Prefeitura de Petrolina fortalece vínculos no CAPS IJ com ação especial para cuidadores

Dentro da programação especial do mês das crianças, uma iniciativa voltada para quem cuida de perto da saúde mental dos pequenos ganhou destaque na sexta-feira (10). Com sensibilidade e acolhimento, a Secretaria de Saúde de Petrolina realizou mais uma edição do programa “Café com quem cuida”, no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ).

A ação, que já integra a programação semanal da unidade, teve um significado ainda mais especial ao acontecer durante a semana em que se celebra o Dia das Crianças. O momento foi planejado para valorizar e apoiar os pais e responsáveis, que exercem um papel fundamental no processo de cuidado e acompanhamento das crianças em tratamento. Além de um café da manhã acolhedor, a atividade promoveu roda de conversa, escuta qualificada e troca de vivências entre as famílias e a equipe multiprofissional do CAPS IJ.

O “Café com quem cuida” reforça a importância da atenção com a saúde mental também para aqueles que estão ao lado das crianças diariamente. O objetivo é fortalecer a rede de apoio e lembrar que cuidar de quem cuida também é uma forma de promover saúde.

A ação integra a programação especial da Semana da Criança em Petrolina, reafirmando o compromisso da Prefeitura com uma atenção em saúde mais humana, inclusiva e voltada ao bem-estar de toda a família. O Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil fica localizado na Rua da Simpatia, nº 135, no Centro, com funcionamento das 8h às 17h.

Ascom

Com muito forró e comidas típicas, CAPS oferece arraiá para os usuários

 

A Prefeitura de Petrolina vem realizando diariamente ações de integração e cuidados com os usuários dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e nesse período junino, não seria diferente. Nesta sexta-feira (30), os usuários e seus familiares que fazem parte dos Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSIJ) e do CAPS II participaram de uma manhã diferenciada.

Ao som do forró, comidas típicas e distribuição de prêmios, a Secretaria de Saúde organizou o ‘Arraiá do CAPS’, que tem como objetivo a reinserção dos usuários, fortalecendo o vínculo, promovendo a quebra do preconceito e estimulando o bem-estar dos convidados. O encontro também contou com atividades lúdicas e interação entre todos os participantes. Também teve apresentação de uma quadrilha junina, que proporcionou em muita dança e alegria para os participantes.

A diretora da Atenção Especializada, Stephanie Souza, explica que essas ações são importantes para o desenvolvimento e interação dos usuários. “Essas ações estimulam a socialização entre os profissionais e os usuários, fazendo com que o vínculo seja fortalecido e as ações de cuidado são mais eficazes. Foi um momento lindo de descontração e aprendizado. Continuamos seguindo as orientações do prefeito Simão Durando, em promover eventos nas datas comemorativas para fortalecer a rede de saúde mental”, destaca.

Jhulyenne Souza/Ascom Secretaria de Saúde