Em entrega de mais de 100 motos para polícias, Governo do Estado aponta combate ao crime organizado como prioridade para 2024

“A tarefa número um será sempre fazer diagnóstico e revisar os planos de ação. O crime não é estático e os criminosos mudam suas reações conforme a polícia ataca de determinada forma”. Essa afirmação é do secretário de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho. O gestor ressaltou que a tarefa principal das forças de segurança no Estado para 2024 será o combate ao crime organizado.  Também haverá um cuidado com o diagnóstico dos indicadores da criminalidade.

Carvalho falou sobre as ações de combate ao crime durante a primeira solenidade deste ano para o reforço  de operações das polícias. Nesta terça (2), o Estado entregou 105 novas motocicletas para as forças policiais. A medida faz parte das ações anunciadas pelo Governo do Estado que integram o Plano “Juntos Pela Segurança”, lançado em 2023. O evento aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo Estadual, na área Central do Recife.

A entrega foi feita pela governadora Raquel Lyra (PSDB). O evento teve a presença do secretariado e de prefeitos do Grande Recife, que receberam reforço no policiamento motorizado. Segundo o Poder Executivo, até o final deste mês, o número da frota motorizada chegará a um total de 428 motocicletas. Segundo a administração estadual, haverá um aumento de 65% no comparativo com a frota anterior.

Nesta primeira etapa, as 105 motocicletas serão destinadas à batalhões em municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), do Sertão do Estado, além da região do agreste. O investimento é de R,7 milhões, de acordo com a gestão estadual. Segundo o Governo do Estado,as 105 motos entregues serão distribuídas para Região Metropolitana do Recife (RMR), além dos municípios de Nazaré da Mata, Goiana, Arcoverde, Caruaru e Petrolina. Deste quantitativo, 14 serão destinados para a Operação Lei Seca.

Análise 
Após a entrega das motocicletas, o titular da SDS, Alessandro Carvalho, concedeu entrevista à imprensa.  De acordo com ele, a meta da pasta, neste momento, é fazer diagnósticos e revisar os planos de ação. “Em primeiro lugar, vem a  gestão. Isso prevê o diagnóstico e o acompanhamento de números. Em seguida, a meta é readequar o lançamento do efetivo e as investigações da Polícia Civil para aquilo que é relevante. Concursos, construções, investimentos serão feitos e chegaremos a 2026 com o objetivo que temos que é reduzir a criminalidade em Pernambuco”, destacou Alessandro Carvalho.

Carvalho reforçou que a meta do Governo do Estado, nas diretrizes do Juntos Pela Segurança, é reduzir em 30%  indicadores de cinco tipos de crimes.  Entre eles, estão homicídios e roubos.

Estatísticas

O balanço da criminalidade em Pernambuco deve ser divulgado até o dia 15 deste mês. A SDS divulgará os indicadores de dezembro e de todo o ano de 2023 em seu portal de transparência na internet. Enquanto isso, de acordo com dados oficiais da pasta, os números revelam que o Estado tem uma média de nove assassinatos por dia,  compreendidos 334 dias ao longo de 2023. Entre janeiro e novembro, foram notificados, ao todo,  3.287 homicídios.  Na comparação entre janeiro e novembro de 2022, o aumento foi de 5,5% no número de assassinatos.  No mesmo período do ano passado, aconteceram 3.114 crimes desse tipo.

Também houve aumento nos crimes de feminicídios, quando a vítima é morta por questão de gênero. Segundo os dados, de janeiro a novembro foram contabilizados 69 casos. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 6,1%, quando foram contabilizadas 65 ocorrências. Segundo a SDS, em todo o ano de 2022, foram registrados 72 casos.

Diario de Pernambuco

Deixe um comentário