelo Twitter, destacou na manhã desse domingo (13), uma série de ações do governo anunciadas neste mês. Ao todo, Bolsonaro enumerou 23 pontos que considera positivos que ocorreram até a segunda semana de outubro.

Entre as ações, Bolsonaro citou a redução de crimes, a deflação de 0,04% em setembro, a sanção do novo marco das telecomunicações  e o anúncio do aumento do limite para compras em free shops.

O presidente citou ainda o lançamento do programa Novos Caminhos pelo Ministério da ´Educação que pretende criar 1,5 milhão de matrículas na educação profissional. “Faculdade é fundamental, contudo o ensino técnico é o motor para o retorno do dinheiro do contribuinte de forma rápida e eficaz”, comentou.

LEIA MAIS

Jaques Wagner comemora filiação de Isaac ao PT

Issac se filiou ao PT.

Ao lado do Presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, Everaldo Anunciação, e do atual Assistente Especial do Quadro Especial da Casa Civil, Isaac Carvalho, o senador Jaques Wagner agradeceu e comemorou a filiação de Isaac ao PT. No vídeo, Wagner exaltou a liderança do ex-prefeito de Juazeiro em toda a região norte do estado.

“Meu convite frutificou. Valeu! Estamos com Isaac já dentro das fileiras do PT, construindo esse grupo político importante, sob a liderança do nosso Governador Rui Costa e ao lado do nosso Presidente, Everaldo. Seja bem-vindo ao PT, essa liderança que tem uma expressão em toda a região”, comemorou.

Grato pelo convite, Isaac lembrou o início de sua trajetória política, que sempre foi no mesmo campo ideológico do senador. “Nossa trajetória política começou com Wagner e Lula, e foi dado continuidade com Rui e Dilma. Então eu quero também agradecer e falar da satisfação pela receptividade do ponto de vista regional, através dos nossos companheiros do PT, e quero fazer uma força tarefa para que a gente possa fortalecer ainda mais esse projeto que vem dando certo em Juazeiro e na Bahia.

LEIA MAIS

Paulo Câmara rebate denúncias feitas por Ricardo Saud e afirma que JBS não ajudou na sua campanha

Governador diz que todas as doações para a sua campanha foram feitas na forma da lei, registradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral

O Governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), afirmou, em nota oficial distribuída à imprensa, que as doações feitas em 2014 ao PSB não tiveram condicionamento nem troca de favor, como insinuou o diretor de Relações Instituições da JBS, Ricardo Saud.

 

Confira a íntegra da nota:

Venho repudiar, veementemente, a exploração política do depoimento do delator Ricardo Saud, que já antecipo não corresponde à verdade. Não recebi doação da JBS de nenhuma forma. Nunca solicitei e nem recebi recursos de qualquer empresa em troca de favores. Tenho uma vida dedicada ao serviço público. Sou um homem de classe média, que vivo do meu salário.

Como comprovará quem se der ao trabalho de ler o documento que sintetiza a delação, o próprio delator afirma (no anexo 36, folhas 72 e 73) que nas doações feitas ao PSB Nacional “não houve negociação nem promessa de ato de ofício”, o que significa que jamais houve qualquer compromisso de troca de favores ou benefícios. Desta forma, é completamente descabido o uso de expressões como “propina” ou “pagamento”.

Reafirmo a Pernambuco e ao Brasil que todas as doações para a minha campanha foram feitas na forma da lei, registradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Paulo Câmara – Governador de Pernambuco.

Confira a delação assinada por Ricardo Saud, diretor de Relações Institucionais da JBS:

 

Ex-presidente Dilma será ouvida pela segunda vez na operação Lava Jato como testemunha

(Foto: Internet)

Ontem (1) na retomada das audiências das ações penais relativas à operação lava Jato na Justiça Federal do Paraná, o juiz Sérgio Moro agendou dezenas de depoimentos no processo em que figuram como réus o ex-ministro Antonio Palocci, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o publicitário João Santana, em denúncia que aponta o pagamento, no exterior, de fornecedores do PT com recursos fruto de cobrança de propinas em contratos da Petrobras. Entre as testemunhas arroladas por Odebrecht está a ex-presidente da República Dilma Rousseff, cujo depoimento foi marcado para o dia 24 de março, via videoconferência na Justiça Federal de Porto Alegre.

É a segunda vez que Dilma é arrolada como testemunha de Odebrecht em ação penal relativa à operação Lava Jato. Em processo anterior, no qual o empresário já foi julgado e condenado a 19 anos de prisão, Dilma, ainda ocupando a Presidência da República, optou por usar a prerrogativa de seu cargo e responder por escrito aos questionamentos. A defesa de Odebrecht, então, desistiu da inquirição da então presidente alegando ser improdutivo o depoimento por escrito.

Agora, fora do cargo e sem nenhuma prerrogativa, a ex-presidente precisará comparecer à sede da Justiça Federal gaúcha e comprometer-se em falar a verdade, sob pena de virar ré em ação judicial

Caruaru sediará a Feira Nacional do Livro do Agreste

livros

A Fenagreste se realizará em Caruaru, entre os dias 10 a 14 de agosto./ Foto: internet

Lançamentos de livros, palestras, debates, espetáculo de teatro, oficinas e show para celebrar a literatura, os escritores do Brasil e, em especial, de Pernambuco. Todas estas atividades estão programadas para a Feira Nacional do Livro do Agreste – Fenagreste, a se realizar em Caruaru, de 10 a 14 de agosto. O evento é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros e da Companhia Editora de Pernambuco – Cepe, com apoio do Governo de Pernambuco e Prefeitura de Caruaru.

A Feira Nacional do Livro do Agreste será realizada no Espaço Cultural Tancredo Neves e reunirá intelectuais das mais variadas vertentes literárias: de jornalistas a romancistas, poetas a autores da literatura infanto-juvenil, que autografarão obras e participarão de animados bate-papos com o público durante a feira. O evento será aberto ao público diariamente, das 10h às 22h, oferecendo dezenas de atividades gratuitas. Na noite do dia 10, haverá a solenidade de abertura para convidados.

LEIA MAIS

Prefeitura promove Audiência Pública sobre o trabalho infantil

audiencia publica

Com o objetivo de promover o debate sobre a exploração do trabalho infantil, em Salgueiro, e chamar a atenção da população para as consequências danosas dessa prática no desenvolvimento da criança, a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove a 1ª Audiência Pública sobre o Trabalho Infantil, na próxima quarta-feira (6), no Centro Vocacional Tecnológico – CVT, às 9h.

De acordo com a diretora de Assistência Social, Regina Ribeiro, a açãointegra as metas estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, mais especificamente, de sensibilização e conscientização da população. “A gente espera que as pessoas se conscientizem desse mal que é uma ferida social que pode trazer várias sequelas”, defendeu.

LEIA MAIS

Diretora presidente da AMMA contesta vereador Pérsio Antunes

DENISE LIMA

Em nota divulgada a imprensa a diretora presidente da Agência do Meio ambiente de Petrolina (AMMA) Denise Lima, repudia as as colocações feitas pelo vereador Pérsio Antunes (PMDB) levantando suspeitas sobre as motivações do arrombamento do prédio da agência. Eis a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO

Venho deixar claro e expresso que, ao tomar conhecimento das declarações do vereador Persio Antunes, feitas no dia 01 de dezembro de 2015 na tribuna da Câmara de Vereadores Plinio Amorim, quando o mesmo fez graves acusações e insinuações a respeito da minha índole e da condução do meu trabalho como Presidente da Agencia Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA):

É lamentável que em um momento como este, onde a Agencia que hoje trabalha em prol da sustentabilidade da cidade e das pessoas, que foi invadida, alvo de várias mensagens intimidatórias, além de ter sido roubada; ter conhecimento de que um vereador, por motivos pessoais, venha a público fazer insinuações acerca da responsabilidade pelo arrombamento ser motivada com o intuito de destruir ou ocultar documentos relacionados a licenças ambientais.

Durante esses 11 meses que fui nomeada presidente da AMMA, assumi o compromisso em dar celeridade de forma ética aos processos de licenciamento ambiental do município, inclusive publicando em Diário Oficial todas as concessões; ajudamos a arborizar a cidade distribuindo cerca de 600 mudas de vegetação nativa por mês; aumentamos a quantidade de funcionários; mudamos a sede para um espaço melhor; fui eleita membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA e represento 14 municípios de Pernambuco; recentemente defendi no CONSEMA a recategorização do decreto em vigor do Refugio Vida Silvestre Tatu-bola, visto que cerca de 20 mil pessoas da região estavam com suas atividades restritas e por unanimidade obtivemos êxito; coordenamos o projeto das UCCAS(Unidades de Conservação da Caatinga) e atualmente incluímos a temática meliponicultura e criação de abelhas nativas nessas áreas; trouxemos a reunião da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente/Pernambuco para Petrolina que contou com a participação do superintendente da SUDENE; participo do Conselho de Desenvolvimento Urbano juntamente com a secretaria da Cidade, Procuradoria Geral do Município, EPTTC, Gabinete do Prefeito, onde opino tecnicamente na área ambiental nos processos de aprovação de empreendimentos de médio e grande porte.

Aproveito para esclarecer que há 04 anos iniciei minha trajetória na Prefeitura de Petrolina como estagiária a serviço voluntário na AMMA, a fim de aprendizado e experiência. Sou natural de Petrolina, não tenho parentesco político, tenho milhares de amigos, sou casada, tenho filho, meus pais têm origem humilde, sou graduada em Biologia com especializações na área ambiental, aqui cheguei por mérito e minha política é baseada em servir as pessoas de forma clara e eficiente.

Portanto, não há antecedentes que façam o vereador tecer tais insinuações danosas a meu respeito e venho, a público, formalizar o repúdio às alegações para este caso.

Denise W. S. Lima
Diretora Presidente AMMA

12